Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mudou a regra do jogo? Quais os fatores que nos guiam em um mundo mais complexo e cheio de incertezas

Emir Redaelli, professor da UNISINOS/RS, foi o escolhido para provocar os participantes do último +Café & +Gestão de 2014 – evento mensal promovido pela ABRH-SP Metropolitana Oeste -, em busca das respostas que todo líder, futuro líder e RH procuram. Alguns dos dados trazidos foram inusitados. 

Ele quebrou o roteiro esperado ao colocar a autoconsciência como o pilar para tomar as decisões e obter valor. “Se uma pessoa não filtra suas emoções e não domina a si mesma, não consegue dominar suas atividades profissionais”.

Estudos apresentados pelo palestrante também demonstram que, em todo processo decisório, aumentar o conhecimento acalma o ser humano porque os padrões mentais influem diretamente na visão de mundo e, por consequência, nas escolhas. 

Esse aspecto que, a princípio, parece de caráter pessoal, tem uma parcela de participação ativa da empresa – que precisa investir, planejar e acreditar. 

Aliás, Redaelli foi ainda mais longe ao concluir que o fator limitante do crescimento de uma organização é a fronteira construída pela soma do conhecimento dos homens que a compõem. E que o segredo da vitória é extrair e aplicar ao máximo os conhecimentos existentes. 

Como? É fundamental pegar a experiência de cada pessoa, transformá-la em modelos de conhecimento e replicar esses modelos para expandir os resultados. O conhecimento não compartilhado compromete a projeção de crescimento e a evolução da empresa ao longo dos anos! 

No entanto, Redaelli apontou um grande obstáculo para modelagem estratégica de negócios: “o problema é que os maiores especialistas em estratégia são as gavetas, já que grande parte dos planejamentos ficam guardados nelas!” 

Pensa que ele foi mal recebido? Não! Na conversa, houve até quem levantasse dados complementares de pesquisas: nas empresas do mundo todo, de 70 a 90% das iniciativas estratégicas fracassam; e apenas 3% da população economicamente ativa do Brasil faz planejamento. 

Redaelli diagnostica o porquê: “a dificuldade de implementação de estratégias vem quando as pessoas não compreendem por que estão fazendo aquilo!” 

Sérgio Tadeu Ribeiro, Diretor-presidente da FGV/Strong, parceira do evento, elogiou a visão do professor: “O Emir tem o poder de simplificar o complexo!”

 

Fonte: Correio Popular de 5 de dezembro de 2014

{module compartilhar}

FÉRIAS COLETIVAS: Bom para a empresa, mas e o funcionário?

Além das tarefas, tem a maratona de confraternizações de final de ano, que são uma tradição no Brasil… Haja preparo físico! “Essas festas são a oportunidade de trazer a família para dentro da empresa e os gestores aprenderam que isso mobiliza os colaboradores”, analisa Fernando Carvalho Lima, diretor da ABRH-SP Metropolitana Oeste. “No final do ano, celebrar é uma forma de incentivar as pessoas a terem mais produtividade!” Certo, celebramos para motivar, mas, depois de 23 de dezembro, tudo desacelera. E aí? 

Para minimizar esse impacto, cresce o número de empresas que apelam para as férias coletivas. A Certec, cerâmica importadora com 20 anos de mercado, começou há dois anos. Os funcionários receberam bem a nova prática, conta a controller Eliana Valverde da Silva: “Era uma época em que os funcionários ficavam parados e a gente tinha que inventar coisas para eles fazerem. Também ficavam descontentes aqui, enquanto amigos e esposas estavam de folga. Em 2012, demos 12 dias de coletivas e o pessoal voltou superbem!” 

Este ano, como muitos segmentos deram uma estagnada, nota-se um aumento ainda mais significativo no número de organizações que optam pelas férias coletivas. Junte ao contexto, o fato de que muitas empresas que usavam banco de horas para dar folgas de fim de ano ficaram sem opção porque precisaram dispensar os funcionários em julho, em função da Copa. Na indústria, por exemplo, a dispensa coletiva está batendo 40%, conforme levantamento realizado pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Esse índice é bem superior ao registrado em 2013, quando pouco mais de 13% delas pararam. “Em outubro, quando o mercado começou a sinalizar maior lentidão, eu já avisei que este ano as coletivas seriam maiores! A minha proposta foi dar 30 dias para todo mundo, na expectativa de melhora do mercado”, conta Silva. Na Certec, os funcionários vão parar entre 15 de dezembro e 15 de janeiro. Acharam interessante diante de um cenário de incertezas. “Como somos importadores, quando o dólar disparou, chegando a R$2,60, perdemos competitividade. Nossos clientes cancelaram os pedidos, mas garantiram que retomam no final de janeiro!”, arremata a controller. 

Com as pesquisas sinalizando consumidores com pouca disposição para gastar no Natal, ela acredita que o funcionário que receberá um valor maior com férias e décimo terceiro terá mais condições de realizar sonhos simples: “O trabalhador pensa assim: com 30 dias de férias no bolso, mais o 13º, vou arriscar e comprar um fogão, um celular novo”. Isso pode refletir na economia em janeiro, porque as fábricas terão de repor no mercado. Luz nova para todo mundo!

 

Fonte: Correio Popular de 5 de dezembro de 2014

{module compartilhar}

Coaching: autoconhecimento em prol da carreira

O mundo do trabalho está cada vez mais complexo, com grande quantidade de informações disponíveis, acesso facilitado à tecnologia, exigência por resultados a curto prazo. Para conseguir entrar no ritmo e atingir objetivos específicos de carreira, Lilian Guimarães, diretora de Responsabilidade Social da ABRH-SP e VP de Pessoas e Cultura da Natura, recomenda que os profissionais façam coaching, técnica que ajuda no desenvolvimento profissional e permite a visualização clara dos potenciais de cada um.

Especialista no tema pelo Instituto Ecosocial, Lilian explica: “Durante o coaching, o funcionário passa por um processo de autoconhecimento a fim de descobrir suas competências ou capacidades adormecidas. Depois, um especialista (coach) o ajudará a pensar quais passos precisam ser dados para que ele atinja o objetivo profissional pretendido.” No dia-a-dia do ambiente corporativo, quem geralmente exerce a função do coach é o próprio RH, com quem, tanto os colaboradores, quanto os executivos, confiam e se aconselham.

De acordo com Lilian, uma condição para o especialista que ocupa esse papel de orientador é a ética para não expor os segredos dos colaboradores, além disso ser um bom ouvinte e, principalmente, saber fazer as perguntas certas para que, a partir disso, ajude a traçar um plano de ações focado na carreira. Lilian recomenda a contratação de profissionais externos, apesar de algumas empresas terem a prática. “Eles são mais isentos, pois não fazem parte da dinâmica política e econômica da organização. Dá mais confiança e liberdade”, ressalta.

Apesar de ser um tema voltado para o ambiente de trabalho, passar pela metodologia de autoconhecimento também provoca efeitos positivos em outros âmbitos. “Normalmente os problemas que você tem na vida profissional são oriundos da vida pessoal. Passar por um processo de coaching também pode ajudar você a se tornar uma pessoa melhor”, conclui Lilian Guimarães. 

{module compartilhar}

INSTITUCIONAL – BALANÇO 2014

Novos produtos, novos grupos e eventos com recorde de público marcaram o ano da ABRH-SP

Ao contrário do que aconteceu em muitos setores, a Copa do Mundo e as eleições não interferiram no ritmo de realizações da ABRH-SP em 2014. A entidade aproveitou o ano para lançar novos produtos e ampliar as oportunidades de desenvolvimento e networking para seus associados. Veja a seguir um resumo das principais ações do ano:

 

Desenvolvimento

Ao longo do ano foram realizados 17 eventos na sede, gratuitos para os associados com um público total de 647 participantes. Temas como os desafios de falar em público, liderança sustentável, mentoring e a ciência da influência e persuasão, além de palestrantes internacionais, marcaram a programação. A ABRH-SP também foi copromotora do I Fórum ABRH-Nacional de Teletrabalho e da 8ª edição do prêmio As Melhores Empresas para Estagiar, em parceria com o CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola e a Toledo & Associados, e promoveu a segunda edição do curso “O que a sustentabilidade tem a ver com a gestão do RH”? As Regionais Baixada Santista, Bauru, Campinas, Metropolitana Oeste, Ribeirão Preto e Sorocaba também investiram em eventos para a promoção do conhecimento e ampliação do networking, com um público recorde de mais de 11.500 pessoas.

 

Lançamentos

Em agosto, a Associação lançou dois novos produtos. Benefício exclusivo desenvolvido em parceria com a Elancers, o portal de empregos ABRHVagas é um novo canal de empregabilidade para quem atua em RH, que ainda proporciona às empresas um espaço onde possam publicar suas vagas. Outra novidade, o Radar Corhale, boletim mensal do Corhale – Comitê RH de Apoio Legislativo, tem como objetivo disseminar a produção técnica do grupo e promover o debate e o aperfeiçoamento das relações de trabalho no Brasil.

 

Novos grupos

O ano de 2014 vai ficar marcado pelo lançamento e o sucesso do Grupo de Liderança Feminina, cujos três encontros em São Paulo reuniram 600 mulheres, sem contar os encontros em Campinas e Ribeirão Preto, e do Grupo de Inovação em Saúde Corporativa, criado para compartilhar conhecimentos quanto à melhor gestão dos custos diretos e indiretos da saúde. Ainda em 2014 houve a consolidação do Grupo Líderes de RH, criado no final do ano anterior para reunir gerentes seniores de RH em ascensão na carreira.

 

Mais uma Regional

Com a realização de um evento exclusivo para convidados, que reuniu mais de 150 pessoas, a Associação inaugurou oficialmente a Regional Sorocaba no início de novembro. A ABRH-SP Sorocaba vai atuar em 28 municípios. Entre as ações previstas, destaca-se a organização dos primeiros Grupos de Estudos na região. O programa começa em março de 2015 com os temas Educação Corporativa e Atração, Retenção e Desenvolvimento de Talentos.

 

40ª edição

Realizada em agosto, a edição comemorativa do 40º CONARH – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, promovido pela ABRH-Nacional e a ABRH-SP, foi marcada pelo conteúdo diversificado. Ao todo, os congressistas puderam assistir a 40 palestras magnas e simultâneas. Um dos destaques da programação foi o Fórum Relações do Trabalho – O que mudou em 40 anos?, realizado pelo Corhale – Comitê RH de Apoio Legislativo, uma inciativa da ABRH-SP em parceria com a ABRH-Nacional.

 

Na Praça, em Barueri

A Regional Metropolitana Oeste foi a responsável neste ano pela realização, no dia 7 de outubro, da edição paulista do ABRH na Praça, evento anual de consultoria gratuita em carreira e trabalho realizado simultaneamente pelas ABRHs em vários pontos do Brasil. O evento contou com o apoio institucional da Prefeitura de Barueri e o trabalho voluntário de profissionais de RH que atenderam gratuitamente 3.500 pessoas ao longo de um dia inteiro de atividades.

 

Grupos de Estudos

Atividade de sucesso da ABRH-SP, criada em 2007, os Grupos de Estudos tiveram um crescimento expressivo em 2014, com um total de 500 participantes nos 29 grupos organizados nas cidades de São Paulo, Campinas, Jundiaí, Santos, Barueri, Bauru e Ribeirão Preto. Cada grupo realizou oito encontros durante o ano, no período de março a novembro. Coaching, liderança, remuneração, resiliência e educação corporativa foram alguns dos temas debatidos pelos grupos nesta temporada.

 

Raio X do RH

Assistência médica (com 93%) ainda é o principal benefício oferecido pelas empresas no Estado de São Paulo de acordo com a primeira Pesquisa de Remuneração, Benefícios e Práticas de RH Online, promovida pela ABRH-SP e desenvolvida pela Wiabiliza Soluções Empresariais. Lançada neste ano, a pesquisa, que terá edições contínuas, tem como objetivo o levantamento completo de informações para o gestor de RH em relação ao salário base de 270 cargos, 12 práticas de gestão de pessoas e 12 benefícios.

 

O melhor do RH

Em julho, a ABRH-SP lançou sua nova campanha institucional com o slogan “O melhor do RH se reúne aqui”. Criada pela agência CTO Comunicação Total, a campanha foi desenvolvida a partir da pesquisa de branding que levantou as expectativas dos diversos públicos da ABRH-SP em relação à Associação. Também foram criadas uma nova identificação visual com as palavras-chave Atualização, Conhecimento, Networking e Reconhecimento, precedidas do símbolo +, e para as mídias sociais a hashtag #abrhspmais.

 

Página Semanal ABRH-SP – 07 de dezembro

{module compartilhar}

Regional Sorocaba

 

Américo Garbuio Júnior Diretor da Regional
  Daniele Matos – Vice-Diretora da Regional Daniela Egílio – Diretora de Eventos Fernando Camargo – Diretor de Relação com Associados Maria Regina Cepil Tenor – Diretora Comercial Roseli Jacobsen – Diretora de Grupos de Estudos

 Contato

(19) 3294 3307

regionalsorocaba@abrhsp.org.br 

Curta nossa fanpage:  /abrhspsorocaba  

Regional Ribeirão Preto

 
      Heloisa Minto Diretora da Regional

Denise Lustri – Vice-Diretora da Regional 

Carolina Baviera  – Apoio a Diretoria 

Israel Gomes – Diretor dos Grupos de Estudos

Márcio Camargo – Apoio a Diretoria

Maria Alice Trindade – Diretora de Relações com Universidades

Oswaldo Maia – Diretor de Relações Institucionais

 Contato

(19) 3294 3307

regionalriberaopreto@abrhsp.org.br 

Curta nossa fanpage: /abrhspribeiraopreto 

Regional Centro Oeste

 

 

Laura Maria Paolinetti Camara

Diretora da Regional

Tatiane Aparecida de Souza Lopes – Vice-Diretora Camila Lopes da Silva – Diretora de Sustentabilidade           Clóvis Aparecido Cavenaghi Pereira – Diretora de Relações Institucionais Debora Bento – Diretora de Sustentabilidade Janaína Andréia Menezes Corrêa – Diretora de Relações com Associados Maria Elvira Scapol – Diretora de Eventos e Comunicação Rogério Lopes – Diretor Comercial Silmara Bianca Crusca Favalli – Diretora de Eventos Silvia Maria Ferreira Pelegrina – Diretora Jurídica

 Contato

(19) 3294 3307

regionalbauru@abrhsp.org.br 

Curta nossa fanpage:  /abrhspbauru  

Regional Metropolitana Oeste

 

Mário Faccioni Junior

Diretor da Regional

 

Claudia Meirelles – Vice-Diretor da Regional

Alexandre Ribas – Diretor de Relações com Associados

Andrea Massoud – Diretora de Expatriados

João Carlos Zorzete – Diretor de Relações c/ Associados

Paulo Bastos – Diretor Comercial

Pedro Carneiro – Diretor de Grupos de Estudos

Sergio Nascimento – Diretor de Responsabilidade Social

Valdir Gonçalves – Diretor de Relações Institucionais 

 Contato

(19) 3294 3307

regionalmetropolitanaoeste@abrhsp.org.br

Curta nossa fanpage: /abrhspmetropolitanaoeste 

Regional Baixada Santista

 

 

Djalma Moraes

Diretor da Regional

 

Paulo dos Santos Queija – Vice-Diretor da Regional

Angelina Oliveira Coimbra – Diretora de Grupos de Estudos

Beatriz Minte – Diretor de Comunicação e Marketing

Gláucia Barcelos Almeida – Diretora de Sustentabilidade

José Wenes Júnior  – Apoio – Diretoria de Grupos de Estudos

Patrícia Rezende Lorande – Apoio – Diretoria de Eventos

Tatiane Lima – Diretora de Associados

 

Nossa Sede

Av. Ana Costa, 61 – Gonzaga – Santos

CEP: 11060-000

Contato

(13) 3229-1935

regionalbaixadasantista@abrhsp.org.br  


Curta nossa 
fanpage /abrhspbaixadasantista

Grupo de Saúde Corporativa

Lançado em abril de 2014, o Grupo de Saúde Corporativa da ABRH-SP foi criado com o intuito de debater sobre a Inovação na Estratégia de Gestão da Saúde. Especialistas da área que integram o grupo discutem questões como custos diretos e indiretos da saúde e legislação.

 

Iniciativa da diretoria comercial da ABRH-SP, o grupo tem como objetivos compartilhar conhecimentos em relação à melhor gestão dos custos da saúde e estimular a discussão e troca de informações com os profissionais de RH, saúde, finanças, jurídico, entre outros.

 

 

Mais informações:

saudecorporativa@abrhsp.org.br

(11) 5505 0545

ESPAÇO DA FÊNIX – Top of Mind de RH chega à 18ª edição em 2015

O ano de 2015 certamente será especial para o Top of Mind de RH, realizado pela Fênix Editora. A grande premiação do segmento de gestão de pessoas chega à “maioridade” e completará um ciclo de 18 edições bem-sucedidas.

Muito mais que um troféu desejado, o prêmio projeta seus indicados, ganhadores e patrocinadores como referências para o mercado de RH, promovendo a fixação das suas marcas junto ao seu público e contribuindo para o sucesso dos seus negócios.

E, para que a edição 2015 seja coroada de elogios, como nas edições anteriores, a preparação já começou. Diversas empresas já demonstraram interesse e adiantaram-se, fechando contrato de patrocínio, que é a vitrine que concentra tudo o que há de mais importante na relação RH x fornecedor. São elas: Drogaria São Paulo, Mackenzie, Global Work, Oscar Schmidt, Graber Segurança, ABET e G.Infor. Acesse www.topofmindrh.com.br e saiba mais.

Nessa esteira, a revista profissional&negócios também chega a mais uma edição especial neste mês, abordando temas muito relevantes para o mundo corporativo. A publicação traz os resultados da Pesquisa de Tendências em Gestão de Pessoas 2015, fruto da parceria exclusiva da p&n com a consultoria ISK. Além disso, é possível ler uma análise acerca da gestão de pessoas no agronegócio. Vale conferir!

 

Página Semanal ABRH-SP – 30 de novembro

{module compartilhar}

INSTITUCIONAL – Realizações do ano foram apresentadas na última reunião do Conselho Deliberativo

Gratificante. Assim, o presidente do Conselho Deliberativo da ABRH-SP, Theunis Marinho, definiu o trabalho realizado pelo conselho e a diretoria executiva da entidade ao longo deste ano, na última reunião do órgão em 2014,promovida na última quarta, na sede da Associação.

As principais ações e os resultados do ano foram apresentados pela diretoria. Em relação às Regionais, foram mencionados o aumento expressivo no número de eventos promovidos pelas unidades, que totalizaram mais de 11 mil participantes, e a inauguração de Sorocaba.

Outro destaque foi a realização de 17 eventos na sede, com 40 participantes em média, bem como de eventos especiais a exemplo dos encontros doGrupo de Liderança Feminina e o I Fórum ABRH de Teletrabalho. “Foram resultados bem acima do esperado”, avaliou o presidente do Conselho Deliberativo.

 

Página Semanal ABRH-SP – 30 de novembro

{module compartilhar}

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?