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Fórum ABRH de Teletrabalho

Apesar da falta de uma legislação mais ampla, que regulamente o trabalho a distância e garanta a segurança jurídica para os empregadores, a adoção dessa modalidade de trabalho pelas empresas tem trazido ganhos de produtividade, maior satisfação dos colaboradores e redução de custos relacionada a gastos com transporte, viagens e espaço físico, além, é claro, de contribuir efetivamente para a solução dos entraves e problemas de mobilidade que atingem os grandes centros urbanos.

Essas foram as principais conclusões do I Fórum ABRH-Nacional de Teletrabalho, promovido nos dias 29 e 30 de maio, no auditório da Editora Abril, na capital paulista. Realizado pela ABRH-Nacional, o evento teve apoio da ABRH-SP e da Sobratt – Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades.

O fórum contou com depoimentos de representantes de organizações (públicas e privadas) que já há algum tempo implantaram o teletrabalho. Eles apresentaram os resultados de pesquisas dando conta do elevado nível de satisfação dos colaboradores, e, adicionalmente, do aumento expressivo de produtividade. Um exemplo foi o painel de cases práticos com a participação de Silvio Paciello, diretor de RH da Cisco, e Eduardo Martins, diretor de RH no Brasil e diretor de Remuneração para América Latina da Philips.

 

FAÇA O DOWNLOAD DAS APRESENTAÇÕES DOS PALESTRANTES ABAIXO

 

Dia 29

O teletrabalho como alternativa aos problemas de mobilidade urbana
Palestrantes: Andréa Leal e Olimpio Alvares
Moderadora: Françoise Trapenard

Ferramentas tecnológicas indispensáveis para o trabalho a distância
Thiago Paretti e Sonia Boiarov (Argentina – via videoconferência)
Moderador: Tawan Pimentel

O teletrabalho e seus reflexos na empregabilidade
Patricia Gaspar e 
Jobair Ubiratan Aurélio da Silva 
Moderador: Fernando Lima

Teletrabalho – Aspectos trabalhistas e sindicais
Palestrante: Antonio Neto

Moderador: Wolnei Ferreira

 

Dia 30

A legislação atual e comparada – Visão do judiciário sobre o trabalho a distância
Palestrantes: Wolnei Ferreira e Luiz Otávio Camargo Pinto 
Moderador: Carlos Silva

Como exercer a liderança a distância
Palestrantes: Edson Mattos e Sidnei Oliveira
Moderador: Cléo Carneiro

O teletrabalho transformando a gestão de pessoas na área pública
Palestrantes: Jorge Llubere (Costa Rica – via videoconferência) e Claudia Mancebo
Moderador: Alvaro Mello

Benchmark: Saiba como foram implantados os casos bem-sucedidos
Case 1 – Cisco – Silvio Paciello
Case 2 – Philips – Eduardo Martins
Moderadora: Edna Bedani

 


 

A busca por alternativas de vida consonantes com um mundo em permanente ebulição levaram a ABRH-Nacional a criar um espaço dedicado a explorar com profundidade uma das modalidades de trabalho que estão revolucionando as relações no mundo corporativo: o I Fórum ABRH-Nacional de Teletrabalho – Trabalho a Distância e Tecnologia Inovando a Gestão de Pessoas.

Durante dois dias  – 29 e 30 de maio, no auditório da Editora Abril, na capital paulista , o público pôde assistir ao debate e fazer perguntas sobre o trabalho a distância e como ele está mudando o dia a dia dos profissionais, das empresas e da sociedade. Os principais temas debatidos foram:

  • Mobilidade urbana e sustentabilidade
  • O teletrabalho e seus reflexos na empregabilidade
  • Ferramentas tecnológicas indispensáveis para o trabalho a distância
  • Aspectos legais, trabalhistas e sindicais na implantação do teletrabalho
  • A visão do judiciário sobre o trabalho a distância
  • Como exercer a liderança a distância
  • O teletrabalho transformando a gestão de pessoas na área pública
  • Benchmark: Como foram implantados os casos bem-sucedidos

 

COMITÊ EXECUTIVO

Coordenação: Wolnei Ferreira – Diretor Jurídico da ABRH-Nacional
Carlos Silva – Diretor Jurídico da ABRH-SP
Edna Bedani – Vice-presidente de Conhecimento e Aprendizagem da ABRH-SP
Álvaro Mello – Presidente da Sobratt

CONARH 2014: inscrições com desconto

Junho é o último mês dos descontos nas inscrições da 40ª edição do CONARH – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, que acontece de 18 a 21 de agosto, no Transamerica Expo Center, na capital paulista. As condições para os associados da ABRH-SP são melhores ainda. Confira:

 

 

Até 30/06

A partir de 01/07

Associados da ABRH-SP

 R$ 2.913,87

R$ 3.494,79

Não associados

R$ 4.856,45

R$ 5.824,65

 

Fonte: O Estado de São Paulo – 15 de junho de 2014

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INDICADORES – 15/06/2014

  • Com uma alíquota de imposto para pessoa jurídica de 34%, o Brasil fica em sexto lugar entre os países que têm maior tributação para as empresas. A porcentagem se dá por uma combinação de 15% da alíquota básica de imposto de renda de pessoa jurídica, mais 10% sobre o lucro que exceder R$ 240 mil e 9% de CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).
  • Entre os países do G20, grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia, o Brasil fica na terceira posição, atrás dos Estados Unidos e Japão. Os dados estão disponíveis na pesquisa Alíquotas de Impostos de Pessoa Jurídica e Impostos Indiretos, realizada pela KPMG Internacional em 130 países.
  • Segundo o levantamento, desde a publicação da edição anterior da pesquisa em janeiro do ano passado, nove países aumentaram suas alíquotas de impostos de pessoa jurídica e 24 diminuíram. No Brasil, as alíquotas se mantiveram estáveis, mas os critérios de apuração têm sido modificados de forma significativa nos últimos anos.
  • Dentre os países que cobram imposto de pessoa jurídica, os Emirados Árabes Unidos estão em primeiro lugar com alíquota de 55%. A mais baixa é a de Montenegro, de 9%.

Fonte: O Estado de São Paulo – 15 de junho de 2014

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OPINIÃO: Saúde 360 – Amil

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que o mundo está passando por uma epidemia silenciosa, que mata, por ano, cerca de 2,8 milhões de pessoas: a obesidade. No Brasil, não é diferente. Um estudo divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde mostra que 50,8% dos brasileiros estão acima do peso ideal e, destes, 17,5% são obesos.

O estresse do dia a dia, as pressões sociais e a escassez de tempo, entre outros fatores, têm levado cada vez mais pessoas ao sedentarismo e à adoção de maus hábitos alimentares. Em muitos casos, essa combinação culmina no surgimento de doenças crônicas, capazes de comprometer a qualidade de vida pessoal e profissional do portador, influenciando a produtividade, o desempenho e a taxa de absenteísmo nas empresas. Diante desse cenário, é preciso que as corporações reflitam sobre como os setores de Recursos Humanos e Saúde Ocupacional podem contribuir para reverter esse quadro.

Na Amil, a batalha para combater a doença pela raiz já começou: a empresa abraçou a causa da obesidade infantil, lançando o movimento Saúde 360. Segundo o IBGE, uma em cada três crianças brasileiras está acima do peso. Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a existência dessa epidemia no país, o movimento conta com um portal informativo onde pais, profissionais de saúde e educadores têm acesso a orientações e dicas práticas sobre como lidar com a situação. Também são realizados eventos, discussões técnicas, distribuição de materiais de comunicação e reforço na divulgação dos protocolos do Ministério da Saúde.

Por meio do Saúde 360, a Amil convoca todos a agir pela diminuição dos números relacionados à doença, estimulando o equilíbrio e a moderação na alimentação e no lazer das crianças. Afinal, na luta contra a obesidade infantil, todos saem ganhando. Para mais informações, acesse www.portalsaude360.com.br

 

Odete Freitas, pediatra e diretora de Sustentabilidade da Amil

Fonte: O Estado de São Paulo – 15 de junho de 2014

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REGIONAIS: Grupos de Estudos em Ribeirão Preto

A Regional Ribeirão Preto abriu a temporada 2014 dos Grupos de Estudos. As inscrições devem ser feitas até 30 de junho. Podem participar associados da ABRH-SP, tanto Pessoa Física quanto Pessoa Jurídica, que estejam em dia com a anuidade.

Neste ano, os temas disponíveis são Coaching (facilitadora Milene Facio), Consultoria Interna em RH (facilitador Jair Lima Jr.) e Direito do Trabalho (facilitador Sylvio Rodrigues), com a coordenação de Cláudia Castro. Os encontros mensais serão realizados  na sede do CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola (Rua Inácio Luiz Pinto, nº 388, Subsetor Sul 3). Os inscritos deverão ter pelo menos 60% de participação nas reuniões mensais para receber o certificado no final do ano.

Criados em 2007, os Grupos de Estudos são, atualmente, uma das principais atividades da ABRH-SP, sendo realizados tanto na sede, em São Paulo, como nas Regionais Baixada Santista, Bauru, Campinas, Metropolitana Oeste e na cidade de Jundiaí. Além de promover o networking entre os associados, os grupos têm como objetivo discutir os principais conceitos e tendências de assuntos relacionados à gestão de pessoas.

 

Mais informações: regionalribeiraopreto@abrhsp.org.br


Fonte: O Estado de São Paulo – 15 de junho de 2014

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ARTIGO: Festival de culturas, agora, no Brasil

Já estamos na Copa e, com isso, temos a oportunidade única de conhecermos um pouco de diversas culturas diferentes da nossa, sem sair de casa. As pesquisas indicam que, quanto mais conhecemos outras culturas, mais nos tornamos flexíveis de um lado e sensíveis, de outro, a esse tema. Tal evolução acrescenta não somente conhecimento, mas também competência para lidar com todo tipo de interculturalidade, incluindo fusões e aquisições, multigerações, cultura nacional e cultura organizacional.

Aprender a lidar com uma cultura diferente da nossa começa pela tomada de consciência da minha própria cultura. Uma primeira reação típica é a de pensarmos que a “minha cultura” está certa e a do outro, errada. O primeiro passo para interagirmos adequadamente com outros, que são diferentes de nós, é respeitar sua cultura. Lembramos que respeitar não significa aceitar ou incorporar em seu mundo. Significa apenas que há uma razão para o comportamento do visitante e que você não fará força para mudá-lo.

Quando se compreende o contexto do visitante, também fica mais fácil entender a justificativa por trás de seu comportamento. Isso nos ajuda a compreender melhor as pessoas e, assim, a se incomodar menos com o comportamento diferente. Uns não comem carne de porco, para outros a vaca é sagrada, e não adianta o gaúcho insistir que seu churrasco é maravilhoso!

Chineses e indianos, que, mesmo não tendo países classificados para a Copa estiverem no Brasil para assistir aos jogos, vão se sentir em casa com o “jeitinho brasileiro”, mas os alemães e norte-americanos vão preferir seguir as leis e normas ao pé da letra. Furar fila, nem pensar! Alguns são muito mais individualistas que nós, e não gostam que os toquem, coisa comum no Brasil.

Os gregos preferem um tour bem planejado e organizado. Não saia com um grego sem destino! Os portugueses preferem frases claras e diretas, diferentemente de nós que gostamos e preferimos as sutilezas, as meias-palavras. Não estranhe se você estiver com um casal de finlandeses e eles parecerem que não estão gostando. Os finlandeses são sérios, o que não quer dizer que não estão apreciando. Já os holandeses são divertidos e gostam de aproveitar a vida, como nós. E, por fim, os ingleses são fanáticos por futebol e por apostas. Vão adorar participar de um bolão.

Quando demonstramos interesse genuíno pela cultura e o idioma de outras pessoas, conseguimos nos relacionar melhor e aprender um mundo novo, baseado em valores, que, por vezes, são muito diferentes do nosso. Para aproveitarmos plenamente essa riqueza de culturas devemos tentar não julgar, ou julgar menos, as pessoas com base em nossas próprias ideias e valores.

Em vez de querer impor seus valores, fique com o coração e a mente abertos para o novo e curta mais este aspecto da Copa no Brasil.

Obrigado, gracias, merci, thank you, danke, σας ευχαριστώ e 谢谢

 

Almiro dos Reis Neto é presidente da Franquality Consultoria em RH e presidente da ABRH-SP

Fonte: O Estado de São Paulo – 15 de junho de 2014

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ABRH-SP contará com estande no 20º Encontro Regional de RH

A ABRH-SP Campinas é presença garantida no 20º Encontro Regional de RH – tradicional evento da comunidade de RH –, que será realizado no próximo dia 25. A entidade contará com um estande, junto com as demais empresas expositoras. O espaço é uma oportunidade para aqueles que desejam conhecer melhor os benefícios, as ações realizadas e, ainda, oportunidade de networking entre os profissionais. A ABRH-SP Campinas também estará com uma ação promocional para captação de novos associados. “Os associados poderão tirar suas dúvidas e conhecer as ações realizadas, e aqueles que ainda não são associados poderão preencher a ficha de inscrição no local. Teremos um brinde para os novos associados”, comenta a gerente regional da ABRH-SP, Roberta Nunes Barbosa.

 

Desde 2009, a ABRH-SP tem apoiado o tradicional encontro de RH realizado pelo GRUCA. “Para nós é motivo de orgulho apoiar um evento tão importante para o RH da região que reflete em todo o Estado. É fundamental unirmos as forças para disseminar os conhecimentos no mundo corporativo, engajar pessoas e organizações”, afirma a diretora regional, Elizabeth de Souza.

 

Seja sócio e aproveite as vantagens

 

Os associados da ABRH-SP contam com uma série de benefícios exclusivos a fim de aprimorar os conhecimentos com tendências e assuntos atuais no mundo de trabalho e gestão de pessoas. Dentre as vantagens, estão a participação gratuita em todos os eventos na sede e nas regionais, e descontos em cursos e congressos da ABRH em todo o país. Mais no quadro ao lado.

 

Benefícios

 

• Participação gratuita nos eventos promovidos pela ABRH-SP e suas regionais;

• Participação gratuita nos Grupos de Estudos sobre diversos te mas;

• 40% de desconto nas inscrições do CONARH ABRH, maior evento sobre gestão de pessoas da América Latina;

• Até 20% de desconto em cursos, seminários e workshops realizados por parceiros e promovidos/apoiados pela ABRH-SP.

• Descontos nas inscrições do MBA-RH da FIA – Fundação Instituto de Administração, nos cursos abertos de RH e MBAs da Integração Escola de Negócios e nos cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos pela Fundação Getulio Vargas em Campinas, Jundiaí e Limeira.

 

Página Semanal ABRH-SP Regional Campinas – 08 de Junho

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Diversidade na reflexão, unidade na ação!

Prof. Mario Sergio Cortella

 

Uma das boas novidades do nosso país é que nós já não temos mais uma aceitação tão simples e banal da atividade de gestor como de um feitor, um capataz. Hoje, a visão se aproxima muito mais da de um mestre de obras. Coisa curiosa, porque a expressão “mestre de obras” advém da área da construção civil e o mestre de obras não era um capataz ou um feitor. Ao contrário, a noção de mestre é aquele que dirige um grupo de pessoas para que uma obra seja produzida, elevada. A noção de mestre tem dentro dela uma expressão grega que é “magno”, aquilo que é elevado, ou do latim “magister”, aquilo que faz crescer.

 

Nessa hora, um gestor de pessoas é de fato um mestre de obras, que sabe, entre outras coisas, que em algumas horas ele deixa de ser o mestre. Um dos sinais de inteligência é ter a humildade pedagógica de saber que mestre é aquele que tem determinado domínio sobre algo e faz com que o grupo, o coletivo caminhe naquela direção. Portanto, a própria capacidade de gestão é transitória ou, de outro modo, ela não é definitiva. Nenhum e nenhuma de nós encarna essa figura do gestor como sendo exclusivamente um gestor. Somos geridos e geridas também. De fato, no dia a dia da organização, isso não é tão fácil, porque nós estamos nos passos iniciais desse processo. Ainda há muito a ser feito, porque, repito, alguns têm nostalgia daquele elemento de capataz ou de feitor que fazia com que só se obedecesse.

 

Há 30 anos, por exemplo, um gerente, um diretor diria: “Olhe, o pessoal que trabalha comigo é muito bom. Lá na minha equipe todo mundo pensa muito igual”. Isso hoje é um perigo. Pensar igual é sinônimo de reduzir o repertório de soluções, de inovações, de invenções. A frase mais inteligente que um gestor hoje precisa pensar e praticar é: “O pessoal que trabalha comigo é muito bom. Nem todo mundo pensa igual, mas a gente age junto”.

 

O gestor que deseje funcionar do modo antigo pode até obter algum sucesso imediato, mas não terá perenidade. E, hoje, assim como a velocidade altera processos, altera também as decadências, que são mais velozes e concretas do que em outros tempos.

 

Página Semanal ABRH-SP Regional Campinas – 08 de Junho

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Grupo de Saúde Corporativa realiza evento para associados com sucesso

Lançado em abril deste ano, o Grupo de Saúde Corporativa da ABRH-SP realizou, no dia 30 de maio, um evento exclusivo para os associados com o tema Inovação na Estratégia de Gestão da Saúde. Especialistas da área que integram o grupo discutiram questões como custos diretos e indiretos da saúde e legislação.

 

Iniciativa da diretoria comercial da ABRH-SP, o grupo tem como objetivos compartilhar conhecimentos em relação à melhor gestão dos custos da saúde e estimular a discussão e troca de informações com os profissionais de RH, saúde, finanças, jurídico, entre outros.

 

Fonte: O Estado de São Paulo – 08 de junho de 2014

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EVENTO: RHs mais admirados do Brasil

No dia 2 de junho, a Gestão RH realizou a 9ª edição da premiação Os RHs Mais Admirados do Brasil, baseada na pesquisa que valoriza a atuação dos profissionais de Recursos Humanos das principais organizações do país.

 

Realizada em duas etapas, a pesquisa elege os 10 Mais Admirados, os Destaques Estaduais e Destaques Regionais, a Empresa Mais Admirada pelos RHs, além do RH do Ano nas categorias masculino e feminino.

 

Nesta edição, a empresa mais admirada foi a BASF. Já os RHs do Ano foram Alessandra Ginante, vice-presidente de Recursos Humanos da Avon, e Raimundo Ramos, gerente executivo de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil.

 

Fonte: O Estado de São Paulo – 08 de junho de 2014

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REGIONAIS: Encontro de RH de Campinas comemora 20ª edição

Com o apoio da Regional Campinas da ABRH-SP, o Gruca (Grupo Campinas de RH) promove a vigésima edição do Encontro Regional de Recursos Humanos, no dia 25 de junho, a partir das 8h30, no Via Áppia Eventos. Com o tema Liderança de A a Z, o encontro deve reunir aproximadamente 500 pessoas. As inscrições são limitadas.

 

Uma programação eclética, dinâmica e com nomes de peso foi criada para comemorar os 20 anos do evento. Entre os palestrantes, destaque para Andor Stern, único brasileiro sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz, que vai falar sobre o tema Liderança e Resiliência. Atualmente, Stern trabalha ativamente no Desenvolvimento e Assistência Técnica da Unigel, empresa de especialidades químicas, fertilizantes, plásticos e embalagens.

 

Outros nomes de destaque da programação são o diretor-presidente da 3M do Brasil, José Varela, a diretora de RH Estratégico da CPFL Energia, Silvia Ziwi, a professora da Fundação Dom Cabral, Kedma Mano do Nascimento, e o presidente da ABRH-SP Almiro dos Reis Neto.

 

Inscrições: miriam.patini@gruca.com.br ou (19) 3887-1551

 

Fonte: O Estado de São Paulo – 08 de junho de 2014

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TEMAS EM DEBATE: Mentoring: ferramenta para acelerar o desenvolvimento

Aguardada há meses, a palestra de Rosa Bernhoeft lotou o auditório da sede da ABRH-SP, na última quarta-feira. Especialista em mentoring e autora do livro Mentoring – Abrindo horizontes, superando limites, construindo caminhos, essa peruana de Lima, radicada em São Paulo, é referência sobre o assunto, ao qual se dedica há 15 anos.

Segundo Rosa, o mentoring tem como pilares o mentor e o mentorado. O primeiro é alguém experiente escolhido pelo mentorado para lhe transferir conhecimentos. Entre eles estabelece-se, então, uma troca e um compromisso de evolução e desenvolvimento na carreira de ambos, pois o mentor também será beneficiado pelo desafio de atualização que vem de seu mentorado.

Rosa destaca que a relação que se cria é baseada em dois pontos fundamentais: um acordo de confidencialidade, que garante sigilo absoluto nas conversações, e a intenção de verdadeiramente crescerem juntos e gerar novos conhecimentos. “Ambos vão formando uma cultura de conversação construtiva e de confiança. É uma parceria para resultados de vida e carreira, que possibilita abrir horizontes, construir caminhos e superar limites.”

Para a especialista, a ferramenta torna-se cada vez mais necessária para a sobrevivência plena das organizações que precisam acelerar o desenvolvimento, a adesão e a permanência das pessoas em seus quadros.

Fonte: O Estado de São Paulo – 08 de junho de 2014

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