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CONARH 2015 a preços promocionais

Em comemoração aos 50 anos da ABRH-Nacional e da ABRH-SP celebrados no próximo ano, o CONARH 2015 – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas está com as inscrições abertas a preços promocionais. Durante esse período, associados da ABRH-SP pagam R$ 1.750 pela inscrição; não associados, R$ 2.450 (ambos com a possibilidade de parcelamento em seis vezes sem juros).

Maior evento de gestão de pessoas da América Latina, que se distingue pela programação diversificada com palestras, painéis, fóruns e talk show, além da feira de negócios, o CONARH terá sua 41ª edição realizada de 17 a 20 de agosto, no Transamerica Expo Center, na capital paulista.

Mais informações:  congressista2015@conarh.com.br ou (11) 3138-3420

 

Página Semanal ABRH-SP – 16 de novembro

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Palestra vai abordar os debates jurídico-trabalhistas mais atuais

Os mais recentes e intensos debates da área jurídico-trabalhista,analisados na última conferência anual da International Bar Association, realizadaem outubro no Japão, serão tema do evento que a ABRH-SP promove nesta terça, das 9 às 12 horas, na sua sede, com o diretor Jurídico da ABRH-Nacional e integrante do Corhale–Comitê RH de Apoio LegislativoWolnei Tadeu Ferreira.

“Influência da idade laboral nas políticas trabalhistas mundiais, exigência de cotas para inserção de minorias, assédio moral, proteção contra desemprego, trabalho flexível e novas modalidades de contratação são alguns dos temas tratados pela Justiça e em franco desenvolvimento no mundo corporativo ao redor dos continentes”, antecipa Ferreira.

Inscrições: (11) 5505-0545 ou eventos@abrhsp.org.br

 

Página Semanal ABRH-SP – 16 de novembro

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REGIONAIS – ABRH-SP Campinas promove evento de confraternização

A Regional Campinas da ABRH-SPorganiza nesta terça-feira, a partir das 18 horas, um coquetelde confraternização para os associados e parceiros da entidade. O evento acontecerá no Teatro Amil, localizadono Shopping Dom Pedro, em Campinas. 

Entre as atrações da noite, o destaque é a palestra motivacional com o tema Superação e desafios, ministrada pelo medalhista olímpico Fernando Scherer, o Xuxa, ex-atleta de natação. Ele mostrará, de forma simples, objetiva, interativa e bem-humorada, como transformar sonhos em metas e metasem resultados.

Mais informações: (19) 3294-3307

 

Página Semanal ABRH-SP – 16 de novembro

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TEMAS EM DEBATE – Magazine Luiza: sempre um case na área de RH

Colaboradora do Magazine Luiza há 29 anos, sendo 11 deles como diretora de Recursos Humanos,Telma Rodrigues é a “cara” do premiado RH da empresa, que tem figurado por17 anos consecutivos nos rankings que avaliam as melhores empresas para trabalhar no Brasil. Para falar dessaexperiência de sucesso para os associados da ABRH-SP, Telma esteve, na última quinta, na sede da entidade.

Desde 2010, lembrou a executiva, a empresa conta com um Comitê de Ética, que orienta, alerta e contribui com a prática da conduta ética na organização. “Falta de ética, envolvimento entre colaboradores, discriminação, assédio moral ou sexual e contratação de parentes são inegociáveis para a empresa”, destacou.

Ela também ressaltou as ações integradas de carreira e desenvolvimento, com base na meritocracia e na preferência do preenchimento de vagas internamente, e as práticas de comunicação e transparência da empresa. Entre elas, os estúdios de rádio e TV, localizados dentro do escritório, que já produziram mais de 500 programas de TV ao vivo, entre 2005 e 2014, e 13.870 horas de programas de rádio personalizados por região.

 

Página Semanal ABRH-SP – 16 de novembro

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INSTITUCIONAL – Evento de encerramento do Grupo de Liderança Feminina reuniu mais de 200 mulheres

A sede da Natura, em Cajamar (SP), foi palco, na última segunda-feira,de mais um encontro de sucesso do Grupo de Liderança Feminina da ABRH-SP, desta vezorganizado em parceria com o Grupo de Institutos Fundações e Empresas – GIFE, o Instituto Arapyaú e o Hudson Institute of Coaching. Entre empresárias, executivas e consultoras da área de gestão de pessoas,mais de 200 convidadas prestigiaram o evento, que teve como destaque a participação internacional de Pamela McLean, cofundadora e CEO do Hudson Institute of Coaching.

Coordenado pelas vice-presidentes da ABRH-SP, Edna Rodrigues Bedani, Edna Vasselo Goldoni, Lilian Guimarães e Luciana Carvas, o grupo tem como objetivo desenvolver temas relacionados aos desafios das mulheres e à valorização do feminino. Por isso, o encontroda última segunda teve como tema “Qual é o próximo passo que posso dar para ocupar o lugar que quero?”

Além da apresentação de Pamela McLean, a programação incluiu a realização de um talk show com Cristiane Pedote, managing director do Banco Barclays, ElenLinth, cineasta e empreendedora social, e Mariana Marinho, coordenadora da área de gestão do Parque de Equipamentos do Itaú Unibanco, e a moderação de Ana Pliopas, executivecoach e partner no Hudson Institute of Coaching.No final, todas as convidadas participaram de um coquetel de confraternização.

 

Página Semanal ABRH-SP – 16 de novembro

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Sustentabilidade: tema deve fazer parte do plano de negócios

Ações de reciclagem, economia de água e energia nas empresas são medidas fundamentais, mas a adoção da sustentabilidade no plano de negócios é bem mais abrangente. “Além de promover a educação dos colaboradores, os temas ecológicos, sociais e ambientais devem fazer parte da visão e da estratégia de negócios da empresa. Inclusão social, de gênero e raça e estímulo ao voluntariado também são exemplos de atividades sustentáveis”, explica Lilian Guimarães, Diretora de Responsabilidade Social da ABRH-SP e Vice-Presidente de Pessoas e Cultura da Natura. 

De acordo com ela, a sustentabilidade deve fazer parte de um plano maior. “Quando é para valer, está presente no DNA da organização e em todas as decisões de negócio. O tema deve ser transversal, dentro da cadeia produtiva e não ser levado em conta apenas em momentos específicos ou porque existem leis que obriguem ações nesse sentido”, explica Lilian. Investir na conscientização sustentável de todos os colaboradores, provoca mudanças também fora ambiente corporativo. “Eles levam os conceitos e práticas sustentáveis além dos muros das empresas em que trabalham, possibilitando que tornem-se melhores cidadãos e influenciem outros também”, explica Lilian.

 O gestor de pessoas tem um papel fundamental no estímulo dos funcionários às práticas sustentáveis: além do processo educativo mencionado acima, promover a sustentabilidade também faz com que os colaboradores sintam-se orgulhosos de fazer parte da empresa. “Uma empresa que adota a prática de sustentabilidade, tem a tendência de aumentar a permanência dos colaboradores no emprego. Estimular e viabilizar o trabalho voluntário, por exemplo, incita os colaboradores a se envolverem em outras causas, não necessariamente ligadas à empresa em que trabalham”, afirma Lilian.

A diretora de Responsabilidade da ABRH-SP também destacou a importância de assumir compromissos a longo prazo com relação à sustentabilidade. Para exemplificar, compartilhou a experiência vivenciada na Natura, que é referência no tema. “Hoje, a empresa tem metas de neutralizar os impactos ambientais com compensação de carbono e captação água da chuva para fabricação de produtos. Nossa visão de futuro de sustentabilidade ultrapassará a ideia da neutralização: queremos nos transformar em uma empresa promotora de impactos positivos nos âmbitos social, ambiental e econômico”, concluiu.

Mercado valoriza profissionais organizados

A organização já é um dos requisitos bastante exigidos no mercado, como forma de seleção, avaliação e até de promoção. Isto porque a desorganização pode afetar a imagem do profissional e da empresa, por comprometer resultados. Hoje em dia, em que os negócios são extremamente competitivos e regidos por diversas normas de produção e qualidade, pecar por omissão na hora de manter o local de trabalho em ordem, é como andar de marcha à ré.

É mais do que comum encontrar no ambiente corporativo uma mesa de trabalho que destoa das demais. Pode reparar que o local sempre estará fora de ordem, com papéis empilhados, canetas, canecas, material de trabalho e uma infinidade de outros objetos espalhados.  

É que na rotina diária, a desorganização é desculpa para quem está lidando com diversas atividades ao mesmo tempo, prazos apertados ou lidando com crises. Os compromissos são tantos que as tarefas mais simples, como arrumar a mesa e organizar os arquivos, fica para segundo plano. Mas, atenção, porque isso gera inúmeros problemas de rendimento e afeta a produtividade. E não adianta pensar que não tem ninguém vendo. Mesmo quando o superior imediato ainda não tenha apontado o problema, pode ter certeza que ele já reparou, sim.

Além disso, a desorganização de uma pessoa pode afetar toda a equipe e se o desorganizado em questão for o líder, a situação gera consequências ainda maiores. A grande perda é financeira. Além disso, a imagem fica sempre desgastada e a relação mais complicada.

Para solução do problema, as reuniões de feedback são estrategicamente importantes. É nesse momento que tanto líderes como liderados podem externar as suas dificuldades e incômodos e crescerem juntos. 

Atualmente, o senso de organização dos profissionais é motivo de preocupação por parte das empresas até mesmo nos processos de seleção. Algumas empresas, quando vão contratar um chefe de cozinha, por exemplo, vão até a casa desse candidato sem avisar e pedem para conhecer a sua cozinha. Deduzem que se o profissional não tem organização na sua própria casa, também não terá no ambiente de trabalho. Quem é desorganizado em casa geralmente é em outros lugares, pois, normalmente o comportamento se repete.

 

Quem deseja mudar, deve primeiro reconhecer a situação. Para isso, uma simples conversa entre amigos e até mesmo com os gestores imediatos pode revelar se o colaborador possui esse perfil ou não. Em seguida, é preciso ter muita disciplina, senso de percepção e, em alguns casos, buscar conhecimentos específicos em cursos de gerenciamento de tempo e capacitações voltadas à organização corporativa. Na mudança, é preciso se policiar o tempo todo. 

 

Dicas para se organizar:

 

– Identifique se você é desorganizado conversando com os amigos

– Crie metas

– Tenha uma agenda e anote tudo nela

– Leia livros ou faça cursos voltados ao tema

– Esteja sempre atento às atividades que não foram feitas

– Monitore constantemente o tempo

Por Viviane Gonzalez – Consultora de RH e Diretora da ABRH-SP Regional Campinas

Grupo de Liderança Feminina promove encontro amanhã

A ABRH-SP promove amanhã, na sede da Natura, em Cajamar (SP), mais um encontro do Grupo de Liderança Feminina. Exclusivo para convidados, o evento terá a participação internacional de Pamela McLean, cofundadora e CEO do Hudson Institute of Coaching, e a realização de um talk show com Cristiane Pedote, managing director do Banco Barclays, Elen Linth, cineasta e empreendedora social, e Mariana Marinho, coordenadora da área de gestão do Parque de Equipamentos do Itaú Unibanco. Além da ABRH-SP, organizam o evento o Grupo de Institutos Fundações e Empresas – GIFE, o Instituto Arapyaú e o Hudson Institute of Coaching. 

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Fonte: O Estado de São Paulo – 09 de novembro de 2014

REGIONAIS: Eventos em Santos e Ribeirão Preto

Para encerrar as atividades dos Grupos de Estudos deste ano, a Regional Baixada Santista realiza nesta quarta, no auditório do Vistamar Premium Offices, a partir das 19 horas, em Santos, um evento de confraternização com a apresentação da palestra “A vida é bela”, por Paulo Queija, apresentador do programa Talentos em Foco e um dos facilitadores dos grupos.

No mesmo dia, a Regional Ribeirão Preto promove, em parceria com o Great Place to Work, uma mesa redonda sobre práticas das melhores organizações para trabalhar com os principais executivos de Recursos Humanos das empresas Elektro, Zanzini Móveis e Ourofino Agronegócios. O evento está programado para o período das 14 às 18 horas no Colégio Faap, em Ribeirão Preto.

Inscrições:

Baixada Santista – (13) 3229-1935 ou regionalbaixadasantista@abrhsp.org.br

Ribeirão Preto – (16) 3878-1102 ou regionalribeiraopreto@abrhsp.org.br

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Fonte: O Estado de São Paulo – 09 de novembro de 2014

 

TEMAS EM DEBATE: As melhores práticas do Magazine Luiza

Há dezessete anos consecutivos, o Magazine Luiza figura nos rankings que avaliam as melhores empresas para trabalhar no Brasil, tanto da Editora Abril (Guia Exame/Você SA) quanto do Great Place to Work (revista Época). Essa experiência de sucesso na área de RH e as práticas de engajamento adotadas pela empresa serão tema do case que a diretora de Recursos Humanos, Telma Rodrigues, apresenta nesta quinta, das 9h30 às 12 horas, na sede da ABRH-SP.

“Em 2003, o Magazine Luiza foi eleito a melhor empresa para trabalhar no Brasil; em 2007, a melhor para a mulher trabalhar; e, neste ano, ficou entre as cinco melhores do país. As práticas de falar com a equipe e escutá-la também foram consideradas as melhores em 2010 e 2011”, lembra Telma.

O evento é gratuito para os associados da ABRH-SP. Não associados pagam R$ 70.

Inscrições: (11) 5505-0545 ou eventos@abrhsp.org.br

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Fonte: O Estado de São Paulo – 09 de novembro de 2014

DESENVOLVIMENTO: Universidade corporativa: não use seu santo nome em vão

Na tarde do último dia 6, João Batista Vilhena, presidente e consultor sênior do Instituto MVC e coordenador de MBA’s da FGV, esteve na ABRH-SP para falar sobre a certificação como instrumento de fortalecimento das universidades corporativas.

Segundo Vilhena, é preciso ver educação corporativa de maneira estratégica. “É comum acharem que universidade corporativa é o novo nome da área de treinamento da empresa. Vemos até anúncios do tipo ‘monte sua universidade corporativa em 5 minutos’. Posso garantir que leva bem mais que isso, pois o conceito do ponto de vista estratégico é muito mais sofisticado. Um dos desafios é conseguir a convergência do interesse dos colaboradores e os da organização no que diz respeito ao desenvolvimento das pessoas”, afirmou.

Sobre certificação, o consultor ressaltou a importância da credibilidade que o profissional passa a ter a partir do reconhecimento daquele que certifica. “Parte da credibilidade do certificador é transferida a quem participou dos programas realizados e isso só é possível quando a instituição que certifica já passou por um processo de acreditação. Só assim seu certificado terá valor.”

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Fonte: O Estado de São Paulo – 09 de novembro de 2014

INSTITUCIONAL: ABRH-SP Sorocaba inicia, com sucesso, as atividades na região

Com a realização de um evento exclusivo para convidados, que reuniu mais de 150 pessoas, a ABRH-SP inaugurou oficialmente a Regional Sorocaba. O evento aconteceu na manhã da última quinta, no Parque Tecnológico de Sorocaba. Diretora comercial da Associação, Edna Vasselo Goldoni representou a diretoria executiva no lançamento: “Hoje cumprimos mais uma etapa do nosso planejamento estratégico que teve como premissa o crescimento da ABRH-SP no estado de São Paulo. Estamos absolutamente orgulhosos e felizes com a inauguração da Regional e não mediremos esforços para apoiá-la nas suas realizações”, disse.

Diretor geral da unidade em Sorocaba, Américo Garbuio Junior, que atua como vice-presidente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Brasil Kirin, apresentou a estrutura da Regional e as ações previstas, entre elas a organização dos primeiros Grupos de Estudos, atividade que promove o debate de temas atuais e o networking entre os associados da ABRH-SP. O programa começa em março de 2015 com os temas Educação Corporativa e Atração, Retenção e Desenvolvimento de Talentos.

A ABRH-SP Sorocaba vai atuar em 28 municípios na demanda por atualização e conhecimento em desenvolvimento humano e organizacional específicos da região; no estabelecimento de uma nova relação entre os profissionais em busca do conhecimento compartilhado; e na participação nas principais discussões setoriais e de conteúdos da região no que se refere à gestão de pessoas. As frentes de atuação serão desdobradas em ações como ciclos de palestras, grupos de estudos permanentes e promoção de eventos de grande repercussão.

A cerimônia de inauguração também contou com os discursos de boas-vindas do deputado federal eleito Vitor Lippi (PSDB), que lembrou que “só é possível melhorar o mundo com as pessoas”, e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de Sorocaba Geraldo Almeida, que reiterou: “Sem gente não se faz nada nesse mundo. Por isso, Sorocaba recebe a Regional de braços abertos”.

Na sequência, foi apresentado o painel Gestão de Pessoas em Tempos de Crise: Perspectivas para 2015 com a participação dos debatedores: Geraldo Almeida, Gino Di Domenico, CEO da Brasil Kirin; José Antonio Teixeira, gerente de RH da Schaeffler Brasil; e Renato Ferrari, consultor de Gestão do Hay Group.

Diretoria

Além de Américo Garbuio Júnior, integram a diretoria da Regional Sorocaba os profissionais: Daniele Matos, André Garcia, Ângelo Agulha, Fernando Camargo, Maria do Carmo Alves, Paulo Celso Toledo, Tatiane Paixão, Regina Tenor, Roseli Jacobsen e Debora Prestes. A Regional já conta com as empresas CrediAlimentação e System Farma como patrocinadoras de gestão.

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Fonte: O Estado de São Paulo – 9 de novembro de 2014

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