Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PESQUISAS & TENDÊNCIAS – Impactos da infelicidade no trabalho

Os impactos da infelicidade no ambiente corporativo, como problemas de clima organizacional, falta de engajamento e baixa retenção de talentos profissionais, serão o tema da palestra que Luis Felipe Cortoni, sócio-diretor da LCZ Desenvolvimento de Pessoas e Organizações e do Ateliê de Pesquisa Organizacional, apresenta nesta quarta, das 9 às 11 horas, na sede da ABRH-SP.

A palestra tem como base os resultados de uma pesquisa recente sobre o assunto, realizada nas duas principais capitais do país com gestores e não gestores. Cortoni também vai apresentar e discutir, durante o evento, um novo conceito de felicidade no trabalho.

Inscrições: (11) 5505-0545 ou eventos@abrhsp.org.br

Página ABRH-SP – 20 de outubro

{module compartilhar}

SAÚDE – Outubro é rosa também nas empresas

Há alguns anos, o Outubro Rosa ganhou o mundo. O movimento surgido nos Estados Unidos nos anos 1990 é marcado por ações dedicadas a conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce. No Brasil, a campanha é difundida por diversas instituições e governos, e as iniciativas vão de palestras a chamadas na mídia, de distribuição de material informativo à iluminação rosa sobre monumentos públicos como o Cristo Redentor e o Palácio de Cristal de Curitiba.

Muitas empresas e entidades, como a própria ABRH-SP, também passaram a aderir ao movimento. Este ano a Ford pretende impactar os cerca de 25 mil colaboradores das quatro fábricas da Ford Brasil e da Troller. “Abordamos o tema por meio de comunicação interna, palestras e parcerias na área de saúde e qualidade de vida”, diz Ernesto Huerta, gerente de Saúde e Relações Trabalhistas da Ford América do Sul. “A campanha inclui peças anatômicas para esclarecimentos sobre autoexame e orientações levadas por enfermeiras do A.C.Camargo Cancer Center, o Hospital do Câncer.”

Reconhecido internacionalmente como centro científico de referência dedicado à oncologia, há seis anos o hospital desenvolve um Programa de Prevenção do Câncer especialmente voltado para empresas, do qual a Ford faz parte desde 2011. Huerta afirma que desde o começo da parceria houve uma gradativa aderência ao programa motivada pela comunicação interna e pela mudança de cultura dos colaboradores. “Trabalhamos para mudar a cultura e engajar ainda mais as pessoas em prol da saúde. As campanhas de promoção de saúde e qualidade de vida são feitas através do nosso ‘Programa Viva Bem’”, diz.

O Hospital do Câncer acredita que as organizações que adotam o Programa de Prevenção assumem papel de protagonistas na luta contra o câncer. “Procuramos levar para o ambiente corporativo as principais orientações sobre como diminuir os fatores de risco que podem provocar o desenvolvimento dos diversos tipos da doença e alertar sobre a importância de realização de exames periódicos visando ao diagnóstico precoce”, afirma Carlos Rogério Simas, gerente comercial do A.C.Camargo.

“O Programa contempla várias modalidades – a maioria gratuita – para atender as empresas, que vão desde dicas de saúde enviadas por SMS, e difundidas pelas intranets, até palestras e workshops com especialistas”, diz Simas, que destaca ainda a forte tradição que o hospital tem no engajamento pela prevenção. “O voluntariado tão estimulado por Dona Carmem [Carmen Prudente, esposa do doutor Antônio Prudente, com quem fundou o A.C. Camargo em 1953] continua sendo uma inspiração ainda nos dias atuais”, afirma. Atualmente o hospital atende mais de 150 organizações, entre elas Sabesp, Oracle, General Electric, Johnson & Johnson e Santander, além de empresas de pequeno e médio porte.

Durante todo o mês de outubro é possível acompanhar artigos e vídeos sobre câncer de mama, além das dicas de saúde, prevenção e diagnóstico precoce nos perfis oficiais do A.C.Camargo nas mídias sociais. A informação é uma das maiores aliadas na luta contra a doença. Se descoberto no início, o câncer de mama tem mais de 90% de chances de sucesso no tratamento.

Para mais informações sobre o Programa de Prevenção de Câncer do A.C.Camargo: http://www.accamargo.org.br/profissionais-de-rh

Página ABRH-SP – 20 de outubro

{module compartilhar}

Guia de Educação Financeira no Ambiente de Trabalho

O Guia de Educação Financeira no Ambiente de Trabalho é um ebook gratuito, de 30 páginas, criado para orientar empresários, executivos, profissionais de recursos humanos e assistentes sociais sobre a implementação e os benefícios de ações de educação financeira no ambiente de trabalho.

O Guia orienta as empresas e outras organizações sobre como implementar ações e programas de educação financeira com o objetivo de capacitar funcionários e colaboradores para melhor gerir suas finanças pessoais, e conta com apoio institucional da ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos – São Paulo), da ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento) e da ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).

Clique aqui para fazer o download gratuito.

{module compartilhar}

Sindivarejista finaliza Ciclo de Palestras

O evento conta com o apoio da ABRH-SP Campinas

 

Acontece na próxima terça-feira, 15/10, o último encontro do Ciclo de Palestras promovido pelo Sindivarejista em parceria com a ABRH-SP Campinas. O tema “Avaliação de Desempenho com Foco em Competências” será abordado pela psicóloga e diretora de eventos da ABRH-SP Campinas, Sueli Leão. O evento acontece entre 8h e 11h, na sede do Sindivarejista com entrada gratuita.

Inscrições: (19) 3775-5560 ou pelo e-mail atendimento@sindivarejistacampinas.org.br


13 de outubro de 2013

{module compartilhar}

Minha história no RH – Fernanda Junqueira Atilio

Gerente de RH do CNPEM

 

A minha história em RH se mistura com a minha própria história! Quem tra­balha em Recursos Humanos deve do­ar-se de corpo e alma, e entender que essa é uma missão de vida. Quando defini que minha missão pessoal seria transformar a vida das pessoas através da atuação em RH, entendi que não se­ria nada fácil colocar isso em prática.

 

Descobri o que queria ser quando “crescer” por volta dos 14 anos de ida­de e, durante os trabalhos voluntários que fazia com minha mãe, percebi que poderia ser útil na vida das pessoas. Poderia ajudá-las a serem pessoas melhores e incentivá-las a chegar aon­de nem mesmo elas acreditavam ser capazes. Mais tarde, já trabalhando na área de RH, conciliei a experiência profissional com o trabalho voluntário na preparação de jovens carentes para o mercado de trabalho. Foi uma vivên­cia fantástica contribuir com a iniciação profissional de adolescentes que, mui­tas vezes, não enxergavam a grande oportunidade que tinham pela frente. Essa experiência me trouxe resultados realmente muito gratificantes, pois me permitiu fazer a diferença na vida das pessoas!

 

É claro, que sempre encontramos “pe­dras” no meio do caminho, mas encaro os obstáculos como barreiras a serem superadas. Conheci pessoas de todos os tipos, em 11 anos de RH, nas em­presas por onde passei (Lucent, Sam­sung, DPaschoal, DHL e, atualmente, CNPEM – Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), mas sempre tive como objetivo influenciar de algu­ma forma quem estivesse à minha volta a dar além do possível e impossível, a dar o melhor! Assim acredito que pode­mos, sim, mudar o mundo; não o mun­do todo, mas o mundo que nos cerca, as pessoas que passam por nosso ca­minho, dentro e fora do trabalho.

 

13 de outubro de 2013

{module compartilhar}

Grupo de Estudos sobre Recrutamento e Seleção

Pelo quarto ano consecutivo os partici­pantes do Grupo de Estudos sobre Re­crutamento e Seleção se reúnem men­salmente e discutem estratégias para identificar e reter os talentos. O ritmo do grupo é dado pelas necessidades dos participantes, se integram com novas tec­nologias, estudamos o que a há de novo para apoiar na seleção de profissionais, as descobertas da neurociência, como aperfeiçoar a descrição de cargo e muito mais.

 

O papel do facilitador é integrar os temas aos participantes. Recrutamento e sele­ção é a porta de entrada de todos os pro­fissionais dentro da organização. Embora nem sempre valorizada, e algumas vezes vista como uma área operacional dentro do setor de RH, ela é a mola propulsora para alavancar o time organizacional.

 

A descrição de cargos confere esse po­der ao profissional, que poderá delinear junto ao requisitante o perfil dos novos contratados. Um problema recorrente em diferentes cidades da região é o fato e do profissional selecionado e contratado para o cargo desistir do emprego, às vezes até mesmo na data da sua contratação ou é dispensado em poucos dias. A frequência de desligamentos de profissionais com tão pouco tempo de casa levou o grupo a estruturar uma pesquisa, com o objetivo de encontrar variáveis comuns no perfil desses profissionais.

 

Tal pesquisa irá abranger as empresas dos participantes do Grupo de Estudos de Recrutamento e Seleção e tem a pre­tensão de responder de forma objetiva e percentual o quanto essas ideias sobre estabilidade ou não do profissional são espelhadas pela realidade ou talvez fa­çam parte de um conjunto de crenças sem considerações científicas.

 

Até o final de novembro teremos uma amostragem significativa sobre esse ce­nário, e os resultados serão certamente o início de novos trabalhos para apoiar os profissionais que atuam em seleção a escolherem os melhores candidatos para cada situação.


13 de outubro de 2013

{module compartilhar}

REGIONAIS – Debate sobre redes sociais em Ribeirão

Nesta terça, a Regional Ribeirão Preto da ABRH-SP promove, das 8 às 12 horas, no auditório da Brasil Salomão e Matthes Advocacia (Av. Presidente Kennedy, 1255, Ribeirão Preto) um debate, gratuito para seus associados, sobre os impactos das redes sociais no ambiente corporativo.

Na primeira palestra do evento, Evandro A.S. Grili, sócio da Brasil Salomão e Matthes Advocacia, vai dar uma visão geral das redes sociais no contexto organizacional. Na segunda palestra, as redes sociais do ponto de vista do marketing serão analisadas por Vinícius Melo, diretor da Rebellion Comunicação. Haverá ainda a apresentação do case Projeto Programa de Comunicação Colaborador Conectado, da Clealco.

Inscrições: (16) 3931-2684 ou regionalribeiraopreto@abrhsp.org.br

Página ABRH-SP – 13 de outubro

{module compartilhar}

PESQUISAS & TENDÊNCIAS – Um novo conceito de felicidade no trabalho

Sócio-diretor da LCZ Desenvolvimento de Pessoas e Organizações e do Ateliê de Pesquisa Organizacional, Luis Felipe Cortoni apresenta na ABRH-SP (no dia 23 de outubro, das 9 às 11 horas) os resultados de uma pesquisa recente sobre (in)felicidade no trabalho, realizada nas duas principais capitais do país com gestores e não gestores que indicaram seu entendimento e experiência sobre o assunto.

“A infelicidade no trabalho afeta diretamente o clima organizacional, o engajamento e a retenção de talentos profissionais”, lembra Cortoni, que também irá refletir, durante o evento, sobre um novo conceito de felicidade no ambiente corporativo.

Inscrições: (11) 5505-0545 ou eventos@abrhsp.org.br

Página ABRH-SP – 13 de outubro

{module compartilhar}

TEMAS EM DEBATE – Como o RH pode lidar com a depressão do colaborador

Quarta principal causa de incapacitação em todo o mundo, a depressão se tornará a segunda causa daqui a oito anos e a primeira em 2030, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Outra pesquisa do órgão aponta que, em países desenvolvidos, de 35% a 45% das ausências no trabalho acontecem em função de problemas com a saúde mental e emocional.

O papel do RH nesse contexto cada vez mais preocupante foi discutido na palestra Depressão no Trabalho – Como lidar com isso?, apresentada na sede da ABRH-SP, na última quinta, pela psicanalista Débora Andrade, credenciada na Rede de Atendimento do CEP (Centro de Estudos Psicanalíticos).

Depois de conceituar a depressão, mostrar como as pessoas entram nesse estado e como saem dele, Débora levantou com os participantes como Recursos Humanos pode lidar com colaboradores em estado de depressão, levando em consideração que, na maioria das vezes, as pessoas com esse tipo de problema não procuram o RH para pedir ajuda por se sentirem envergonhadas ou por temerem que sua avaliação seja prejudicada.

Entre as ações que podem ser feitas pelo RH foram apontadas: transformar a depressão em números que implicam a produtividade para ter o apoio das lideranças na criação de ações de apoio; divulgar informações e serviços para que a pessoa procure ajuda externa; assumir um papel neutro de escutar a pessoa como relacionamento, não como RH; e promover o debate dentro da empresa, inclusive com a criação de programas preventivos que ajudem a diminuir o estresse no trabalho.

Página ABRH-SP – 13 de outubro

{module compartilhar}

EVENTO – Congresso sobre Gestão de Pessoas no setor público vai discutir meritocracia, desempenho e resultados

A ABRH-SP é uma das instituições apoiadoras do 2º Congresso sobre Gestão de Pessoas no Setor Público Paulista, que acontece de terça a quinta desta semana, no Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme), na capital paulista.

Realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da secretaria de Gestão Pública, o evento vai discutir os rumos e desafios da gestão de pessoas no setor público a partir de três pilares: Atratividade, engajamento e identificação de potenciais; Cultura brasileira e organizações públicas; e Mérito, desempenho e resultados.

São esperadas 1.000 pessoas no congresso, que também será transmitido ao vivo, via streaming, pela internet, para acesso livre de interessados no assunto, bastando acessar o site www.congressorh.sp.gov.br nos dias do evento para seguir as orientações disponíveis.

Ao longo dos três dias de palestras, painéis, debates, entrevistas e discussões, vão se revezar nos palcos conferencistas como Clóvis de Barros Filho, consultor de ética da Unesco e professor da Universidade de São Paulo, com o tema O que estamos fazendo de nós mesmos? Uma perspectiva sobre ética e nossa relação com o trabalho; o antropólogo Roberto DaMatta, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, que irá falar sobre os reflexos da cultura brasileira e o público na gestão de pessoas nas organizações públicas; e Renato Janine Ribeiro, professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo, com o tema Liderança, democracia e horizontalidade.

Nesta terça, o vice-presidente da ABRH-SP, Donizetti Tadeu Moretti, também participará do congresso como âncora do painel Desafios para a atração de pessoas na administração pública, programado para as 14h30.

O tema será debatido por Fernando de Souza Coelho, professor doutor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, na especialidade de Administração/Políticas Públicas; Maurício Correia, responsável pela Assessoria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Institucional – Apedi da Fundação CASA-SP; e Talita Correa Santos, assessora técnica na Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos de São Paulo. 

Mais informações: www.congressorh.sp.gov.br

Página da ABRH-SP – 13 de outubro

{module compartilhar}

Minha história no RH – Simone Eichemberger

Compartilhe suas experiências. A ABRH-SP Campinas mantém seu compromisso de dissemi­nar conhecimento e fomentar a sua participação como agente de transformação das empresas.

Tenho 23 anos de experiência profissional, a maior parte deles em RH, e exerço o cargo de Diretora de RH para o Grupo Veículos da Eaton na América do Sul.

Minha carreira na Eaton começou cedo. Graduei-me em Letras pela PUC-Campinas e essa formação me ajudou com um obje­tivo que sempre tive: manter conexão com pessoas. Após um estágio no CPqD da anti­ga Telebrás, iniciei a carreira na Eaton como secretária da área de RH. Também atuei na área de Treinamento e Desenvolvimento e então decidi fazer uma pós-graduação na FGV, em São Paulo. Depois disso, passei a gerenciar a área de desenvolvimento de RH e assumi o cargo de Gerente de RH das uni­dades da Eaton de Valinhos e Mogi Mirim. Após ter atuado em empresas como Sabó e Villares Metals voltei para o cargo de dire­ção que ocupo hoje.

Não há fórmula mais simples para o su­cesso do que a combinação de fazer o que gostamos num ambiente agradável e desa­fiador. A Eaton é um modelo de empresa ética, com sólidas políticas e práticas de Recursos Humanos, baseadas nos valo­res da empresa. Seu sistema de negó­cios dá condições para que seus líderes atuem em busca da alta performance e atingimento de resultados com integrida­de e profissionalismo.

Para uma profissional de RH, atuar num ambiente de negócios complexo e competi­tivo, com um escopo tão diversificado, por si só já é um desafio: temos que atrair, desen­volver e reter talentos; desenvolver e edu­car líderes; estar atentos às comunidades com as quais interagimos e ter programas que nos tornem socialmente responsáveis; manter processos de comunicação e endoma­rketing eficientes; planejar adequadamente a sucessão de líderes e profissionais-chave; e fazer a gestão do clima organizacional. O aprendizado de atuar nesses processos deu a mim e ao meu time expertise para de­senvolver e implantar projetos que ajudem a fortalecer os negócios do Grupo Veículos da Eaton na América do Sul.

Página da ABRH-SP Regional Campinas – 06 de outubro de 2013

{module compartilhar}

Grupo de Estudos em Remuneração e Benefícios

 Um fato que vem preocupando a área de RH das empresas é o aumento dos índices de absenteísmo. Está difícil manter os co­laboradores no ambiente corporativo, desde os mais capacitados até aqueles em início de carreira. Um dos fatores, pois esse não é o único, está ligado ao Plano de Remu­neração e Benefícios que a empresa ofe­rece. Para estudar esse assunto formou­-se um grupo da ABRH-SP, que, desde o ano passado, se reúne mensalmente para trocar ideias e experiências, atualizar infor­mações e aumentar as possibilidades de ação. Os assuntos são bem amplos como: Tendências da Remuneração, Plano de Car­reira e Sucessão, Planejamento dos Bene­fícios, Remuneração Variável, Avaliação de Desempenho, Plano de Participação nos Lucros e Resultados. Busca-se também o aprofundamento das técnicas como: Des­crição e Classificação de Cargos, Pesqui­sa de Salários no Mercado e Sistemas de Avaliação. Em relação a Benefícios, o grupo procura descer a detalhes, como aconteceu com o debate sobre vale-transporte. Outro assunto que despertou a atenção dos par­

 ticipantes foi sobre a Comunicação Interna, pois sabemos quantas fofocas são produ­zidas, quantos desentendimentos existem, quantos programas são mal compreendidos, por falhas básicas na comunicação. As reu­niões são calorosas e muito participativas, nas quais cada um contribui com seu conhe­cimento e vivência. O saldo é muito positivo. Todos relatam, com entusiasmo, que estão recebendo uma bagagem significativa, com possibilidade de aplicação imediata em seus ambientes de trabalho. A realidade que esta­mos vivendo nos mostra a necessidade de rever conceitos arraigados sobre salários e contratos de trabalho. Revela a inconsistên­cia da legislação trabalhista e aponta novos caminhos de modernização nas relações entre o capital e o trabalho. Nossas horas de estudo nos levam a repensar o entendi­mento que temos sobre o papel do RH e, principalmente, sobre os métodos e técnicas que são utilizados. Com certeza elas irão contribuir para encontrarmos novas formas de reter os talentos, que tanto precisamos e que fazem a real diferença no alcance dos objetivos empresariais.

Página da ABRH-SP Regional Campinas – 06 de outubro de 2013

{module compartilhar}

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?