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Dá para ter harmonia entre gerações?

A cada ano entram mais e mais profissionais no mercado de trabalho, o que leva à convivência entre as gerações (Boomers, X, Y e Z), cada uma com a suas particularidades, no ambiente corporativo. Como os profissionais e os líderes devem se adaptar às mudanças provocadas pelas diferentes gerações para tirar o melhor proveito delas é o tema da palestra Práticas Culturais: Inovação e Harmonia entre Gerações, que será apresentada porJosé Ricardo Amaro, diretor de RH da Edenred, em 25 de setembro, das 8 às 11 horas, na FGV Alphaville (Al. Tocantins, 125, Alphaville-Barueri). O evento faz parte da modalidade +Café&+Gestão, promovida mensalmente pela Regional Metropolitana Oeste.

Já a Regional Baixada Santista promove neste sábado, 26 de setembro, um debate sobre o empreendedorismo feminino e a transição de carreira. O evento acontece das 9 às 12 horas, no Vistamar Premium Offices (Rua Alexandre Herculano, 197, Santos), com a participação de profissionais de empresas e entidades da região (Chilli Beans, Sushi Garden, Lilica & Tigor e Abase). A inscrição deve ser feita com a doação de 1 quilo de alimento não perecível.

Mais informações:

+Café&+Gestão – rmo@abrhsp.org.br

Temas em Debate – regionalbaixadasantista@abrhsp.org.br

 

 Fonte: Jornal Estadão – 20/09/2015

RH busca novos modelos de liderança

RH em busca de novos modelos de lideranças e resultados extraordinários

Especialista nos temas liderança positiva, coaching e change management, o palestrante, consultor e professor da BSP – Business School São Paulo, Gilberto Guimarães, falou na última quinta, na sede da ABRH-SP, sobre o tema Recursos Humanos em Tempos de Crise.

Para Guimarães, o que vivemos agora, no Brasil e no mundo, não é uma crise, mas um processo sistêmico em que causas endógenas e exógenas levam à ruptura. “Vivemos uma grande quantidade de mudanças em um curto espaço de tempo. O que dava certo antes não funciona mais. Apesar disso, nossas escolas continuam formando líderes trabalhadores para uma sociedade industrial que não existe mais. Nossa forma de treinar líderes está inadequada para a Era do Conhecimento. Portanto, temos de mudar de gestão.”

O RH, na visão de Guimarães, é o responsável pela escolha de um novo modelo de liderança, que se aproxima mais da figura de um maestro de uma orquestra do que de um cardeal ou de um general – o modelo clássico das empresas, baseado na subordinação e especificidade, foi inspirado na Igreja e no Exército. “A relação é muito muita mais uma organização de iguais, parceiros e associados”, explicou, “com novos líderes mais inovadores e criativos.”

 

Case Klabin

Já o alcance de resultados formidáveis é o tema do evento que acontece nesta quinta, das 8h30 às 11h30, na sede da ABRH-SP, com Sergio Piza, diretor de Gente e Gestão da Klabin e conselheiro da Simbiose – Atração e Gestão de Talentos. O executivo vai falar do tema Práticas de Gente e de Liderança para a Construção de uma Empresa Extraordinária a partir do case da Klabin, companhia centenária que continua inovando e produzindo resultados excelentes para todos os stakeholders.

Segundo Piza, resultados formidáveis pressupõem ações grandiosas e pensamentos extraordinários. Como um líder cria um contexto em que esses pensamentos surgem e quais as práticas de gente e de liderança fundamentais para a criação desse contexto serão o tema do case que ele vai apresentar.

O evento é gratuito para os associados da ABRH-SP. Não associados pagam R$ 70.

Inscrições: (11) 5505-0545 ou eventos@abrhsp.org.br

Fonte: Jornal Estadão – 20/09/2015

Em 2016 empresas devem investir em estágios

De olho no futuro, empresas mantêm investimentos em Programas de Estágios para 2016

Apesar dos dias difíceis, a retração da economia não tem afetado a continuidade dos programas de estágios das empresas. De acordo com o CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola, o número de novos contratos de estágio e de aprendizagem firmados pela instituição no primeiro semestre de 2015 aumentou 4,5% em relação a igual período do ano passado, saltando de 130.832 para 136.677. Atualmente, o CIEE mantém 500 mil jovens em programas de estágio em todo o país.

Mesmo empresas atingidas mais duramente pela crise têm mantido seus programas. Um exemplo é a Mercedes-Benz do Brasil, que recentemente aderiu ao Programa de Proteção ao Emprego para dar estabilidade aos quase 10 mil funcionários da fábrica de São Bernardo do Campo, localizada em São Paulo. “Sabemos muito bem que as pessoas não podem ser desenvolvidas do dia para a noite. Por isso, mantemos nossos Programas de Jovens Talentos faça chuva ou faça sol, pois mais à frente, daqui a um ou dois anos, quando a situação melhorar, vamos precisar desses profissionais”, explica Carlos Ferreira Manaia, gerente de Recursos Humanos da Mercedes-Benz.

Com inscrições abertas até 30 de novembro deste ano, o programa disponibiliza cerca de 100 vagas entre as unidades de São Bernardo do Campo, Juiz de Fora (MG), Campinas e Iracemápolis (SP) – nova planta de automóveis que será inaugurada em 2016 –, além de vagas nos escritórios regionais de vendas localizados nas cidades do Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Brasília. Podem participar estudantes que deverão estar, em 2016, no penúltimo ou último ano de graduação nos cursos das áreas de Engenharia, Finanças & Controlling, Recursos Humanos, Vendas & Marketing, Comunicação, Administração e Tecnologia da Informação.

 

Outro exemplo é a multinacional anglo-holandesa RB (Reckitt Benckiser). Por meio do seu Programa de Estágio 2016, a empresa busca jovens talentos universitários para preencher cerca de 25 vagas em sua sede em São Paulo. O estudante interessado deve se candidatar até 10 de outubro e cursar, de preferência, a partir do segundo ano da graduação nas seguintes áreas: Administração/ Comércio Exterior, Ciências Contábeis/ Economia, Publicidade e Propaganda/ Marketing, Engenharia (produção/materiais/entre outras), Química/ Farmácia/ Ciências Biológicas, Direito e Psicologia.

 

Empresa da área de desenvolvimento de tecnologias para os mercados de papel e celulose, energia, petróleo e gás, matérias-primas e transporte automotivo, o Grupo Voith também está com inscrições abertas para o Programa de Estágio Jovens Talentos 2016 (até 2 de outubro). O programa tem como objetivo desenvolver estudantes de Engenharia através do estágio rotativo em diversas áreas da empresa para formar profissionais qualificados e com uma visão analítica, com base na cultura Voith.

 

Perfil

O perfil do estagiário tem mudado muito nos últimos anos. As exigências são maiores, porém mais claras. No caso da Mercedes-Benz, as características desejadas são iniciativa, gostar de trabalhar em equipe, propor ações inovadoras, vontade de aprender e dar sugestões e participar ativamente dos processos da empresa. “Em média, acabamos efetivando cerca de 40 estagiários por ano”, lembra Manaia, que destaca que o Programa de Estágios da Mercedes-Benz existe desde 1970.

Mais informações:

www.mercedes-benz.com.br/carreira

www.vagas.com.br/reckitt

Voith: www.ipoinstituto.com.br

 

Fonte: Jornal Estadão – 20/09/2015

 

 

Empresa de Recolocação são a fuga do desemprego

Empresas de recolocação profissional são apostas para fugir do desemprego

 

 

 

De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados no final de agosto, o mercado de trabalho brasileiro registrou em julho o fechamento de 157.905 postos de trabalho e está em queda pelo quarto mês consecutivo.

Somente na RMC (Região Metropolitana de Campinas) são 15 mil indústrias de todos os portes. “Mas, ao olharmos os números de mercado, vemos que a capacidade instalada está em 78,6% – menor patamar da série -, o emprego recuou em 2015 para 4,9% e tivemos perda da massa salarial de 4,7%. A nossa economia está vivendo um momento difícil que vai deixá-la paralisada o resto do ano para começar a reagir somente em 2016.” É o que afirma o diretor geral da Korum Planejamento de Carreira e Recolocação, Marcio Brasil de Andrade.

Com 22 anos de experiência no mercado, o diretor explica que, como em todos os segmentos, sentiu os efeitos da crise pela redução da procura dos serviços. “Contudo, para as empresas que assessoramos, conseguimos manter uma média histórica, com a recolocação de 73% de nossos clientes em 5,2 meses.”

Entre os recursos utilizados estão a prospecção de vagas públicas e confidenciais de empresas e consultorias. De janeiro a agosto deste ano foram 2.848 abertas e 291 confidenciais. “Esse número de oportunidades impressiona, mas se dilui frente ao universo das empresas da região”, avalia Marcio Brasil.

O especialista em recolocação vê a situação com otimismo. “A crise é muito mais política e moral, afetando a credibilidade e confiança de todos. Porém, ainda temos empresas e empresários que acreditam na nossa economia e recuperação. Uma prova disso são os dados da InvestSP que de janeiro até esse momento anunciou 21 projetos com R$ 7,4 bilhões em investimentos e 7,6 mil empregos, grande parte deles no interior”, conta. “Por isso, seguimos trabalhando e ajudando as pessoas a se recolocarem. Logo a tempestade passa.”

 

Dicas da Korum para os profissionais que estão saindo do mercado:

 – Reunir a família, explicar o acontecido e orientar para o que vem pela frente;

– Reativar os contatos disponíveis através da rede (da antiga empresa) de clientes, fornecedores, concorrentes, além de recorrer aos amigos da igreja, clube, etc;

– Atualizar as redes sociais: principalmente LinkedIn e Facebook;

– Atualizar o currículo e montar uma estratégia de abordagem de mercado com cidades, empresas alvo e consultorias;

– Deixar o celular sempre disponível para eventuais contatos;

– Imprimir cartões de visitas para fazer e ampliar o networking;

– Com disciplina, deixar um período do dia para procurar oportunidades e fazer contatos;

– E o mais importante: ter muita paciência e controlar a ansiedade para, quando surgir uma chance, ser capaz de fazer uma boa entrevista.

 Fonte: Correio Popular – 13/09/2015

Muito além da Lei de Cotas

A inclusão de Pessoas com Deficiência traz para as organizações uma série de benefícios, como redução da rotatividade, impacto positivo na criatividade, valorização da imagem corporativa e fortalecimento do mercado interno. A questão, portanto, vai muito além do mero cumprimento da chamada Lei de Cotas. Este é enfoque do 3º Fórum de Inclusão “Pessoa com Deficiência – Além da Lei de Cotas”, evento que a Regional Sorocaba da ABRH-SP promove em 23 de setembro, das 8 às 17 horas, no Floresta Convenções e Eventos (Av. Três de Março, 2.566), em Sorocaba.

Entre os debatedores, o evento contará com as participações de Flávia Cintra, jornalista e ativista dos movimentos sociais em defesa dos direitos das pessoas com deficiência; dr. José Carlos do Carmo, auditor fiscal do trabalho no Ministério do Trabalho e Emprego; e Marinalva Cruz, coordenadora do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (Padef), da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT). Haverá ainda a apresentação de cases do Magazine Luiza e da Flextronics Brasil.                                                         

 

Inscrições: (19) 3294-3307 ou regionalsorocaba@abrhsp.org.br

 

Fonte: Jornal Estadão – 13/09/2015

O papel do RH para superar a crise

Eventos buscam entender a crise e o papel do RH na superação das dificuldades

 

“Falar em crise de valores é falar na crise que o país está vivendo.” “A corrupção é apenas um sinal da subversão de valores.” “A discussão de valores tem de ser levada pelo RH para dentro das empresas.” Essas foram algumas das reflexões iniciais do consultor e professor associado da Fundação Dom Cabral, Eduardo Frosini, na palestra Crise de Valores e o Sistema de Crença nas Organizações, realizada na sede da ABRH-SP, com o apoio da consultoria Calasse RH, na última quinta.

Com 25 anos de experiência em projetos de gestão estratégica e vivência internacional na Argentina, no Chile e na França, Frosini falou das dificuldades dos processos de mudança, principalmente nos momentos de crise. Segundo ele, a crise já é um sinal de que nós não mudamos. A boa notícia é que ela é benevolente, vem em etapas e ondas, mandando sinais, portanto pode ser detectada. “Já a mudança é lenta, gradual e precisa ser respeitosa com os outros e a gente mesmo.”

Frosini abordou ainda o método psicoterápico da Constelação Sistêmica para o entendimento dos sistemas de crença e valores das organizações e seu uso nos processos de mudança.

 

Mais sobre a crise

Buscar melhores resultados em cenários de incertezas econômicas em geral traz à tona uma grande discussão sobre como cumprir metas com recursos escassos. Em momentos como o que vivemos na atualidade, produzir mais com menos se torna um verdadeiro mantra no mundo dos negócios, o que exige o reposicionamento estratégico do RH dentro das organizações.

Como fazer isso é o tema da palestra Recursos Humanos em Tempos de Crise, que a ABRH-SP promove nesta quinta, das 9 às 12 horas, na sua sede, com o consultor e professor da BSP – Business School São Paulo Gilberto Guimarães, especialista nos temas liderança positiva, coaching e change management, entre outros.

O evento é gratuito para os associados da ABRH-SP. Não associados pagam R$ 70.

 

Inscrições: (11) 5505-0545 ou eventos@abrhsp.org.br

 

Fonte: Jornal Estadão – 13/09/2015

 

 

Fórum G3: Como o Rh agrega valor a empresa?

Fórum do G3 vai questionar como Recursos Humanos pode agregar mais valor ao negócio e maximizar resultados

A discussão sobre como RH pode agregar mais valor ao negócio e maximizar os resultados na visão dos próprios profissionais da área de Recursos Humanos e dos gestores de negócios é o tema do seminário que o G3, um dos mais tradicionais grupos informais de RH do Brasil, promove no dia 7 de outubro, das 8h30 às 12h30, no auditório da Universidade Anhembi-Morumbi (Rua Casa do Ator, 275), na capital paulista.

Tendo como ponto de partida o tema central Transformação e Geração de Valor em Recursos Humanos e Gestão de Negócios, o evento vai provocar reflexões: na visão dos gestores de negócios, o que RH tem de fazer mais para ajudar e agregar mais no resultado?; como medir a contribuição da gestão de pessoas para o negócio?; será que está faltando RH rever os seus processos e ter métricas para medir esta contribuição?; será que ainda falta uma visão mais estratégica de negócios?; RH está conseguindo fazer a tradução das necessidades dos negócios para os seus processos de gestão?

Serão dois painéis. No primeiro, executivos de diferentes áreas vão dar a visão dos gestores de negócios. No segundo painel, será a vez de executivos e consultores de RH falarem o que pensam sobre o tema. O objetivo do G3 é proporcionar aos participantes alguns insights de como RH pode trabalhar mais próximo ao negócio e agregar mais valor através dos seus processos.

 

O evento terá como palestrantes: Iuri Miranda, CEO do Burger King; Alexandre Flaith, CEO da Convatec; Marcelo Spaziani, vice-presidente SW Latam da IBM; Agricio Neto, vice-presidente de Marketing e Programação da Sky; Marcelo Nobrega, vice-presidente de RH do McDonald´s; José Tolovi, CEO do Great Place to Work; Luiz Wever, sócio da Odgers Berndtson; e Daniela Diniz, editora sênior da revista Você S/A.

 

 

 

Inscrições: (11) 3666-9680 ou g3seminario@prospectbrasil.com.br

  

Grupo Reflexão

 

Ainda falando sobre os grupos informais de Recursos Humanos, o Reflexão também promove nesta terça, das 8 às 12 horas, no Clube Paineiras do Morumbi (Av. Dr. Alberto Penteado, 605), a sexta edição do seu Fórum, com o tema As Competências para Hoje e para o Futuro e os Principais Desafios para a Carreira.

 

O objetivo é discutir questões como: Quais competências devem ser desenvolvidas? Devemos focar no que temos de melhor ou desenvolver aquilo que ainda temos gaps e precisa de lapidação? Que olhar as empresas têm para os profissionais de hoje?

O evento terá como palestrantes Sérgio F. Averbach, presidente para a América do Sul e senior client partner na Korn Ferry International, e Tânia Casado, professora efetiva da FEA-USP e consultora em gestão de pessoas.

Inscrições: gruporeflexao.fb@gmail.com

 
Fonte: Jornal Estadão – 13/09/2015

Coluna MEDIApool

O TESTE-DRIVE PODE DAR CERTO

 

Com times mais enxutos, grandes organizações se deparam diante do desafio de aproximar times para que possam compartilhar ainda mais tarefas e integrar rotinas. Só que  arrumar a casa raramente é simples. Harmonizar pessoas é um projeto que exige um pilar forte:  todos precisam estar dispostos a cooperar e esse exercício requer planejamento, transparência e não só discurso. Essa equação tem solução. Olhe as equipes envolvidas e avalie a forma mais orgânica diante da cultura.

Dica: muitos adultos entendem mesmo através da experimentação. Então, que tal um teste-drive? Você passa metade do dia no meu departamento, na minha função e eu no seu, na sua cadeira? A perspectiva de estar na pele do outro pode incorporar novas aprendizagens, necessárias à integração, pela empatia. Lembre-se de que o teste-drive, em geral, é supervisionado.

Outra tática que pode incentivar departamentos para que trabalhem em conjunto é estruturar um ciclo de reuniões de resolução de problemas que abordam questões de negócios do mundo real. Não é soltar provocações a esmo, mas conduzir a reflexão em conunto para que todos encontrem denominadores entre prós e contras, cortes e ajustes, novas demandas, novas rotinas.

A interação eficiente entre pessoas é a certeza de que times estarão mais bem preparados para produzir melhor, inovar na direção certa e alinhar objetivos. Você pode se surpreender.

 

Fonte: Folha de Alphaville – 11/09/2015

 

Se integre nas discussões sobre carreira

NOVAS OPORTUNIDADES PARA ESTAR À FRENTE DAS DISCUSSÕES QUE MOVEM A CARREIRA E O TRABALHO

 

 

Os grupos de estudos se multiplicam para atender à demanda de associados e incluir assuntos em destaque. Vamos construir conhecimento – juntos?

 

Serão seis encontros que podem mudar ou dar um rumo a profissionais que buscam aperfeiçoamento. “O ambiente de troca de informações e networking é propício para o desenvolvimento. A participação é intensa, já que os principais pontos, dentro de cada assunto, são escolhidos pelo grupo. Temos apenas um orientador, que ajuda a organizar a reflexão”, explica Ana Gabriela Dezan, Diretora de Grupos de Estudos da Regional Metropolitana Oeste.

Os novos grandes temas escolhidos são: Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho, Gestão em Administração de Pessoal e Governança Corporativa em Empresas Familiares. “Essas foram necessidades que apareceram nas conversas com associados aqui da região de Alphaville e Barueri”, explica a Diretora.

 

Para participar da atividade, é obrigatório ser associado da ABRH-SP e estar em dia com a anuidade. Quem não renovou ainda, ou quer se associar pela primeira vez, pode ser beneficiado pela excelente campanha de associados que acaba de ser lançada e se filiar por um ano por R$ 320,00 ou dois anos por 384,00 (que podem ser parcelados em até 10 vezes!). Esse valor dá acesso não só a esses encontros, mas a muitas outras atividades que a ABRH-SP está oferecendo para oxigenar esse momento de instabilidade na economia e que acaba se refletindo no ânimo de quem busca horizontes para a carreira e para a gestão de pessoas.

Além dos grupos da região, ainda é possível participar dos que são oferecidos na capital, que também tem três novos temas: Coaching, Programas de Estágio (promovido em parceria com o CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola) e RH e a Resolução de Conflitos. “O importante é mobilizarmos talentos para que sejam capazes de atravessar qualquer cenário e, dentro da diversidade para a qual se abre o mercado de trabalho, sejamos capazes não só de encontrar o sucesso, mas de compartilhar soluções”, conclui Ana Gabriela.

Os encontros começam neste mês e terminam em fevereiro.

Mais informações:

Sobre os Grupos de Estudos: (11) 5505-0545 ou gruposdeestudos@abrhsp.org.br

 Fonte: Folha de Alphaville – 11/09/2015

GAMES E APPS: COMO USAR PARA CRIAR LAÇOS

Em uma sessão de GameJam, durante o CONARH, mês passado, foram criadas mais de 150 sementes de jogos e, durante os quatro dias, o aplicativo recebeu mais de 350 mil hits, 3 mil downloads. Quer tradução?

 

Fernando Seacero, Sócio Diretor da i9ação, empresa que proporcionou as duas experiências, explica melhor. “ A proposta de criação do game era um jogo de tabuleiro e, como inspiração, propusemos temas como liderança, feedback, integração entre áreas, produtividade e comunicação e trabalho em equipe. Como eram quase duas mil pessoas, fizemos uma parceria com alunos da Anhembi Morumbi, treinamos cada um, para que dessem assistência a cada uma das mesas. Ali quase ninguém se conhecia, diferentemente do que acontece nas empresas, onde também já chegamos com um propósito mais claro, mas, mesmo sem se conhecerem, os participantes conseguiram gerar as sementes – primeira etapa de construção do game. Depois dessa etapa, em geral, iríamos avaliar se ficava no tabuleiro ou se seria mais integrado virar um game eletrônico, por exemplo. O importante é pensar em soluções de forma conjunta. Já tivemos games com foco em perfuração de petróleo, melhoria de processos…”

A gameficação se apoia na ativação de três sistemas cerebrais: neo córtex, que mantém o foco no racional, límbico (estimulado por cores, símbolos, música…) e o reptiliano (responsável pela movimentação corporal e tomada de decisões).

 

Ele diz que a escolha pelo tabuleiro une gerações, já que, não importa a idade, todos, em algum momento, já jogaram nessa plataforma ou mesmo jogos com cartas. “Tanto nas empresas quanto no Congresso o engajamento foi excelente. Aliás, o público participou não só dessa atividade, mas surpreendeu com o uso intenso do aplicativo.”

O aplicativo CONARH 2015 teve 3 mil downloads e mais de 350 mil hits, em quatro dias, e chegou a ser considerado pelos críticos de tecnologia como o melhor aplicativo em circulação, nesse período. A criação dessa plataforma interativa visava algumas intenções e necessidades: “A primeira era servir de guia com horários e informações sobre as atividades. Queríamos também que as perguntas para palestrantes e avaliações ficassem registradas e tivemos a participação maior do que no ano anterior. Também era importante que fosse um facilitador para o networking. Então, o participante podia inserir seus dados nessa parte do aplicativo e se colocar disponível para a troca de informações com outro participante. Nada de cartões de visita mais”, brinca Seacero.

Segundo ele, com esse novo recurso, ficou mais fácil estudar o comportamento dos inscritos, estratificando os mais participativos, por exemplo.

 

 Fonte: Folha de Alphaville – 11/09/2015

 

 

AGENDA

3º Fórum de Inclusão “Pessoa com Deficiência – Além da Lei de Cotas”, em Sorocaba. Dia 23 de setembro, das 8h às 17h.

Inscrições: R$ 100,00 associados ABRH-SP, R$ 250,00 não associados, com almoço no local incluso no valor.

Mais informações: (19) 3294-3307 ou regionalsorocaba@abrhsp.org.br

 

 

Práticas Culturais: Inovação e Harmonia entre Gerações

Dia 25 de setembro, das 8h às 11h, na FGV Alphaville:

José Ricardo Amaro, diretor de RH da Endenred, vai falar sobre a conciliação entre gerações (boomers, X, Y e Z). Como é importante que os líderes e profissionais se adaptem às mudanças provocadas por cada geração e tirem melhor proveito delas. O evento é fechado, mas se quiser participar mande e-mail para: rmo@abrhsp.org.br

 

Fórum do GERH: Impactos da revolução tecnológica, econômica e social sobre o mundo do trabalho

2 e 3 de outubro no Valinhos Plaza Hotel, no interior de São Paulo. Inscrições: comercial@parceira.com.br (diferentemente dos outros anos, o GERH está cobrando uma contribuição de R$ 200 pelas inscrições para cobrir as despesas)

 

Você na ABRH-SP:

Este é um espaço para você.  Quer ter seu Currículo e foto publicados, mande para a gente no e-mail: contato@mediapool.com.br. Este mês estamos apresentando a diretoria recém-aprovada e que estará à frente da Associação a partir de janeiro.

 

Edna Vasselo Goldoni (diretora) – Atua na Admix há dezoito anos onde ocupa o cargo de diretora Comercial da Filial Prime, sendo responsável pela gestão de benefícios saúde, vida e odontológico de sólidas organizações, de diferentes segmentos. É graduada em Biomedicina e Saúde Pública e pós-graduada em Administração de Empresas e Marketing de Serviços.

 

Fonte: Folha de Alphaville – 11/09/2015

COLUNA MEDIAPOOL: LUIZ ANTONIO COMAR JR.

MELHORIA CONTÍNUA: QUEM PRECISA?

 

Época de crise econômica, inspiração latente para repensar equipes e formas de organizar os times. Por que mesmo ter um cargo exclusivo para melhoria contínua?  Um dos muitos que foram sendo incorporados compulsivamente, conforme as práticas de mercado contemporâneas foram se consolidando…

Se o momento é de reinventar a empresa, a economia e fortalecer talentos, como não pensar que a melhoria precisa ser uma preocupação de todos os funcionários e uma atribuição para ser acompanhada por todos os responsáveis de área? Assim como, inovação.

Delegar esse poder a todos os talentos é dar possibilidades para que colaborem efetivamente e sem barreiras, sem intermediários, com as mudanças que precisam ser feitas. Quer melhor política de engajamento do que saber que cada um tem voz para participar? E se eu me mobilizo para a melhoria, entrego… melhoria. Não é mágica, mas exige uma nova fórmula. E toda nova fórmula requer uma boa comunicação e a presença de líderes prontos para ouvir – de verdade –  e orientar. E já que as máquinas não estão a pleno vapor, por que não aproveitar o espaço para atualizar a cultura interna, treinar e ficar com time pronto para enfrentar o que vem por aí: a recessão ou o sucesso. Melhorias em processos e inovação são fatores de alto desempenho para transitar de um extremo para o outro. Multiplique.

 

Fonte: Fonte de Alphaville – 04/09/2015

 

 

 

 

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