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Fatores de sucesso da Edenred

Focar no potencial e aprimorar retenção e desenvolvimento são os fatores de sucesso da Edenred

 

Na última quarta, a ABRH-SP encerrou a programação de eventos deste ano na sede com a apresentação do case da Edenred sobre Avaliação de Resultados x Desenvolvimento e Reconhecimento de Pessoas pelo diretor de RH da empresa José Ricardo Amaro. Presente em 42 países, onde emprega mais de 6 mil colaboradores, a Endered é reconhecida pelas práticas de gestão de pessoas no Brasil, país que é responsável por 45% do volume de negócios da empresa no mundo.

Amaro não deixou de falar dos modelos de home office, de investimento em qualidade de vida e bem-estar, e de reconhecimento e mérito na área comercial, que são uma referência na área de Recursos Humanos, mas destacou as mudanças feitas desde que chegou à empresa há cerca de um ano e meio. “Temos procurado implementar a cultura da meritocracia e sido mais críticos na definição de metas. Também adotamos um modelo mais simples e objetivo de competências”, assinalou.

Segundo ele, com base em um estudo de Harvard, a Edenred Brasil adotou como fatores chaves de sucesso se cercar dos melhores e, portanto, focar no potencial, aprimorar retenção e aprimorar o desenvolvimento. Esses três fatores foram bastante enfatizados por Amaro na apresentação.

Oriundo da área de auditoria, ele também destacou o que a Edenred tem feito para medir a efetividade das práticas e programas da área. “Nós criamos o Dashboard de RH, que é um painel de controle para justificar e tangibilizar os investimentos em Recursos Humanos”, explicou. Na área de promoção à saúde, bem-estar e qualidade de vida, por exemplo, a preocupação é a de monitorar a sinistralidade; nas operações de RH é a de diminuir a quantidade de horas extras; já na atração, um dos indicadores medidos é o tempo de preenchimento de uma vaga, e assim por diante.

CONARH 2016

A agenda de eventos do ano da ABRH-SP chegou ao fim, mas as possibilidades de desenvolvimento com condições especiais para os profissionais de Recursos Humanos continuam abertas. Até o dia 31/12, as inscrições para o CONARH – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas têm valores convidativos: R$ 2.388,00 para associados da ABRH-SP; e R$ 3.343,20 para não associados.

Principal evento de gestão de pessoas da América Latina, o CONARH tem sua 42ª edição agendada para o período de 15 a 18 de agosto no Transamerica Expo Center, na capital paulista.

Informações: (11) 3138-3425 ou congressista2016@conarh.com.br

 

Fonte: Jornal ABRH-SP – 22/11/2015

Grupos de Estudos de 2016 terá novidades

 

 

Temporada 2016 dos Grupos de Estudos terá novos temas e mais benefícios para os participantes

“Foi de grande valia participar dos Grupos de Estudos da ABRH-SP. Além de contarmos com uma ótima estrutura, tivemos a possibilidade de interagir com profissionais da área a fim de ampliar o conhecimento e aquecer o nosso network.” Foi assim que a associada Fernanda Felix Pires avaliou a sua participação no Coaching 1, que assim como os demais grupos encerrou suas atividades neste mês.

Fernanda ressaltou ainda o trabalho das facilitadoras. “Tivemos o apoio e a orientação de duas grandes profissionais (Cássia Verginia e Lidia Pagni) para vivenciarmos ali não apenas um Grupo de Estudos, mas o desbravar do conhecimento, a potencialização das relações humanas e o incentivo ao desenvolvimento.”

Ao todo, 940 associados participaram dos cerca de 40 grupos abertos no início do ano na sede, em São Paulo, e pelas Regionais Baixada Santista, Campinas, Metropolitana Oeste, Sorocaba e Ribeirão Preto sobre os mais variados temas, como Liderança e Sucessão, Resiliência, Gestão de Carreira, Consultoria Interna, entre outros. Em razão da procura, mais grupos foram lançados no segundo semestre do ano na sede e pela Regional Metropolitana Oeste.

“Na nossa avaliação, o ciclo deste ano foi bastante positivo”, reflete a conselheira da ABRH-SP Ana Maria de Freitas, diretora dos Grupos de Estudos. “Com o início da nova gestão da diretoria executiva da entidade [para o triênio 2016-2018], seremos um pouco mais ousados nas inovações com novos temas e mais benefícios para os participantes para que o associado perceba que agregamos valor à atividade.”

A proposta é sempre fazer com que os grupos sejam um espaço de reflexão e desenvolvimento para os profissionais de Recursos Humanos de todos os níveis, montando uma programação que atenda aos diferentes perfis, do iniciante ao executivo. “Entretanto, o convívio de diferentes gerações e perfis no mesmo espaço também é produtivo para os participantes.”

As sugestões começaram a ser analisadas na reunião de avaliação, realizada com os facilitadores dos grupos na última quarta na sede da ABRH-SP. “Senti os facilitadores muito motivados para continuar o trabalho no próximo ano e com bastante disposição de inovar”, destaca Ana Maria.

Lançados pela entidade paulista em 2007, os Grupos de Estudos são um case de sucesso da Associação com número de inscritos e relevância crescentes. Para participar, é preciso ser associado da ABRH-SP.

 

Mais informações: (11) 5505-0545

 

Fonte: Jornal Estadão – 22/11/2015

Engajamento é a palavra de ordem

Ter os colaboradores comprometidos de fato sempre foi o sonho das organizações. Porém, mais recentemente, ir além do comprometimento tornou-se o novo lema das organizações.  A diretora da ABRH-SP Campinas, Elizabeth Rodrigues, e o diretor de Comunicação, Gilberto Sobrinho, falaram sobre o assunto especialmente para a página Gestão de Pessoas.

Para Elizabeth os resultados do engajamento são fundamentais. “Colaboradores engajados estão dispostos a colocar o melhor de si todos os dias, por isso, produzem mais e melhor”, afirma. Sobrinho afirma que as empresas vêm buscando, de fato, não só colaboradores que façam bem feito o seu trabalho no dia a dia. “É preciso ser um embaixador da marca e da cultura da organização, falar bem da empresa, recomendá-la para seus amigos como se o local fosse uma verdadeira família”, diz.

Gestão de Pessoas – Porque colaboradores com alto nível de engajamento são cada vez mais importantes nas organizações?

Gilberto – Não há melhor garoto propaganda do que quem de fato se identifica e está verdadeiramente engajado com a empresa, em uma ligação que vai muito além dos produtos e serviços, passando pela identificação com a cultura da empresa e alinhamento com os seus valores.

Elizabeth – Já é senso comum que são as pessoas que fazem a diferença nas organizações. Colaboradores engajados produzem melhores resultados, atuam de forma proativa na busca de melhoria contínua e eficiência, criam inovações e tornam a empresa mais sustentável e competitiva.

GP – O que de fato cria engajamento?

Gilberto – Não há uma fórmula mágica ou um padrão para isso, pois cada empresa tem suas características, seu DNA, seu conjunto de crenças e valores. Mas, a forma como cada organização cria um ambiente favorável aos seus colaboradores influencia muito. Acredito que o papel da empresa é identificar as expectativas de seus colaboradores e criar um clima organizacional alinhado com elas, o que também ajuda na definição de práticas e políticas de recursos humanos e desenvolvimento.

Elizabeth – O verdadeiro engajamento realmente se cria quando os colaboradores se identificam com o propósito da organização, quando empresa e colaboradores compartilham a mesma causa. Sentir-se integrante de uma relação de trabalho justa, onde as duas partes ganham, é fator essencial para engajamento. Programas de reconhecimento, oportunidades de desenvolvimento e crescimento, ambiente de trabalho adequado, comunicação clara e transparente são iniciativas corporativas que potencializam o nível de engajamento dos colaboradores.

GP – Qual o papel da liderança no nível de engajamento dos colaboradores?

Gilberto – Para cada colaborador, a primeira referência da organização é sempre dada pelo superior imediato. Ele é, de fato, a organização no dia a dia. Como ele está mais próximo de cada um de seus colaboradores, deve ficar atento às necessidades de cada um, aos temas mais relevantes, o que alavanca ou atrapalha a performance das pessoas em suas atividades e o que de fato gera engajamento.

Elizabeth – Sempre acreditei que é a liderança quem representa os valores e práticas da organização perante seu time. E cabe a liderança, sim, a responsabilidade de criar um ambiente que promova o engajamento. Ela é o elo entre empresa e colaborador. É a liderança quem transforma em verdade o propósito e os valores que a empresa comunica.

GP – Qual é a importância da comunicação no processo de engajamento?

Gilberto – Quanto maior for a abertura e transparência da liderança e da empresa em relação aos negócios, mercado, resultados e expectativas em relação a performance individual e coletiva dos colaboradores, maior será o nível de engajamento entre as pessoas.

Elizabeth – A comunicação é fundamental para gerar engajamento. Não compramos o que não conhecemos ou acreditamos. Da mesma forma, a comunicação é essencial para conectar o colaborador com o propósito da empresa, com as expectativas sobre ele, com a situação do negócio, seja através da liderança direta ou outros canais mais formais de comunicação.

Gilberto – Se considerarmos que engajamento tem a ver com o quanto a pessoa valoriza e fala bem a respeito de onde trabalha, com orgulho e paixão, e o quanto ela recomenda a empresa como um ótimo lugar para se trabalhar, ela será um grande canalizador da imagem da marca e da empresa e isso é um ativo inestimável, e o melhor de tudo é que custa muito pouco.

 

Exclusiva para associados da ABRH-SP, uma visita às instalações da Elektro, empresa que se distingue pelas boas práticas de gestão de pessoas e coleciona premiações, foi realizada na tarde de 6 de outubro e teve a participação de 40 convidados entre executivos de Recursos Humanos de empresas da região e diretores das Regionais da Associação.

 

Fonte: Correio Popular – 25/10/2015

 

LUGAR DE JOVEM É?

É junto com outros jovens que têm a mesma preocupação em desenvolver habilidades que possam utilizar para tornar o ambiente de trabalho mais colaborativo e dinâmico. Você se vê em um ambiente assim?

Na ABRH-Jovem, iniciativa da Regional que engloba Barueri e Alphaville, o grupo que começou a se encontrar em julho trabalha as competências para alcançar com solidez posições de liderança no cenário em constante transformação em que vivemos nos diferentes setores da economia, em empresas públicas, privadas e do terceiro setor.

Dentro dos desejos dos jovens, captados pelo estudo Empresa dos Sonhos dos Jovens, que apresentamos aqui na edição passada, 94% disseram que sairiam da empresa por conta de um gestor mal preparado. “Esse grupo é exatamente para fazer com que o jovem, que será alçado à posição de gestão, desde o momento em que começa a se destacar na empresa, já inclua práticas condizentes com o que se espera dele, tanto de conhecimento quanto de relacionamento”, explica Paulo Bastos, coordenador da ABRH-Jovem. “Nossas discussões envolvem a formação de equipes, a busca saudável por produtividade e resultados.”

Nos encontros, os participantes têm contato com empresários e executivos que talvez só tivessem no mercado de trabalho e a atual falta de vínculo, inclusive, derruba barreiras para que os mais tímidos possam perguntar e receber as informações diretamente daquele que, um dia, poderá assinar a contratação. José Henrique Ribeiro, sócio-diretor da rede Fran’s Café, responsável pela gestão de todo o processo da franqueadora, foi um dos que dividiu a experiência. Assim como Almiro dos Reis Neto, presidente da consultoria Franquality e da ABRH-SP. “Ter a possibilidade de compartilhar experiências, ideias, anseios e perspectivas de carreira com profissionais já destacados em suas empresas traz olhares externos transformadores e fundamentais para o momento que vivemos”, avalia Daniel Freire Lopes, coordenador de Operações na TV Globo e integrante do grupo.

 

Fonte: Folha de Alphaville – 13/11/2015

TRABALHO TEMPORÁRIO NA CRISE: NÃO DESISTA!

 

Você aposta em dezembro com lojas cheias ou vazias? Para Fernando Calvet, presidente da Confederação Latino Americana de Trabalho Temporário e Terceirização de Serviços, “vamos ter uma queda de valores comercializados e não de itens vendidos. As pessoas não vão deixar de comprar, mas vão optar por produtos mais baratos”.

Fique atento, currículo na mão, e pesquise: com lojas mais cheias, segundo ele, pode ser necessário contratar de última hora e não vai dar muito tempo de treinar e selecionar. “Os temporários ajudam nos setores como pacote, estoque e na reposição de mercadorias, que tornam a vida do consumidor mais confortável”, relata. A qualidade desse serviço não é dispensável.

Fernando defende que, mesmo no momento difícil que estamos vivendo, “os empresários não podem deixar de acreditar e de investir. Quando eles recuam, tornam a crise ainda pior. O problema é que, por uma questão de cultura histórica dos brasileiros, as crises são ‘amenizadas’ com corte de mão de obra. É preciso ter bom senso. Se o empregador aposta no caos e tenta reduzir custos demais, pode prejudicar ainda mais o negócio”. 

Se pela análise do sindicato, a mão de obra é a primeira a ir para o sacrifício em tempos de crise, a bandeira da entidade, que defende leis menos rigorosas para as contratações, poderia ajudar muito nessa época. As palavras-chave são flexibilização e modernização.

Atualmente, a lei permite a contratação de temporários sem motivo justificado somente em dois casos: aumento comprovado de serviço e substituição do pessoal permanente. O sindicato quer mudar isso.

“A gente luta para incluir o jovem no trabalho temporário sem motivo. É bom para o empregador que não terá tantos custos e ótimo para o funcionário. Ele vai usar a oportunidade para conhecer a função, treinar, se capacitar. Se tivesse uma lei que facilitasse isso, hoje poderíamos ter outro cenário de contratações.”  

 

Enquanto isso não acontece, as dicas são: foco nas oportunidades, perseverança e preparar-se constantemente para entrevistas. “Se o candidato sabe quem ele é, o que ele quer e está pronto, certamente vai ter grandes chances de conseguir o que procura”, finaliza Fernando.

Outra observação importante: as vagas temporárias nem sempre vão para os bancos de empregos, principalmente quando o tempo para preencher é curto. Então, não dá pra ficar de olho só nos mecanismos online. Precisa mesmo bater perna. O velho cartaz na porta e distribuir contatos pessoalmente. Isso já mostra uma das características mais desejadas do mercado: iniciativa.

 

Fonte: Folha de Alphaville – 13/11/2015

Conheça o projeto da Edenred

Conheça o case de avaliação de resultados da Edenred

Entender como trabalha o RH da Edenred, empresa que é reconhecidamente uma referência nas práticas de gestão de pessoas, é sempre uma boa oportunidade para quem atua na área de Recursos Humanos. Por isso, vale a pena assistir à palestra Avaliação de Resultados x Desenvolvimento e Reconhecimento de Pessoas, que a ABRH-SP promove nesta quarta, a partir das 9 horas na sua sede, com o diretor de RH da empresa, José Ricardo Amaro.

Segundo ele, “quando bem aplicada e bem gerenciada, a avaliação de resultados pode influenciar na motivação e no comportamento dos indivíduos, redirecionando-os para ocupar cargos estratégicos dentro das organizações”.

Líder mundial em cartões e vouchers de serviços pré-pagos, a Edenred está presente em 42 países. No Brasil, a empresa integra as marcas Ticket e Accentiv´Mimética. 

O evento é gratuito para associados. Não associados pagam R$ 70.

Inscrições: (11) 5505-0545 ou eventos@abrhsp.org.br

 Fonte: Jornal Estadão – 15/11/2015

ABRH-SP assume compromisso com a ONU mulheres

ABRH-SP assina memorando de entendimento com a ONU Mulheres durante evento do grupo de Liderança Feminina

 

Na quinta passada, a ABRH-SP estabeleceu um importante compromisso com o movimento mundial de apoio à equidade de gênero ao firmar um memorando de entendimento com a ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres.

O documento foi assinado pelo presidente da ABRH-SP, Almiro dos Reis Neto, e pela assessora da ONU Mulheres, Adriana Carvalho, durante a realização, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, do encontro do Liderança Feminina, grupo mantido pela entidade paulista (veja quadro).

Entre as áreas de cooperação estabelecidas no documento estão: disseminar os princípios de empoderamento das mulheres conhecidos pela sigla WEPs (Women´s Emporwement Principles); dar visibilidade ao HeforShe, movimento criado pela ONU que une metade da humanidade (os homens) em apoio a outra metade da humanidade (as mulheres) para o benefício de todos; promover oficinas para sensibilizar os gestores de RH sobre temas como a importância da igualdade de gêneros para os negócios; e promover o diálogo entre vários movimentos e grupos que discutem a equidade de gêneros.

Para um público de cerca de 120 profissionais da área de Recursos Humanos presente no encontro, o presidente da ABRH-SP falou da importância da iniciativa e do quanto é fundamental melhorar as estatísticas da presença feminina nos cargos de lideranças das organizações. Ele também fez um apelo à plateia: “Gostaria que vocês levassem a mensagem de hoje para suas empresas, que, sem dúvida, têm muito a ganhar com a maior participação das mulheres”. 

Além da assinatura do memorando de entendimento, o encontro do Liderança Feminina promoveu uma mesa redonda com Adriana Carvalho, Tânia Cosentino, presidente da Schneider Electric para América do Sul, e Lívia Azevedo, vp & general counsel do Walmart Brasil, com a moderação da diretora da ABRH-SP Lilian Guimarães.

À frente de uma empresa que é referência nas práticas da equidade de gênero, Tânia Cosentino deu ênfase ao ganho econômico para a sociedade com a inserção da mulher no mercado de trabalho no mundo, lembrou de levantamentos que apontam o melhor desempenho de empresas que têm seu board diretivo diversificado, e se disse contra a política de cotas para mulheres dentro das organizações, “porque isso não significa que elas serão ouvidas”.

Já para Lívia Azevedo, a igualdade é uma questão moral, de direitos e de negócios. Ela falou dos programas de equidade de gênero do Walmart, “de porta para dentro e de porta para fora”, lembrou que globalmente as mulheres estão incluídas no processo decisório da companhia, ocupando 50% do board, e da importância do engajamento dos presidentes e CEOs das empresas para promover a igualdade.

 

A criação do grupo de Liderança Feminina da ABRH-SP foi uma iniciativa das diretoras da entidade Edna Bedani, Edna Goldoni, Lilian Guimarães e Luciana Carvas. Seu propósito é debater e desenvolver temas relacionados aos desafios das mulheres e à valorização do feminino.

 

Fonte: Jornal Estadão – 15/11/2015

Perspectivas

 Cenário Econômico é tema de evento da Liderança Feminina em Campinas

Palestra do cientista político Ricardo Caldas e debate entre executivas abordaram papel das mulheres frente a situação do país

A ABRH-SP Campinas promoveu a terceira reunião do grupo Liderança Feminina, na última quarta-feira, 4, no The Royal Palm Plaza, conduzida pela presidente da Regional, Elizabeth Rodrigues. Participaram cerca de 150 pessoas, a maioria delas executivas das maiores e melhores empresas da região.

Com o tema Perspectivas e Cenário Econômico como Desafio para a Liderança Feminina, o evento contou com palestra do cientista político da Universidade de Brasília, Ricardo Caldas, e debate com mediação da vice-presidente de Gestão de Expansão do IBEF Campinas, Carina Budin, e as participações da head de Sustentabilidade da Serasa Experian, Andrea Regina, e da diretora de RH da Elektro, Fabrícia Abreu.

Ricardo Caldas apresentou a situação econômica e política do país baseado nos últimos índices e, segundo ele, o Brasil, que passa por um período delicado, não deve se recuperar antes de 2018. “A solução passa pela renovação das mentes. E, se tudo permanecer como está, não veremos reação econômica a curto prazo”.

Em seguida, durante um bate papo com o público, as executivas Carina, Andréa e Fabrícia contribuíram para elucidar dúvidas dos presentes. Em consenso, as três executivas apontaram a liderança feminina como papel fundamental no processo criativo, estratégico e transformador de situações para driblar a crise.

Veja as imagens do evento.

Fonte: Correio Popular – 08/11/2015

 

 

Como ser um empreendedor de sucesso?

 Jae Ho Lee, do grupo Ornatus, criador de marcas como Morana e JinJin, contou aos participantes do +Café&+Gestão como construiu a base de sucesso que permite replicar soluções para diferentes segmentos do varejo.

 

Formado em Administração de Empresas pela USP e na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Jae inspirou-se na iniciativa das irmãs – que tinham lojas de joias em São Paulo –  para criar a Morana. “Elas tinham muito conhecimento técnico, mas não tinham gestão. Pude observar o problema e, na idealização da minha marca, apliquei as habilidades de gestão e busquei o conhecimento técnico com quem já conhecia as etapas do mercado. Essa foi a primeira lição que aprendi. E é essa base de sucesso de uma franqueadora.” Outra é saber o que você vai oferecer. “Tinha empresário no mercado de roupas, sapatos, mas não tinha de acessórios. E acessórios a mulher sempre usou. Ao longo do tempo, elas queimaram sutiã, mas não deixaram de usar. E com a ida para o mercado de trabalho tiveram mais necessidade”, lembrou o empresário.

 

O foco, segundo ele, tem que estar em construir a marca, “hoje tem muita qualidade e muito produto. Por isso, a marca é o que impulsiona”. Ele lembrou que a estrutura de captação com franqueados permite verbas para marketing com campanhas com atores globais, por exemplo, atingindo o público diretamente.

A opção pelo modelo de franquia traz a responsabilidade de ficar de olho na escalabilidade e exige total controle dos canais de distribuição.

Fatores de sucesso? “Orientação ao mercado – nossas franquias na Espanha e Estados Unidos mostram públicos muito diferentes do brasileiro e ainda estamos aprendendo a lidar com eles. E, por isso, precisamos de adaptação com velocidade.” Adaptação com velocidade também frente aos cenários econômicos ressalta: “Quando tem turbulência, o navegador sabe que tem que baixar a vela. Mas não pode ficar parado.”

Jae defendeu o argumento com um case da marca JinJin. Aproveitou o espaço de outra rede de comida japonesa que não conseguiu se sustentar na conjuntura atual. Acaba de inaugurar uma loja maior no mesmo lugar. Negociou aluguel, luvas e já está com uma projeção acima do planejado.

 

Agenda (mesma da semana passada)

 

INSCRIÇÕES COM DESCONTOS

 Palestras
Workshops
Grupos de Estudos

As opções estão entre as atividades gratuitas que a ABRH-SP oferece para os associados, inclusive pertinho de você, aqui na região de Barueri.

 Confira como você pode participar: www.abrhsp.org.br

u CASE TICKET

18 de novembro, Avaliação de resultados x Desenvolvimento e reconhecimento de pessoas

Palestrante: José Amaro

 Local:
Avenida Luís Carlos Berrini, 1297,| cj. 92

 Horário: das 9h às 12h

 Preços:
Não associados: R$ 70,00 Associados: gratuito

 

Coluna Mediapool:

 

Liderar com crise é diferente?

 

Muitos empresários têm me perguntado como liderar em tempos de crise. E a minha resposta pode parecer assustadora, mas  a verdade é que: nada muda. Crise, ou não, o líder precisa estar em manter pulsantes todos os ativos da companhia. Na prática,  escolha 5 pontos focais que garantirão a sobrevivência do lucro ou da empresa. Um deles, a minha bandeira, não pode mudar: maior ativo é o conhecimento aplicado, logo, nosso maior ativo são nossos funcionários. Gente. 

Internamente, não se contamine com o desânimo que não é realmente o do mercado. Exorcize o que não é real estando presente todos os dias e trocando informações claras diretamente com seu time de multiplicadores. Afastando pessoalmente boatos, transferindo energia e ouvindo não só problemas, mas também ideias.

Tá, e quando o enxugamento é inevitável? Esse processo precisa seguir os valores com transparência. Todo mundo sabe quando você demite aquele indivíduo que não se encaixou com a desculpa da crise. Portanto, atribua critérios definidos e avaliações sinceras. Preparar para um povo momento também é atitude de líder. Se o corte atingir mesmo quem deveria ficar, encaminhe um a um com respeito e atenção.

Finalmente, meu novo mantra em forma de pergunta: Se o líder não for otimista, quem será? Alimente esse mindset e bola pra frente.

Fonte: Folha de Alphavillle – 06/11/2015

O que os jovens esperam da sua empresa

O que espera a nova geração de colaboradores e trainees em relação à sua empresa? Como eles enxergam o plano de carreira proposto e a inserção da empresa no mercado atual?

 

As respostas foram captadas pelo estudo Empresa dos Sonhos dos Jovens 2015, feito pela Cia de Talentos. Segundo este levantamento, feito com quase 70 mil jovens em todo o país, é preciso conhecer a si mesmo, saber suas habilidades, competências, valores, sem esquecer de observar as necessidades do mercado atual. Os jovens consideram empregável quem tem conhecimento técnico, experiência, quem entrega com perfeição um trabalho de qualidade e está pronto para assumir desafios.

E como eles veem uma empresa de sucesso? Entre as características citadas como diferencial: política de inovação para processos e produtos. “Até porque estamos lidando com uma geração que está quase o tempo todo conectada e que acompanha as tendências. Tanto que 71% querem espaço para experimentar e testar novidades e ideias”, ressalta Adriana Chaves, sócia-diretora do grupo DMRH (ao qual pertence a Cia de Talentos), durante palestra na sede da ABRH-SP.

Alguns dos dados constroem um retrato profundo: 89% ainda são estudantes, 43% são da região Sudeste, 32% trabalham e estudam. Esse jovem talento já acredita que “o melhor momento para acompanhar o mercado é antes da graduação, ou seja, muitos já iniciam a faculdade sabendo o que querem dentro da empresa que irão trabalhar”. A grande maioria diz já saber o que quer para a carreira e quais são os passos que quer dar para alavancá-la. Porém, há muitas dúvidas sobre como caminhar para alcançar seus objetivos.

E é aí que entra um questionamento importante. Na trilha do sucesso, pontua Adriana, há uma figura crucial que é a do gestor. Um total de 94% disse que sairiam da empresa por causa de um gestor mal preparado. Pergunta: Será que o seu gestor está capacitado a treinar e orientar bem os recém-chegados? Ele deve conversar com sua equipe frequentemente, deve haver transparência e diálogo, com ênfase no desenvolvimento profissional. Aqueles que estão entrando no mercado de trabalho hoje esperam cada vez mais trabalhar de uma forma unida, com liderança horizontal, em uma empresa que alinha as expectativas dela com as expectativas de seus colaboradores.

Como a sua empresa vira empresa dos sonhos dele? “Quando ele se identifica com seus valores.  Eles julgam pela imagem no mercado, pela qualidade do serviço ou produto entregue (e usam muito bem as redes sociais para ficar de olho nisso) e muitos buscam as que têm ações de responsabilidade social”, destacou a sócia da DMRH. “O que os novos profissionais buscam: ética, inovação, valorização de pessoas, qualidade de serviço, compromisso com a sustentabilidade e uma plano de carreira claro e bem definido.”  Falta algum desses pontos no seu planejamento? Jovens felizes são profissionais motivados.

 

VOCÊ NA ABRH-SP:

 

Este espaço é para você. Mande seu currículo e foto para contato@mediapool.com.br e compartilharemos sua experiência com nossos leitores e associados da ABRH-SP.

Evelyn Milani iniciou a carreira na área jurídica em meados de 2000, trabalhando para uma grande instituição financeira até 2005. Decidiu seguir seu sonho e depois de cursos, pesquisas e entrevistas, desenvolveu uma metodologia aplicável à consultoria individual e corporativa na área de identidade visual, auxiliando na criação de uma imagem autêntica e de credibilidade.

 Fonte: Folha de Alphaville – 06/11/2015

 

1 ano ABRH-SP SOROCABA

Na última semana, a ABRH-SP Sorocaba completou um ano desde o seu lançamento. Em bate-papo com Daniele Matos, Vice-Diretora da regional, além de destacar o que deu certo, ela também revelou novidades para o ano que vem. Confira!

1) Quantos associados a ABRH-SP conquistou em um ano?

Desde que a ABRH Sorocaba chegou nós passamos de 15 para um total de 139 associados (entre estudantes, PF e PJ). Isso significa mais de 300 pessoas da nossa região acreditando no nosso trabalho e aproveitando os benefícios de ser associado da ABRH Sorocaba. Um agradecimento especial a todos vocês associados!


2) Quais foram os grupos de estudos criados pela regional e quais temas foram discutidos ao longo deste ano? 

Em 2014 trabalhamos dois temas nos grupos de estudos: “Estratégias de Atração e Retenção de Talentos” e “Tendências em Educação Corporativa”. O sucesso foi tão grande que estamos lançando 06 novos grupos para 2016: “Coaching”, “Consultoria Interna”, “Relações Trabalhistas”, “Jogos e Dinâmicas de Grupo”, “Programa de Estágio” e novamente o tema “Estratégias de Atração e Retenção de Talentos”. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas. Interessados devem entrar em contato com Elaine Martins via e-mail regionalsorocaba@abrhsp.org.br ou no telefone (19) 3294-3307.

 

3) O que deu certo na gestão de 2015 e como a regional tem sido recebida pelas empresas e profissionais de Sorocaba?

Acreditamos que uma série de fatores foram cruciais para que pudéssemos levar à região eventos, discussões, conhecimento e palestrantes de altíssima qualidade, entre eles: 1) Um time de Diretores voluntários extremamente engajados e dedicados à causa da ABRH; 2) Parcerias fortes que acreditaram no nosso sonho e permitiram a realização do mesmo, como os patrocinadores, apoiadores, facilitadores e palestrantes que compartilharam seus conhecimentos, entre outros; 3) Receptividade muito positiva das empresas, grupos de RH e profissionais de RH da região, que nos incentivaram e participaram em peso (quase 1000 pessoas!) das 16 ações que promovemos, entre eventos, palestras e grupos de estudos.

 

4) Quais são os planos da ABRH-SP Sorocaba para 2016?

Estamos em fase de planejamento e fortalecimento do nosso time e queremos continuar trazendo conteúdo de qualidade e temas relevantes para discussão na nossa região. Nosso sonho e nossa vontade de fazer a diferença não tem limites, aguardem novidades!

 

5) Para finalizar, mensagem de agradecimento: 

Queremos agradecer pelo apoio, confiança e participação de todos! Foi um ano de muitas conquistas e realizações e queremos continuar trazendo o melhor para toda a região!

Notícias de Campinas e Baixada Santista

Fórum da Água em Campinas e palestra de encerramento das atividades do ano na Baixada Santista 

Realizado em 29 de outubro, na PUC Campinas, o Fórum da Água, organizado pela Regional Campinas da ABRH-SP em parceria com a consultoria Remunerar, teve como objetivo convidar empresas e profissionais para ampliar o entendimento e o debate sobre as alternativas para a atual crise hídrica.

 

“A pesquisa feita pela Remunerar mostrou quase uma infinidade de ações e melhorias implementadas por cerca de 330 empresas para o enfrentamento da escassez de água”, destacou Marcelo Samogin, sócio e diretor da consultoria. Especialista em climatologia, o professor Rubens Villela apresentou dados sobre os impactos da ação do homem e da atividade econômica que poluem o meio ambiente e aceleram o agravamento de eventos climáticos mais extremos, como chuvas torrenciais em determinadas regiões e estiagens prolongadas em outras.

 

Luciana Tagliollato Lopes, coordenadora de Meio Ambiente do grupo empresarial CRS de Jundiaí, demonstrou a experiência premiada da empresa no campo do reuso de água. Foram ações e melhorias de processos que resultaram numa significativa redução de 40% no consumo de água. Já o professor-doutor Luis Venturi fechou o debate defendendo que vivemos, sim, uma crise, mas de planejamento e gestão dos recursos hídricos. “Os períodos de escassez são historicamente cíclicos e temos que agir para que isso não nos afete de forma catastrófica. A escassez é somente uma evidência da falta de planejamento e falta de investimentos nessa área pelo poder público e outros agentes”, completou.

 

Comportamentos e resultados

 

A Regional Baixada Santista da ABRH-SP vai promover seu evento de encerramento das atividades do ano no próximo dia 18, a partir das 19 horas, no Auditório do Vistamar Premium Offices (Rua Alexandre Herculano, 197), em Santos.

 

Na programação, uma retrospectiva das realizações deste ano, incluindo o balanço das atividades dos Grupos de Estudos da região, e a apresentação da palestra gratuita Comportamentos geram resultados – Como obter excelência nos resultados da equipe?, que será comandada por Ana Lúcia Uechi, master practitioner em Programação Neurolinguística e integrante da equipe de treinamento de Desenvolvimento e Liderança (Litoral Paulista) do Inexh – Instituto Nacional de Excelência Humana.

 

Inscrições: (13) 3229-1935 ou regionalbaixadasantista@abrhsp.org.br

 Fonte: Jornal Estadão – 08/11/2015

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