Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Balanço 2014

Neste ano a ABRH-SP tem muito que comemorar. São 50 anos de história, que não poderia ter acontecido sem a a ação de muitos profissionais e seus associados. Por isso, neste ano de mudanças, com a nova identidade, e assumindo mais uma regional, apresentamos um balanço do que foi realizado em 2014, demonstrando toda a nossa expectativa para 2015.

Faça parte da história você também e seja associado! Adquirir conhecimento e ampliar o networking.

Desde de 2010 lançamos um balanço de todas as ações realizadas juntamente com o melhor do RH que está reunido aqui.

Conheça nossas ações clique aqui para acessar o balanço de 2014!

 

Mais informações: (11) 5505 0545 ou relacionamento@abrhsp.org.br

Palestra sobre pesquisa salarial

RH Conecta promove palestra sobre pesquisa salarial e remuneração estratégica

Em um mercado competitivo, as empresas precisam se esforçar para manter e contratar profissionais que possam realmente contribuir para o negócio. Neste contexto, é necessário que os colaboradores estejam integrados e sejam remunerados justamente. “A remuneração impacta diretamente no desenvolvimento dos planos de carreira individual e organizacionalmente”, afirma Donizetti Moretti, vice-presidente da ABRH-SP e Executivo de Recursos Humanos da Eksper.

Porém, é muito comum que exista desacordo entre funções e atividades exercidas dentro de uma organização. “Para que isso não ocorra, é preciso que a gestão e equipe de RH descrevam os cargos detalhadamente, estabelecendo uma relação entre as atividades e remuneração”, explica Moretti. 

Para a definição de política empresarial, a Pesquisa Salarial, que é uma referência do mercado, é um instrumento importante. Mas não basta apenas acompanhar as práticas das demais corporações, é necessário pensar em um modelo de remuneração estratégica associada ao negócio.

Segundo o vice-presidente, as atividades de um colaborador determinam seu cargo sendo a remuneração a recompensa por sua realização. Valorizar as competências que geram resultados alinhadas às práticas de remuneração, envolve e engaja os colaboradores. “Assim profissionais que atingem ou superam metas se beneficiam proporcionalmente através de políticas de bônus e premiações”.

Palestrante do Fórum online RH Conecta, Donizetti Moretti apresentará uma palestra drops, de curta duração (de até sete minutos) sobre “Pesquisa Salarial e Remuneração”. “O RH Conecta é uma oportunidade de desenvolvimento de competências e habilidades. Tudo em um ambiente ágil, fácil, simples e flexível”, declara.

 Além das palestras de Moretti, os visitantes poderão conferir outras 59 palestras curtas e quinze magnas, com duração de 30 minutos, com temas variados, como Comunidade de RH, Gestão, Técnico, Carreira e Boas Práticas, tudo disponível 24 horas por dia.

O Fórum online RH Conecta sediará também uma feira de negócios virtual com um ambiente de exposição completo, da recepção, passando pelas palestras e conferências, aos pavilhões e estandes. Neles, empresas poderão divulgar sua marca, seus produtos, serviços e conteúdos para profissionais de Recursos Humanos interessados em novidades do mercado. 

Os pacotes das palestras magnas variam de 144 reais a 560 reais para não associados, e de 72 reais a 280 reais para filiados à ABRH-SP. Os preços de patrocínio e exposição para empresas variam de três mil reais a quinze mil reais. Há condições especiais por tempo limitado. Mais informações disponíveis pelo link http://goo.gl/SGJ2dv .

Desafios do Coaching

No mundo atual, onde as pessoas estão se relacionando de uma forma diferente com o trabalho, onde há muito mais perguntas do que repostas, portanto, incertezas, o Coaching tem sido uma importante ferramenta para que os profissionais encontrem caminhos ou apenas façam importantes reflexões sobre suas vidas profissionais e carreira, trazendo uma maior segurança sobre seus próximos passos. “O Coaching é um processo de autoconhecimento, uma importante competência para a carreira”, afirma Lilian Guimarães, diretora de Responsabilidade Social da ABRH-SP e do CONARH.

Há muitas abordagens ou metodologias de Coaching como Coach em grupo, Life Coaching, Coaching Integral, entre outros. O objetivo do trabalho é ajudar o profissional a esclarecer suas questões e a desenhar um plano de ação de como ele pode atingir suas metas.

A prática é bastante comum nas grandes empresas que se preocupam e têm projetos voltados para o desenvolvimento das pessoas, principalmente da liderança.

 Mas ainda existe resistência. Por parte das organizações, isso acontece por causa do custo do programa  ou até mesmo pela descrença de sua eficácia. Já os profissionais se sentem inseguros pela abertura que o processo requer.

Uma vez decidido o Coaching, é preciso avaliar a formação acadêmica do coach. Os assuntos tratados nas sessões se limitam a questões profissionais. “O principal desafio é o de não oferecer uma resposta para o coachee e sim de fazer as perguntas corretas para que a resposta venha da própria pessoa. Além disso, há também o risco de se confundir com um processo terapêutico, dado que as questões profissionais estão essencialmente ligadas às questões pessoais. Um coach bem formado não corre esses riscos”, conclui Lilian Guimarães.

 

Como a crise afeta as relações trabalhistas

O que muda nas relações trabalhistas em um cenário de crise e orçamento restrito foi o tema principal do debate promovido pelo Corhale – Comitê RH de Apoio Legislativo, na manhã da quinta passada, na sede da ABRH-SP. O evento contou com as apresentações de Stan Braz, sócio-diretor da ITKT Business Solution e advisor do Sintelmark – Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos, Carlos Silva e Wolnei Tadeu Ferreira, respectivamente responsáveis pela área Jurídica da ABRH-SP e da ABRH-Brasil.

Segundo Ferreira, diante de um cenário de desaceleração da geração de emprego, inflação em alta e desequilíbrio econômico, as expectativas para este ano são de avanços trabalhistas tímidos, continuidade do sistema de correção do salário mínimo, crescimento da pressão pela manutenção da PLR (Participação nos Lucros ou Resultados) e inclusão de garantias de emprego nas negociações coletivas.

Já Silva abordou o quanto o cenário atual influencia a gestão de pessoas dentro das empresas e o que pode ser feito para superar as dificuldades: “É uma oportunidade para rever a administração de benefícios, as práticas e políticas salariais, simplificar processos e estruturas, e realocar recursos, bem como aproveitar melhor o canal das mídias sociais, intensificar a comunicação, dando sempre a informação oficial, e preparar-se para as negociações internas dentro da organização”.

Por sua vez, ao analisar o novo cenário econômico de forma global, Braz abordou as preocupações que as empresas devem ter com o momento atual e com as diferenças geracionais no ambiente corporativo. As soluções passam por pensar em estruturas mais ágeis, ter formas de comunicação transparente, dar atenção às mídias sociais e rever os valores, pois a maioria das organizações foi fundada entre 20 e 30 anos atrás.

 

 

Sucesso no grupo de Liderança Feminina

Aproximadamente 200 mulheres participaram de mais um encontro de sucesso do Grupo de Liderança Feminina da ABRH-SP, que tem como objetivo debater e desenvolver temas relacionados aos desafios das mulheres e à valorização do feminino.

Realizado na última quarta-feira, no Hotel Maksoud Plaza, na capital paulista, o evento teve uma programação intensa e interativa com a plateia a partir do tema central Maximizando o Impacto das Mulheres nas Organizações.

Em tom descontraído, a abertura do encontro foi realizada pelas três diretoras da entidade, Edna Bedani, Edna Goldoni e Lilian Guimarães, que, ao lado da também diretora da ABRH-SP, Luciana Carvas, criaram o grupo no ano passado. Na sequência, a administradora de empresas, atualmente em período sabático, Heloisa Rios, fez um resumo e análise dos indicadores e temas apresentados no HSM Women´s Leadership Forum, realizado no início do mês, pontuados com histórias de sua vida profissional e pessoal.

Edna Goldoni, Majo Martinez Campos, diretora executiva de RH da Atento no Brasil, e Maria Susana de Souza, vice-presidente de Recursos Humanos da RaiaDrogasil, foram as convidadas do talk show, mediado por Maria José Tonelli, professora da EAESP/FGV. Elas falaram sobre suas trajetórias e a carreira como executivas de sucesso.

Maria José destacou a retomada dos debates sobre a questão da mulher neste início de século. Segundo ela, a temática tem voltado a ser tratada com muito interesse não somente em eventos como os do Grupo de Liderança Feminina da ABRH-SP, como também pelas mulheres mais jovens, tanto que a questão de gênero nas organizações passará a ser, em breve, uma disciplina eletiva na EAESP/FGV.

 

Fonte: Jornal Estado de São Paulo – 17 de maio de 2015

Benefícios de Pessoa Jurídica e representantes.

Todos os funcionários da empresa usufruem dos benefícios:
 
  • Participação gratuita nos eventos e grupos de estudos, realizados na sede da ABRH-SP
  • Desconto especial no Congresso Nacional de Recursos Humanos – CONARH
  • Até 20% de desconto em Cursos/Seminários/Workshops realizados por parceiros e promovidos/apoiados pela ABRH-SP
  • 15% de desconto nos cursos de RH realizados pela Integração Consultoria e Treinamento
  • 5% de desconto no curso MBA-RH da FIA
  • 10% de desconto na locação e 15% na compra de Vídeos de Treinamento da Siamar
  • 30% de desconto na compra de livros da Editora Qualitymark
  • 25% de desconto na compra de livros da Editora Gente
  • 25% de desconto na compra de livros da Editora Central de Negócios
  • 30% de desconto na assinatura da Revista Ser Mais
  • 15% de desconto nos cursos de Pós Graduação Lato-Sensu Especialização oferecidos pela FGV em Campinas, Jundiaí e Limeira
  • As empresas associadas podem ter até 11 representantes cadastrados, esses representantes usufruem de todos os benefícios (listados acima) e mais:

 

Representante máster – responsável pela filiação:
  • Tem direito a voto nas assembleias;
  • Podem se eleger em alguma chapa de diretoria ou ao algum cargo de conselho;
  • Recebe gratuitamente a edição das revistas Profissional & Negócios, Melhor e T&D;
  • Recebe o cartão de associado;
  • Recebe os informativos que são enviado por e-mail. 

 

Os demais representantes cadastrados:

  • Recebem o cartão de identificação;
  • Recebem os informativos que são enviado por e-mail.

Feedback assertivo

Feedback assertivo é tema de palestra do RH Conecta que acontece em junho 

O diálogo entre líderes e liderados é um desafio nas empresas brasileiras. “O líder brasileiro é generoso, tolerante e tem dificuldade em dar um bom feedback, pois acredita que o liderado pode levar para o lado pessoal”, explica o consultor Felipe Westin. 

Ainda segundo Westin, um feedback construtivo, positivo e assertivo pode trazer melhorias em desempenho e resultado para a empresa. “Isso vale também para a vida pessoal. Sem feedback, é impossível obter melhorias, crescimento e evolução. ”

Palestrante do Fórum online RH Conecta, Felipe Westin apresentará uma palestra drops, de curta duração (de até sete minutos), sobre técnicas de Feedback Assertivo. “Moderno, móvel, acessível e rico em conteúdo, o Fórum online faz conexão com a atualidade e conversa com o jovem. Este modelo de sucesso se repetirá em futura edições”, declara.

Além da palestra de Westin, os visitantes poderão conferir outras 59 palestras curtas e quinze magnas, com duração de 30 minutos, com temas variados, como Comunidade de RH, Gestão, Técnico, Carreira e Boas Práticas, tudo disponível 24 horas por dia.

O Fórum online RH Conecta sediará também uma feira de negócios virtual com um ambiente de exposição completo, da recepção, passando pelas palestras e conferências, aos pavilhões e estandes. Neles, empresas poderão divulgar sua marca, seus produtos, serviços e conteúdos para profissionais de Recursos Humanos interessados em novidades do mercado. 

Os pacotes das palestras magnas variam de 144 reais a 560 reais para não associados, e de 72 reais a 280 reais para filiados à ABRH-SP. Os preços de patrocínio e exposição para empresas variam de três mil reais a quinze mil reais. Há condições especiais por tempo limitado. Mais informações disponíveis pelo link http://goo.gl/SGJ2dv .

Cresce interesse das empresas brasileiras sobre as melhores práticas para a Gestão da Mudança

Tema será abordado por especialistas reconhecidos durante encontro inédito em São Paulo

“Nada é constante, exceto as mudanças”. A frase, de autoria do filósofo grego Heráclito, mostra-se mais atual do que nunca no atual contexto de transformação pelo qual o mercado está passando – e continuará a passar – nos próximos anos. Na linha das megatrends como envelhecimento da população, conflitos geracionais, big data, mudanças culturais, fusões e aquisições e muitas outras mudanças pelas quais empresas no mundo todo estão passando, a ciência da administração conhecida como Change Management tem ganhado cada vez mais força. E o mercado brasileiro não é, nem de longe, uma exceção a este fenômeno.

“Poucas coisas acontecem com tanta frequência nas empresas quanto as mudanças. No entanto, e ironicamente, normalmente as organizações não contam com áreas ou profissionais destinados à condução destas transformações”, diz Paulo Serra, Diretor da Blue Ocean Business Events, realizadora do 1º Fórum Brasileiro de Gestão da Mudança, encontro que acontecerá em São Paulo entre os dias 28 e 29 de Maio de 2015. “Este cenário, no entanto, está mudando: as empresas estão percebendo que o aumento da competitividade tem tornado as transformações cada vez mais frequentes e necessárias para a perenidade de uma organização, e a necessidade de fazê-la de forma ágil, organizada e eficaz demanda a aquisição de conhecimentos específicos e melhores práticas do mercado”, continua.

O evento será iniciado com uma projeção do cenário 2015 e 2016, as mudanças esperadas pelas empresas no curto e médio prazos e o panorama do Change Management no país. Além disso, destacam-se nesse evento sessões ligadas ao engajamento dos profissionais, envolvimento dos sponsors, planejamento e condução de mudanças, estruturação de uma área de gestão da transformação e experiências ligadas à mudanças sistêmicas e culturais – entre muitas outras temáticas. “A proposta do encontro é reunir empresas e especialistas com experiência no tema para compartilhar sua vivência em Gestão da Mudança Organizacional, direcionando suas contribuições para uma audiência envolvida com o tema de uma perspectiva executiva. A idéia é um projeto não apenas para quem gerencia a mudança, mas sim – e especialmente – para os que a decidem e desenham sua estratégia, como Diretores, Conselheiros e demais posições de senioridade dentro das organizações”, afirma Paulo.

Inédito no país, o evento se propões, com isso, a aborda a temática pelo viés que as empresas mais dizem sentir carência, que é o de envolver as partes interessadas e decisoras da mudança. “A esfera estratégica da empresa precisa ter ciência do quanto a gestão da mudança aplicada de forma sistêmica na organização pode contribuir para a condução de processos de transformação. Este encontro objetiva trazê-la para esta nova realidade, em que as transformações – mesmo aquelas consideradas como mais traumáticas – se trabalhadas de forma adequada, podem ser superadas com muito mais eficiência. Ao mostrar os resultados de iniciativas de organizações mais engajadas com o tema, objetivamos auxiliar na inserção cada vez maior do tema Gestão da Mudança na agenda das empresas brasileiras. Sim, é um objetivo ousado. Mas, nem de longe, impossível.”, finaliza Paulo.

 

Serviço

 

O quê?: Fórum Brasileiro de Gestão da Mudança

Quando?: 28 e 29 de Maio de 2015

Onde?: Hotel Golden Tulip Paulista Plaza | São Paulo – SP

Informações e Inscrições: www.forumgestaodamudanca.com.br | contato@blueoceanevents.com.br | (11) 3266-3591

Você na ABRH-SP

Em equipe, tudo fica mais fácil. O trabalho em conjunto proporciona resultados melhores, mais rápidos e consistentes. Na ABRH-SP Campinas, encontramos um grupo disposto a vencer sempre, independente das limitações do mercado ou das empresas participantes. O isolamento em um ambiente globalizado e totalmente interligado é fatalmente a ruína da empresa. Hoje em dia, é fundamental compartilhar experiências, dividir inseguranças e alcançar uma solução em grupo. Por isso, sermos associados da ABRH-SP tem um peso excelente como a melhor alternativa para uma economia mais forte e solidária, atualização e tendências de mercado, além de mais geração de emprego e renda.

 

Engenheira de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente Marcia Ramazzini

Diretora da Ramazzini Engenharia

                                                                                                             

III Semana do Trabalhador

A Regional Campinas da ABRH-SP participou da 3ª edição da Semana do Trabalhador promovida pela Prefeitura de Campinas, de 27 a 30 de abril, com serviços de orientação de carreira ao público interessado. O evento foi realizado em celebração ao Dia do Trabalho, comemorado em 1º de Maio, com o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços que operam apenas em horários comerciais

 

O evento reuniu 14 estandes com diversos atendimentos gratuitos na Praça José Bonifácio, em frente à Catedral, no Centro. No local, além da ABRH-SP Campinas, o público pôde ser atendido pelo Banco do Povo Paulista, Casa do Empreendedor, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Conselho dos Direitos da Mulher, Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT), e diversos outros como: INSS, Senac, Senai e SEST/Senat, bem como diversas secretarias municipais, praça de alimentação e unidades móveis da Sanasa, Porta Aberta e Procon.

 

De acordo com a diretora jurídica da Associação, Veridiana Police, 150 pessoas receberam atendimento da ABRH-SP Campinas nos quatro dias de evento. “Também ensinamos como montar um currículo atrativo, com formatação adequada e as principais informações a serem incluídas a um público bastante plural, como jovens, estudantes, trabalhadores e desempregados”, explicou Veridiana.

 

A diretora avalia a participação no evento como positiva. “Acredito que contribuímos para o sucesso desta importante ação social!”, destaca a diretora. Além dela, pela ABRH-SP Campinas participaram do evento contribuindo com a população de Campinas, Luiza de Paula, Caroline da Paula, Fabiola Lencastre, Bruna Felipe, Carina Silva, Jacqueline Custódio, Sueli Leão Leutewiler Balthazar e Carolina Martins Colbano.

 

EXPO CIEE acontece no final do mês

Evento voltado à capacitação e inclusão profissional de jovens no mercado de trabalho, a 18ª Feira do Estudante – EXPO CIEE 2015 acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de maio, na Bienal do Parque Ibirapuera, na capital paulista.

Com entrada gratuita, o evento, que é uma iniciativa do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), contará com mais de 5 mil vagas de estágio, 2 mil de aprendizagem, mais de 80 expositores, entre instituições de ensino, órgãos públicos e empresas, e 100 palestras.

 

Inscrições: www.ciee.org.br/expociee

 

Fonte: Jornal Estadão

Relações trabalhistas em pauta

Nesta quinta, a ABRH-SP e o Corhale – Comitê RH de Apoio Legislativo promovem, das 8h30 às 11 horas, na sede da ABRH-SP, um debate sobre o tema Cenário Atual versus Impactos do Novo Cenário Econômico nas Relações Trabalhistas.

O evento terá as participações de Stan Braz, sócio-diretor da ITKT Business Solution e advisor do Sintelmark – Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos, Carlos Silva e Wolnei Tadeu Ferreira, responsáveis pela área Jurídica da ABRH-SP e da ABRH-Brasil, respectivamente.

Inscrições: (11) 5505-0545 ou eventos@abrhsp.org.br

 

Fonte: Jornal Estadão

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?