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TEMAS EM DEBATE: Gestão do humor no ambiente de trabalho

As cobranças por produtividade e resultados têm aumentado a competição interna dentro das organizações e, consequentemente, o nível de estresse, os conflitos e doenças ocupacionais entre os colaboradores, o que gera, além de um ambiente de trabalho pesado, despesas operacionais e judiciais para as empresas.

“Nesse clima, algumas ações de integração pontuais e esporádicas passaram a ser ineficazes, não havendo a participação ativa dos empregados envolvidos. É sabido, porém, que a melhoria do humor está intimamente ligada ao aumento da saúde e da própria produtividade, à melhoria do clima interno, da imagem da empresa e da atração e retenção”, explica o palestrante do bom humor Marcelo Pinto.

Auto do livro Sorria, Você Está Sendo Curado, ele estará nesta quinta, na ABRH-SP, das 9 às 11 horas, para apresentar a palestra A Importância da Gestão do Humor no Ambiente de Trabalho (as inscrições já estão encerradas).

Mais informações: (11) 5505-0545

Página Semanal da ABHR-SP 17 de Março de 2013

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REGIONAIS: Reunião de alinhamento

Também na última quarta foi realizada a reunião com os representantes das Regionais da ABRH-SP. Participaram do encontro Roberto Martins, diretor geral da Baixada Santista, Tatiane Souza, diretora geral de Bauru, Elizabeth Souza, diretora geral de Campinas, Luciano Engel, vice-diretor de Campinas, Denise Lustri, diretora geral de Ribeirão Preto, Roberta Nunes Barbosa, gerente de Regionais, diretores da ABRH-SP, além de Mário Faccione Júnior e João Carlos Zorzete, representando a futura Regional Metropolitana São Paulo-Oeste, que vai englobar Barueri e cidades próximas.

De acordo com João Marcelo Furlan, vice-presidente de Desenvolvimento e Expansão Regional da Associação, a agenda da reunião incluiu a exposição do regimento interno e dos aspectos legais das Regionais, feita pelo diretor Jurídico Carlos Silva, os procedimentos para uso da marca ABRH-SP e a apresentação da programação de ações de cada unidade.

Página Semanal da ABRH-SP 17 de Março de 2013

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INSTITUCIONAL: Conselho Deliberativo dá início às atividades

Na quarta passada, foi promovida a primeira reunião do ano dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da ABRH-SP, cujos integrantes foram eleitos para o triênio 2013-2015. Os tópicos iniciais da pauta foram a apresentação do relatório da auditoria, que teve parecer emitido sem ressalvas pela consultoria Deloitte, e o orçamento para 2013, aprovado pelo Conselho. Outro item da reunião, a exposição do Planejamento Estratégico da Associação, foi apresentado pelos diretores responsáveis de cada área.

Os presentes também aprovaram a criação da Regional Metropolitana São Paulo Oeste, que abrangerá a área geográfica composta pelas cidades de Barueri, Osasco, Jandira, Itapevi, Carapicuíba, Cotia, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus e Araçariguama (em breve serão divulgadas mais informações sobre a nova unidade da ABRH-SP no estado).

No início da reunião, Theunis Marinho, novo presidente do Conselho Deliberativo, falou das competências e atribuições do órgão (leia entrevista sobre o tema a seguir).

Gestão de Pessoas: Quais são as principais atribuições do Conselho?

Theunis Marinho: O artigo 34 do estatuto prevê nove atribuições. Destaco algumas delas, como zelar pelo cumprimento dos objetivos da ABRH-SP, de acordo com seus princípios e do Sistema Nacional ABRH; aprovar os atos normativos e o planejamento estratégico da diretoria executiva; aprovar o orçamento anual e eventuais modificações; após parecer do Conselho Fiscal, aprovar a escrituração contábil; e decidir sobre a conveniência de adquirir, alienar, transigir, hipotecar ou permutar bens patrimoniais.

GP: Qual é a importância do Conselho para a sustentabilidade da Associação?

TM: O Conselho tem uma incumbência de muita responsabilidade. Além de deliberar, existe uma tradição na ABRH-SP: o ambiente das nossas reuniões é sempre muito aberto para sugestões à diretoria executiva, além das atribuições formais. Portanto, todas opiniões e contribuições são sempre bem-vindas. 

GP: Pessoalmente, qual é o significado de presidir o Conselho?

TM: Foi minha atuação na área de RH, nos primeiros 13 anos de minha carreira, que sedimentou meu progresso na vida de executivo, me levando a atuar nas áreas de negócios, finanças e morar na Alemanha por quase 9 anos, até presidir a Bayer Polímeros S.A. aqui no Brasil, concomitantemente com a direção geral América Latina do Grupo de Negócios Plásticos de Engenharia do Grupo Bayer. Depois de muitos anos longe da área, volto agora com a missão de empenhar-me em retribuir um pouco do que recebi na minha experiência de RH. Sou muito grato a este meu passado. Em relação à gestão atual, posso dizer que, ao aceitar o convite da diretoria executiva para participar da sua reunião de planejamento estratégico, há poucas semanas, fui contagiado pelo entusiasmo da equipe. Trata-se de profissionais competentes e bem intencionados ao doar parte do seu tempo profissional para o bem da nossa ABRH-SP. Estou muito entusiasmado com o trabalho que temos pela frente.

Página Semanal da ABRH-SP 17 de Março de 2013

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ESTÁGIO: Oportunidades em Administração

O CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola está selecionando estudantes do primeiro ao quarto ano do curso de Administração, com noções de inglês e conhecimento do pacote Office, para estágio em empresas da capital paulista. As organizações oferecem bolsas-auxílio que variam entre R$ 360 e R$ 1,8 mil, para jornada de quatro e seis horas diárias, além dos demais benefícios previstos na Lei do Estágio, como recesso remunerado e auxílio transporte, Em alguns casos ainda são oferecidos auxílio-alimentação e possibilidade de efetivação.

Além destas, o CIEE tem diversas outras vagas. As áreas com mais oportunidades de estágio em oferta são: ensino médio, administração de empresas, direito, ciências contábeis, educação física, pedagogia, técnico em administração, publicidade e propaganda, turismo e ciência da computação.

Os interessados devem se cadastrar no site www.ciee.org.br

Página do Estado 10 de Março de 2013

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Indicadores

A Pesquisa Impex (Índice de Medida da Procura de Executivos), da consultoria Laerte Cordeiro, apurou terem sido oferecidas, em São Paulo, cerca de 520 oportunidades para profissionais de gerência e direção, de todas as áreas, durante o mês de fevereiro passado.

Esse número representa um crescimento de cerca de 30% sobre a oferta de empregos para executivos em janeiro deste ano e quase alcança a medida mensal anual da oferta em 2012 (558).

Por cargo, a maior parte das vagas de empregos foi para diretores/gerentes Comerciais, diretores/gerentes Administrativos, gerentes gerais, diretores/gerentes de Vendas, diretores/gerentes de Recursos Humanos, diretores/gerentes de Logística e diretores/gerentes de Tecnologia da Informação.

Os segmentos empresariais que mais recrutaram em fevereiro foram os de Saúde, Produtos de Consumo de Massa, de Comércio, Transportes, Engenharia, Confecções e Gráficas/Editoras.

Página Semanal da ABRH-SP 10 de Março de 2013

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TEMAS EM DEBATE: Um NeoRH para uma NeoEmpresa

Reconhecido internacionalmente como um dos mais respeitados especialistas em formação de lideranças, César Souza, presidente do Grupo Empreenda, esteve na ABRH-SP na última quarta para falar sobre o NeoRH e instigar os participantes a repensar práticas empresariais descompassadas com o mundo em permanente reconfiguração.

“Que empresa queremos para o futuro? As atuais não estão funcionando bem. O que tenho observado é que existe um ‘subdesempenho satisfatório’ geral. Quais são os sintomas desse não funcionamento, quais as alavancas que poderiam fazer com que muitas saíssem para um novo patamar, dessem um passo qualitativo no sentido de construir equipes mais felizes, comunidades mais engajadas, parceiros mais confiantes e clientes mais satisfeitos?”, perguntou.

Segundo ele, é preciso criar a ‘NeoEmpresa’, na qual o RH esteja  no coreO grande questionamento é sobre o novo papel que o RH precisa assumir. “Para uma NeoEmpresa, é fundamental que haja um NeoRH muito mais estratégico e focado no resultado dos negócios. Ele pode contribuir de uma forma mais generosa, sendo realmente parceiro dos CEOS, dos presidentes, dos dirigentes, da linha de frente dos negócios, do que simplesmente ficar num papel secundário, de suporte. Este é o grande paradigma que o RH tem que superar: ele não é apenas apoio e precisa entender que há que ser estratégico para desempenhar um papel estratégico dentro da estrutura da organização”.

Profissionais que têm ousado e colocado em prática novas ideias foram lembrados por Souza. “Os departamentos de RH da Nestlé e Embraer, por exemplo, que têm focado também em parceiros, fornecedores e clientes, contribuem efetivamente para o resultado dos negócios. Suas ideias os posicionam de forma diferenciada nas empresas e são exemplos inspiradores”, destacou.

Página do Estado 10 de Março de 2013

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CONARH ABRH: Novos modelos de gestão terão destaque na programação do congresso

“Diante do cenário mundial, o Brasil emerge e se destaca. No entanto, os modelos de gestão que estão em vigor já não atendem mais às necessidades do negócio, tampouco às aspirações dos colaboradores. Agora é a hora de empresas e pessoas unirem-se para reinventar a gestão.” É dessa forma que a presidente da ABRH-Nacional, Leyla Nascimento, analisa o tema central Reinventar a Gestão: Uma construção coletiva, que irá pautar a 39ª edição do CONARH ABRH – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas.

Programado para 19 a 22 de agosto no Transamerica Expo Center, na capital paulista, o maior evento de gestão de pessoas da América Latina, que é promovido pela ABRH-Nacional com a copromoção da ABRH-SP, está em fase de construção (leia quadro ao lado), mas, como adianta o comitê temático, a proposta é debater novas formas de gestão que gerem ganhos de produtividade, permitam a obtenção de resultados e metas e contribuam para a realização de sonhos. ´

EXPO ABRH

Outro destaque do CONARH, a EXPO ABRH já conta com muitos expositores que já garantiram seu lugar na feira, considerada a principal vitrine de produtos, serviços e tecnologias apresentados pelas empresas que são referência na área de Recursos Humanos e gestão de pessoas. A ABRH-SP, por exemplo, mais uma vez marcará presença na expsoição com um estande próprio, montado para a divulgação institucional da entidade e o lançamento de benefícios aos associados.

Para a edição deste ano, o evento já conta com a participação de 23 patrocinadores divididos por categorias: Diamante Premium – Bradesco Seguros; Diamante – Odontoprev, Ticket Endered, Catho e Alelo; Ouro – VB Serviços, Vagas e Amil; Prata – Leme Consultoria, Metlife, Employer, Dorsey Rocha Consultores, Fundação Dom Cabral, Senior, Senac São Paulo, Seguros Unimed, Victory, Central Nacional Unimed, Pagga, ESPM, LinkedIn, Randstad Recursos Humanos, Instituto Brasileiro de Coaching – IBC e Nube – Estagiários, Aprendizes e Recém-Formados. 

Mais informações: www.conarh..com.br

Imersão

Os integrantes dos comitês executivo e temático do CONARH ABRH 2013 se reuniram entre os dias 1º e 3 de março, no Guarujá (SP), para dar continuidade aos trabalhos de construção do evento deste ano. Gurus da área de Recursos Humanos estiveram presentes e abordaram assuntos que irão pautar a grade do congresso, que começa a ser definida.

Participaram da reunião, como representantes da ABRH-SP, o presidente Almiro dos Reis Neto e Lilian Guimarães, vice-presidente responsável pela representação da entidade paulista na gestão do CONARH e coordenadora de um dos eixos que norteiam o comitê temático.

Página Semanal da ABRH-SP 10 de Março de 2013

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INDICADORES

  • Durante as férias de verão deste ano, foram contratados 29 mil trabalhadores temporários em todo o Brasil, nos segmentos de indústria, comércio, lazer e entretenimento, 16% a mais que no mesmo período do ano passado, de acordo com o levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) e do Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem).
  • Somente nos segmentos de lazer e entretenimento, foram contratados 25 mil temporários, 86% do total das vagas. As oportunidades foram abertas em parques temáticos, parques aquáticos e de diversão, clubes, hotéis, pousadas, acampamentos, bares e restaurantes e agências de turismo.
  • Indústria e comércio representaram apenas 14% das vagas abertas, ou seja, 4 mil temporários no comércio de produtos para lazer, marketing promocional e eventos.  
  • Quase 7 mil jovens sem experiência também tiveram a chance de ingressar no mercado formal, representando 23,6% dos contratos. Além disso, a média de efetivação dos temporários ficou em torno de 10%, ou seja, mais de 3 mil trabalhadores foram efetivados na vaga, alguns antes mesmo do vencimento do contrato. O número de efetivações este ano superou em 7% o registrado nas férias de verão de 2011.

 

Página do Estado 03 de Março de 2013

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ESPAÇO DA FÊNIX: Confira as novidades de março

Neste mês, o Top of Mind Estadão de RH, que está na sua 16ª edição, encerrará a votação da primeira fase, na qual serão indicadas as cinco empresas e profissionais nas 33 categorias, os TOP5, no dia 28. Empresas e profissionais estão se movimentando em campanhas para o Colégio Eleitoral (constituído por profissionais de RH de cargos diretivos e responsável pela eleição dos 5 finalistas em cada categoria). Mesmo aqueles que já foram finalistas e vencedores devem parte dos TOP5 2013, pois as conquistas passadas não garantem vitórias futuras. A indicação hoje ao prêmio é muito valorizada pelas empresas que compram produtos ou contratam serviços neste segmento. 

O melhor é que ainda dá tempo de votar. Profissionais de RH que ocupam cargos diretivos devem acessar o site www.topofmind.com.br, cadastrar seu CPF e e-mail, e votar. Os finalistas receberão em junho uma placa de homenagem em evento para 400 pessoas e figurarão no Guia Os Eleitos, lançado do mercado em 2012, com sucesso absoluto. 

O conteúdo da edição de março da revista profissional&negócios também está imperdível. A edição apresenta as novidades da nova gestão da ABRH-Nacional, que, mais uma vez, será comandada por Leyla Nascimento.

 

Já o Case de Sucesso da revista mostrará o que se pode fazer para engajar as mulheres no ambiente de trabalho, avaliando a sua gestão na Ticket, na qual  ocupam 53% do quadro funcional. A matéria de capa abordará o Top Employers, credencial que é concedida às organizações com excelentes indicadores na gestão em Recursos Humanos. Essa certificação é dada através de uma ampla pesquisa que indica se a organização atende aos requisitos estabelecidos. 

Confira todas essas matérias e muito mais na edição de março da revista profissional&negócios e aguarde mais novidades vindas da Fênix Editora. 

 

Página do Estado 03 de Março de 2013

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INSTITUCIONAL: Temporada de eventos gratuitos da ABRH-SP tem início nesta semana

Nesta quarta, a ABRH-SP dá início à programação de eventos oferecida gratuitamente para seus associados. Em média, serão duas ou três palestras promovidas por mês na sede, sem contar aquelas realizadas pelas Regionais Baixada Santista, Bauru, Campinas e Ribeirão Preto ao longo do ano. 

No ano passado, foram organizados pela Associação dois eventos em Bauru, quatro em Campinas, dois em Jundiaí, um em Ribeirão Preto, sete na Baixada Santista e dezesseis na sede. Todos com o objetivo de aprimorar o desenvolvimento profissional dos associados e estimular o networking entre os participantes. 

“Além da manutenção das modalidades existentes e que já caíram no gosto dos associados, como Temas em Debate, Experiências Compartilhadas e a apresentação de pesquisas, queremos implantar uma nova série, denominada Carreiras, que terá como foco o case pessoal de grandes nomes da área de Recursos Humanos e gestão de pessoas, e ainda a modalidade O Jurídico e o RH, que vai substituir a de Relações Trabalhistas”, explica Edna Bedani, vice-presidente de Conhecimento e Aprendizado.

Segunda a gerente executiva Vânia de Faria, que gerencia os eventos, temas como Melhores práticas de Recursos Humanos nas empresas públicas, mentoring e mediação são alguns dos já programados para o primeiro semestre.

O papel estratégico do NeoRH 

Presidente do Grupo Empreenda e um dos maiores especialistas do país na formação de lideranças, César Souza apresentará nesta quarta, na sede da ABRH-SP, das 9 às 11 horas, a palestra A NeoEmpresa: O papel estratégico do NeoRH no mundo em reconfiguração. A proposta é discutir e rever os conceitos de administração que norteiam as empresas e organizações. (O evento já está com as inscrições encerradas.)

Página do Estado 03 de Março de 2013

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ENTREVISTA: Novidades do Prêmio Learning & Performance Brasil

Nesta entrevista, Augusto Gaspar, diretor de Professional Services da MicroPower, fala da edição deste ano do Prêmio Learning & Performance Brasil. Acompanhe: 

GP: Quais as novidades do Prêmio Learning & Performance Brasil em 2013? 

AG: O prêmio consolida sua missão de promover a alta performance nas organizações de nosso país. São 12 anos reconhecendo as melhores práticas de gestão de performance e desenvolvimento de talentos. Dentro dessa contínua evolução, este ano o prêmio considera, além dos projetos de capacitação das organizações participantes (Learning), as suas iniciativas com foco em Learning & Performance, Performance e Extended Corporate University, quando a organização aplica, de forma integrada, dois ou mais  dos dez componentes da Arquitetura da Universidade Corporativa Ampliada (www.micropoweruca.com.br), que são: Recrutamento & Seleção por Competências/Valores, Objetivos/Metas, Performance Organizacional e Humana, Competências e Especialidades, Aprendizado, Sucessão & Carreira, Remuneração Estratégica, com: Fontes de Conhecimento, e/ou Soluções Consultivas, e/ou Soluções Tecnológicas.

GP: Como as organizações interessadas podem concorrer ao prêmio?

AG: As organizações interessadas podem conhecer o regulamento e inscrever seus projetos no portal [veja endereço abaixo]. É importante lembrar que as organizações podem concorrer com um ou mais projetos, e que as inscrições encerram-se no dia 30 de março de 2013. Recomendamos que façam suas inscrições o quanto antes, de forma que tenham mais tempo para preparar as informações sobre os projetos concorrentes e possam usufruir os benefícios aos participantes. 

GP: Quais são esses benefícios? Houve mudanças em relação às edições anteriores?

AG: Uma grande novidade que introduzimos nesta edição é o apoio de nossa equipe de consultoria para que as organizações participantes façam uma análise da maturidade dos processos relacionados ao projeto que estão apresentando, a partir do momento da inscrição. Essa análise possibilita ao participante uma visão bastante abrangente dentro de quatro dimensões: 1) Estratégias e Planos, 2) Metodologia e Abrangência, 3)Administração e Estrutura e 4) Tecnologia e Integração, e provê uma visão clara dos próximos passos para a melhoria contínua. Além dessa novidade, não podemos esquecer do reconhecimento público das pessoas que participaram do projeto, maior engajamento dos colaboradores e um melhor entendimento da contribuição para com os objetivos da organização, o que  motiva e engaja os colaboradores e melhora o clima organizacional. No regulamento, o interessado encontra, ainda, a relação completa de benefícios que reforçam o sentimento de orgulho e realização dos funcionários das organizações vencedoras, como: troféu, divulgação na mídia, publicação do resumo do projeto, entre outros. 

GP: Organizações que participaram de edições anteriores do prêmio podem participar neste ano?

AG: Sim, e serão muito bem-vindas! Poderão participar com novos projetos de aprendizagem ou desempenho, e também apresentar a evolução de projetos que já concorreram no passado. A análise dos casos é feita por modalidades e categorias (detalhes no regulamento completo), de forma a considerar a evolução de projetos apresentados anteriormente, organizações maduras e vencedoras em edições anteriores e aquelas que estão começando agora, separando a análise em grupos de organizações com graus de evolução similares.

GP: Também podem participar as organizações que nunca participaram, porque acreditam que seus processos ainda não estão maduros?

AG: Sim, inclusive estimulamos a participação de organizações que estão “iniciando” seus processos de gestão de desempenho e desenvolvimento de talentos, porque elas irão concorrer com outras organizações em situações similares, e terão muito a aprender! O processo de participação, considerando a reflexão promovida pela elaboração da documentação do projeto, a análise da maturidade (com apoio consultivo) e a oportunidade de conhecer o que as outras organizações estão fazendo, promove a evolução efetiva de seus processos e práticas, com reflexos relevantes nos resultados de negócio. 

Inscrições: www.learningperformancebrasil.com.br/premio/2013/

Página do Estado 24 de Fevereiro de 2013

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GESTÃO DE PESSOAS: Diversidade além do discurso

A preocupação com a diversidade é genuína em algumas empresas que acreditam que bons resultados podem ser obtidos quando suas equipes incluem pessoas de raça, etnia, gênero, orientação sexual e idade diferentes, além de portadores de deficiências. É o caso das empresas que já receberam o Selo Paulista de Diversidade, distinção instituída pelo governo do Estado de São Paulo, em 2007, com o objetivo de estimular as organizações públicas, privadas e da sociedade civil a inserir tal assunto na sua gestão de Recursos Humanos.

Na semana passada, a Secretaria do Emprego e das Relações do Trabalho (SERT), coordenadora do programa, homenageou 18 empresas participantes. Seis delas receberam seus respectivos certificados na categoria adesão: BASF, Citibank, Embraer, Fersol, Novartis e Pinheiro Neto Advogados. Tais instituições mostraram o seu compromisso com a questão da diversidade, mas só receberão um novo selo, na categoria Pleno, se comprovarem a execução de projetos e outras iniciativas na área.

“A diversidade é um valor para a BASF e receber o selo, além de representar um reconhecimento, é resultado do trabalho que realizamos no dia a dia, respeitando as pessoas, opiniões e experiências”, afirmou Wagner Brunini, vice-presidente de Recursos Humanos da BASF para a América do Sul e ex-presidente da ABRH-SP. “Para nós, a diversidade está conectada à gestão de pessoas, com intuito de assegurar um ambiente inclusivo, com um trabalho que elabore diagnósticos para asmais diversas áreas, conscientizando a liderança, formando grupos de discussão e engajando os colaboradores com o tema”, completou.

Além das seis, foram homenageadas outras doze empresas certificadas pelo Selo Pleno em 2011: Accenture do Brasil, Associação Comercial de São Paulo, Banco Bradesco, Comgás, Companhia Energética de São Paulo, Grupo Pão de Açúcar, Dow Brasil, Equipalcool Sistemas, Jari Celulose, Kraft Foods Brasil, Sabesp e Veyance Technologies do Brasil. “São organizações que acreditam na importância da diversidade, que não fazem isso pelo reconhecimento que um selo do governo traz ou porque têm de cumprir a lei de cotas para deficientes”, explica a analista do Selo Paulista de Diversidade, Gleice Salgado. Segundo ela, a partir deste evento, a SERT pretende ampliar o número de empresas certificadas. “Vamos realizar um trabalho de conscientização dessas empresas e, em dezembro deste ano, queremos fazer um evento para um número muito maior de empresários”, complementa.

Um dos cases das empresas certificadas é o de inclusão de pessoas com deficiência no quadro de empregados da Comgás. Iniciado em 2004, o programa criou diversas ações: sensibilização para o tema por meio de palestras, cartilha sobre diversidade, teatro etc.; internalização de atividades administrativas realizadas por terceiros por empregados com deficiência; mapeamento de postos de trabalho identificando deficiências plenamente compatíveis com a função a ser exercida; e treinamentos diversos aos profissionais com deficiência como: inglês, etiqueta no ambiente corporativo, Pacote Office, Comunicação Escrita, entre outras.

“Implementamos também o Programa de Apoio aos Profissionais com Deficiência para tratar questões de autoestima e favorecer a inclusão. Em 2009, recebemos o Selo Paulista da Diversidade na categoria Adesão. Em 2010 fomos certificados e recebemos o Selo na  Categoria Pleno e, em 2011, obtivemos a renovação da categoria Pleno após recertificação”, informa a diretora de Recursos Humanos Célia Dutra.

Como ela destaca, também foi realizado o censo da Diversidade e Inclusão “para entender melhor quem somos (idade, sexo, religião, formação, gênero, raça, orientação sexual), além de percebermos o que pensamos em relação a estas e outras diferenças e, com isso, pensarmos em ações para tornar nossa empresa ainda mais inclusiva”.

Página do Estado 24 de Fevereiro de 2013

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