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Conheça os candidatos aos conselhos

Conheça os candidatos aos Conselhos Deliberativo e Fiscal para o triênio 2016-2018

 

Conselho Deliberativo

Ademir de Souza, presidente da Soulan RH    

Ana Maria de Freitas, diretora geral do IPO Instituto       

Ana Maria Paulo dos Santos Costa, sócia-proprietária da Consultoria TD Company   

Antonio Geraldo Wolff, vice-presidente do Conselho de Administração do Instituto Via de Acesso

Arnaldo Mello Franco, sócio-proprietário da RHVision – Consultoria Organizacional  

Augusto Furine, consultor

Carlos Alberto de Queiroz Rebouças, diretor da CB&I Lummus     

Carlos Prado, diretor da PRHado Consultoria  de Recursos Humanos

Carlos Roberto Vieira da Silva, sócio-diretor da Lesap   

Carlos Rubens Zacarias, professor

César Gomes, sócio-diretor da Hyperformance Consultoria 

Cirlene Barreto, consultora sênior em hunting na Trio RH

Claudemir Ozorio Alves da Silva, assessor especial na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo 

Claudio da Costa, diretor de Gestão de Pessoas da EcoRodovias  

Clovis da Silva Bojikian, conselheiro da Fundação Semco     

Donizetti Moretti, executivo sênior – gestão interina de RH da Eksper Interim Management Group   

Elizenda Orlickas, professora e palestrante   

Fátima Farias, consultora de empresas, carreira e coach

Fernando Carvalho Lima, sócio-diretor da HR2 Business

Francisco Antonio Soeltl, presidente da MicroPower   

Inês Restier, diretora da MICR – Consultoria e Treinamento Empresarial

João Marcos Varella, consultor de empreendedorismo

 

João Paulo Vergueiro, professor

José Augusto Figueiredo, presidente executivo da LHH – América Latina

Laerte Leite Cordeiro, consultor e coach de executivos e carreiras

 

Lauro Eduardo De Russi, diretor e consultor da TreCom   

Luciana Carvas, diretora de RH da BP   

Luciana Ferreira, presidente da Canal de Talentos e Elemento RH  

Luiz Carlos Andrade de Souza, membro da Sobratt – Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades

Luiz Eduardo Zaccharias, presidente da Uniodonto Paulista  

Marcia Palmeira, consultora associada na M&S, Mercer e Fellipelli    

Marcos Nascimento, sócio da ManStrategy Consulting

Marcus Pastori Mesquita, sócio-fundador da Improve Talent    

Mário Faccioni, gerente de Unidade da Metadados       

Mônica Viveiros Correia, consultora 

Nelson Alvarez, sócio-diretor da Alvarez e Carnicelli Assessoria 

Norberto do Carmo Filho, gestor de Recursos Humanos do Hospital Vitória – Santos

Orlando Franzini, diretor Administrativo da CTO Comunicação Total    

Paulo Bastos, sócio do IMDE Brasil e da HR2 Business  

Rita de Cássia Oliveira Maciel, gerente executiva do Banco Bradesco     

Roberto Martins, consultor da Roberto Martins Consultores Associados  

Ruy Leal, superintendente geral da Via de Acesso   

Silvio Celestino, senior partner da Alliance Coaching

Tatiane Souza, presidente e sócia da Gente Mais Consultoria e Treinamento

Teresa Ribeiro, consultora e especialista em Desenvolvimento de RH da Andrade Auditoria e Consultoria  

Valdir Gonçalves Baptista, relações públicas da Prefeitura de Barueri

Vera Ferreira, consultora   

Vinícius Francisco dos Santos, gerente de RH do CIEE 

Walter Barelli, consultor

Wolnei Tadeu Ferreira, advogado e administrador 

Yara Leal de Carvalho, sócia da ASDP Consultores e da Questão de Coaching 

 

Conselho Fiscal

Claudio Pacheco do Amaral, diretor da Unidade Campinas da LHH  

Eliane Maria (Lia) Aere, diretora geral da RHMed   

José Pascoal Muniz,  diretor da Mariaca  

Orlando Mazzuli, consultor 

Reinaldo Chaguri, consultor autônomo da Soulan Recursos Humanos  

Ronaldo Schwartzkopf, diretor DE Bernt Entschev

Fonte: Jornal Estadão – 26/07/2015

Chapa RHumo Certo divulga plano de Gestão

Candidata única às eleições para a diretoria da ABRH-SP, Chapa RHumo Certo divulga Plano de Gestão para os próximos três anos

No dia 13 de agosto acontecem as eleições para a Diretoria Executiva e os Conselhos Deliberativo e Fiscal da ABRH-SP. A Chapa RHumo Certo, composta na sua maioria por integrantes da diretoria atual e presidida por Theunis G. Baronto Marinho, concorrerá à Diretoria Executiva. “Construímos uma chapa com grandes feras de RH. Profissionais experientes e de sucesso, e, mais importante, dispostos a continuar contribuindo voluntariamente para a causa”, assinala Marinho.

Para ele, a ABRH-SP tem tido a felicidade de uma sequência de dirigentes com gestões muito bem-sucedidas desde 2004, com as presidências de Walter Sigollo, Vicente Teixeira, Elaine Saad, Wagner Brunini e Almiro dos Reis Neto. “O patamar de competência e sucesso é alto e, por si só, desafiador. Além disso, vivemos uma situação de alta complexidade política e econômica do país, que trará grandes desafios nos próximos três anos. Sabemos disso e procuraremos cumprir nossas responsabilidades.”

A Chapa RHumo Certo apresentou o Plano de Gestão, que tem como plano de ação 

“O profissional e a atividade de RH atuando estrategicamente para a evolução econômica e social na produção de riquezas com sustentabilidade.”

  •  Fomentar a busca contínua da excelência nas práticas de gestão de pessoas nas empresas.
  • Promover a disseminação de novos conceitos e metodologias em RH.
  • Dar suporte ao Corhale (Comitê RH de Apoio Legislativo) nas decisões legislativas, visando à evolução contínua das práticas saudáveis na gestão de pessoas.
  • Apoiar as iniciativas para jovens, iniciantes na carreira de RH.
  • Promover atividades de apoio para associados em transição de carreira.
  • Incrementar as atividades associativas em todo o Estado de São Paulo, com ênfase nas atividades regionais.
  • Apoiar a ABRH-Brasil nas suas atividades, incluindo o CONARH.
  • Apoiar e colaborar com os grupos informais de RH.
  • Garantir a sustentabilidade financeira da associação, mesmo em períodos de crises econômicas.
  •  Instituir na ABRH-SP as “Melhores Práticas de Governança Corporativa para Associações”, preconizadas pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

 

Formam a chapa os profissionais:

Theunis G. Baronto Marinho (presidente) – Administrador de Empresas. Conselheiro de administração e consultivo, coach & mentor para executivos. Trabalhou 28,5 anos no grupo Bayer. Foi diretor-presidente da Bayer Polímeros S.A. e general manager Latin America – Business Group Plastics. Na Bayer S.A foi diretor de RH e diretor geral de Finanças & Administração. Na Bayer AG-Alemanha foi business unit manager – iron oxide.

Lilian Guimarães (vice-presidente) – Executiva com 30 anos de experiência em RH, ocupou, nos últimos 10 anos, a posição de vice-presidente de Recursos Humanos em duas renomadas organizações: Natura, de 2013 a 2015, e nos Bancos Real e Santander entre 2000 e 2013. É graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas com especialização em RH pela mesma instituição.

Alessandra Ginante (diretora) – Vice-Presidente de RH na Avon Cosméticos, é também presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Avon e professora de Arquitetura e Cultura Organizacional na Fundação Getulio Vargas.  Mestre em Administração de RH pela Universidade Mackenzie, concluiu seu MBA na EAESP-FGV com extensão na Universidade de Chicago.

Edna Rodrigues Bedani (diretora) – Executiva na Rede Laureate University, onde ocupa o cargo de diretora de Recursos Humanos do Complexo Educacional FMU, é também professora universitária em cursos de MBA, na FGV – Faculdades Getulio Vargas e BSP – Business School de SP. É psicóloga, mestre em Administração, com especialização em Gestão Estratégica de RH.

Edna Vasselo Goldoni (diretora) – Atua na Admix há dezoito anos onde ocupa o cargo de diretora Comercial da Filial Prime, sendo responsável pela gestão de benefícios saúde, vida e odontológico de sólidas organizações, de diferentes segmentos. É graduada em Biomedicina e Saúde Pública e pós-graduada em Administração de Empresas e Marketing de Serviços.

Guilherme Cavalieri (diretor) – Diretor de Desenvolvimento Humano para a América Latina da Serasa Experian, possui 29 anos de experiência em Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais. Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo, tem pós-graduação em Gestão Estratégica pela FIA-USP.

João Furlan (diretor) – Sócio-fundador da Enora Leaders, gerencia programas de desenvolvimento de liderança e gestão de mudanças em empresas de grande porte. Formado em Administração de Empresas pelo Inper, possui mestrado pela Scuola di Direzione Aziendale – Bocconi (Itália) e pela Esade Business School (Espanha) em Marketing e Gestão Comercial.

Carlos Silva (diretor nomeado) – Sócio-diretor da Lesap – Consultoria Empresarial e membro da Comissão de Advogados Trabalhistas da OAB-SP – Seção Barueri, é advogado, pós-graduado em Gestão Empresarial (FGV) e especialista em gestão de pessoas. Exerceu cargos de gestão em empresas nacionais e internacionais por 38 anos. 

 

Fonte: Jornal Estadão – 26/07/2015

VOCÊ NA ABRH-SP

“Hoje todo profissional de Recursos Humanos deve ter um canal forte de comunicação, é por este motivo que fazemos parte da ABRH-SP Campinas. Estamos sempre acompanhando como está o mercado e as ações que irão ocorrer para o próximo período. Na segunda quinzena de agosto, os profissionais da área de RH poderão acompanhar as tendências do nosso setor no CONARH 2015, no Transamerica Expo Center. E, como sempre, poderemos contar novamente com ABRH-SP. Nosso muito obrigado!”

Helenice Colombini Gerente RH da Ultrapan

Fonte: Correio Popular – 19/07/2015

Subcomissão Propositiva elabora projetos

Subcomissão Propositiva, criada pelo Corhale, elabora dois anteprojetos que simplificam a legislação

 

Desde que foi criado em 2008, Legislativo, mantido pela ABRH-SP com o apoio da ABRH-Brasil, tem acompanhado a formação das leis que afetam as relações trabalhistas por meio da produção constante de Notas Técnicas, que avaliam os projetos de lei e são enviadas aos seus respectivos autores na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

 

No ano passado, o Corhale decidiu ir além desse trabalho de vigilância permanente ao criar a Subcomissão Propositiva, cujo objetivo é elaborar anteprojetos de lei com foco no aperfeiçoamento da legislação trabalhista e na inovação da relação capital-trabalho. “São anteprojetos que prezam pelo equilíbrio na relação entre empregados e empregadores, sem favorecimentos e com isenção político-partidária”, explica Ricardo Albregard, coordenador da Subcomissão.

 

Em funcionamento desde agosto do ano passado, a Subcomissão já concluiu a elaboração de dois projetos. Relativo aos Programas de Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), o primeiro tem por objetivo aperfeiçoar a legislação para possibilitar a negociação com o sindicato da categoria preponderante nos casos em que a empresa possua diversas atividades ou negócios, ou mesmo esteja estabelecida em diversos municípios ou Estados.

 

A segunda proposta altera artigo da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho para que as horas suplementares sejam apuradas e pagas no mês seguinte ao da prestação de serviços. Além disso, sugere atualizar a redação de parágrafo da CLT com base na Constituição Federal vigente, modificando o percentual de hora suplementar, a constar do acordo ou contrato coletivo de trabalho, de 20% para 50%. “São dois projetos que têm como objetivo aperfeiçoar e atualizar a legislação que rege as relações do trabalho, evitando situações conflituosas que podem resultar em acessos desnecessários ao Poder Judiciário”, complementa Albregard. As proposições da subcomissão serão apresentadas a parlamentares e, caso acatadas, tramitarão no Congresso Nacional até serem submetidas à sanção presidencial. A fim de dar andamento ao trabalho, o Corhale se reuniu recentemente com a assessoria do deputado Laércio Oliveira (SD-SE), tendo apresentado esses dois primeiros projetos, que serão por ele analisados visando à apresentação à Câmara dos Deputados.

 

Além de Albregard, fazem parte da comissão os integrantes do Corhale: Emerson Casali, Fátima Farias, Gabriela de Britto Maluf, Luiz Carlos Andrade de Souza, Luiz Luzzi, Raphael Rodrigues, Roberto Baungartner e Wolnei Tadeu Ferreira.

Subcomissão Propositiva, criada pelo Corhale, elabora dois anteprojetos que simplificam a legislação

 

Desde que foi criado em 2008, Legislativo, mantido pela ABRH-SP com o apoio da ABRH-Brasil, tem acompanhado a formação das leis que afetam as relações trabalhistas por meio da produção constante de Notas Técnicas, que avaliam os projetos de lei e são enviadas aos seus respectivos autores na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

 

No ano passado, o Corhale decidiu ir além desse trabalho de vigilância permanente ao criar a Subcomissão Propositiva, cujo objetivo é elaborar anteprojetos de lei com foco no aperfeiçoamento da legislação trabalhista e na inovação da relação capital-trabalho. “São anteprojetos que prezam pelo equilíbrio na relação entre empregados e empregadores, sem favorecimentos e com isenção político-partidária”, explica Ricardo Albregard, coordenador da Subcomissão.

 

Em funcionamento desde agosto do ano passado, a Subcomissão já concluiu a elaboração de dois projetos. Relativo aos Programas de Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), o primeiro tem por objetivo aperfeiçoar a legislação para possibilitar a negociação com o sindicato da categoria preponderante nos casos em que a empresa possua diversas atividades ou negócios, ou mesmo esteja estabelecida em diversos municípios ou Estados.

 

A segunda proposta altera artigo da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho para que as horas suplementares sejam apuradas e pagas no mês seguinte ao da prestação de serviços. Além disso, sugere atualizar a redação de parágrafo da CLT com base na Constituição Federal vigente, modificando o percentual de hora suplementar, a constar do acordo ou contrato coletivo de trabalho, de 20% para 50%. “São dois projetos que têm como objetivo aperfeiçoar e atualizar a legislação que rege as relações do trabalho, evitando situações conflituosas que podem resultar em acessos desnecessários ao Poder Judiciário”, complementa Albregard. As proposições da subcomissão serão apresentadas a parlamentares e, caso acatadas, tramitarão no Congresso Nacional até serem submetidas à sanção presidencial. A fim de dar andamento ao trabalho, o Corhale se reuniu recentemente com a assessoria do deputado Laércio Oliveira (SD-SE), tendo apresentado esses dois primeiros projetos, que serão por ele analisados visando à apresentação à Câmara dos Deputados.

 

Além de Albregard, fazem parte da comissão os integrantes do Corhale: Emerson Casali, Fátima Farias, Gabriela de Britto Maluf, Luiz Carlos Andrade de Souza, Luiz Luzzi, Raphael Rodrigues, Roberto Baungartner e Wolnei Tadeu Ferreira.

Fonte: Correio Popular – 19/07/2015

Eleições gerais na ABRH-SP

No próximo 13 de agosto acontecerá a Assembleia Geral Extraordinária que elegerá a Diretoria Executiva e os Conselhos Deliberativo e Fiscal da ABRH-SP para o triênio 2016-2018.

A chapa RHumo Certo, composta na sua maioria por integrantes da diretoria atual e presidida por Theunis Marinho, hoje presidente do Conselho Deliberativo da entidade, é a única candidata à diretoria executiva da ABRH-SP (no próximo domingo serão divulgados o Plano de Gestão da chapa e a relação dos candidatos aos Conselhos Deliberativo e Fiscal).

Como tem ocorrido nos últimos anos, as eleições acontecerão de forma eletrônica. Os associados em condição de votar receberão, em seu endereço eletrônico, login e senha próprios para que possam participar do processo eleitoral.

Terminada a votação, terá início a apuração dos votos e será feita a promulgação dos resultados declarando os eleitos, atos a serem realizados pelo Comitê Eleitoral, do qual fazem parte os ex-presidentes executivos da ABRH-SP Cléo Carneiro e Wagner Brunini, os ex-presidentes do Conselho Deliberativo Felipe Westin e José Augusto Minarelli, e a gerente executiva Vânia de Faria.

 

Fonte: Estadão – 19/07/2015

Palestra na sede aborda comunicação eficiente

Palestra realizada na sede abordou os benefícios para os gestores de uma comunicação eficiente

Uma boa comunicação beneficia os gestores de diferentes formas: ajuda-os a identificar pontos de vista individualizados, colabora na construção do ponto de vista em comum, no estabelecimento da confiança e intimidade, e no engajamento da equipe. Essa foi uma das reflexões promovidas durante a palestra Comunicação Eficiente para Gestores, realizada na quinta passada, na sede da ABRH-SP, e apresentada por Kátia Gaspar, coach e trainer em Neurocoaching no Neuroleadership Group.

“A comunicação é uma parceria”, enfatizou Kátia. “Mas não adianta nada o gestor tentar fazer a melhor comunicação se o colaborador não estiver disposto a ouvi-lo.” Para ela, falar é uma necessidade, mas escutar é uma arte. A escuta ativa é feita quando a pessoa está presente naquele momento, quando ela busca uma conexão com o outro – a chamada empatia –, faz perguntas e tem assertividade, ou seja, escuta com foco.

Outro item importante da comunicação é o autoconhecimento, que auxilia bastante no entendimento das diferenças entre os indivíduos. De acordo com a palestrante, o MBTI, instrumento de identificação de características e preferências pessoais, desenvolvido nos anos 1940 por Katharine Cook Briggs e Isabel Briggs Myers com base nos trabalhos de Carl G. Jung sobre Tipos Psicológicos, pode ajudar bastante no autoconhecimento e no reconhecimento das diferenças de perfis, o que contribui para uma boa comunicação.

 

Resiliência

A próxima edição do Temas em Debate acontece no dia 30 de julho, na sede da ABRH-SP, a partir das 13h30, com a apresentação da palestra Resiliência e Mudanças Impactantes no Cenário de Trabalho, que será conduzida por Soraya Oliveira, coach formada pela Sociedade Brasileira de Resiliência – Sobrare.

“Em diferentes momentos o profissional que consegue desenvolver resiliência encontra facilidade em captar e aproveitar oportunidades de recuperação e, até mesmo, melhorias pessoais”, explica Soraya sobre o conteúdo da palestra.

O evento é gratuito para associados; não associados pagam R$ 70.

Inscrições: (11) 5505-0545 ou eventos@abrhsp.org.br

Fonte: Estadão – 19/07/2015

Remuneração e meritocracia no CONARH 2015

Remuneração e meritocracia é uma das palestras de destaque do CONARH 2015, que tem início em 17 de agosto

 

Quando uma pesquisa que mede as características culturais foi realizada na Cielo no ano passado, a meritocracia apareceu como um elemento característico importante da empresa, com os colaboradores fazendo uma forte associação entre o desempenho e a recompensa obtida. Era o que a área de Desenvolvimento Organizacional esperava desde que a prática foi implantada ainda em 2009 como parte de uma ampla reformulação da estratégia de RH.

“Na mesma pesquisa feita em 2010 ainda não havia essa percepção”, recorda Roberto Dumani, vice-presidente executivo de Desenvolvimento Organizacional da Cielo, onde trabalha desde novembro de 2008. Segundo ele, a meritocracia já está incorporada na empresa. “Nós falamos sempre sobre a prática na nossa intranet e em todas as nossas publicações.”

O desafio agora, de acordo com Dumani, é conciliar a meritocracia com as questões relacionadas à diversidade, valor cada vez mais importante para as organizações. “Como podemos falar simultaneamente de cotas e meritocracia? E como podemos aumentar o número de mulheres em posições de liderança sem interferir com a prática? Estamos no estágio inicial desse debate, mas existe um consenso na empresa de que é possível conciliar essas duas agendas.”

Dumani será um dos profissionais da área de Recursos Humanos que irão falar no CONARH 2015 – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, que acontece de 17 a 20 de agosto, no Transamerica Expo Center, na capital paulista. Ele vai detalhar o case da Cielo na palestra Remuneração e Meritocracia (dia 17, às 19 horas), que terá também a participação de Paulo Naliato, vice-presidente de RH da Via Varejo, e de Sandra Gioffi, sócia-diretora da Prática de Strategy para Talent & Organization da Accenture para América Latina, como moderadora.

O CONARH 2015 tem como tema central A Arte da Gestão de Pessoas – Desafios, incertezas e complexidade. Promovido pela ABRH-Brasil, com a copromoção da ABRH-SP, o evento é o maior do seu segmento na América Latina.

Inscrições: www.conarh.com.br ou (11) 3138-3420 (aproveite até o final de julho os preços promocionais para associados e não associados)

 

BOXE

 

Fórum do Corhale

Como tem acontecido nos últimos anos, o Corhale – Comitê RH de Apoio Legislativo, grupo mantido pela ABRH-SP com o apoio da ABRH-Brasil para analisar e influenciar as leis que afetam as relações trabalhistas, terá um espaço especial no CONARH. No dia 18, das 8h30 às 9h30, o Corhale vai promover o fórum Desafios, Incertezas e Complexidades em nossas Relações Trabalhistas. Participarão do debate Leandro Narloch, jornalista e escritor, e Marcelo Lomelin, sócio-proprietário da Nhanderú Serviços de Consultoria, além do moderador Emerson Casali, diretor da CBPI Produtividade Institucional e integrante do Corhale.

 

Mais informações: www.conarh.com.br

 

Fonte: Estadão – 19/07/2015

Eventos da ABRH-SP na sede e em Barueri

Os gestores são responsáveis por estabelecer uma visão empresarial clara e por comunicá-la com dinamismo à equipe, entretanto, o diálogo, fundamental nesse processo, não é uma tarefa fácil, ainda mais com a constante evolução tecnológica e as inovações nos canais de comunicação. Como estimular a utilização dos diferentes caminhos da informação contidos em uma organização é o foco da palestra Comunicação Eficiente para Gestores, que acontece nesta quinta, a partir das 13h30, na sede da ABRH-SP. A apresentação será conduzida por Kátia Gaspar, trainer em Neurocoaching no Neuroleadership Group.

 

Já no dia 22, a Regional Metropolitana Oeste da ABRH-SP promove em Barueri, na Strong FGV (Alameda Tocantins, 125, Alphaville), a partir das 8h30, a palestra Teletrabalho – Benefícios, barreiras e como superá-las, com o conselheiro da ABRH-SP e diretor da Sobratt – Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades Cléo Carneiro.

 

Inscrições:

Sede: eventos@abrhsp.org.br

Barueri: rmo@abrhsp.org.br

 

Jornal Estadão: 12/07/2015

Reflita sobre sua carreira no RH Conecta

RH Conecta ajuda você a refletir sobre sua carreira e desenvolvimento profissional

 

Até o final deste mês, o RH Conecta, fórum online da ABRH-SP, dá a você a oportunidade de refletir sobre sua carreira e desenvolvimento profissional assistindo às palestras gratuitas do evento. Competências pessoais essenciais para a carreira, gerenciamento do tempo, como se tornar um superapresentador, empregabilidade, como planejar o futuro e ser o protagonista da própria carreira são alguns dos temas que podem ajudar você a cuidar melhor da sua vida profissional nesse momento de instabilidade pelo qual passa o país. São todas palestras de curta duração, entre 7 e 10 minutos, que vão direto ao ponto principal dos temas.

Desde a semana passada, a ABRH-SP também abriu para o público a palestra magna O Modelo de Business Partner, apresentada por Marco Ornellas, sócio-diretor da Ornellas Consultoria e Escola de RH. Com isso, passa a 53 o número de palestras gratuitas do evento. As demais magnas permanecem pagas por valores bem em conta, principalmente para os associados da ABRH de todo o país (consulte o site www.abrhsp.org.br para saber as condições).

Com duração em média de 30 minutos, as palestras magnas aprofundam os assuntos de interesse dos profissionais de Recursos Humanos e gestores de pessoas, com temas como: dificuldades e aprendizados de uma carreira internacional, integração das diferentes gerações num mesmo ambiente de trabalho, o uso das mídias sociais pelas organizações, o que os jovens querem das empresas e o que elas têm feito nesse sentido, entre outros.

Quem acessa o evento tem ainda a oportunidade de conhecer os lançamentos e soluções para a área de RH na feira online que reúne importantes fornecedores do segmento. Iniciativa da ABRH-SP, o RH Conecta Fórum Online foi lançado em comemoração aos 50 anos da entidade paulista, celebrado neste ano.

Acesse: www.rhconecta.com.br

 

Jornal Estadão: 12/07/2015

Grupos de Estudos no segundo semestre!

ABRH-SP anuncia o lançamento de novos Grupos de Estudos na capital paulista, com início no segundo semestre deste ano

 

Criados pela ABRH-SP em 2007, os Grupos de Estudos se consolidaram ao longo dos anos até se tornarem um case de sucesso com número de inscritos e relevância crescentes. Exclusiva para associados da ABRH-SP, a atividade, atualmente, é oferecida na capital e nas Regionais Baixada Santista, Campinas, Metropolitana Oeste, Sorocaba e Ribeirão Preto. São quase 40 grupos em funcionamento.

Com início em março, os grupos normalmente se estendem até outubro e novembro, depois de oito encontros mensais. Em razão da procura, porém, a ABRH-SP decidiu lançar mais três grupos no segundo semestre deste ano, inicialmente na capital paulista. Um deles já tem tema definido – Programa de Estágio – e será desenvolvido em parceria com o CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola, que é um apoiador da Associação. Os outros dois temas ainda estão em avaliação e serão anunciados em breve.

“A metodologia baseada na andragogia será a mesma dos demais grupos. A carga horária também, só que condensada em seis encontros, que acontecerão de setembro deste ano a fevereiro do próximo. Com isso, quem participar dos grupos deste segundo semestre poderá se inscrever naqueles que terão início em março de 2016”, explica Ana Maria de Freitas, diretora dos Grupos de Estudos e integrante do Conselho Deliberativo da ABRH-SP.

Em relação aos grupos já em andamento na capital e nas Regionais, Ana Maria tem visitado um por um. Ela faz uma avaliação positiva. “Normalmente, os grupos começam com um número maior de inscritos, mas, depois dos primeiros encontros, se estabilizam entre 15 e 20 participantes, número que consideramos mais produtivo. Também destaco a metodologia de cocriação e construção coletiva do conhecimento utilizada, que tem funcionado muito bem.”

 

Os Grupos de Estudos têm como objetivos desenvolver a análise crítica e a produção criativa sobre áreas e temas vinculados à gestão de pessoas, debater sobre o que há de mais avançado no segmento e permitir a troca de experiências e o networking entre os participantes. Coaching, liderança e sucessão, resiliência na vida pessoal e profissional, consultoria interna em RH, remuneração estratégica, práticas em educação corporativa, gestão de expatriados, relações trabalhistas são exemplos de temas debatidos pelos grupos.

Quem quiser conhecer mais sobre a metodologia e o funcionamento dos encontros pode acessar, gratuitamente, a palestra da vice-presidente de Conhecimento e Aprendizagem da ABRH-SP, Edna Bedani, disponível no RH Conecta – Fórum Online (leia mais sobre o evento na matéria abaixo). É só entrar no site www.rhconecta.com.br e fazer o cadastro.

Mais informações: (11) 5505-0545 ou www.abrhsp.org.br

Jornal Estadão: 12/07/2015

VOCÊ NA ABRH-SP

 

Luciano Maffia é consultor de educação corporativa para América Latina pela Universidade McDonalds. Ele é responsável pelos programas de diagnóstico e desenvolvimento que visam ao desenvolvimento e aprimoramento de funcionários em todas as linhas de negócios. É responsável também pela gestão orçamentária, investimento e negociação com fornecedores. Quer participar da nossa coluna? Mande seu currículo e foto para contato@mediapool.com.br.

 

Folha de Alphaville – 05/07/2015

Agenda

OS DESAFIOS DO TRABALHO EM HOME OFFICE

 

No dia 22 de julho, das 8h30 às 11h, na FGV Strong, em Alphaville, o conselheiro da ABRH-SP e diretor da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades – Sobratt, Cleo Carneiro, vai falar sobre os benefícios da implantação para empresas, colaboradores e comunidade. E vai detalhar as diretrizes para implantação. Os participantes poderão simular resultados para as suas empresas.

O evento é gratuito, aberto ao público e com vagas imitadas. Informações: rmo@abrhsp.org.br

 

MAIOR ENCONTRO DE RH DA AMÉRICA LATINA TÁ CHEGANDO

 

Será em agosto, quatro dias de muita informação, no CONARH 2015. Separe a sua agenda do dia 17 a 20 para assistir as palestras de convidados do Brasil e do exterior que vão passar muito conhecimento. Um intensivo que pode mudar os rumos da sua carreira. Inscrições em: www.conarh.com.br

 

MAIS CHANCES NA PRORROGAÇÃO

O sucesso do RH CONECTA garantiu mais o mês de julho no ar. Se você ainda não acessou as palestras gratuitas ou se cadastrou para as magnas, aproveite essa nova chance. www.rhconecta.com.br

 

Folha de Alphaville – 05/07/2015

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?