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Evento do Grupo de Liderança Feminina

Nesta quarta, o Grupo de Liderança Feminina da ABRH-SP promove, a partir das 13h30, na sede da entidade, a palestra A Multimarca Mulher: Mãe, esposa, executiva e diva, com Waleska Farias, autora do livro Líder Integral. Ela vai falar sobre o reconhecimento do diferencial da mulher no desempenho de seus múltiplos papéis diante dos conflitos e desafios que enfrenta no dia a dia.

Inscrições: (11) 5505-0545 ou eventos@abrhsp.org.br

Fonte: O Estado de São Paulo – 15 de março de 2015

Associação completa seu 50º aniversário

ESPECIAL 50 ANOS: Fundada em 15 de março de 1965, Associação completa hoje seu quinquagésimo aniversário

 

A ABRH-SP comemora hoje seus 50 anos. Fundada em 15 de março de 1965, em uma pequena sala da Rua 24 de Maio, no Centro de São Paulo, com o nome de APAP – Associação Paulista de Administração de Pessoal, a ABRH-SP surgiu da união de oito entidades que congregavam profissionais ligados à área de Recursos Humanos na capital paulista, em Campinas, Guarulhos, Vale do Paraíba e Grande ABC. O objetivo inicial, com a fundação, era criar uma Associação que tivesse representatividade estadual e coordenasse as atividades de cada uma dessas entidades.

Formaram a primeira diretoria da Associação profissionais que manteriam, durante décadas, uma atuação de destaque na área e na entidade: os pioneiros Bernardo Gongora (presidente); Genézio Lucone (1º vice-presidente); José Antonio Maranho (2º vice-presidente); Vicente Otoni de Carvalho (secretário geral); Alberto B. Ortiz (1º secretário); Camillo Rodrigues (1º tesoureiro); Eduardo P. Ferreira Neto (2º tesoureiro); João Strina (diretor social); Antônio Guimarães (diretor de relações públicas); e Victor Smaira (diretor cultural). O Conselho Deliberativo tinha como presidente Flávio Ugolini Schmidt e Siegfried Georg como secretário.

Selo comemorativo

Para celebrar esta data tão significativa e homenagear a história dos profissionais que se dedicaram à causa associativa da ABRH-SP, a Associação vai realizar, ao longo deste ano, uma série de ações e eventos festiivos. Entre elas, a criação do selo comemorativo dos 50 anos, que já está sendo reproduzido em todas as peças de comunicação da entidade durante 2015, e a reformulação visual desta página no Estadão e da página publicada no jornal Correio Popular, em Campinas. Tanto o selo como os novos projetos gráficos dos informativos foram criados pela CTO Comunicação Total, agência da ABRH-SP.

 

Fonte: O Estado de São Paulo – 15 de março de 2015

ABRH-SP lança o RH Conecta

DESENVOLVIMENTO:  ABRH-SP lança o RH Conecta, fórum de conhecimento e exposição de negócios em plataforma digital

Em razão do seu aniversário de 50 anos, a ABRH-SP está preparando uma série de ações e eventos para celebrar a data (leia mais abaixo) ao longo de 2015. Na última quinta, a Associação lançou oficialmente o RH Conecta, evento digital que combina na mesma plataforma um fórum de conhecimento e uma exposição virtual de produtos, serviços e soluções para gestão de pessoas.

“No ano passado fizemos uma pesquisa de branding que apontou que o nosso público é composto, na sua maioria, por mulheres e jovens. Decidimos, então, organizar um evento que atendesse às necessidades de conhecimento e networking desses públicos, de forma inovadora, por meio de uma plataforma digital”, explicou Almiro dos Reis Neto, presidente da ABRH-SP, durante o lançamento do RH Conecta para patrocinadores e apoiadores da entidade. 

Organizado em parceria com a Expobusiness, empresa que desenvolveu e comercializa a ferramenta de feiras e eventos online, o RH Conecta estará no ar durante todo o mês de junho. O público poderá ter acesso ao conteúdo do fórum visitando auditórios virtuais. Serão 60 palestras gratuitas (em formato de drops de 7 minutos no máximo) e 15 palestras magnas (com 30 minutos de duração e acesso pago), disponibilizadas ao longo do mês. O formato facilitará a administração do tempo de quem busca conteúdo, pois o acesso poderá ser feito a qualquer hora do dia enquanto as palestras estiverem disponíveis na plataforma.

“Nós constituímos um comitê de criação formado por profissionais de renome na área de gestão de pessoas e também por profissionais jovens, que estão ajudando a construir o conteúdo do evento”, informou o presidente. O fórum terá como tema central Compartilhar para Crescer e palestras com enfoque nos eixos: Carreira, Técnica, Boas Práticas/Cases, Gestão e Comunidade de RH.

Espaço de exposição

Além do fórum, o RH Conecta terá um espaço de exposição, onde as empresas poderão apresentar produtos, serviços e soluções para a área de Recursos Humanos. O conceito da ferramenta repete na web a mesma experiência de uma feira de negócios, o que permite ao público visitar o estande como se estivesse em um pavilhão, com a facilidade de utilizar um mecanismo de busca para organizar sua visita por categorias ou empresas, por exemplo.

A plataforma também oferece diversas funcionalidades para o expositor. Entre elas, ambientação em realidade virtual, mais de 25 modelos de estandes prontos para serem usados ou ainda a construção de um estande com configuração personalizada, atualizações automáticas nas redes sociais, criação automática de e-mail marketing e interação com visitantes por meio de chats.

As empresas interessadas em expor na feira podem participar como patrocinadoras (modalidades Diamante e Ouro) ou expositoras (modalidade prata). A ABRH-SP criou condições especiais para as empresas associadas ou que já patrocinam e apoiam a entidade.

 

Mais informações (11) 5505-0545 ou eventos@abrhsp.org.br

 

Fonte: O Estado de São Paulo – 15 de março de 2015

 

ABRH-SP 50 anos: Um olhar para o futuro

Lançamento do RH Conecta marca início das comemorações, no dia 15 de março;

Compra da sede-própria, criação das regionais, CONARH e CORAHLE estão entre as principais conquistas.

 Neste domingo, 15 de março, a ABRH-SP completa 50 anos, e para celebrar está lançando o Fórum Online RH Conecta, um ambiente virtual que estará no ar durante o mês de junho.

Serão disponibilizadas 50 palestras curtas gratuitas com temas variados, como Liderança Feminina, Carreira, Internacionalização, entre outros. E mais 15 palestras magnas. Todas as palestras serão conduzidas por especialistas reconhecidos.

“Os eventos da ABRH-SP sempre foram ótimas oportunidades para troca de conhecimento e exposição de marcas e serviços. Agora, empresas e participantes terão todas essas vantagens em um ambiente virtual”, revela o Presidente da ABRH-SP Almiro dos Reis Neto.

O Fórum online RH Conecta sediará também uma feira de negócios virtual com um ambiente de exposição completo, da recepção, passando pelas palestras e conferências, aos pavilhões e estandes. Neles, empresas poderão divulgar sua marca, seus produtos, serviços e conteúdos para profissionais de Recursos Humanos interessados em novidades do mercado. “A expectativa é reunir cerca de 100 expositores e receber mais de 50 mil visitantes”, prevê Almiro.

 

Conquistas

O sucesso sempre fez parte da história da ABRH-SP. Com a compra da sede-própria e a criação de seis regionais (Campinas, Baixada Santista, Bauru, Metropolitana Oeste, Sorocaba e Ribeirão Preto), a Associação tornou-se relevante para o mercado, atraiu a participação de executivos, gestores e novos profissionais de RH, como engenheiros, advogados e administradores, e alcançou o prestígio.

Hoje, este reconhecimento é notado com a manifestação dos afiliados em contribuir com a ABRH-SP. “Temos presentes na ABRH-SP profissionais de todos os setores do RH – psicologia, economia, comunicação, saúde, segurança, entre outros, a maioria jovens e mulheres de diversas regiões do estado. A ABRH-SP está cada vez mais conseguindo interagir com todo o Estado de São Paulo.” As eleições para integrantes da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da ABRH-SP (triênio 2016-2018) ocorrerão em agosto deste ano.

É com esta dimensão que o CONARH também se consagra na história dos 50 anos da ABRH-SP, promovendo o debate sobre as últimas novidades para as áreas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. Neste ano, terá como tema “A Arte da Gestão de Pessoas”. A realização e promoção é da ABRH-Brasil. A ABRH-SP é copatrocinadora do evento.

Outro fato marcante dessa trajetória, fruto da cooperação entre ABRH-SP e ABRH-Brasil, é o CORHALE – Comitê RH de Apoio Legislativo, que analisa e sugere alterações e aperfeiçoamento nos projetos de leis relacionados as relações de trabalho no país. “É essa a missão da ABRH-SP, olhar o presente e o futuro, disseminar o conhecimento, influenciar e propor soluções para o mercado, órgãos reguladores e governo, mudar o país”, declara Almiro Reis.

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Você consegue transformar a sua vida em pedacinhos mastigáveis?

Viver o hoje se tornou um desafio para cada um de nós. Vida moderna se tornou sinônimo de sufoco. Somos pressionados pelas informações, pelo trânsito, pelos resultados e pelo ritmo de uma sociedade que, cada vez mais, não dispõe de recursos emocionais para manter-se em serenidade. A tecnologia disparou e a ansiedade do ser humano também. Na verdade, “atrás de um ansioso existe um angustiado”. 

Já reparou que produzir expectativas e projetar seus pensamentos no futuro gera sofrimento emocional? A consequência é conviver com as frustrações, com a raiva e com o medo. O ansioso, geralmente, se torna uma pessoa controladora para evitar contato com as suas angústias. Afinal é mais “fácil” controlar o outro do que a si mesmo. 

E as pessoas serenas, o que elas sentem? Os dramas das nossas vidas são reflexos das visões mais íntimas que temos de nós mesmos. Assim, a autoestima é a chave para o sucesso ou fracasso. Pessoa serena sente-se adequada à vida, isto é, competente e merecedora. Sentir-se inadequado e desajustado desenvolve pessoas angustiadas e ansiosas. 

A autoestima suficientemente boa é a blindagem necessária para minimizar as pressões externas. Quando não sentimos que somos competentes e merecedores o “mundo interno” é sufocado pelo “mundo externo”. Já percebeu isso? 

E para o profissional de vendas, quanto vale ser sereno? Eu diria que vale muito! Profissionais de vendas serenos escutam as necessidades dos seus clientes. Com isso, conseguem avaliar se seu produto é capaz de produzir benefícios aos mesmos. Mais do que isso, constroem relacionamentos confiáveis e são percebidos como pessoas que desejam resolver problemas. 

Em 2015, o grupo de estudos “Relações Humanas em Vendas Corporativas” se propõe estudar o Tema “Ansiedade”. Os estudos são compartilhados pelos próprios participantes, que organizados em subgrupos, estudam e dividem os conceitos com o grupo, que, ao mesmo tempo, relacionam com as experiências do dia a dia.  O diferencial está nas conclusões em grupo, o que fortalece a motivação e o entusiasmo de todos.  Se você se sente ansioso e deseja se tornar uma pessoa mais serena, venha compartilhar conosco suas experiências, pois, junto podemos mais!

Fernando Sarmento, facilitador do Grupo Relações Humanas em Vendas Corporativas

 

Fonte: Correio Popular 08 de março de 2015

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ABRH-SP lança Grupos de Estudos 2015 em Campinas e Sorocaba

As regionais da ABRH-SP com sede em Campinas e Sorocaba realizaram eventos de abertura dos seus Grupos de Estudos 2015, nas manhãs dos dias 4 e 5 de março, respectivamente. Com foco em aprimoramento, networking e negócios, o objetivo é o desenvolvimento e relacionamento dos profissionais de RH das cidades pertencentes a cada Regional. 

Cerca de 50 profissionais participaram em Campinas. O evento contou com a presença da escritora, Susanne Andrade, que ministrou a palestra Humanizar para se Realizar, com dicas motivacionais para o cotidiano, bom desempenho na carreira profissional e para o relacionamento com os colegas de trabalho.

Em Sorocaba, o lançamento reuniu cerca de 150 pessoas e contou com a presença da especialista e palestrante Marisa Eboli, que falou sobre O Poder Transformador da Educação Corporativa.

 

Grupos de Estudos em Campinas 

A ABRH-SP Campinas oferece sete Grupos de Estudos disponíveis aos associados. As reuniões serão realizadas mensalmente, de abril a novembro. Informações e inscrições podem ser obtidas através do e-mail regionalcampinas@abrhsp.org.br.

 

Grupos de Estudos em Sorocaba

Em Sorocaba, dois Grupos de Estudos estão abertos para associados: Tendências em Educação Corporativa e Estratégias para Atração e Retenção de Talentos.  Para obter outras informações e esclarecer dúvidas, envie um e-mail para regionalsorocaba@abrhsp.org.br.

 

Mais informações sobre os Grupos de Estudos, ligue (19) 3294-3307 ou acesse o www.abrhsp.org.br.

 

Fonte: Correio Popular 08 de março de 2015

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8 DE MARÇO – Conquistas e desafios das mulheres no mundo corporativo

O discurso da atriz Patricia Arquette no Oscar 2015, ao ganhar o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante, lembrou a sociedade de que, em muitos setores, as mulheres ainda têm remuneração inferior à dos homens. Por que, apesar de todos os esforços, isso ainda acontece? E o que precisa ser feito nas organizações para mudar esse cenário? O jornal Gestão de Pessoas convidou as quatro diretoras da ABRH-SP para refletirem sobre essas questões neste Dia Internacional da Mulher: 

“Concordo que o quadro tem mudado, não na velocidade desejada, e detesto saber que homens ainda ganham mais que mulheres em determinados setores. Realmente, é lamentável… Enxergo os homens como melhores ´negociadores salariais´ e as mulheres ´mais apaixonadas pelo que fazem´ (isso tanto na contratação quanto durante a trajetória profissional), o que pode ser uma variável para apoiar a diferença salarial. Entretanto, trabalho com Recursos Humanos há mais de 25 anos, em empresas de grande porte com políticas de RH estruturadas, e nenhuma dessas empresas diferenciava salários entre gênero, mas, sim, entre cargos (papéis e responsabilidades). Também vejo as mulheres ocupando posições diferentes que os homens. Elas são mais confiantes em fazer suas escolhas considerando os diferentes papéis que exercem na sociedade e talvez não priorizem posições comumente ocupadas por eles, como as chamadas posições executivas. Quando optam por essas posições, no entanto, se destacam, o que pode ser observado na situação de muitas que têm os maridos gerindo as questões familiares e domésticas, enquanto elas trabalham arduamente para garantir a estabilidade financeira familiar.” Edna Bedani 

“O desafio da mulher no mercado de hoje é conciliar o sucesso profissional com o êxito pessoal, em plena harmonia. Como mulher que se qualifica para gerenciar oportunidades e gestar soluções, como também a que consegue tudo isso em complementaridade e não na lógica puramente competitiva do mercado. Isso porque a feminilidade é o que faz a diferença nesse campo. O mercado foi muito marcado pela competitividade, muitas vezes, agressiva, no afã da produtividade. Requer, portanto, ajustes no sentido de fazer com que haja não apenas produtividade com cada vez mais qualidade, mas otimização de potencialidades humanas, integrando capacidades para um sentido mais familiar de relacionamentos, em que produção e qualidade de vida caminhem juntos, de modo integrado. Não se trata de ocupar postos e ter privilégios sociais por uma questão de gênero apenas, isto é, por ser homem ou mulher, mas por mérito pessoal. O mercado, portanto, tem muito a ganhar com a contribuição da mulher, no desafio de humanizá-lo, para gerar oportunidades de ganhos para todos. A mulher hoje é protagonista desse processo, mas não para impor outra lógica de dominação, mas justamente para equilibrar as possibilidades existentes, numa proposta de serviço, para o bem de todos.” Edna Goldoni 

“Tanto a equiparação salarial quanto o número de mulheres em posição de liderança nas organizações vêm evoluindo gradativamente e, portanto, acredito que temos uma perspectiva positiva nos dois aspectos. As empresas e a sociedade estão atentas e, sobretudo, tomando medidas concretas para que isso aconteça, porém é fundamental que haja também uma mobilização das próprias mulheres, colocando o tema no debate do dia a dia, reivindicando seus direitos e procurando entender as situações que são desfavoráveis a elas. Acredito que uma política de diversidade, que tenha tanto objetivos concretos como ações afirmativas, é fundamental para que o cenário mude mais rapidamente, mas não apenas em relação às mulheres, também em relação aos outros aspectos que envolvem o tema, especialmente a diversidade das ideias. Além disso, ter o assunto no centro do debate da liderança é uma maneira de não deixá-lo esquecido entre tantas outras prioridades que temos no nosso dia a dia, ou seja, que a liderança da empresa possa acompanhar a evolução dos indicadores e possa debater as razões pelas quais as mulheres ainda se encontram em situação desfavorável, quando for o caso.” Lilian Guimarães 

“Esse quadro já vem mudando há tempos. Eu realmente acredito que é um processo e que estamos conquistando, sim, nosso espaço. Talvez menos rápido do que gostaríamos, mas com muita consistência. Prefiro enxergar o quanto temos avançado. Outro ponto importante a ser analisado: será que o número de mulheres que realmente quer ocupar posições de liderança das empresas e na sociedade é tão grande assim? Formação, disponibilidade de tempo, ter essa vontade como um valor, estar disposta a sacrifícios… Nesse ponto, acho saudável refletirmos sobre todos os papéis que ocupamos ao mesmo tempo. Vem sendo uma batalha constante equilibrarmos todos os nossos afazeres com vida profissional e pessoal. E o preço cobrado não é baixo… As empresas podem contribuir abrindo mais espaço para os horários flexíveis e home offices por exemplo, mas cargos de grande responsabilidade exigem demais das pessoas, sejam homens ou mulheres. Acho lamentável salários diferentes em posições equivalentes se isso for devido ser mulher ou homem, mas em termos de quantidade isso ainda é muito mais uma responsabilidade compartilhada entre empresas, sociedade, homens e as próprias mulheres.” Luciana Carvas

 

Página Semanal ABRH-SP – 08 de março

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ESPECIAL 50 ANOS – Mulheres na presidência da Associação

Muito embora as mulheres sejam maioria na área de Recursos Humanos, a participação delas na liderança da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da ABRH-SP acompanha a proporcionalidade da participação feminina no board das organizações. Nesses 50 anos de história, o cargo de presidente foi ocupado por duas mulheres – Nielce Camillo Filetti e Elaine Saad – e o de presidente do Conselho Deliberativo por apenas uma: Noelly de Carvalho David, durante a gestão de Nielce.

A proporção nos demais cargos da diretoria e dos conselhos, no entanto, vem crescendo nas últimas décadas. Atualmente, a diretoria executiva tem importante presença feminina, sendo composta por cinco homens e quatro mulheres (conheça as integrantes na reportagem acima).

Primeira mulher eleita para a presidência da Associação, Nielce comandou a entidade de 1996 até o início do novo milênio. Na sua gestão, a ABRH-SP realizou a reforma do estatuto social com o objetivo de garantir aos associados uma participação mais democrática nas decisões da entidade. Os principais aspectos dessa mudança foram o direito ao voto dos associados empresariais e a eleição da diretoria pelo voto direto – até então o Conselho Deliberativo escolhia o presidente da ABRH-SP, que, por sua vez, indicava os membros da diretoria.

Atual vice-presidente da ABRH-Brasil, Elaine assumiu a liderança da ABRH-SP em 2008 para concluir a gestão do triênio 2007-2009 com a saída do cargo de presidente de Vicente Teixeira, que deixou o Brasil para uma carreira internacional de executivo de RH.

Uma das principais realizações da diretoria de Elaine foi o papel de destaque que a Associação teve no desenvolvimento e lançamento, em 2008, do Emprega São Paulo, importante ferramenta gratuita de oferta e busca de vagas de trabalho pela internet até hoje mantida pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) do Estado de São Paulo.

 

Página Semanal ABRH-SP – 08 de março

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DESENVOLVIMENTO – Eduardo Carmello abriu a temporada de eventos na ABRH-SP

Na quarta passada, Eduardo Carmello, diretor da Entheusiasmos Consultoria em Talentos Humanos, abriu a temporada de palestras deste ano na sede da ABRH-SP com uma apresentação sobre o tema Gestão da Singularidade, que vem sendo objeto dos seus estudos e pesquisas nos últimos anos.

O desafio do líder de expandir a capacidade produtiva, o conceito de gestão da singularidade e a apresentação de um modelo para ajudar a liderança a produzir conhecimento foram o foco da palestra. “A gestão da singularidade é a capacidade que uma organização ou um gestor tem de maximizar a performance e a inovação de sua equipe, construindo estratégias diferenciadas para talentos em níveis diferenciados de performance, engajamento, aprendizagem e entrega”, explicou Carmello.

 

Página Semanal ABRH-SP – 08 de março

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Debate sobre a contribuição do storytelling nas estratégias de engajamento

O Grupo Líderes de RH da ABRH-SP promove nesta quarta, a partir das 8h30, na sede da entidade, um debate sobre a contribuição do storytelling para estratégias de engajamento. Gerente sênior de Comunicação e Public Affairs da GE, Viviane Mansi vai falar sobre os conceitos de storytelling e como essa ferramenta vem sendo aplicada na comunicação dos empregados da multinacional em diferentes oportunidades. Na sequência, Viviane participa de um debate sobre o tema com os consultores de comunicação Bruno Carramenha e Thatiana Cappellano.

Inscrições: (11) 5505-0545 ou eventos@abrhsp.org.br

 

Página Semanal ABRH-SP – 08 de março

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Grupos de Estudos em Sorocaba

Cerca de 150 pessoas compareceram ao evento que contou com a presença da palestrante Marisa Eboli

Foi realizada na última quinta-feira, 5 de março, no auditório da Esamc, a abertura oficial dos Grupos de Estudos da ABRH-SP Sorocaba. O evento reuniu cerca de 150 profissionais de Recursos Humanos da região e contou com a presença da especialista e palestrante Marisa Eboli, que falou sobre “O poder transformador da Educação Corporativa”.

A vice-diretora da Regional, Daniele Matos, contou as novidades e o calendário de atividades para 2015 e convidou o público a participar dos Grupos de Estudos formados na cidade: Tendências em Educação Corporativa e Estratégias para Atração e Retenção de Talentos. Na ocasião, os facilitadores Rogério Bellini, Yara Leal e Cássia Resende foram apresentados pela diretora dos Grupos de estudos, Roseli Jacobsen, e puderam falar sobre a expectativa dos trabalhos.

Durante a palestra foram sanadas muitas dúvidas sobre a Educação Corporativa. Marisa apresentou um contexto sobre a Educação no Brasil, falou sobre a diferença entre Universidade Corporativa, Educação Corporativa e Treinamento & Desenvolvimento. Ela ainda apresentou referências internacionais e o trabalho de benchmarking desenvolvido em grandes empresas fora do país como Accor; Thales Université; Saint-Gobain e GE, entre outras.

A professora também enfatizou a importância do papel do líder educador. “O papel do líder é fundamental para o sucesso da Universidade Corporativa ou da Educação Corporativa. Ele tem que entender de uma vez por todas que a responsabilidade está nele! Quando focamos na realidade brasileira, percebemos que a Educação aqui não é um forte. Mas, por exemplo, as melhores empresas para trabalhar de acordo com as pesquisas, são aquelas que possuem programas de Educação Corporativa. Está na hora de levarmos o assunto mais a sério”, afirmou Marisa Eboli.

A diretora de RH da Schaeffler, Rosana Bacciotti, elogiou o evento e parabenizou a iniciativa da ABRH-SP. “Sorocaba é uma grande cidade em uma região em franco desenvolvimento e merecia uma conexão entre as lideranças de RH. Para os profissionais, as palestras, reuniões, eventos e os grupos que se encontram aqui, são importantes canais de atualização e network, ferramentas essenciais ao papel do RH moderno. O que vimos foi um excelente evento com uma palestra de altíssimo nível. Parabéns aos envolvidos”, disse.

Em Sorocaba, dois Grupos de Estudos estão abertos para associados: Tendências em Educação Corporativa e Estratégias para Atração e Retenção de Talentos. Neste ano serão realizadas oito reuniões já programadas no calendário. Para obter outras informações e esclarecer dúvidas, entre em contato pelo telefone (19) 3294-3307 ou envie um e-mail para regionalsorocaba@abrhsp.org.br.

 Sobre a ABRH Sorocaba

Inaugurada em 2014, a ABRH Regional de Sorocaba contempla as cidades de Sorocaba, Votorantim, Mairinque, São Roque, Araçariguama, Itu, Salto, Porto Feliz, Tietê, Jumirim, Cerquilho, Cesário Lange, Boituva, Tatuí, Iperó, Capela do Alto, Alambari, Araçoiaba da Serra, Sarapuí, Pilar do Sul, São Miguel Arcanjo, Tapira, Salto de Pirapora, Piedade e Ibiúna, além de Itapetininga e Cabreúva.

MULHERES NO TRABALHO:

SEM MEDO DE ENFRENTAR TABUS

Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, nada mais apropriado do que falar dos desafios de como elas podem construir vidas vencedoras!

“Para mim, mulher de sucesso é aquela que conseguiu trazer todas as pessoas que estão ao seu redor, junto consigo, na sua trajetória profissional”, afirma Edna Goldoni, a primeira mulher a ocupar a diretoria comercial da ABRH-SP.

É o que ela faz. Goldoni chegou em 2013 trazendo a ideia de ampliar um grupo que reunia em torno de cem mulheres para discutir e debater as questões da profissional de RH no mercado de trabalho. Vale lembrar que são elas que, na grande maioria das vezes, recrutam homens e mulheres para todos os departamentos. Quer visão maior de conjunto? 

Pois foi essa abordagem que aproximou mais executivas que sentiam a necessidade de adquirir esse conhecimento e aproveitar o networking. 

Junto com os demais membros da diretoria feminina da associação – Lilian Guimarães, Luciana Carvas e Edna Bedani –, o projeto cresceu e foi batizado de Liderança Feminina. Ano passado, foram promovidos três encontros em São Paulo – com overbooking em dois deles –, um em Ribeirão Preto e outro em Campinas. “O próximo evento será na primeira semana de abril, em parceria com a Fundação Getulio Vargas”, conta Goldoni.

“Tantos papéis, tantas facetas me vêm à mente ao buscar palavras que traduzam a homenagem que eu gostaria de prestar a todas nós em um mês tão emblemático…”, comentaLuciana Carvas. O sentimento de “vim, vi e venci” é dividido com Lilian Guimarães: “O mundo mudou e as mulheres também! As jovens têm dado muita importância para família e já não precisam ser como as mulheres da minha geração, que, para terem sucesso profissional, se comportavam como homens, muitas vezes, esfacelando sua vida pessoal”.

Para se ter uma ideia de quão forte é esse sentimento, não só na área corporativa, lembramos da jornalista Ana Paula Padrão que pediu demissão de um dos cargos mais disputados e almejados da TV e não faltou quem a chamasse de louca. Em uma entrevista concedida a Paulo Lima, fundador da Trip Editora, ela desabafou: “Ninguém se diverte com um lado só da vida! Eu me sentia incompleta e era difícil de explicar isso para a emissora… Às vésperas dos 40 anos, eu só tinha vivido uma coisa na vida”.

Se você já se questionou se adianta chegar ao topo da carreira quando tudo que depende de você está fragilizado, deteriorado e as relações estão muito difíceis, é hora de trocar experiências: “Eu procuro equilibrar todos esses pratinhos do dia a dia, com alegria, leveza e motivação. Não adianta falar ‘ai, que peso, coitada de mim, tenho de chegar em casa e fazer isso e aquilo’…”, alerta Goldoni.

A xará Edna Bedani finaliza: “Queremos provocar reflexões sobre os espaços possíveis de ocupação feminina na geração dos resultados tão esperados para os negócios e a sociedade!”

Vem você também: liderancafeminina@abrhsp.org.br

 

Fonte: “Folha de Alphaville – 06 de março de 2015”

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