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NA SEDE – Liderança feminina e storytelling em debate nos eventos realizados na Associação

Carreira relâmpago, ou seja, o alcance de posições de comando ainda jovem, promoção de mudanças no perfil masculino, trabalho em empresas mais sensíveis à condição da mulher e introdução de um processo de resolução de problemas com mais qualidade são alguns dos aspectos característicos da liderança feminina que foram analisados pela palestrante Waleska Farias, autora do livro Líder Integral, no encontro do Grupo de Liderança Feminina, realizado na sede da ABRH-SP, na última quarta.

Para uma plateia composta também por homens, Waleska falou da multimarca mulher e das questões relacionadas a seus vários papéis: mãe, esposa, executiva e diva. Ela também tocou na polêmica das diferenças salariais: “A despeito da escolaridade, a desigualdade por sexo continua aumentando”. 

Já a contribuição do storytelling para estratégias de engajamentofoi o tema do debate realizado no último dia 11, também na sede. Promovido pelo Grupo Líderes de RH da ABRH-SP, o evento reuniu a gerente sênior de Comunicação e Public Affairs da GE, Viviane Mansi, e o consultor de comunicação Bruno Carramenha para conceituar e analisar o método. “O storytelling tem efeito inspirador, pois faz com que as pessoas interpretem a história a partir de sua experiência”, assinalou Viviane.

Segundo ela, as narrativas geram imagens mentais, identidade e confiança, e transmitem conhecimento tácito. “O importante é que a comunicação com os empregados reproduza e valorize as narrativas externas contadas na imprensa e nos canais proprietários”, alertou.

 

Página Semanal ABRH-SP – 22 de março

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DESENVOLVIMENTO – Grupos de Estudos: ainda dá para participar

Continuam abertas as inscrições para participar da temporada 2015 dos Grupos de Estudos da ABRH-SP no interior e na capital paulista. Em São Paulo, ainda há vagas nos grupos Comunicação Não Violenta, Gestão de Carreira, Gestão de Cultura e Comunicação Empresarial, Programas de Estágio e Trainee, Remuneração Estratégica, Resiliência na Vida Pessoal e Profissional, e Técnicas Vivenciais e Tendências em Educação Corporativa.

Há também vagas em aberto nos Grupos de Estudos das Regionais Baixada Santista, Campinas, Metropolitana Oeste, Ribeirão Preto e Sorocaba.

Atualmente, uma das atividades mais procuradas da Associação – esta é a nona temporada seguida –, os Grupos de Estudos proporcionam análise crítica e produção criativa sobre áreas e temas vinculados à gestão de pessoas, debate sobre o que há de mais avançado na área de Recursos Humanos e troca de experiências e networking entre profissionais de diferentes setores e níveis hierárquicos. 

Mas atenção: para participar da atividade, é preciso ser associado da entidade paulista (Pessoa Física ou Jurídica) e estar em dia com a anuidade.

Mais informações: gruposdeestudos@abrhsp.org.br

(para saber sobre os temas dos grupos, acesse www.abrhsp.org.br)

 

Página Semanal ABRH-SP – 22 de março

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GAMIFICAÇÃO: VOCÊ PODE SER O PRÓXIMO CONVIDADO

Na técnica de desenvolvimento organizacional mais falada do momento, basta apertar o start e sua performance pode dar um salto! 

Poucos resistem a um bom jogo. Passar por obstáculos e desafios instiga o raciocínio lógico e emocional, incentiva a inovar, construir e compartilhar, a aprender regras de convivência, ética, a conseguir novas habilidades e, principalmente, a resolver problemas.

A jovem diretora de Gente e Gestão da Alelo, Soraya Bahde, nem bem chegou à empresa – está no cargo há 9 meses – e logo aprovou dois treinamentos com essa técnica. “Quando vim para cá, um dos desafios que tive foi  rever uma série de estratégias relacionadas a produtos. Havia alguns projetos, em estágio avançado de desenvolvimento, e tínhamos de fazer uma preparação das equipes para trabalhar com o portfólio atual, dentro do novo direcionamento de vendas da empresa. Tudo que a gente pensou, usando gamificação, veio no contexto: qual é a estratégia atual? O que precisa ser mudado e como preparar o time para isso?”

Para o serviço de gestão de Vale Transporte foi criado um jogo de tabuleiro. O consultor de vendasJuliano Lameirinhas relata sua experiência:O treinamento foi muito interessante, com um conceito diferente e mais interativo. A vivência com o jogo me ajudou a assimilar melhor as informações e os diferenciais do produto!”

A diretora complementa: “O pessoal da área avaliou tão bem que, em outras atividades, passou a aplicar gamification de uma forma simplificada, propondo interações lúdicas. Eles vão aprendendo e, dali pra frente, ninguém mais quer fazer o tradicional!”

Tradicional para quem? Olhe a sua equipe e avalie qual a idade dos seus colegas. A famosa geração Y, que agora alcança seus 35 anos, cresceu jogando. Para esses adultos, realidade virtual faz parte da vida, assim como uma boa conversa. As empresas é que estão, finalmente, trazendo para a linguagem interna a cultura consagrada no entretenimento.

O que funciona para o Cliente Interno funciona para o Cliente Externo

Essa máxima da nova gestão também pontua o universo da gamificação. As experiências de sucesso fazem parte do relacionamento com fornecedores e clientes. Se você está achando esse assunto meio hermético, traduzimos: sabe aquele aplicativo da Nike que você põe no tênis e ele dá várias informações, inclusive de “concorrentes” com quem você se relaciona no aplicativo? Isso é gamificação. 

Tem até quem use gamificação para inovar com a ajuda de clientes. Foi assim que, em 2011, o grupo Volkswagen convidou os consumidores da China para desenvolver as novas versões de um carro. Em dez semanas, a campanha de crowdsourcing recebeu mais de 50 mil ideias. Ao final do primeiro ano, pelo menos 33 milhões de pessoas visitaram o site e escolheram três conceitos vencedores. (Fonte: accenture.com) Inspire-se!

 

Fonte: Folha de Alphaville – 20 de março de 2015

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PREPARE-SE: MAIS DE 60 PALESTRAS DE GRAÇA SEM SAIR DE CASA O aniversário é da ABRH-SP, mas quem ganha o presente é você

Com uma linguagem inovadora, o RH Conecta vai disponibilizar ao longo do mês de junho uma programação criada pelos melhores: “Nós constituímos um comitê de criação formado por profissionais de renome na área de gestão de pessoas e também por jovens profissionais, que estão ajudando a construir o conteúdo do evento”, informou o presidente Almiro dos Reis Neto. O Fórum terá como tema central Compartilhar para Crescer e palestras com enfoque nos eixos: Carreira, Técnica, Boas Práticas/Cases, Gestão e Comunidade de RH. 

Organize seu tempo: a maratona contará com 60 palestras gratuitas – cada uma com 7 minutos – que poderão ser acessadas a qualquer hora do dia. Haverá ainda mais 15 palestras pagas, de 30 minutos. “No ano passado fizemos uma pesquisa de branding que apontou que o nosso público é composto, na sua maioria, por mulheres e jovens. Decidimos, então, organizar um evento que atendesse às necessidades de conhecimento e networking desses públicos, de forma inovadora, por meio de uma plataforma digital”, explicou o Presidente. 

A ferramenta repete nesse ambiente online a logística das feiras presenciais de negócios. O participante encontrará  no RH Conecta  um espaço de exposição, onde as empresas apresentarão produtos, serviços e soluções para a área de Recursos Humanos. A tecnologia  permite ao público visitar o estande como se estivesse em um pavilhão. Se você não é exatamente um craque dos cliques,  não se preocupe! Para facilitar a navegação, tem um mecanismo de busca que organiza a visita por categorias ou empresas, por exemplo. Fique ligado aqui para saber quando as inscrições serão abertas. 

Para ser um expositor, é fácil:  a ferramenta, criada e comercializada pela Expobusiness, tem funcionalidades que incluem ambientação em realidade virtual e as opções de  mais de 25 modelos de estandes prontos para serem usados ou a construção de um estande com configuração personalizada. Tem atualizações automáticas nas redes sociais, criação automática de e-mail marketing e interação com visitantes por meio de chats.

As empresas interessadas em expor na feira podem participar como patrocinadoras (modalidades Diamante e Ouro) ou expositoras (modalidade prata). A ABRH-SP criou condições especiais para as empresas associadas ou que já patrocinam e apoiam a entidade. 

Mais informações (11) 5505-0545 ou eventos@abrhsp.org.br

 

Fonte: Folha de Alphaville – 20 de março de 2015

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Home Office

Em entrevista para o jornal Puc-Campinas, Edna Bedani, Diretora de Conhecimento e Aprendizado da ABRH-SP, fala sobre home office. Prática que já é permitida a 56% dos profissionais brasileiros.

Clique aqui e confira.

 

 

ESPECIAL 50 ANOS – Fundada em 15 de março de 1965, Associação completa hoje seu quinquagésimo aniversário

A ABRH-SP comemora hoje seus 50 anos. Fundada em 15 de março de 1965, em uma pequena sala da Rua 24 de Maio, no Centro de São Paulo, com o nome de APAP – Associação Paulista de Administração de Pessoal, a ABRH-SP surgiu da união de oito entidades que congregavam profissionais ligados à área de Recursos Humanos na capital paulista, em Campinas, Guarulhos, Vale do Paraíba e Grande ABC. O objetivo inicial, com a fundação, era criar uma Associação que tivesse representatividade estadual e coordenasse as atividades de cada uma dessas entidades.

Formaram a primeira diretoria da Associação profissionais que manteriam, durante décadas, uma atuação de destaque na área e na entidade: os pioneiros Bernardo Gongora (presidente); Genézio Lucone (1º vice-presidente); José Antonio Maranho (2º vice-presidente); Vicente Otoni de Carvalho (secretário geral); Alberto B. Ortiz (1º secretário); Camillo Rodrigues (1º tesoureiro); Eduardo P. Ferreira Neto (2º tesoureiro); João Strina (diretor social); Antônio Guimarães (diretor de relações públicas); e Victor Smaira (diretor cultural). O Conselho Deliberativo tinha como presidente Flávio Ugolini Schmidt e Siegfried Georg como secretário.

Selo comemorativo

Para celebrar esta data tão significativa e homenagear a história dos profissionais que se dedicaram à causa associativa da ABRH-SP, a Associação vai realizar, ao longo deste ano, uma série de ações e eventos comemorativos. Entre elas, a criação do selo comemorativo de 50 anos, que já está sendo reproduzido em todas as peças de comunicação da entidade durante 2015, e a reformulação visual desta página no Estadão e da página publicada no jornal Correio Popular, em Campinas. Tanto o selo como os novos projetos gráficos das páginas foram criados pela CTO Comunicação Total, agência da ABRH-SP.

 

Fonte: Correio Popular 15 de março de 2015

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DESENVOLVIMENTO – ABRH-SP lança o RH Conecta, fórum de conhecimento em plataforma digital

Em razão do seu aniversário de 50 anos, a ABRH-SP está preparando uma série de ações e eventos (leia mais ao lado) ao longo de 2015. Na última quinta, 12 de março, a Associação lançou oficialmente o RH Conecta, evento digital que combina na mesma plataforma um fórum de conhecimento e uma exposição virtual de produtos, serviços e soluções para gestão de pessoas.

“No ano passado fizemos uma pesquisa de branding que apontou que o nosso público é composto, na sua maioria, por mulheres e jovens. Decidimos, então, organizar um evento que atendesse às necessidades de conhecimento e networking desses públicos, de forma inovadora, por meio de uma plataforma digital”, explicou Almiro dos Reis Neto, presidente da ABRH-SP, durante o lançamento do RH Conecta para patrocinadores e apoiadores da entidade. 

Organizado em parceria com a Expobusiness, empresa que desenvolveu e comercializa a ferramenta de feiras de negócios online, o RH Conecta estará no ar durante todo o mês de junho. O público poderá ter acesso ao conteúdo do fórum acessando auditórios virtuais. Serão 60 palestras gratuitas e 15 palestras magnas, disponibilizadas ao longo do mês. O formato facilitará a administração do tempo de quem busca conteúdo, pois o acesso poderá ser feito a qualquer hora do dia enquanto as palestras estiverem disponíveis na plataforma.

“Nós constituímos um comitê de criação formado por profissionais de renome na área de gestão de pessoas e também por profissionais jovens, que estão ajudando a construir o conteúdo do evento”, informou o presidente. O fórum terá como tema central Compartilhar para Crescer e palestras com enfoque nos eixos: Carreira, Técnica, Boas Práticas/Cases, Gestão e Comunidade de RH.

As empresas interessadas em expor na feira podem participar como patrocinadoras ou expositoras. Empresas associadas ou que já patrocinam e apoiam a ABRH-SP possuem condições diferenciadas.

Mais informações (11) 5505-0545 ou eventos@abrhsp.org.br

 

Fonte: Correio Popular 15 de março de 2015

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LIDERANÇA FEMININA – Como gerir as demandas pessoais e profissionais?

Encontrar o equilíbrio para coordenar e gerir o tempo das demandas pessoais e profissionais é o desafio enfrentado pela mulher moderna. Elas trabalham até 14 horas por dia em busca da excelência e pagam um preço alto por isso. “Atendo mulheres que querem ser melhores em tudo, e quando deixam de cumprir com um dos papeis, se culpam, sofrem, entristecem”, conta Waleska Farias, especialista em gestão de carreira e autora do livro “Líder Integral”. 

Para ajudar estas mulheres, Waleska orienta um planejamento de transformação pessoal, autoconhecimento, autoconsciência e automotivação. A especialista dá algumas dicas. São elas:

• Organize-se. Aprenda a gerir o seu tempo. 

• Estabeleça uma prioridade no momento. Abra mão. Seja executiva por inteira, ora diva, ora mãe, ora esposa. Posicione-se. Aproprie-se. 

• Dedique-se àquilo que é importante. Dê qualidade ao seu tempo. 

• Readeque as prioridades, dê novos significados à elas. 

• Transite entre as demandas. 

 “Com o resgate da autoconfiança, a mulher legitima suas próprias percepções e sentimentos, se reposiciona íntegra, plena, realizada e conquista o respeito e admiração do outro”, conclui a escritora, que se apresenta no próximo dia 18 de março, das 13h30 às 16h30, na sede da ABRH-SP. Esse será o primeiro encontro do ano do Grupo de Liderança Feminina. O evento é exclusivo para associadas. 

Mais informações pelo telefone (11) 5545 0545 ou pelo e-mail eventos@abrhsp.org.br

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Os impactos da economia, educação e relações sociais no Brasil serão temas debatidos no CONARH 2015

De 17 a 20 de agosto, acontece no Transamérica Expo Center, em São Paulo, a 41ª edição do CONARH 2015 – A Arte da Gestão de Pessoas. 

E por que a gestão de pessoas é uma arte? “Gerir pessoas é uma tarefa tão especial que pode ser considerada arte. Artistas são criativos, inovadores e flexíveis. O ser humano com sua complexidade e individualidade merece ser respeitado como uma obra-prima. Foram nas manifestações artísticas que encontramos inspiração para responder as incertezas do mundo corporativo”, explica Lilian Guimarães, vice-presidente de Pessoas e Cultura da Natura, diretora da ABRH-SP e integrante do Comitê de Criação do CONARH. 

Os desafios e a necessidade de adaptar e inovar as soluções de RH em um mundo em constante evolução serão subtemas debatidos no congresso. Segundo a diretora da ABRH-SP, o impacto das mudanças na economia, educação e relações sociais também serão assuntos discutidos no maior evento de gestão de pessoas da América Latina. 

“Esperamos contribuir para o aprimoramento dos profissionais da área de RH, e, consequentemente, para a melhoria do desempenho das empresas e do Brasil no cenário mundial”, almeja Lilian. 

Aos interessados em conferir as novidades das áreas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, as inscrições para o CONARH 2015 estão com preços promocionais. O investimento é de 2.450 reais para quem não é afiliado, e de 1.750 reais para associados. Há possibilidade de parcelamento em até seis vezes sem juros. 

As matrículas podem ser feitas pelo telefone (11) 3138-3420 ou pelo e-mail congressista2015@conarh.com.br

A programação completa pode ser acessada pelo link www.conarh.com.br .  

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Um RH mais estratégico e sustentável

Em busca de novos conhecimentos, a executiva de Recursos Humanos Cassia Maria Cordaro se matriculou na primeira edição do RH Sustentável. “Estava procurando ampliar a minha visão sobre a atuação da área de Recursos Humanos para um papel mais estratégico e sustentável dentro das organizações e da sociedade”, conta.

Com a experiência, Cassia constatou que os departamentos de Recursos Humanos estão mais estratégicos, no centro das tomadas de decisões, promovendo o engajamento e a liderança sustentável. “Há muita gente boa trabalhando na mesma direção. Isso fortalece a esperança de que as mudanças estão acontecendo.”

Ainda segundo a executiva, o RH mais estratégico vem planejando e desenvolvendo ferramentas para inserir, a longo prazo, a sustentabilidade na visão, missão, valores e objetivos das organizações, sempre envolvendo pessoas como principais agentes transformadores.

A sustentabilidade aplicada à gestão de RH é tema da 3ª edição do RH Sustentável, que acontecerá de 8 de abril a 7 de outubro. Serão 14 encontros quinzenais, sempre às quartas-feiras, das 8h30 às 12h, na sede da ABRH-SP (Av. Eng. Luiz Carlos Berrini, 1297 – conj. 92).

O programa é dividido em três módulos, com carga horária de 52 horas. São eles: Visão Geral sobre Sustentabilidade; Brasil- Agenda Social que impacta na área de RH; e Sustentabilidade aplicada à gestão de RH.

O investimento é de 1.250 reais para não associados e 875 reais para associados. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 5505-0545 ou pelo rhsustentavel@abrhsp.org.br

A programação completa pode ser acessada pelo link http://goo.gl/m37eBM

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Curso sobre sustentabilidade

Continuam abertas as inscrições para o curso “O que a sustentabilidade tem a ver com a gestão de RH?” Promovido pela ABRH-SP, com o apoio da ABRH-Brasil, o curso chega a sua terceira edição consecutiva. Ao todo serão 52 horas de carga horária, distribuídas em catorze encontros quinzenais realizados todas as quartas-feiras, das 8h30 às 12 horas, na sede da ABRH-SP, no período de 8 de abril a 21 de outubro. 

Inscrições: (11) 5505-0545 ou rhsustentavel@abrhsp.org.br

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