Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Empreendedorismo Feminino em Santos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“ EU SOU AQUELA MULHER QUE FEZ A ESCALADA DA MONTANHA DA VIDA, REMOVENDO PEDRAS E PLANTANDO FLORES! – CORA CORALINA

O evento  Empreendedorismo feminino e transição de carreira, organizado pela ABRH – Regional Baixada Santista, no dia 26/9/15,  foi um sucesso !!! Um bate-papo, com moderadora trouxe muita reflexão,  aprendizado.

Quatro grandes empreendedoras  da região de diferentes áreas ,  relatando a  jornada num mundo de negócios dominado pela lado masculino. Garra, acreditar, coragem, planejar, não desistir, vencer as crises sejam financeiras ou emocionais, ousar as levaram ao sucesso . Além dessas palavras chaves, o respeito ao colaborador , o depender do outro foram pontos fundamentais para a caminhada.

Sandra Helena Iwatani dona do restaurante Sushi Garden, relatando que o desafio da vida, de não ser oriental deram forças para chegar onde está hoje.

Bárbara Gama da Chilli Beans, quebrando paradigmas, deixando advocacia e indo para área de vendas. Se  encontrou , ama o que faz e  hoje conta com 11 unidades .

Juliana Chahda – ABASE – Associação , mostrando que muitas vezes fugimos do chamado da vida, mas um dia nos encontraremos com ele, e somente assim nossa realização é plena.

Marcela França – Jornalista, dizendo do quanto é desafiador o mundo midiático, ser  bem profissional para não ocorrer inversões de valores por ser mulher.  Hoje no seu programa “De bem com a vida” , trabalha sempre o ser feliz, respeitar a si mesmo.  

Num sábado chuvoso, gente que busca , que faz estava junto, aprendendo e entregando mais conhecimento e carinho.

Vários apoiadores colaboraram com o evento com brindes, um delicioso coffe break, um talentoso músico, harmonizando o ambiente…com tudo isso , ninguém queria ir embora, a vontade de mais, mais…já nos faz pensar num próximo encontro.

 

Como diz  Rita Lee…”por isso não provoque , é cor de rosa choque…”, as mulheres fazem acontecer.

 

Por Maria da Glória M.A.Tinoco –  Diretora de Responsabilidade Social da ABRH-SP Regional Baixada Santista

 

Fórum em Sorocaba atrai e emociona o público

Créditos: Divulgação

A Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional São Paulo (ABRH-SP) realizou o terceiro Fórum “Pessoa com Deficiência – Além da Lei de Cotas. O evento atraiu bom público e emocionou os participantes com uma programação dinâmica e eclética, em Sorocaba.

 

Em um dia de atividades, divididas em três blocos, com intervalos para coffee break, almoço e apresentações artísticas, palestrantes renomados apresentaram cases de inclusão, regulamentações e atualidades do setor. 

 

A jornalista cadeirante, Flavia Cintra, consultora da TV Globo contou sua história e trabalho, que inclusive foi pauta da novela Viver a Vida, exibida entre 2009 e 2010 na mesma emissora.

 

Fonte: Correio Popular – 27/09/2015

 

Preços promocionais e novidades para o CONARH

CONARH 2016 tem preços promocionais até o final do ano e vai inovar com atividades diferentes e time inédito de palestrantes

É possível garantir agora a participação no CONARH 2016. A 42ª edição do Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, que acontece de 15 a 18 de agosto no Transamerica Expo Center, na capital paulista, já está com as inscrições abertas e com preços promocionais até 31 de dezembro.

Os valores para associados da ABRH são de R$ 2.275 (à vista com 5% de desconto) ou de R$ 2.388 (parcelado); e de R$ 3.180 (à vista com 5% de desconto) ou de R$ 3.343 (parcelado) para não associados. Até esta quarta, 30 de setembro, há ainda a possibilidade de parcelamento em 12 vezes tanto para associados quanto para não associados. A quantidade de parcelas diminui a partir da virada do mês.

Não é à toa que o CONARH é considerado o maior e mais importante evento de gestão de pessoas da América Latina. O congresso se renova a cada ano. Uma das novidades da próxima edição é a participação de um time de palestrantes inéditos, a começar pela abertura do congresso, com a presença confirmada de um dos empresários e publicitários mais renomados do país: Nizan Guanaes, sócio-fundador do Grupo ABC, holding composta de 14 empresas das áreas de Comunicação, Marketing e Entretenimento.  

Além disso, uma sondagem feita durante o evento deste ano detectou as preferências do público em relação ao formato das atividades. A partir dos resultados desse levantamento, os congressistas do CONARH 2016 vão participar de atividades inéditas. Entre elas: Sala de Networking, que será conduzida por profissionais de Recursos Humanos considerados referência no mundo corporativo; depoimentos sobre o que deu certo e o que deu errado em gestão de pessoas; interação entre CEOs e heads de RH; e novas atividades de entretenimento.

 

Campanha de filiação

A melhor maneira de aproveitar os melhores preços do CONARH é se associar à ABRH. Em comemoração aos seus 50 anos de fundação, celebrados em março, a ABRH-SP está com uma campanha de filiação com descontos especiais. São valores vantajosos tanto para os associados Pessoa Física quanto Jurídica, com filiação por dois anos. Além de descontos no CONARH, os associados têm uma série de benefícios.

Saiba mais em www.abrhsp.org.br

 Fonte: Correio Popular – 27/09/2015

Profissional & negócios especial

Como não poderia deixar de ser, a edição de outubro da revista profissional&negócios está repleta de assuntos relevantes para o mercado de RH. Como matéria especial, o leitor poderá conferir quais são os desafios que o gestor de RH está enfrentando nas empresas em que o trabalho simplesmente sumiu (leia-se: boa parte do setor industrial brasileiro). Além disso, a edição também traz matérias relevantes para a saúde dos profissionais de RH, com um assunto completo sobre uma das maiores causas de mortalidade entre profissionais de 24 a 49 anos no Brasil: os transtornos mentais. Você também pode ler as matérias na íntegra, acessando o site revistapn.com.br

 

A revista será distribuída no mais prestigiado prêmio do setor, o Top of Mind de RH. A 18ª edição da grande festa de premiação acontecerá em 14 de outubro no Tom Brasil, em São Paulo. No evento, estarão reunidos diretores e CEOs das 160 grandes empresas indicadas, além dos convidados, totalizando 1.300 profissionais de RH e Marketing.

 

O evento será apresentado pelo humorista Rafael Cortez e terá show com Reinaldo, (ex) Terra Samba. Quem quiser participar da festa deve correr, pois restam poucos lugares. Reserva: adelino@fenixeditora.com.br ou (11) 5586-9997.

 

Fonte: Jornal Estadão – 27/09/2015

Foco para produzir resultados extraordinários

Klabin tem focado no desenvolvimento de pessoas para continuar produzindo resultados extraordinários

 

Maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, a Klabin foi eleita recentemente A Empresa de Valor 2015 e a melhor do setor de Papel e Celulose na premiação do jornal Valor Econômico. Reconhecida como uma companhia que continua inovando e produzindo resultados extraordinários, apesar dos seus 116 anos, a Klabin deve dobrar de tamanho com a inauguração, no início do próximo ano, da nova fábrica em Ortigueira (PR).

 

“Para continuar gerando resultados extraordinários com o dobro do tamanho, a empresa tem focado no desenvolvimento de pessoas”, explicou o diretor de Gente e Gestão da Klabin Sergio Piza, que apresentou o case da companhia na última quinta, na sede da ABRH-SP. “Não é possível fazer uma revolução em uma empresa que já tem resultados extraordinários, mas é possível, sim, fazer uma evolução rápida”, pontuou Piza.

 

O executivo detalhou as práticas e os conceitos adotados, como a construção de uma cultura de desenvolvimento em que os líderes estão focados em fazer a própria sucessão; a estruturação do plano de treinamento com a criação da Escola de Negócios, voltada para liderança e entendimento do negócio, em que os colaboradores fazem a autogestão do desenvolvimento em cursos presenciais e de e-learning; a adoção de práticas de remuneração variável; e a transformação de uma empresa de cultura paternalista para meritocrática.

 

 

Trabalho portátil

Já no dia 8 de outubro, será a vez de a consultora Amelia Caetano, especialista em gestão de pessoas do Instituto Trabalho Portátil, falar sobre o tema O Trabalho Portátil na Era do Conhecimento, das 14h às 16h30, na sede da entidade.

 

“A desestruturação do tempo e do espaço é uma das consequências da Era do Conhecimento, em que o trabalho intelectual passa a ser realizado a qualquer momento e de qualquer lugar. O objetivo da palestra é compartilhar as vantagens e os cuidados da implementação formal do trabalho portátil, incluindo cases de sucesso e aspectos relacionados à liderança virtual”, antecipa Amelia.

 

A participação no evento é gratuita para associados. Não associados pagam R$ 70.

 

Inscrições: (11) 5505-0545 ou eventos@abrhsp.org.br

 

 Fonte: Jornal Estadão – 27/09/2015

CONAHR 2016 Terá descontos até o fim do ano

CONARH 2016 tem preços promocionais até o final do ano e vai inovar com atividades diferentes e time inédito de palestrantes

É possível garantir agora a participação no CONARH 2016. A 42ª edição do Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, que acontece de 15 a 18 de agosto no Transamerica Expo Center, na capital paulista, já está com as inscrições abertas e com preços promocionais até 31 de dezembro.

Os valores para associados da ABRH são de R$ 2.275 (à vista com 5% de desconto) ou de R$ 2.388 (parcelado); e de R$ 3.180 (à vista com 5% de desconto) ou de R$ 3.343 (parcelado) para não associados. Até esta quarta, 30 de setembro, há ainda a possibilidade de parcelamento em 12 vezes tanto para associados quanto para não associados. A quantidade de parcelas diminui a partir da virada do mês.

Não é à toa que o CONARH é considerado o maior e mais importante evento de gestão de pessoas da América Latina. O congresso se renova a cada ano. Uma das novidades da próxima edição é a participação de um time de palestrantes inéditos, a começar pela abertura do congresso, com a presença confirmada de um dos empresários e publicitários mais renomados do país: Nizan Guanaes, sócio-fundador do Grupo ABC, holding composta de 14 empresas das áreas de Comunicação, Marketing e Entretenimento.

Além disso, uma sondagem feita durante o evento deste ano detectou as preferências do público em relação ao formato das atividades. A partir dos resultados desse levantamento, os congressistas do CONARH 2016 vão participar de atividades inéditas. Entre elas: Sala de Networking, que será conduzida por profissionais de Recursos Humanos considerados referência no mundo corporativo; depoimentos sobre o que deu certo e o que deu errado em gestão de pessoas; interação entre CEOs e heads de RH; e novas atividades de entretenimento.

 

Campanha de filiação

A melhor maneira de aproveitar os melhores preços do CONARH é se associar à ABRH. Em comemoração aos seus 50 anos de fundação, celebrados em março, a ABRH-SP está com uma campanha de filiação com descontos especiais. São valores vantajosos tanto para os associados Pessoa Física quanto Jurídica, com filiação por dois anos. Além de descontos no CONARH, os associados têm uma série de benefícios (saiba mais no quadro ao lado).

 

Pessoa Física

Desconto de 40% no valor da tabela atual: de R$ 640 por R$ 384.

 

Pessoa Jurídica

Desconto de 40% no valor da tabela atual, com o cadastro de até 10 profissionais. 

Mais informações

 

Para se inscrever no CONARH 2016:

 

(11) 3138-3420 ou congressista2016@conarh.com.br

 

Para se associar à ABRH-SP: www.abrhsp.org.br

  

Grupos de Estudos

Um dos benefícios de quem se associa à ABRH-SP é participar dos Grupos de Estudos, promovidos na sede e nas Regionais da entidade. A atividade é um sucesso na Associação, tanto assim que neste ano, numa iniciativa inédita, novos grupos foram abertos no segundo semestre para atender à demanda.

 

O lançamento do novo tema: O Papel do RH na Resolução de Conflitos Organizacionais acontecerá nesta quarta, das 8h30 às 11 horas, na sede da ABRH-SP. O grupo terá como facilitadores Marc Burbridge, professor convidado da Fundação Getulio Vargas em Negociação e Gestão de Conflitos, e Fernanda Rocha Levy, mediadora privada e sócia-fundadora do Instituto D´Accord de consultoria e gestão de conflitos.

 

Mais informações: (11) 5505-0545 ou gruposdeestudos@abrhsp.org.br

 

Fonte: Jornal Estadão – 27/09/2015

Sucesso: aprenda algo novo todos os dias

A sensação de estar estagnado é comum entre colaboradores, em todos os setores da economia, e rebatê-la é um hábito que depende mais de você do que da sua empresa. Como?

 

Todo dia você faz tudo sempre igual? Pode estar aí o problema. Quer uma dica de milionário? Essa vem de Jeff Rose, que escreve para GoodFinancialCents.com: invista em você mesmo. Pode ser comprando um livro, buscando um coach ou se juntando a um grupo de estudos, não importa. “Não importa desde que você dedique esse tempo realmente a você e aos seus objetivos. O que mais se vê hoje nos consultórios são pessoas que se queixam de que não têm tempo para si e o que vemos é que, realmente nesse mundo corrido, falta planejamento. E falta priorizar,” explica Ana Regina D´Ambrosio, psicóloga.

“A falta de gerenciamento, controle dos pensamentos e aprendizagem tem causado dois transtornos muito comuns: ansiedade e depressão. Ansiedade porque as pessoas estão sempre sofrendo por antecipação, vivem no amanhã. Depressão porque elas ficam com medo de que algo ruim do passado se repita. Isso gera também, na maioria das vezes, o medo do novo. Conclusão, não se permitem viver o hoje.”

 

Então, vai a dica que todo mundo acha que sabe, mas que poucos praticam: “As pessoas precisam permitir viver e sair do automático: parar e contemplar a paisagem e a natureza; jogar conversa fora, acrescentar momentos prazerosos. Uma parte dessa rotina é perguntar-se, no fim do dia, o que você aprendeu de novo hoje. Se não aprendeu nada, ainda há tempo. Hoje são muitas formas de interação, você pode, por exemplo, assistir a uma palestra online. Muitas são gratuitas.

Ou: “Comece com uma nova fonte de informação. Pesquise o

blog, Twitter de algum CEO ou instituição que lhe forneça material útil para se desenvolver nos diferentes aspectos do trabalho”, propõe Ana Regina. Ela lembra que é importante separar pelo menos uma dica desse material. Pode ser até uma frase de efeito ou uma nova referência.

 Se você não é do tipo solitário pode encontrar ajuda em grupos que buscam objetivos parecidos com os seus. “Parte de aprender é confraternizar. Você também pode ter algo precioso para dividir e dividir também é um aprendizado.” Consulte o site da ABRH-SP para conhecer os Grupos de Estudos que podem ajudar você.

 

COLUNA MEDIAPOOL: LUIZ ANTONIO COMAR JR

 

 

FOCO OU DISTRAÇÃO?

 

Garantir que as “coisas sejam feitas” parece ser o esforço mais árduo da atualidade e, se olharmos o problema como parte apenas do cenário empresarial, não estaremos olhando para o problema como um todo.

Quantos distratores você encontra no seu caminho? Distratores são aqueles elementos que, dentro de uma tarefa, nos levam para caminhos e conclusões que nos levam a algum lugar, mas não necessariamente ao que realmente queremos atingir. Virou fórmula para questões do ENEM e vestibular, disfarçado do que os mais jovens apelidaram de pegadinhas. Reconhecê-los deveria mesmo fazer parte da educação. Afinal, quais as pegadinhas que você está se deparando nos seus desafios? Garanto que tem para todo mundo: líder ou não!

A melhor forma de solucionar a pegadinha é estar preparado para que ela apareça. No planejamento das ações, saber que todo processo tem seu percentual de espontaneidade e que não adianta rejeitar. É preciso entender. Adianta manter o foco da ação e redirecionar estes distratores para que somem e não atrapalhem. Se pensarmos bem, estamos, a todo momento, expostos a distratores: informação demais em tempo de menos. Como ajudar sua gente – não só seu colaborador – a lidar com essa configuração de mundo de forma mais saudável? Sugiro um mantra: olho no indivíduo e não no funcionário.

Fonte: Folha de Alphaville – 25/09/2015

Empregos formais para onde vamos?


A diminuição da geração de empregos formais em 2014 foi notícia nos jornais por conta do pior resultado desde 1999. No regime CLT foram criados pouco mais de 500 mil postos, em números do Ministério do Trabalho. Em São Paulo foram 87,1 mil. Para o próprio governo, reflexo da situação econômica. Fomos ouvir empresários para entender como esse resultado reflete na mesa de quem contrata.

 

Na última década, como diretor da Azul Linhas Aéreas, Johanes Castelano contratou mais de 10 mil funcionários. “Por conta da política de voos da companhia, criamos empregos em todo o país, não só nos grandes centros. Foi um movimento importante no mercado e no setor, impulsionando inclusive a profissionalização.”

Hoje, na multinacional ADAMA, corporação israelense com duas aquisições no Brasil e 30 no mundo, ele relata como a política de direitos trabalhistas brasileira está engessada frente aos novos modelos de gestão. “As empresas estão se reinventando diante de um mundo que prevê acima de tudo flexibilidade para alcançar resultados. E, no Brasil, o emprego formal é importante em muitas categorias e atividades, mas não é mais a única maneira de patrão e empregados se relacionarem. Áreas como a de serviços podem abrigar relações de terceirização, de microempreendedores individuais, que geram renda da mesma maneira, mas não são considerados nos cálculos de postos de trabalho.”

Em contato com executivos estrangeiros, na Azul e na atual experiência, Johannes conta como eles veem o cenário de contratações:  “Os estrangeiros se assustam com as complicações das regras trabalhistas brasileiras, bem como com os custos envolvidos, o que desfavorece os investimentos. Nós, brasileiros, precisamos ser muito didáticos para ajudá-los a compreender coisas que mesmo muitos brasileiros têm dificuldade de entender. O conceito de dissídio coletivo é algo exclusivo do mercado nacional”.

Para quem busca uma colocação em empresas multinacionais, ele recomenda: 

“Sem dúvida, a primeira habilidade a ser buscada é a capacidade de se comunicar em outra língua.  O inglês, por exemplo, continua sendo o idioma mais importante.  Alguns se iludem e buscam as facilidades do espanhol para se mostrar bilíngues, mas o mercado para o english speaker é muito mais abrangente. A capacidade de se relacionar com diferentes culturas é igualmente fundamental.  A comunicação linguística é apenas uma parte da comunicação total.  Traços da cultura, dos valores e dos costumes permeiam as relações profissionais. As competências que têm me chamado mais a atenção para o sucesso no relacionamento com o exterior são: comunicação interpessoal, empatia e a resiliência.”

 

Fonte: Folha de Alphaville – 25/09/2015

Atrair, reter, desenvolver e reconhecer pessoas

A gestão por competências como forma de engajamento dos colaboradores, elevar os resultados e fortalecer a identidade organizacional.

Sua empresa já adota a gestão por competências como forma de atrair, reter, desenvolver e reconhecer seus profissionais, elevar os resultados do negócio e fortalecer a identidade e competências organizacionais?

As Avaliações de Desempenho e Competências, que particularmente prefiro chamar de Programa de Melhorias, sempre representaram um excelente investimento para a valorização das pessoas e das organizações, mas atualmente elas estão tornando-se ainda mais necessárias, quase como uma esperança para empresas que buscam efetivamente a meritocracia como forma de alavancar seus resultados e  não pretendem se afundar diante do cenário de retração representado ultimamente pelos indicadores econômicos.

 Pesquisas recentes apresentadas durante o CONARH-2015 apontam que o resultado da produtividade na indústria brasileira é praticamente o mesmo há duas décadas, com crescimentos incrementais. Em outra leitura, podemos considerar praticamente nulos todos os avanços tecnológicos conquistados até então.

 Por outro lado, embora tenha havido redução no número de novas contratações, os jovens recém-contratados pelas organizações causam impactos e até mesmo algumas transformações nas culturas, por mais conservadoras que estas  sejam.

 Apesar da estabilidade financeira e a segurança representarem fatores decisivos no momento de escolher a empresa ideal para construir uma carreira, atualmente esta realidade já é outra. Os Líderes de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) estão percebendo que os colaboradores em suas organizações  estão em busca de experiências mais significativas para as suas vidas e carreiras, quase que nesta ordem. Procuram um lugar onde possam aprender constantemente e sejam desafiados, buscam projetos ou programas inovadores que permitam manter o equilíbrio de sua vida pessoal e profissional.

 Nesse cenário as startups buscam esses talentos com o intuito de desenvolverem neles espírito empreendedor, de forma cada vez mais livre das “amarras” de estruturas organizacionais complexas e, na maioria das vezes, engessadas.

 E por falar em talentos, as organizações se apropriaram desta palavra  para descreverem pessoas que tem perceptível potencial de realização e que, através de seus resultados são reconhecidas como tal, entregando aquilo que é previamente esperado.

 Partindo desse pressuposto, um talento é aquele que tem seu valor reconhecido por meio de suas realizações ou tem características de comportamento, em outras palavras competências, que influenciam outros para atingirem as realizações.

 Sabemos que talentos existem e estão em sua organização e fora dela. A questão que se coloca aqui não é se a pessoa tem talento, mas de qual talento precisamos em nossa organização? A questão é identificar quais resultados ou comportamentos estamos buscando para, então, identificarmos pessoas que possuam esses talentos.

O que vimos em geral são processos que não permitem a clara identificação, o desenvolvimento individual e a retenção no longo prazo e que permita compensar  os investimentos realizados ao longo de todo processo de desenvolvimento.

Se  o Empresário acompanhar as novas tendências do mercado e atentar aos mais novos integrantes da organização, ele entenderá  que o caminho mais adequado para esta adaptação é através de programas de valorização do colaborador, a começar pelas avaliações de desempenho e competências. As empresas que não apostam nessa estratégia tendem a ter um alto turnover, o que ocasiona um efeito perverso em diversos custos, muitas vezes invisíveis, sendo o mais relevante deles, pela nossa experiência, a não perpetuação das competências e perda do conhecimento da organização, além dos elevados gastos com processos de identificação e desenvolvimento de novos talentos.

 Mesmo que os custos em contratação e treinamento possam não gerar um grande impacto negativo, as empresas precisam pensar na reputação que estão criando. Muitos consumidores e parceiros também podem crer que o turnover implica queda na qualidade da entrega do produto ou serviço e podem perder a confiança no desempenho da organização. Um DHO  com  estratégias de gestão de pessoas poderá  resolver esses problemas, permitindo ganhos de eficiência e competitividade.

 A avaliação de desempenho trará resultados positivos ao longo prazo

 Apesar das diferentes formas de avaliação gerarem diferentes resultados no curto e médio prazo, no longo prazo todas se convertem para um único valor positivo. 

O primeiro passo para iniciar a implementação da avaliação de desempenho é criar um plano estruturado de longa duração com continuidade. A avaliação de desempenho exige um investimento que somente dará resultados após aplicação recorrente ao longo de alguns anos.

 Talvez a empresa somente perceba os resultados positivos dos esforços dos seus colaboradores a partir de um ano após a implementação do processo de avaliação de desempenho.

Também a longo prazo é uma relação em que todos ganham porque as ferramentas utilizadas no processo de avaliação de desempenho permitem direcionar as iniciativas de desenvolvimento para cada colaborador, garantindo que todos estejam sempre atualizados sobre o seu desempenho, além de serem desafiados de maneiras diferentes após cada encontro de feedback.

Os resultados são colaboradores entusiasmados com o avanço de seus resultados, esperando alcançar as expectativas da empresa para atingir as suas próprias metas individuais. Ou seja, cria-se uma cultura de autodesenvolvimento em que cada um passa a ser dono e responsável pela sua carreira, identificado com a cultura da organização, aliando sempre seus interesses e objetivos com os da empresa.

A avaliação de desempenho, em conjunto com um planejamento de carreira que apoie cada colaborador em sua jornada de autodesenvolvimento, meritocracia, participação nos resultados ou qualquer modo de bonificação, também podem conciliar trabalho e recompensa. O cumprimento de objetivos estará apoiado em uma expectativa de reconhecimento real e o colaborador estará mais engajado e motivado na realização dos objetivos comuns.

Por isso, mesmo que a empresa precise planejar-se financeiramente para criar sistemas de recompensa, o ciclo se completa quando o colaborador, trabalhando em busca de seus próprios objetivos  alinhados aos os objetivos da empresa, alcança resultados e permite taxas de retorno muito maiores e perenes.

 Como funciona a avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho tem por objetivo principal incentivar o colaborador a atuar  em alinhamento aos objetivos da organização, através de programas de incentivo e valorização.

Consequentemente os seus esforços contribuiriam efetivamente em gerar resultados à empresa, além de reduzir o turnover. Cada organização deve estabelecer diferentes metas e objetivos, alinhados sempre com a sua estratégia de longo prazo, para conseguir futuramente, analisar os resultados concretos que foram atingidos. Contudo, os objetivos mais comuns de um bom processo de avaliação de desempenho são:

  • Ajustar o perfil do colaborador ao local de trabalho que ele mais se identifica;
  • Aperfeiçoar os talentos do colaborador;
  • Indicar se o colaborador tem as qualificações e competências exigidas pelo cargo;
  • Indica o colaborador com potencial para promoções e sucessão;
  • Subsidiar a decisão em crescimentos verticais e horizontais;
  • Diagnosticar necessidades de desenvolvimento;
  • Demonstrar evolução dos colaboradores;
  • Gerar motivação e satisfação no trabalho;
  • Subsidiar decisões de desligamentos.

Através de um questionário online e confidencial enviado aos respondentes, superiores, pares, subordinados e outros colaboradores da organização, diversas perguntas são respondidas sobre a conduta do colaborador que está sendo avaliado.

A avaliação de desempenho é válida para qualquer colaborador da empresa, independente do cargo que exerça desde que esteja atuando na empresa pelo menos há seis meses.

 Existem muitos métodos de avaliação de desempenho,  métodos tradicionais, subjetivos, avaliação 360º, avaliação por competências, avaliação por resultados, entretanto, todos eles buscam demonstrar em relação a cada colaborador:

  • O que eu devo fazer;
  • Quão bem eu estou fazendo;
  • Quais são os meus pontos fortes e quais desenvolver;
  • Como posso melhorar meu trabalho e contribuir mais.

 Independentemente da forma que irão proceder com a execução das avaliações de desempenho, três pontos são extremamente relevantes e devem fazer parte da agenda de qualquer empresa;

  •  Construir e consolidar uma cultura de meritocracia;
  • Manter o programa ativo durante todo o período de vigência, inclusive através da comunicação interna.
  • Dissociar, se não todo, pelo menos parcialmente de programas de remuneração;

 É uma aposta segura, sem a possibilidade de criar um cenário negativo!

 Carlos Prado Consultor RH e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas FIA – USP 2009/2010

 

Descubra como o RH agrega ao negócio

Programe-se para descobrir como o RH pode agregar valor ao negócio

 

A discussão sobre como RH pode agregar mais valor ao negócio e maximizar os resultados na visão dos próprios profissionais da área de Recursos Humanos e dos gestores de negócios é o tema do seminário que o G3, um dos mais tradicionais grupos informais de RH do Brasil, promove no dia 7 de outubro, das 8h30 às 12h30, no auditório da Universidade Anhembi-Morumbi (Rua Casa do Ator, 275), na capital paulista.

 

Tendo como ponto de partida o tema central Transformação e Geração de Valor em Recursos Humanos e Gestão de Negócios, o evento vai provocar reflexões: na visão dos gestores de negócios, o que RH tem de fazer mais para ajudar e agregar mais no resultado?; como medir a contribuição da gestão de pessoas para o negócio?; será que está faltando RH rever os seus processos e ter métricas para medir esta contribuição?; será que ainda falta uma visão mais estratégica de negócios?; RH está conseguindo fazer a tradução das necessidades dos negócios para os seus processos de gestão?

Serão dois painéis. No primeiro, executivos de diferentes áreas vão dar a visão dos gestores de negócios. No segundo painel, será a vez de executivos e consultores de RH falarem o que pensam sobre o tema. O objetivo do G3 é proporcionar aos participantes alguns insights de como RH pode trabalhar mais próximo ao negócio e agregar mais valor através dos seus processos.

 

O evento terá como palestrantes: Iuri Miranda, CEO do Burger King; Alexandre Flaith, CEO da Convatec; Marcelo Spaziani, vice-presidente SW Latam da IBM; Agricio Neto, vice-presidente de Marketing e Programação da Sky; Marcelo Nobrega, vice-presidente de RH do McDonald´s; José Tolovi, CEO do Great Place to Work; Luiz Wever, sócio da Odgers Berndtson; e Daniela Diniz, editora sênior da revista Você S/A.

 

Inscrições: g3seminario@prospectbrasil.com.br

 

Coluna MEDIApool

 

PREPARE-SE PARA DEFENDER SUA IDEIA

 

Em época de vacas magras, pode-se imaginar que ideias para ampliar o mercado, trazer clientes, impulsionar produtos e serviços são bem-vindas pelos líderes. Podia ser fácil assim, né? Mas passar pela sabatina requer muito preparo e racionalização. Você domina todas as perguntas que podem ser feitas? Respostas na ponta da língua?

Primeiro desafio é escolher as palavras certas para apresentar seu projeto: poucas palavras para destacar os aspectos positivos, com benefícios listados de maneira clara.

Não se intimide com a audiência, sempre tem, na plateia, alguém que faz aquele tipo cético, que não vai acreditar que a novidade vai funcionar. Saiba lidar com frases que saem dele por instinto: enfrentar o desconhecido não é da natureza de todos os humanos. O perfil aventureiro tende a se intimidar quando o terreno é o bolso. Por isso, tenha o máximo de informação para usar – se necessário.

Em termos de linguagem, parafrasear esse interlocutor pode ser uma boa maneira de envolvê-lo. Use as palavras dele para apoiar seu projeto. Mas só faça se tiver desenhado essa estratégia com antecedência. Analogias bem fundamentadas (sem clichês) esclarecem argumentos.

Mas e quando o contra-argumento esbarra na realidade? O exemplo mais comum no momento? Reconhecerem que sua ideia é fantástica, mas… não têm dinheiro. Qual a alternativa que preparou para lidar com essa realidade? Seja flexível. Construa a transformação em etapas e com métricas que incentivem o próximo passo. A empresa pode ainda não estar preparada, mas você está e mostre que pode guiar os resultados.

 

Fonte: Folha de Alphaville – 18/09/2015

5 passos para o RH inovar em tempos de crise

A crise é um convite à mudança e todos nós temos criatividade para inovar, mas por onde Recursos Humanos deve começar para tornar a empresa mais produtiva? Luiz Edmundo Rosa, vice-presidente de Pessoas, Organização e TI da GranBio e diretor de Educação da ABRH-Brasil, dividiu a experiência de 13 anos como diretor de RH da Accor na América Latina com os participantes do encontro, na sede da Associação.

 

Primeira tarefa para entender por onde e para onde ir é compreender em que tipo de organização você está inserido: “As que têm alma e são admiradas pelo seus stakeholders e as que são apenas toleradas por seus lucros. As que têm alma fazem da crise a oportunidade para se reinventarem, já as que presam somente o lucro aproveitam a crise para cortar: pessoas, custos, qualidade…”

 

Para ele, cuidar do colaborador é a peça-chave para vencer este momento. Pensar em bem-estar com a preocupação em prevenir o estresse e doenças crônicas é uma estratégia necessária e, por isso, deve ocupar uma atenção maior do RH.

Outra atitude é montar universidade corporativa para educar, principalmente, os novos ou os que estão adquirindo novos cargos. “Dar sustentação dentro da cultura a todos que estão abertos a crescer e melhorar.”

 

Antes de falar dos cinco passos, ele falou sobre como melhorar a produtividade: incentivo constante aos talentos, aplicação de tecnologias que facilitem o dia a dia e enxuguem processo para equipes e empresas e investindo em cultura geral: deem incentivo ao compartilhamento de conhecimento entre os colaboradores, com ações simples como a troca de livros, por exemplo. Citou ainda a importância de delegar e trazer a liderança para perto de todos.

 

Finalmente, que verbos conjugar para inovar na crise:

 

  1. Ouvir

O RH precisa ouvir todos igualmente. Liderança, colaboradores internos e externos antes de implementar novas práticas. Medidas apressadas acabam ficando mais caras do que a economia pretendida. As mudanças precisam ser feitas com a perspectiva e o compromisso com todos e com o futuro, sendo assim ouvir é primordial.

  1. Mobilizar líderes

Líderes mais preparados inspiram equipes para realizar mudanças necessárias. E, por sua vez, o RH deve motivar o líder a se preparar, com ferramentas para estudar o cenário atual e montar estratégias para enfrentar o momento.

 

  1. Cuidar das pessoas

É a missão do RH, ainda mais nesse momento, zelar sempre pelos colaboradores, não só pelos que vão permanecer na empresa, mas também pelos que precisam se recolocar na saída. “Não podemos nos abater com uma crise que vem de fora, é preciso cuidar do ambiente interno para fazer da organização forte”, lembra Rosa.

 

  1. Engajar equipes nas prioridades

As equipes devem conhecer detalhadamente as prioridades. “Ninguém pode ficar perdido no caminho, sem saber como executar. O RH precisa participar, reconhecer o valor e compartilhar os resultados. O RH deve motivar e muito, ainda mais em um momento em que não há promoções e aumentos.”

 

    5. Comunicar

Falar a verdade como ela é de forma direta, honesta e transparente. Nem tudo precisa ser dito, mas o que for noticiado deve ser verdadeiro e gerar reflexão de todos. A comunicação interna eleva a união e o fortalecimento da equipe.

 

Fonte: Folha de Alphaville – 18/09/2015

Agenda

3º Fórum de Inclusão “Pessoa com Deficiência – Além da Lei de Cotas”, em Sorocaba. Dia 23 de setembro, das 8h às 17h.

Inscrições: R$ 100,00 associados ABRH-SP; R$ 250,00 não asociados; com almoço no local incluso no valor.

Mais informações: (19) 3294-3307 ou regionalsorocaba@abrhsp.org.br

 

 

Práticas Culturais: Inovação e Harmonia entre Gerações

Dia 25 de setembro, das 8h às 11h, na FGV Alphaville:

José Ricardo Amaro, diretor de RH da Endenred, vai falar sobre a conciliação entre gerações (boomers, X, Y e Z) e como é importante que os líderes e profissionais se adaptem às mudanças provocadas pelas gerações e tirem melhor proveito delas. O evento é fechado, mas se quiser participar mande e-mail para: rmo@abrhsp.org.br

 

Fórum do GERH: Impactos da Revolução Tecnológica, Econômica e Social sobre o Mundo do Trabalho

2 e 3 de outubro no Valinhos Plaza Hotel, no interior de São Paulo. Inscrições: comercial@parceira.com.br (diferentemente dos outros anos, o GERH está cobrando uma contribuição de R$ 200 pelas inscrições para cobrir as despesas)

 

Você na ABRH-SP:

Este é um espaço para você.  Quer ter seu Currículo e foto publicados, mande para a gente no e-mail: contato@mediapool.com.br. Este mês estamos apresentando a diretoria recém-eleita e que estará à frente da Associação a partir de janeiro.

 

Guilherme Cavalieri (diretor) – Diretor de Desenvolvimento Humano para a América Latina da Serasa Experian, possui 29 anos de experiência em Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais. Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo, tem pós-graduação em Gestão Estratégica pela FIA-

 

Fonte: Folha de Alphaville – 18/09/2015

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?