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TEMAS EM DEBATE – Comprometimento da liderança é fundamental na organização matricial

O modelo ideal de gestão depende do segmento de negócio da empresa, do seu tamanho e estratégia, da localização e do tipo de capital envolvido. Um dos mais utilizados pelas grandes organizações, o modelo matricial, por exemplo, tem como vantagens: possibilitar a transferência rápida de conhecimento, estimular inovações através do aprendizado, melhorar a qualidade das decisões – pois não cabe apenas ao presidente ou diretor dar a palavra final –, e, principalmente, aumentar o controle e o foco das funções.

“Por outro lado, o modelo matricial traz desafios, pois produz mais pontos de conflito, requerer mudanças nos sistemas formais, balanço de poder entre a função e o negócio e pode até gerar custos adicionais quando os processos de decisão não funcionam”, explicou Felipe Westin, diretor executivo da Westin Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, na palestra sobre o papel da liderança na organização matricial, realizada na última quarta na ABRH-SP.

Liderança

Para Westin, é responsabilidade da liderança entender o modelo organizacional e assegurar seu sucesso. “Como RHs, temos de ‘ bater na tecla’ de que é responsabilidade dos líderes fazerem o modelo funcionar.” A tarefa não é nada fácil e nem sempre o caminho é claro, mas os líderes precisam ter uma visão global e uma execução local, ter competência para negociar e construir equipes comprometidas, ser capazes de lidar com a ambiguidade, ter visão estratégica e habilidade política.

“O diálogo é crítico no funcionamento de uma organização matricial”, apontou Westin, que deixou claro, porém, que não existe um melhor modelo de gestão organizacional. O melhor é aquele que atende às necessidades de cada negócio.

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FEIRA DE NEGÓCIOS – ABRH-SP terá estande exclusivo na EXPO ABRH

Mais uma vez, a ABRH-SP terá um estande exclusivo na Expo ABRH, a feira de negócios do CONARH – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas. Na edição deste ano do evento, que acontece de 19 a 22 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, a entidade paulista estará instalada no Estande 67 (Avenida B, entre as Ruas 3 e 4) do pavilhão.

O tema do estande será “Orgulho em Pertencer à ABRH-SP”. A ideia é enfatizar os benefícios que a Associação oferece aos gestores de pessoas e estudantes em geral. “Também queremos levar os líderes de Recursos Humanos para conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido pela entidade”, destaca a gerente executiva da ABRH-SP Vânia de Faria.

Novo horário

Maior vitrine latino-americana de soluções inovadoras para gestão de pessoas, a Expo ABRH deste ano tem como novidade a mudança de horário. As atividades vão começar mais cedo para facilitar a vida do público: nos dias 19, 20 e 21, a feira acontece das 8 às 20 horas, e, no dia 22, das 8 às 17 horas. Vale lembrar que a feira de negócios do CONARH é gratuita (as inscrições podem ser feitas antecipadamente no site do evento: www.conarh.com.br).

Além de conhecer as novidades em produtos e serviços de mais de 120 expositores, os visitantes da feira terão acesso ao Fórum de Patrocinadores, uma diversificada programação de palestras gratuitas oferecida pelos patrocinadores do evento. Eles ainda poderão participar do:

Giro de Negócios – Espaços temáticos que apresentam soluções nas áreas de consultoria, educação, qualidade de vida e tecnologia.

Cine ABRH – Sucessos de bilheteria são exibidos e analisados sob a ótica da gestão de pessoas por especialistas em RH.

Espaço Carreira – Área criada para proporcionar o acesso às principais tendências em desenvolvimento profissional.

VISITE NOSSO ESPAÇO NO CONARH ABRH 2013: ESTANDE 67 (AVENIDA B, ENTRE AS RUAS 3 E 4). SAIBA MAIS: www.abrhsp.org.br

RH 15 minutos

Uma das novidades do congresso deste ano é o RH 15 Minutos: duas sessões, uma no dia 20 e outra no dia 21, com três apresentações de 15 minutos, que vão tratar de assuntos relevantes no dia a dia dos profissionais da área, como gestão de RH, gestão de talentos, seleção por valores e saúde corporativa.

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Como liderar em uma organização matricial

Nesta quarta, das 9h30 às 11h30, a ABRH-SP promove a palestra O papel da liderança na organização matricial, que será conduzida por Felipe Westin, diretor executivo da Westin Desenvolvimento e Gestão de Pessoas e conselheiro da ABRH-SP.

Segundo Westin, a maioria das grandes organizações está estruturada de forma matricial, reunindo equipes compostas por pessoas de diversas especialidades com o objetivo de realizar tarefas com características complexas. “Tal estrutura traz grandes desafios para os líderes, que precisam entender o seu papel como líder funcional e líder na sua localidade geográfica” explica o palestrante, que pretende debater essas questões durante o evento.

 

Inscrições: (11) 5505-0545 ou eventos@abrhsp.org.br

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ESPAÇO DA FÊNIX – Homenagem aos indicados ao 16º Top of Mind Estadão de RH

O evento Top 5, que homenageia todos os 165 concorrentes do 16º Top of Mind Estadão de RH, acontecerá no dia 13 de agosto no espaço Villa Noah, em São Paulo. No evento, os indicados nas 33 categorias do prêmio receberão uma placa comemorativa.

A celebração marca o início da segunda fase de votação do Top, premiação de RH mais respeitada do Brasil e que aponta as empresas fornecedoras e os profissionais de Recursos Humanos mais lembrados do país. Até aqui, os indicados foram escolhidos de maneira espontânea pelo colégio eleitoral do prêmio. A partir de agora, o processo é aberto para um número maior de votantes, que devem escolher a empresa ou o profissional mais lembrado entre cinco opções em cada categoria.

No dia 13 de agosto, os convidados receberão também a 2ª edição do Guia Top5 – Os Eleitos, publicação que já está sendo entregue aos membros do colégio eleitoral. Ao longo das próximas semanas, o guia será enviado aos eleitores, para auxiliá-los na escolha do vencedor de cada categoria.

Além da participação do Colégio Eleitoral, a segunda fase de votação contará com postos de votação no CONARH ABRH. Congressistas com cargos diretivos de RH poderão votar nos estandes de finalistas ao prêmio, presentes na feira, e no estande do Estadão.

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TEMAS EM DEBATE – O RH e os processos de demissão

Demitir é tarefa do gestor, não do RH. Quem contrata e avalia deve desligar, mesmo que a decisão tenha sido imposta por fatores externos, como ordens da matriz, por exemplo. “É o ônus da função”, explicou José Augusto Minarelli, presidente da Lens & Minarelli, na palestra sobre como conduzir os processos de demissão, apresentada na última quarta na ABRH-SP.

De acordo com ele, o desligamento de colaboradores é um assunto que nem sempre consta dos programas de desenvolvimento de lideranças, por isso as empresas optam por consultores externos para ajudá-las nesse processo. Aliás, processo que, se mal conduzido, provoca, no mínimo, constrangimentos e ressentimentos, mas pode ainda ter consequências mais graves: afetar a imagem e os negócios da empresa, aumentar os riscos de reclamações trabalhistas, protestos, vinganças e retaliações comerciais, e gerar mal-estar e insegurança em quem permanece.

“O jeito de o gestor demitir é que faz toda a diferença. Ele precisa conhecer e seguir os procedimentos de demissão da empresa, que devem ser estabelecidos pelo RH, e saber o que dizer e o que não dizer na hora – outro aspecto em que o RH pode ajudar muito para que a comunicação seja concisa e direta”, assinalou o palestrante.

Também é importante explicar o critério de escolha e o motivo, deixando claro que é uma decisão sem retorno, e estar preparado para responder a perguntas e administrar relações, colocando-se à disposição para ajudar de alguma forma. Mesmo aquele gestor que não conta com uma estrutura de apoio e suporte para conduzir o processo pode adotar a postura de tratar o demitido do jeito que gostaria de ser tratado, se estivesse no lugar dele. “Em resumo, colocar-se no lugar do outro”, concluiu Minarelli.

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CONGRESSO – Executivos de RH são destaque na programação do CONARH 2013

Mais uma vez a participação de executivos de RH será destaque na programação do CONARH ABRH 2013 – 39º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, que acontecerá de 19 a 22 de agosto, no Transamerica Expo Center, na capital paulista. Líderes das melhores práticas de gestão de pessoas nas suas empresas, os profissionais vão contribuir para a discussão do tema central do evento: a reinvenção da gestão por meio da construção coletiva.

Na agenda do primeiro dia do congresso, Genesio Lemos Couto, vice-presidente de Pessoas, Sustentabilidade e Comunicação da Odebrecht Agroindustrial, comandará a palestra simultânea Poder da transformação: Pessoas, empresas e sociedade.

No segundo dia do evento, Alessandro Bonorino, vice-presidente de Recrutamento Global da IBM, falará sobre as novas fronteiras do trabalho no mundo cada vez mais complexo. O RH saindo da operação será o tema de análise de Lilian Guimarães, vice-presidente executiva de Recursos Humanos do Santander e diretora da ABRH-SP.

Ainda no dia 20, outra dirigente da entidade paulista, Edna Bedani, diretora de RH e Responsabilidade Social da Ticket, do Grupo Edenred Brasil, discutirá as repercussões do teletrabalho na gestão de RH, no painel Labor. A magna Parceria CEO e RH na transformação da organização reunirá Pedro Parente e Andrea Marquez, respectivamente CEO e vice-presidente de Recursos Humanos da Bunge Brasil.

O dia 21 terá as participações de Henrique Gonzalez, diretor de RH do Comitê Olímpico Rio 2016, no case Engajando pessoas através de um propósito: Rio 2016; de Raíssa Lumack, vice-presidente de Recursos Humanos da Coca-Cola Brasil, no Fórum Latino América sobre a cultura local e os expatriados; e de Cícero Penha, vice-presidente Corporativo de Talentos Humanos do Grupo Algar, comandando a simultânea Se essa empresa fosse minha – As inquietudes do RH.

No mesmo dia, Guilherme Cavalieri, diretor de Desenvolvimento Humano para América Latina da Serasa Experian e diretor da ABRH-SP, e Cinthia Bossi, diretora de RH da Syngenta para as áreas de Produção, Supply, Finanças e Serviços na América Latina, comentarão sobre as práticas que fazem a diferença nas empresas de alta performance.

Já o último dia do CONARH terá a apresentação dos cases Diferenciais no modelo de aprendizagem da liderança, por Lena Medeiros, gerente geral de RH da Siemens; e Remuneração: Mitos e verdades, por Sergio Guillinet Fajerman, diretor de Gestão Corporativa de Pessoas do Itaú Unibanco.

O congresso deste ano também terá a participação de presidentes de grandes empresas e palestrantes nacionais e internacionais de renome como conferencistas, a exemplo do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso e de Pavan Sukhdev, presidente e fundador da GIST Advisory (Índia).

 

Saiba mais: www.conarh.com.br

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Conheça os integrantes da diretoria da ABRH-SP Campinas

Esta coluna apresenta os diretores de cada setor da ABRH-SP Campinas, bem como suas atribuições. Esta é uma oportunidade para estreitarmos relações com nossos associados.

Comunicar, integrar e difundir informações.

Esse é o lema da Diretoria de Comunicação da ABRH-SP Regional Campinas, que objetiva não apenas informar, mas também envolver os associados em um mercado altamente dinâmico, no qual as mídias sociais atuam 24 horas por dia.

Tanto em sua vida pessoal quanto profissional, a diretora Viviane Gonzalez está sempre conectada, porque sabe a importância da informação. Ela ressalta que um profissional bem informado, que está atento às transformações de seu meio, é muito mais valioso para a empresa.

Segundo ela, incrivelmente, a maioria dos problemas corporativos é proveniente de falhas na comunicação, que afetam todo tipo de ambiente onde há convivência entre pessoas.

Por isso, a Diretoria de Comunicação criou diversos canais de informação ao associado em mídias eletrônicas e redes sociais. A ABRH-SP Campinas também firmou, em julho, uma parceria com o jornal Correio Popular, que está sendo um valioso parceiro na divulgação das ações da Associação.

Não fique por fora. A Diretoria de Comunicação da Regional Campinas convida seus associados a participarem de suas ações e eventos, lerem os artigos, darem sugestões. Inove. Mude. Aprenda.

Prepare-se. Conecte-se. Integre-se.

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Minha história no RH

Esta coluna foi criada para que os profissionais de RH possam compartilhar suas experiências. Com isso, a ABRH-SP Campinas mantém seu compromisso de disseminar conhecimento e fomentar a sua participação como agente de transformação das empresas.

 

Iniciei minha carreira na área de RH em 1995 na Drogaria São Paulo. Cursei administração, especializei-me em gestão de pessoas e, recentemente, em gestão empresarial, considerando que o profissional de RH precisa ter uma visão ampla dentro das organizações e entender de finanças, logística, produção e tudo que faz parte do negócio.

Escolhi essa carreira porque identifiquei que trabalhar com pessoas e para as pessoas me traz sempre um novo aprendizado.

Entendo que pessoas são únicas e, por mais procedimento e regras que uma área de RH possa implantar ou seguir, sempre há uma forma diferenciada de fazer, levando em conta o público alvo. E é exatamente essa forma diferenciada e flexível que chama minha atenção até hoje.

Ao longo desses anos passei por diferentes empresas como Klabin, Ambev e Legrand para chegar até aqui como gerente na Plastipak Packaging, multinacional americana no segmento de embalagens plásticas.

Atuo na empresa há sete anos e desde que cheguei enfrentei desafios como o de reestruturar a área de RH. Com esta meta já cumprida, seguimos adiante na manutenção das práticas e políticas alinhadas com a matriz, respeitando e adaptando as necessidades e cultura local, e alinhando as ações de recursos humanos às estratégias de negócio da companhia.

Acompanhei algumas mudanças na área neste período vendo o RH passar de um departamento que gerenciava pagamentos “despesas” com funcionários até hoje como parceiro dos negócios, fazendo a gestão de investimentos focados em desenvolvimento de talentos para aumento de performance nas organizações. Isso sem dúvida foi e continuará sendo o grande desafio de RH, adaptar e suportar as mudanças.

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O papel da liderança em uma organização matricial

A maioria das grandes organizações está estruturada de forma matricial, reunindo equipes compostas por pessoas de diversas especialidades com o objetivo de realizar tarefas com características temporárias. Tal estrutura traz grandes desafios para os líderes, que precisam entender o seu papel como líder funcional e líder na sua localidade geográfica.

 

Entender o funcionamento da organização matricial e o papel da liderança nesse modelo organizacional será o tema da palestra que Felipe Westin, diretor executivo da Westin Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, apresentará no dia 31 de julho, das 9h30 às 11h30, na ABRH-SP. O evento é gratuito para os associados da entidade.

 

Inscrições: (11) 5505-0545 ou eventos@abrhsp.org.br

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FOCO NOS GRUPOS – Desenvolvimento de lideranças

Em uma época em que mais profissionais se tornam líderes e com mais rapidez que no passado, como as empresas têm capacitado e desenvolvido esses profissionais? Como o mercado interfere e contribui na formação de líderes?

Pensando nessas e outras questões, o Grupo de Estudo da ABRH-SP, facilitado por Marcela Niemeyer, gerente de Desenvolvimento Organizacional da Universidade Anhembi Morumbi, e Lauro E. De Russi, diretor e consultor da TreCom-Consultoria em Competitividade Organizacional, decidiu-se pela tema O desafio das organizações no desenvolvimento das lideranças.

Segundo os facilitadores, o grupo preocupou-se com os caminhos que o mercado está traçando para as organizações, adotando posturas mais empreendedoras, ágeis, fortemente alinhadas às exigências dos consumidores, e, ao mesmo tempo, de intensa valorização do ser humano. Assim, passaram a ser debatidas alternativas possíveis ao enfrentamento desse cenário, por meio da redefinição do perfil dos líderes e de processos que os dotem de uma capacidade de gestão cada vez mais eficaz.

Os resultados de pesquisas feitas pelo grupo também têm ajudado seus componentes a identificar as melhores práticas, ampliando, dessa maneira, o conhecimento do grupo e gerando novas alternativas.

Só na sede, a ABRH-SP mantém nove Grupos de Estudo em atividade atualmente. Ainda há grupos em Bauru, Campinas, Jundiaí, Ribeirão Preto e Santos.

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TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO – A educação no centro da estratégica empresarial

Lançada em maio deste ano, a Universidade Bradesco – Unibrad é o resultado da evolução da área de treinamento para um modelo de universidade corporativa que pretende dar as condições necessárias para que os mais de 107 mil funcionários da instituição financeira atuem em um mercado local e global. “Nós desconstruímos o modelo anterior para construir um novo”, explicou Simone Borensztejn, gerente de Departamento responsável pela Unibrad, durante o Fórum Universidades Corporativas, realizado na última quinta, em São Paulo.

Totalmente integrada à área de Recursos Humanos e contando com o apoio das lideranças, a Unibrad tem uma estrutura de atendimento que envolve 242 colaboradores e 14 unidades em todo o país, além das instalações da sede do Bradesco, em Osasco (SP). Com recursos próprios, a universidade corporativa tem a capacidade de desenvolver mais de 3.300 pessoas simultaneamente, sem contar com outras instalações externas.

A iniciativa, como informou Simone, vai além do atendimento aos funcionários. Conforme a visão de tornar-se referência em formação de competências e lideranças, fortalecendo o valor da marca e o compromisso social, a Unibrad pretende disponibilizar o conhecimento para seus stakeholders e atender aos jovens, estudantes e à sociedade. Já são 25 títulos de cursos, como os de finanças pessoais e comunicação escrita, abertos ao público em geral no site do Bradesco.

Essa aposta na educação – o Bradesco destina mais de R$ 100 milhões por ano para a área – é uma prática comum nas empresas que investem em universidades corporativas fora do país, mesmo em tempos de crise. Na palestra sobre as perspectivas globais do segmento, os professores da FIA – Fundação Instituto de Administração, Marisa Eboli e Sergio Nery, que recentemente visitaram grandes universidades corporativas norte-americanas e francesas, deixaram isso claro.

Um dos principais exemplos de organizações que colocam a educação no centro da estratégia é a GE com a Crotonville, universidade corporativa considerada o sonho de consumo de todos os que atuam na área. Inaugurada em 1956 e mesmo tendo uma história de sucesso, Crotonville iniciou há dois anos um projeto para se reinventar. Batizado de Re-Imagining Crotonville, o programa enfatizou, entre outros aspectos, releitura da experiência, potencialização da tecnologia, conexão global, colaboração e novas formas de aprender, incluindo um espaço para os executivos trabalharem com arte e uma cozinha onde eles podem exercer as habilidades de integração e convivência com a diversidade.

Mais um exemplo citado foi o do Q-Center, universidade corporativa da Accenture onde é praticado o phenomenal learning: a criação de um nível surpreendente de encantamento e excelência em todos os aspectos da experiência de formação, sem deixar cair o nível de aprendizagem. O interessante é que a Accenture vende a compartilha o espaço para outras empresas, inclusive as concorrentes.

Ainda no Q-Center, os professores conheceram a sala de aula do futuro, uma rede mundial de salas de aula interligadas que usam novas tecnologias e ideias de design para melhorar a colaboração e o engajamento dos alunos e professores – estes últimos, na verdade, assumem o papel real de facilitador das discussões. “Qual não foi nossa surpresa ao visitarmos a Hamburger University, da McDonald´s Corporation, no dia seguinte e ver concretizada no presente a sala de aula do futuro, que na véspera não passava de um PowerPoint”, destacou Marisa Eboli.

Outros cases de educação corporativa, como o da Universidade Fleury e da Vale, foram apresentados no Fórum Universidades Corporativas, uma realização da Revista T&D Inteligência Corporativa que contou neste ano com o apoio da ABRH-SP.

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1ª Feira do Emprego de Guarujá é marcada pela oferta de 3.800 vagas

O Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra e de Trabalho Temporário (Sindeprestem), em parceria com o Sofitel Jequitimar e a diretoria regional da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) realizaram a 1ª Feira do Emprego de Guarujá, no último sábado (13). O evento contou com apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário.

A iniciativa teve a participação de pouco mais de 5 mil pessoas e ofereceu 3.800 vagas efetivas de trabalho e estágio nas áreas operacionais e administrativa, destinada principalmente a estudantes e profissionais em busca de novas oportunidades. A partir de agora, os currículos dos candidatos estão sendo digitalizados e serão encaminhados para as agências realizarem o processo de seleção para trabalhar nas empresas de Guarujá e Região.

Segundo o diretor regional da ABRH, Roberto Martins, o objetivo final da 1ª Feira do Emprego de Guarujá foi captar currículos de profissionais das mais distintas áreas da Cidade, além de oferecer orientação profissional e 25 palestras sobre os desafios de entrar no mercado trabalho, ministradas por profissionais de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.

 

 “A Prefeitura e a comunidade empresarial da nossa Cidade realizaram um verdadeiro pacto pelo emprego. Nele definimos que todas as vagas de trabalho precisarão estar disponíveis no nosso Posto de Amparo ao Trabalhador (PAT), que recebe diariamente centenas de munícipes em busca de uma oportunidade de emprego. Além disso, nós definimos que realizaremos ainda este ano uma Feira de Profissões para ajudar nossos estudantes a escolherem uma carreira e em 2014 faremos uma nova edição deste evento que é algo que vínhamos sonhando realizar neste governo desde 2009”, disse a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito. (Foto: Marcos França/PMG)

 

Missão que, segundo o superintendente executivo do Sindeprestem, Carlos Eduardo de Mello, foi alcançada. “Apenas no dia de hoje oferecemos a população de Guarujá pouco mais de 3.800 vagas de trabalho e estágio e é preciso destacarmos que os moradores responderam ao chamado feito. Guarujá foi escolhida para receber essa atividade pelo fato do Município, além de ser um famoso polo turístico, estar prestes a vivenciar grande crescimento com rápido desenvolvimento econômico e social devido a exploração do petróleo do pré-sal e expansão portuária”, afirmou.

De acordo com a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, a Cidade fez um pacto pelo emprego com a comunidade empresarial que resultou na realização desta 1ª Feira que devido ao seu grande sucesso será realizada novamente em 2014.

“A Prefeitura e a comunidade empresarial da nossa Cidade realizaram um verdadeiro pacto pelo emprego. Nele definimos que todas as vagas de trabalho precisarão estar disponíveis no nosso Posto de Amparo ao Trabalhador (PAT), que recebe diariamente centenas de munícipes em busca de uma oportunidade de emprego. Além disso, nós definimos que realizaremos ainda este ano uma Feira de Profissões para ajudar nossos estudantes a escolherem uma carreira e em 2014 faremos uma nova edição deste evento que é algo que vínhamos sonhando realizar neste governo desde 2009”, disse Antonieta.

População comemora a oportunidade de conseguir novo emprego

A esperança de conseguir um trabalho registrado e ingressar definitivamente no mercado de trabalho durante a 1ª Feira do Emprego de Guarujá levou milhares de pessoas ao Sofitel Jequitimar, na manhã do último sábado (13).

Dentre elas estavam as irmãs Beatriz e Carolina Xavier dos Santos Lima, que têm respectivamente 18 e 19 anos de idade e moram no Jardim Boa Esperança. Segundo elas, a oportunidade de conseguir um emprego durante a Feira as motivou a acordar cedo e além de se candidatarem a duas das 3.800 vagas disponíveis participarem da palestra sobre empregabilidade.

“Eu nunca tive uma experiência de trabalho registrada e hoje estou em busca de meu primeiro emprego, porque estou terminando o Ensino Médio e essa é uma oportunidade especial não só pra mim, mas, para centenas de pessoas que estão desempregadas”, disse Beatriz.

A opinião é partilhada pela sua irmã. “Estou à procura de uma oportunidade na área administrativa, fiz curso de assistente administrativa e acho que essa Feira de Emprego é uma excelente oportunidade para eu conseguir um novo trabalho, já que estou desempregada há algum tempo”, afirmou Carolina.

Conforme o auxiliar de produção desempregado, Roberval de Araújo Santana, a Feira do Emprego de Guarujá pode lhe auxiliar a voltar ao mercado e resgatar a sua cidadania plena. “Hoje eu espero encontrar aqui uma boa colocação e de preferência na minha área ou como garçom. Tenho esperanças de que vou sair daqui com um trabalho”, comentou Santana, de 30 anos.

Já o estudante Tiago Felitti Rodriguez, de 18 anos, esteve na Feira do Emprego de Guarujá em busca do seu primeiro trabalho. “Participar de uma Feira como esta para conseguir um emprego torna as coisas bem mais fácil porque nos dá uma oportunidade maior de arranjar um trabalho. Hoje eu estou procurando algo na área de logística, porque gosto de mexer com números”, lembrou Rodriguez.

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