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Grupos de Estudos da regional ABRH-SP de Santos promovem vivências e multiplicam conhecimento

Inscrições vão até 10 de abril.

 

Desenvolver habilidades, adquirir competências e ampliar a rede de relacionamentos é o objetivo dos Grupos de Estudos da regional ABRH-SP da Baixada Santista.

 

“Atualizado e competitivo, o estudante e profissional de RH adquire uma nova visão sobre o seu papel no mundo corporativo e a importância do fator humano no sucesso das organizações”, explica Tatiane Lima, diretora dos Grupos de Estudos da regional de Santos ao lado da facilitadora Beatriz Minte.

 

Aos interessados, as inscrições podem ser feitas pelo e-mail gruposdeestudos@abrhsp.org.br até 10 de abril. As vagas são limitadas. É preciso ser associado à ABRH-SP.

 

Sobre os Grupos de Estudos

Coaching

Entre as discussões do grupo estão: “Como ser um profissional Coach”; “Coaching para autônomos – como empreender e ter uma gestão eficiente com a aplicação do Coaching como um negócio”; e “Life Coaching – como o Coaching pode ajudar as pessoas a conduzir e resolver questões de relacionamentos, stress, qualidade de vida e comunicação”.

 

“O Coach é a profissão que mais cresce no mundo. Participar do grupo é a oportunidade de se tornar um agente transformador da sua vida pessoal e  profissional, da empresa que você trabalha, da sua família e comunidade”, declara a facilitadora Nadir Paes.

 

Trabalhista e Previdenciário

Debate sobre o e-social, palestra sobre a área de segurança no trabalho e seminário sobre relações trabalhistas, reformas e atualizações da área previdenciária estão na programação do grupo. “O objetivo é que o participante compreenda tais assuntos para que possa aplicá-los no seu dia a dia”, conta Roberto Martins, facilitador do grupo ao lado de Diego Fernando.

 

Novas Tecnologias de Convivência

World café, open space, danças circulares, comunicação não violenta, jogos cooperativos, terapia comunitária, justiça restauradora e constelação sistêmica serão alguns subtemas estudados pelo grupo liderado por Roseane A. N. Jesus e Debora Imada.

 

RH Estratégico

A proposta do grupo comandado por Adriana Souza e Ana Maria é ficar por dentro do mercado e as tendências em consultoria interna, inovação e criatividade, marketing de RH, meritocracia e cultura organizacional, recrutamento e seleção, e avaliação de desempenho.

 

Além dos Grupos de Coaching, Trabalhista e Previdenciário, Novas tecnologias de Convivência e RH Estratégico, a regional de Santos também está com inscrições abertas para o Grupo de Liderança.

 

A prática da Governança Corporativa na empresa familiar

Na empresa familiar, os sistemas “família, propriedade e negócio” são integrados e interligados por membros que possuem características e expectativas distintas. As três dimensões estão intimamente relacionadas e são interdependentes. Na empresa, o foco está na competência, meritocracia e nos resultados. Na família, o funcionamento é atrelado ao vínculo emocional, harmonia, afinidade e confiança. 

“O desafio da família empresária consiste em conhecer e gerir os interesses e expectativas das diferentes gerações em cada esfera, minimizando a influência e as interferências negativas da família nos negócios e vice-versa, preservando o bem-estar familiar e saúde da empresa”, explica Adriana Adler, consultora em governança em empresas familiares, mediadora e coach. 

Para a consultora, os conflitos emergem pelo impacto e interferência das emoções e dinâmica da família nos negócios, que negligenciam os interesses coletivos, da família, empresa, clientes, funcionários e fornecedores. Os principais conflitos surgem em função de sócios diferentes com ambição ou visão distintas, assimetria de informações – membros familiares fora da gestão, sucessão, política de retirada e remuneração. 

“O caminho preventivo é a evolução da governança corporativa e familiar, pois atua nos limites e papeis de cada sistema. A atitude de trazer os temas à tona, uso da transparência, e definição de critérios claros de como a família pretende dar continuidade ao negócio faz toda a diferença. Na medida em que os assuntos são segregados em fóruns distintos de discussão, contribui de várias formas para o melhor entendimento entre os sistemas e entre todos que participam da empresa familiar”, esclarece Adriana.  

“Para enfrentar conflitos é interessante o aprimoramento das habilidades interpessoais e também contar com apoio externo, sejam de consultores, facilitadores ou conselheiros que tenham a competência para lidar com a família”, complementa.

 

A sucessão

O maior desafio das empresas familiares é a sucessão. Normalmente, a família não está acostumada a fazer reuniões com diálogo aberto planejando o futuro, formando uma visão, criando critérios de avaliação e regras de convívio. Este processo envolve temas tabus e difíceis de lidar e por receio de abalar a harmonia, postergam a conversa, fundamental para a evolução da família empresária. 

Toda família deve ser envolvida para alinhar a visão de futuro e construir as regras de entrada, saída, critérios de escolha e avaliação. Para iniciar o processo, a empresa familiar precisa, primeiramente, confirmar se há interesse em continuar nos negócios, explorando seu compromisso e aspiração. A coach Adriana sugere fazer as seguintes perguntas: até que ponto é vantajoso aos familiares continuarem na sociedade? Os acionistas atuais ou os herdeiros têm competência para conduzir o(s) negócio(s)?

A escolha do sucessor deve considerar competências técnicas, vocação, intenção, bagagem para a posição, habilidade de trânsito na família, liderança, visão de futuro e legitimidade junto aos colaboradores. O processo envolve permanente educação e preparação da futura geração, do sucessor e do sucedido.

 

A futura geração  

É importante que a futura geração entenda seus deveres e direitos como acionista, conheça as várias formas de contribuir na governança da empresa e da família e escolha o seu papel. 

“O caminho é o autoconhecimento, reconhecendo limites, talentos, competências, vocação e definindo um projeto de carreira. Assim, o jovem se prepara através da consciência coletiva. Quanto mais estruturada e preparada estiver a família, melhores chances para discutir e decidir tais assuntos”, conclui a consultora. 

Adriana Adler será a palestrante do evento “Temas em Debate”, que acontece no dia 09 de abril, das 13h30 às 16h30, na sede da ABRH-SP (Av. Luiz Carlos Berrini, 1297- cj. 92). 

O valor da inscrição para não associados é de 70 reais. Afiliados à ABRH-SP podem se  inscrever gratuitamente. As vagas são limitadas. A programação completa e formulário para inscrição estão disponíveis pelo link http://goo.gl/KUk71C

 

06 de abril de 2015

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RH nas empresas familiares

Governança Corporativa: O desafio da superação de papéis e a abordagem para o RH lidar com conflitos é o tema da palestra que acontece nesta quinta, a partir das 13h30, na sede da ABRH-SP. Segundo a palestrante Adriana Adler, consultora em empresas familiares e sócia-fundadora da Ekilibra Governança Integrada, o objetivo é ajudar o RH a aprimorar e ampliar a sua visão para lidar com tais situações de forma estratégica nas empresas familiares.

Inscrições: (11) 5505-0545 ou eventos@abrhsp.org.br

Prêmio Ser Humano 2015

Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Ser Humano 2015. Organizada pela ABRH-Brasil, a premiação destaca as melhores iniciativas do país nas áreas de gestão de pessoas e desenvolvimento sustentável. São cinco as modalidades de participação: Gestão de Pessoas – Empresa; Gestão de Pessoas – Profissional; Gestão de Pessoas – Acadêmica; Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social – Empresa; Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social – Organização do Terceiro Setor.

 

Regulamento e ficha de inscrição: www.premioserhumano.com.br

FÓRUM: Empresas aderem à feira de negócios do RH Conecta, evento da ABRH-SP

Admix, Ornellas Treinamento & Desenvolvimento, IMR – Coaching&Development e Umanni (categoria Diamante), CLSB – Center for Leadership Studies do Brasil e Franquality (categoria Ouro) e Uniodonto (Prata) são as empresas que já garantiram seu estande na feira do RH Conecta, evento digital da ABRH-SP que combina em uma mesma plataforma fórum de conhecimento e exposição virtual de produtos, serviços e soluções para gestão de pessoas.

Promovido em parceria com a Expobusiness, o RH Conecta estará no ar durante todo o mês de junho, período em que os expositores poderão apresentar seu conteúdo aos participantes do evento. A plataforma da exposição repete na web a mesma experiência de uma feira de negócios, o que permitirá ao público visitar o estande como se estivesse em um pavilhão.

Já o fórum de conhecimento do RH Conecta, com o tema central Compartilhar para Crescer, será composto por 60 palestras gratuitas, em formato de drops de 7 minutos no máximo, e 15 magnas, com 30 minutos de duração e acesso pago por meio da compra de passaportes Ouro ou Prata (veja os valores no quadro abaixo), também disponibilizadas ao longo de junho.

Já estão confirmadas as participações dos palestrantes: Alessandra Ginante, vice-presidente de Recursos Humanos da Avon; Francisco Soeltl, diretor de Pesquisa da ABRH-Brasil e presidente da MicroPower; Marco Ornellas, sócio-diretor da Ornellas Treinamento & Desenvolvimento; Melissa Pomi, gerente de Adviser da PwC – Soluções Saratoga; Rodrigo Vieira, vice-presidente de Gente da BRF; Sidnei Oliveira, especialista em conflitos de gerações; Sofia Esteves, presidente do Grupo DMRH; e Wagner Brunini, diretor de Planejamento da ABRH-Brasil e diretor executivo da Brunini – Consultoria em RH, entre outros.

 

 

VALORES DOS PASSAPORTES

 

 


 
 

 

 

Mais informações: (11) 5505-0545 ou rhconecta@abrhsp.org.br 

ESPECIAL 50 ANOS: Transparência e agilidade nas eleições

Desde a reforma do Estatuto Social, em 1998, as eleições na ABRH-SP se tornaram mais democráticas com o direito a voto dos associados empresariais e a eleição da diretoria pelo voto direto – até então o Conselho Deliberativo escolhia o presidente da entidade, que indicava os demais integrantes da diretoria.

Em 2003, o processo se tornou mais ágil e prático com a adoção da eleição via internet, prática que vem sendo adotada desde essa época com total transparência, lisura e segurança dos resultados.

Neste ano, não vai ser diferente. As eleições para a diretoria executiva e os membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal (triênio 2016-2018) serão realizadas via internet em agosto deste ano. Podem se candidatar associados há pelo menos seis meses que estejam em dia com a anuidade. As candidaturas para os Conselhos Deliberativo e Fiscal são individuais. Já as candidaturas à diretoria executiva são feitas por chapa, composta de sete membros (presidente, vice-presidente e cinco diretores).

Informações: (11) 5505-0545

CONARH 2015: Como a arte pode ajudar a superar os desafios da gestão de pessoas

A ligação entre o mundo corporativo e a arte é o fio condutor do CONARH ABRH – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas deste ano. A 41ª edição do evento, programada para o período de 17 a 20 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, terá como tema central A Arte da Gestão de Pessoas e vai encampar os argumentos de especialistas em gestão que acreditam que, através da arte, é possível encontrar respostas para os desafios, as incertezas e a complexidade das empresas do terceiro milênio.

Como explicam os coordenadores do CONARH 2015, é possível utilizar as várias manifestações artísticas, a exemplo da pintura, do cinema, do teatro, da literatura e da dança, como fonte de referência e trazer paralelos provocativos e instigantes para a gestão de pessoas. Com isso, a expectativa é a de que todos os participantes do congresso possam compartilhar experiências inovadoras, casos relevantes e formas práticas de avançar nos seus desafios, e tenham ideias e insights estimulantes e encorajadores. E que isso aconteça a partir de um evento que vá além do conhecimento e das novas técnicas e ferramentas, e toque a alma das pessoas para que elas se sintam no estado da arte ao retornarem para suas empresas.

Assim como nos anos anteriores, o maior evento de gestão de pessoas da América Latina deve promover a interação de mais de 28 mil participantes entre congressistas e visitantes da EXPO ABRH. Nos auditórios, especialistas de renome no Brasil e no exterior abordarão as principais tendências sobre capital humano, enquanto na feira de negócios o público poderá conferir as últimas novidades para as áreas de Recursos Humanos.

O CONARH é promovido pela ABRH-Brasil com a copromoção da ABRH-SP. Ambas as entidades comemoram neste ano seu quinquagésimo aniversário de fundação.

Condições especiais

As inscrições para o evento deste ano já estão abertas. Os associados da ABRH-SP têm condições especiais nos valores, com 40% de descontos. Há ainda redução de valores para quem se inscreve com antecedência. Até o final de abril, associados da ABRH-SP pagam R$ 2.296, enquanto não associados pagam R$ 3.185.

 

Mais informações e inscrições: www.conarh.com.br, congressista2015@conarh.com.br ou (11) 3138-3420

MULEHRES QUE ELAS CHEGARAM LÁ

Dois talentos, duas histórias e uma mesma posição: a direção de RH. Claudia Meirelles e Soraya Bahde, frente a frente, no último +Café&+Gestão, levantaram os pontos fortes que as levaram a posições  de destaque.

Soraya, 32 anos, definiu-se como representante da geração Y. Formada em administração com habilitação em comércio exterior, disse que a paixão por lidar com pessoas surgiu quando dava aulas de inglês. Quando começou na Abbot, caiu na cadeira que cuidava de remuneração e gostou de RH. Na Accenture, teve a oportunidade de ocupar uma função mais generalista, o que ampliou a visão e atuação ao entender a alocação de talentos por projeto. A inquietude a levou a querer experimentar o terceiro setor. Na Fundação Estudar fez outplacement para os talentos que voltavam ao Brasil. Mas, sentiu falta do ambiente empresarial. Voltou ao mundo corporativo em uma empresa nacional, a TAM e teve a chance de inverter os papéis e fornecer soluções de RH para os escritórios da companhia, ao redor do mundo. Lá, surgiu a oportunidade que direcionou sua carreira: o spin off da Multiplus. “Uma responsabilidade muito grande porque eram trezentos funcionários, mas os resultados financeiros gerados eram muito significativos”. O convite da Alelo consolidou a performance pessoal.

Claudia, que adiou a maternidade até os 35, lembrou que a cobrança para a geração X, da qual faz parte era bem diferente. Criada para estudar e ser independente, as oportunidades de trabalho que surgiram tinham que ser positivas: “Entrei em organizações que não davam opção. Essa questão da qualidade de vida não existia. Mulher tinha que provar seu valor. Fiz uma carreira construída tijolo a tijolo. No começo, sem as facilidades da tecnologia – ficha a ficha, quem lembra?” O momento de grande decisão na carreira foi abrir mão de uma posição internacional: ”Viajava muito. Optei por uma posição no Brasil, mas com alcance global”.

Questionada sobre as diferenças entre eles e elas, foi taxativa: “A mulher tem mais coragem de assumir as decisões que toma. Não tem medo de recomeçar, mudar a direção e retomar em outro momento”.

Pergunta que veio do público: quais as dificuldades, do ponto de vista delas, com elas? “Controlar as emoções”, diz Claudia. “A competitividade excessiva com outras mulheres”, ressalta Soraya.

Na mensagem para lidar com mulheres (e homens) concordaram: saber ouvir. 

Próximo +Café&+Gestão será dia 24 de abril, com o tema: Liderança Positiva.

O QUE AS EMPRESAS ESTÃO FAZENDO PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE?

Levar seu filho para um intercâmbio no exterior é uma das propostas

Consenso entre líderes e equipes, a principal dificuldade é determinar claramente quais os critérios de medição da produtividade individual. O clima organizacional é o que impacta mais a produtividade nas empresas. A forma que temos para garantir isso é que os nossos líderes estejam bem preparados e valorizem os colaboradores”, afirma Simone Sá, Gerente de RH Corporativo para América do Sul do Grupo Freudenberg, que tem seis empresas e uma joint-venture no Brasil.

Se, por um lado, desenvolver cada líder é fundamental, por outro, espera-se flexibilidade do colaborador para que embarque em vivências de crescimento. Nas multinacionais a troca de profissionais entre as unidades de negócios e as políticas de expatriação são formas de equiparação com outros mercados. Saber o que é preciso para concorrer a essas vagas e direcionar a energia na medida certa para atitudes no dia a dia podem ser determinantes.

Simone Sá lembra, ainda, que os benefícios para incentivo à produtividade podem se estender à família. É o caso do programa “Tanner –Travel and Navigate New Exciting Roads”, que quer dizer, em português: viajar e navegar por novos e emocionantes caminhos. Através dele, adolescentes da família do funcionário são levados para conhecer outros países e outras culturas. “Esse programa foi desenvolvido como um presente para os colaboradores porque um dos nossos valores são as pessoas. Uma pessoa é muito mais que um colaborador! A família faz parte da pessoa”.

Uma das primeiras adolescentes que participou do Tanner, quando tinha apenas 15 anos, foi a engenheira metalúrgica Juliana Cardoso de Matos, filha de um gerente de mercado que ainda trabalha no grupo. “Hoje ela é nossa colaboradora. Foi expatriada para os EUA, ano passado!” empolga-se Sá.

Mesmo de longe, Matos faz questão de declarar: “Essa experiência, com toda a certeza, foi muito importante. Contribuiu para eu perceber que a minha vida e a minha carreira não precisavam ser limitadas ao país onde eu nasci”. Passar algumas semanas na Alemanha despertou a curiosidade de conhecer lugares diferentes e na opinião de Sá, fez ainda mais: “O colaborador se sente valorizado e a empresa aumenta o vínculo com ele!”

Sua empresa ainda não tem um programa de incentivo à produtividade? “Crie o seu e lembre-se de que você precisa ser o primeiro a avaliar suas conquistas. O primeiro passo é conversar com o superior e deixar bem claro quais as metas e ritmos. O segundo é organizar-se para alcançá-las. Trace as etapas no papel e reavalie constantemente o caminho. Ser maleável é fundamental para não ficar preso a ideias que não funcionaram. E, finalmente, persista diariamente, comemorando cada pequena etapa alcançada”, explica Fernando Carvalho, diretor da ABRH-SP Metropolitana Oeste.

Líderes de RH, pela melhoria e evolução do mundo corporativo

Em 2014, o Grupo Líderes de RH da ABRH-SP iniciou suas atividades, criou uma identidade, alinhou objetivos e realizou uma série de eventos que contribuíram para o networking dos participantes.

Para fortalecer esse relacionamento, o grupo começou o ano de 2015 promovendo a palestra “A Contribuição do Storytelling para Estratégias de Engajamento” coordenada por Viviane Mansi, Gerente Senior de Comunicação da GE, e Bruno Carramenha, consultor de comunicação.

“Juntos, Liderança, Recursos Humanos e Comunicação geram oportunidade de diálogo e engajamento, sensibilizam os colaboradores, constroem melhores relações, aumentam a produção e resultados”, afirma Marcia Cavadas, coordenadora do Grupo.

Levantar essa e outras discussões sobre o que está acontecendo no mundo corporativo é o objetivo do Líderes de RH. “Pretendemos contribuir para a melhoria e evolução das relações de trabalho”, explica Marcia.

Ainda segundo a coordenadora, o Grupo Líderes de RH discutirá temas como gestão da mudança, liderança e eficiência e especialistas serão convidados para palestrar sobre esses assuntos.

ABRH-SP Sorocaba abre segunda chamada para os Grupos de Estudos

Os interessados em aprofundar conhecimentos nos temas ‘Tendências em Educação Corporativa’ e ‘Estratégias para Atração e Retenção de Talentos’ ainda estão em tempo de realizar suas inscrições. A segunda reunião dos Grupos de Estudos (GEs) da Regional Sorocaba acontece, respectivamente, nos dias 08 e 14 de abril, no novo prédio do CIEE, localizado à Rua Rui Coelho Oliveira Filho, 119, Jardim Faculdade, Sorocaba.

 

Ao longo do ano serão realizados nove encontros. Os do GE “Tendências em Educação Corporativa”, conduzido pelo facilitador Rogério Bellini, ocorrem das 18h às 20h. Já os do GE “Estratégias para atração e Retenção de Talentos”, com as facilitadoras Yara Leal de Carvalho e Cássia Vergínia de Resende são das 08h30 às 10h30.

 

A entrada de novos integrantes é limitada (os grupos comportam no máximo 25 pessoas). Durante as atividades, os participantes desenvolvem análise crítica e produção criativa sobre assuntos vinculados à gestão de pessoas; debatem sobre o que há de mais avançado na área e vivenciam momentos únicos de troca de experiências.

 

Participar é simples: basta ser associado ABRH-SP, estar quite com a anuidade e fazer inscrição prévia, que será confirmada por e-mail. Para se associar acesse www.abrhsp.org.br/ Para baixar a ficha de inscrição acesse www.abrhsp.org.br/2014-08-06-20-44-00/grupos-de-estudos e clique ao lado da região de interesse.

 

Vale ressaltar que os inscritos devem cumprir pelo menos 65% de participação para receberem o certificado, e terem a chance de publicar um artigo no final do ano.

Os Grupos de Estudos foram lançados em 2007 na cidade de São Paulo, e vem trabalhando temas específicos na Capital e em cidades como Santos, Campinas, Bauru, Sorocaba, Ribeirão Preto e Jundiaí.

Para mais informações, acesse o site da ABRH-SP, mande um e-mail para regionalsorocaba@abrhsp.org.br ou ligue para (19) 3294-3307.

PARTICIPAÇÃO – Grupos de Estudos em Campinas são ótima oportunidade de conhecimento e networking

Os Grupos de Estudos da ABRH-SP Campinas começam a funcionar efetivamente no mês de abril. Este ano sete temas estão disponíveis e são poucas as vagas restantes. De acordo com a facilitadora, Carolina Melo, os temas foram definidos de acordo com o perfil estratégico atual dos Recursos Humanos. “Este ano adaptamos alguns e incluímos outros assuntos para abrir mais o leque de oportunidades e oferecer conhecimento, aprimoramento e networking saudável entre os participantes”, contou Carolina.

Em Campinas os Grupos são: Coaching, Atração e Retenção de Talentos, Carreira em RH, Desenvolvimento de Talentos, Estratégia nas Relações Trabalhistas e Sindicais, Liderança Sustentável e Relações Humanas nas Vendas Corporativas.

Para participar, o interessado deve ser associado e se inscrever gratuitamente pelo e-mail regionalcampinas@abrhsp.org.br ou pelo telefone (19) 3294-3307. Os encontros acontecem mensalmente até novembro, na sede do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) de Campinas, na Rua Tiradentes, 195 – 4º andar, Vila Itapura.

 

Fonte: Correio Popular de 29 de março de 2015

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