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Empresas investem mais em líderes

A liderança nas empresas acontece de maneira mais integrada. É o que acredita o Diretor de Regionais da ABRH-SP João Marcelo Furlan. “O líder deixou de atuar no modelo top-down e passou a se enxergar como parte da empresa e como agente de transformação.  A liderança é formada por várias pessoas que fazem parte da linha de produção até chegar ao presidente da empresa.”

As empresas estão investindo mais nesses profissionais. A tendência não é de hoje, mas dos últimos dois anos. O líder é aquele que mobiliza os colegas de sua área de atuação. “Você consegue fazer com que o líder sozinho – sem precisar mobilizar a organização como um todo – promova as mudanças, direcionando sua equipe, para onde a empresa quer chegar”, afirma. Para se tornar um bom líder, algumas habilidades são essenciais, dentre as quais João Furlan destaca:

1)      Conseguir construir uma visão de futuro – O profissional tem que enxergar para onde ele quer levar o time, independentemente do tamanho da área que ele administra. Conseguir construir visão de futuro é uma das principais habilidades, talvez a primeira que o líder precisa desenvolver.

2)      Comunicação interpessoal – O líder tem que conseguir compreender que cada pessoa de sua equipe tem um potencial e, por isso, devem ser estimuladas de maneira distinta. Por exemplo: se você tem um funcionário com perfil mais analítico, você vai estimulá-lo falando sobre números, focando nos pontos mais concretos.

3)      Capacidade de influenciar as pessoas – A liderança é um processo de influência de pessoas, a partir do qual se mobilizam as pessoas em uma determinada direção. Existem métodos para estimular os funcionários na direção que a empresa quer, como o da reciprocidade por exemplo. O objetivo é  influenciar o outro a partir de alianças que você constrói e que vão te apoiar a fazer essa pessoa colaborar com você. 

4)      Foco em desenvolver pessoas –  O líder também tem de ser um bom gestor e ter foco no desenvolvimento do seu time, conseguindo ensinar o que faz ou oferecendo subsídios para que o outro aprenda o que deve ser feito.

5)      Resolver conflitos –  A função do líder é apoiar as pessoas a superar e resolver os conflitos do dia a dia  para que não haja um rompimento do trabalho em conjunto.  Essa habilidade de conseguir resolver conflitos é algo muito importante, principalmente quando se está num modelo de organização muito acelerado em que as pessoas tendem a passar por cima umas com as outras.   

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ABRH-SP se estabelece oficialmente em Sorocaba

No dia 22 de julho, a equipe de voluntários que está conduzindo a instalação da Regional Sorocaba da ABRH-SP esteve na sede da Associação para apresentar o plano de implantação da unidade, cujo lançamento oficial está previsto para novembro.

De acordo com Paulo Celso Toledo Jr., Daniele Matos, Regina Tenor e Maria do Carmo Alves, representantes de Sorocaba que estiveram em São Paulo e farão parte da diretoria da Regional, existe uma carência muito grande dos profissionais de RH das empresas da região. Por isso, as prioridades serão: difundir informações, conhecimentos e práticas transformadores da gestão de pessoas, promover eventos de grande porte, contribuir para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade, criar oportunidades para a ampliação da rede de relacionamentos e incentivar movimentos de integração com grupos de RH.

A área de atuação da Regional compreenderá a Região Metropolitana de Sorocaba, que foi criada pelo governo do Estado de São Paulo em maio deste ano, abrange 26 municípios e concentra uma população de cerca de 1,8 milhão de habitantes e um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 46,7 bilhões.

A região se destaca pela atividade econômica diversificada e produção industrial desenvolvida, com predominância dos setores metal-mecânico, eletroeletrônico, têxtil e agronegócio. Também conta com 11 municípios localizados no eixo das Rodovias Castello Branco e Raposo Tavares, com economias baseadas em atividades industriais, e tem papel de destaque na produção estadual de minérios.

Além dos voluntários que estiveram na reunião, farão parte da Regional: Angelo Agulha, Sandra Prenstteter e Roseli Jacobsen. Com a criação de Sorocaba, serão seis as Regionais da ABRH-SP,

que já conta com unidades na Baixada Santista, Bauru, Campinas, Metropolitana Oeste e Ribeirão Preto.

Fonte: Correio Popular de 03 de agosto de 2014

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Gruca e ABRH-SP Campinas promovem o 4° Fórum Legal Trabalhista

Evento acontece no dia 12, no Teatro Amil, em Campinas

“O custo da regulamentação legal do trabalho no Brasil” é o tema do 4° Fórum Legal Trabalhista que acontece no dia 12 de agosto, das 9h às 12h, no Teatro Amil, no Shopping D. Pedro, em Campinas.

O evento, organizado pelo Grupo Campinas de Executivos de RH (Gruca) e pela Regional Campinas da ABRH-SP é destinado a gerentes e diretores de RH e de departamentos jurídicos de empresas associadas. O objetivo do fórum é discutir como manter o equilíbrio entre a necessidade de competitividade e o necessário atendimento à legislação.

O Direito do Trabalho, ou Direito Trabalhista, é o conjunto de normas jurídicas que regem as relações entre empregados e empregadores, e os direitos resultantes da condição jurídica dos trabalhadores. Essas normas são regidas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), Constituição Federal e várias Leis Esparsas (como a lei que define o trabalho do estagiário, dentre outras).

 

O encontro contará com a presença dos palestrantes prof. José Pastore, especialista em Relações do Trabalho, emprego e RH, e do advogado trabalhista Dr. José Eduardo Gibello Pastore que vão abordar como a legislação trabalhista que vigora no Brasil pode impactar as empresas em termos de custo e tentar aproximar a comunidade de Recursos Humanos da realidade jurídico-trabalhista.

 

Mais informações e inscrições

podem ser feitas através do

telefone 19 3887-1551

 

Fonte: Correio Popular de 03 de agosto de 2014
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INDICADORES – 03/08/2014

  • De acordo com o levantamento realizado pela consultoria Cia de Talentos e a especialista em pesquisa Nextview People, o Google é a empresa dos sonhos para 58% dos jovens estudantes e recém-formados. A empresa havia ocupado essa posição pela última vez em 2011.

 

  • Já a estatal Petrobras, que foi a primeira colocada nos dois anos anteriores, caiu para o segundo lugar. A “disputa” entre Google e Petrobras pelas primeiras posições vem acontecendo desde 2008.
    • A 13ª edição da pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens foi respondida por aproximadamente 52 mil brasileiros entre 17 e 26 anos. O ranking das primeiras colocadas é ocupado também por Odebrecht (3º), Itaú (4º), Vale (5º), PwC (6º), Nestlé (7º), Apple (8º), P&G (9º) e Ambev (10º).

 

Página Semanal ABRH-SP – 03 de agosto

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INTERNACIONAL: A ciência da influência e persuasão

 

 

A ABRH-SP promove no dia 14 de agosto, das 13h30 às 16 horas, mais uma palestra internacional na sua sede. Desta vez, o Chief External Officer da Manchester Business School (University of Manchester), Dil Sidhu, vai falar sobre o tema A ciência da influência e persuasão.

Baseada na pesquisa de três décadas sobre persuasão, realizada pelo professor emérito de Psicologia e Marketing da Arizona State University, Robert Cialdini, de quem Sidhu é discípulo, a palestra vai mostrar como somos influenciados e persuadidos e como podemos passar uma mensagem e nos sobressair em um cenário de grande volume de informações disponíveis e de constantes mudanças no mundo dos negócios, na economia e na sociedade.

Com tradução consecutiva, o evento é gratuito para os associados (não associados pagam R$ 70,00).

Inscrições: (11) 5505-0545 ou eventos@abrhsp.org.br

 

Página Semanal ABRH-SP – 03 de agosto

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REGIONAIS: + Café + Gestão: networking e conhecimento

 

 

No último dia 25, a Regional Metropolitana Oeste da ABRH-SP realizou, em parceria com a Strong Educacional, o evento + Café + Gestão na unidade da FGV em Alphaville. Estiveram presentes representantes da prefeitura de Barueri, de empresas de diversos setores e consultorias de RH.

Segundo Fernando Lima, diretor da Regional, o + Café + Gestão, que deverá ser mensal, foi criado para promover, além de atualização e conhecimento, um intercâmbio mais efetivo e maior integração entre os profissionais da região, que abrange nove municípios. Para Edna Vasselo Goldoni, diretora comercial da ABRH-SP, o sucesso do evento mostra que esse modelo está plenamente de acordo com o novo plano de comunicação da Associação, cujo mote é ABRH-SP+, que significa uma associação mais atuante e mais participativa no dia a dia dos profissionais da área.

O encontro promoveu uma palestra com Rodrigo Magalhães, gerente de projetos de Gestão de Clima Organizacional do Hay Group. O executivo apresentou dados da recente pesquisa realizada pela organização sobre o papel da remuneração no engajamento profissional.

Entre outras questões, a pesquisa do Hay Group concluiu que os aspectos intangíveis impactam mais o engajamento, mas as recompensas financeiras ainda têm um papel importante no incentivo ao alto desempenho. A remuneração variável, quando atrelada a um processo efetivo de gestão de desempenho, tem muito mais impacto que a fixa, que, por si só, não é suficiente para engajar as pessoas. Por fim, é essencial envolver os gestores no processo, tornando-os protagonistas da implementação e comunicação dos programas de remuneração.

 

Página Semanal ABRH-SP – 03 de agosto

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CONGRESSO – Capitalismo consciente como alternativa de gestão estará em debate no CONARH 2014

Filosofia baseada na crença de que uma forma mais complexa de capitalismo está emergindo, com o potencial para melhorar o desempenho das empresas e, simultaneamente, promover a qualidade de vida de bilhões de pessoas, o capitalismo consciente tem procurado mostrar às empresas que elas têm um papel maior além daquele de só gerar resultados financeiros.

Integrante da organização não governamental que promove o movimento no Brasil, o diretor de RH para América Latina da Syngenta, José Luiz Weiss, estará no CONARH 2014 para falar sobre o assunto na palestra simultânea agendada para o dia 19 de agosto, às 14h55 (o CONARH – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas acontece de 18 a 21 deste mês no Transamerica Expo Center, na capital paulista). 

“Empresas conscientes têm um propósito, seus negócios transcendem a maximização do lucro; têm líderes que adotam uma visão de mundo holística e de negócio ampliada; são gerenciadas para benefício simultâneo de todos os seus stakeholders; e possuem um modelo de gestão diferenciado, diverso dos modelos adotados até hoje e que ainda são os mesmos do início do século 20”, explica Weiss, que terá ao seu lado, no palco do CONARH, Marcos Antonio Ribeiro, presidente executivo da Jacto SA – Divisão Unipac, um case real de empresa brasileira que pratica o capitalismo consciente.

Relações do Trabalho

Outro destaque da programação do CONARH é o Fórum ABRH de Relações do Trabalho, que acontece no primeiro dia do evento, a partir das 10 horas da manhã (Auditório do Conhecimento). O fórum é uma realização do Corhale – Comitê RH de Apoio Legislativo, grupo mantido pela ABRH-SP em parceria com a ABRH-Nacional para acompanhar e influenciar a formação das leis que afetam as relações trabalhistas.

Sócio da Mannrich, Senra e Vasconcelos Advogados, Nelson Mannrich discutirá o tema Relações do Trabalho – O que mudou em 40 anos, com a moderação do diretor Jurídico da ABRH-Nacional Wolnei Tadeu Ferreira.

 

Saiba mais sobre o CONARH 2014 no site www.conarh.com.br

 

Caravana para o congresso

Para dar mais conforto aos gestores de pessoas da região que irão ao CONARH deste ano, a Regional Baixada Santista da ABRH-SP está organizando uma caravana para o congresso. Os participantes terão um ônibus à disposição para irem e voltarem do evento.

Informações e reservas: djalmamoraes040@gmail.com ou prezendel@hotmail.com

 

Página Semanal ABRH-SP – 03 de agosto

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POR QUE VALE A PENA SER ASSOCIADO DA ABRH

 

 

Como sou especialista em competências, frequentemente as pessoas me perguntam quais são as competências mais importantes para os líderes dos próximos anos. Tenho certeza de que, entre as mais relevantes, está a capacidade de desenvolver relacionamentos profissionais saudáveis e duradouros. Dentro desse contexto, me parece ser fundamental a participação de todo profissional em sua associação de classe, no nosso caso, a ABRH.

Participar de uma associação de classe é muito mais do que fazer um cálculo de retorno de investimento: verificar o custo da anuidade (que, aliás, é bem accessível) versus o custo de algum evento de interesse para o profissional da área. Esta seria uma visão meramente mercantilista e estreita. Participar de uma associação é abrir um importante canal de aprendizado; é conhecer importantes profissionais de sua área de atuação, que dificilmente seriam conhecidos de outra forma. É também contribuir e doar para a sua profissão um pouco daquilo que se recebe.

Em se tratando da ABRH, a associação é também interessante porque abre oportunidades para o trabalho voluntário. Por exemplo, em vários Estados, a entidade realiza o ABRH na Praça, evento que tem como propósito auxiliar a população a melhorar a sua empregabilidade, qualificação profissional, saúde e qualidade de vida por meio de serviços e palestras gratuitas. Centenas de voluntários da área de RH já participaram do evento pelo Brasil, atendendo milhares de pessoas nos últimos anos.

Entretanto, nenhuma associação consegue chegar a esse nível de solidariedade sem um grande número de associados. Adicionalmente ao CONARH ter cerca de 20 mil participantes por ano, é necessária uma estrutura associativa organizada, permanente e estável que permita passos cada vez maiores na nossa carente sociedade.

Hoje eu tenho orgulho de participar da ABRH e de dizer que participo da Associação. Por isso mesmo, gostaria de convidar você, profissional da área de RH e gestor de pessoas, a ter essa mesma sensação. Os canais de participação são muitos: palestras, grupos de estudo, encontros, jantares, fóruns, artigos, celebrações, apresentações, debates, CONARH, conselho, diretoria, etc.

 Ache sua “tribo”, ache seu canal e participe! Faça seu networking. Valorize sua profissão.

Artigo escrito por Almiro dos Reis Neto, presidente da Diretoria Executiva da ABRH-SP e da Franquality.

Pesquisa anual revela As Melhores Empresas para Liderança

 

Daniela Simi, diretora do Hay Group, empresa global de consultoria de gestão de negócios, apresentou, na última quarta, na ABRH-SP, os resultados da edição 2013 da pesquisa anual As Melhores Empresas para Liderança, feita pela consultoria em 50 países, inclusive o Brasil, para identificar as melhores práticas para a liderança.

 

Depois de ouvir mais de 18 mil profissionais no mundo todo, a principal conclusão do estudo foi a de que as melhores empresas para liderança exibem uma capacidade de inovar e manter-se operacionalmente excelentes mesmo em tempos tumultuados. É a chamada gestão ambidestra, que combina excelência operacional e inovação.

 

A pesquisa deu origem ao ranking das 10 melhores empresas para lideranças.

 

No Brasil: Unilever (1º), IBM (2º), General Electric (3º), Nestlé (4º), Natura (5º), 3M (6º), Ambev (7º), Itaú Unibanco (8º), Pepsico (9º) e Santander (10º). No mundo: Procter & Gamble (1º), Microsoft (2º), General Electric (3º), Coca-Cola (4º), Unilever (5º), IBM (6º), Walmart (7º), McDonald´s (8º), Telefônica (9º) e Facebook (10º).

 

“Para fazer a gestão ambidestra, as empresas contam com um novo tipo de líder, que possui níveis excepcionais de inteligência emocional em combinação com competências cognitivas incomparáveis”, explicou Daniela. Eles são capazes de flexionar seu uso de poder, sua influência e o estilo de liderança, fazendo trocas instantâneas na abordagem para que possam atender a questões operacionais ou a áreas de inovação, conforme a situação exigir.

 

Algumas das diferenças mais marcantes entre as melhores empresas e seus pares são baseadas em questões contemporâneas de negócios, tais como consciência global, desenvolvimento de lideranças e sustentabilidade ambiental. A questão da ética corporativa também é importante para funcionários, clientes e partes interessadas.

 

Fonte: Correio Popular de 27 de julho de 2014
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Gedepec completa 40 anos

Comemoração acontece no dia 5 de agosto, no Teatro Amil

O Gedepec (Grupo de Desenvolvimento de Pessoal da Região de Campinas) completa 40 anos este mês e para comemorar a data irá promover um coquetel de aniversário, dia 5 de agosto, a partir das 18h, no Teatro Amil, em Campinas. O evento, que conta com o apoio da ABRH-SP Campinas, contará com a presença de Branca Barão, que irá ministrar uma palestra gratuita aos convidados. A palestrante é especialista em comportamento humano e trabalha com metodologia própria que une interatividade, emoção, criatividade e inovação, propondo novas formas de engajamento e mudanças comportamentais para empresas de diversos segmentos.

 

Saber lidar com as adversidades da economia, concorrência, gestão e outros elementos que fazem parte do cotidiano de uma empresa não são tarefas fáceis, por isso é preciso ficar atento e preparado para enfrentar essas situações. E é justamente esse tipo de orientação que o Gedepec oferece aos seus associados, além de promover a troca de experiência profissional e informações específicas na área de desenvolvimento de Recursos Humanos.

 

Depois da palestra, os convidados irão degustar um delicioso coquetel assinado pela banqueteira Claudia Porteiro. Também para realçar essa data, o grupo fará o lançamento do novo site, que estará no ar em breve. A página desenvolvida pela IMA- Informática contará com um layout moderno, fácil navegação e será mais uma importante ferramenta de contato direto com os integrantes.

 

Data: 5 de agosto

Programação:         18h00 Recepção

                   18h30 Palestra com Branca Barão

                   20h00 Coquetel com Claudia Porteiro

Local: Teatro Amil – Shopping D. Pedro

Solicitamos a gentileza de confirmar sua presença até o dia 28/07/2014

Por telefone (19) 3032-5663 ou e-mail: eventos@mteventos.com

 

Fonte: Correio Popular de 27 de julho de 2014
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REGIONAIS: ABRH-SP vai se estabelecer oficialmente em Sorocaba

 

Na última terça, a equipe de voluntários que está conduzindo a instalação da Regional Sorocaba da ABRH-SP esteve na sede da Associação para apresentar o plano de implantação da unidade, cujo lançamento oficial está previsto para novembro.

De acordo com Paulo Celso Toledo Jr., Daniele Matos, Regina Tenor e Maria do Carmo Alves, representantes de Sorocaba que estiveram em São Paulo e farão parte da diretoria da Regional, existe uma carência muito grande dos profissionais de RH das empresas da região. Por isso, as prioridades serão: difundir informações, conhecimentos e práticas transformadores da gestão de pessoas, promover eventos de grande porte, contribuir para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade, criar oportunidades para a ampliação da rede de relacionamentos e incentivar movimentos de integração com grupos de RH.

A área de atuação da Regional compreenderá a Região Metropolitana de Sorocaba, que foi criada pelo governo do Estado de São Paulo em maio deste ano, abrange 26 municípios e concentra uma população de cerca de 1,8 milhão de habitantes e um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 46,7 bilhões.

A região se destaca pela atividade econômica diversificada e produção industrial desenvolvida, com predominância dos setores metal-mecânico, eletroeletrônico, têxtil e agronegócio. Também conta com 11 municípios localizados no eixo das Rodovias Castello Branco e Raposo Tavares, com economias baseadas em atividades industriais, e tem papel de destaque na produção estadual de minérios.

Além dos voluntários que estiveram na reunião, farão parte da Regional: Angelo Agulha, Sandra Prenstteter e Roseli Jacobsen. Com a criação de Sorocaba, serão seis as Regionais da ABRH-SP, que já conta com unidades na Baixada Santista, Bauru, Campinas, Metropolitana Oeste e Ribeirão Preto.

 

Página Semanal ABRH-SP – 27 de julho

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