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As desculpas mais incomuns já contadas para justificar atrasos no trabalho

Congestionamento, pneu furado e o clima são algumas das principais desculpas utilizadas para justificar os atrasos. Até então, sem problemas. Mas, de acordo com um estudo do site americano CareerBuilder, alguns profissionais já passaram por situações ainda mais embaraçosas que ocasionaram seus atrasos, como ter as chaves do carro congeladas pela esposa ou por ter sido atacado por um urso.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

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INDICADORES

  • As fusões e aquisições envolvendo empresas de internet totalizaram 56 transações em 2012, sendo o terceiro segmento que mais concentrou operações no período. Os dados constam da Pesquisa de Fusões e Aquisições realizada trimestralmente pela KPMG no Brasil, que inclui 43 segmentos de negócios.
  • Em relação ao ano anterior, o crescimento impressiona: atingiu 124% (foram 56 operações em 2012 ante 25 do ano anterior). Mais uma vez, o destaque foi o investimento das empresas estrangeiras comprando brasileiras, que representou 55,3% das operações (31 transações desse tipo).
  • Em relação aos dados trimestrais, assim como o restante dos segmentos, o de empresas de internet apresentou queda nos últimos três meses de 2012 quando o resultado é comparado aos trimestres anteriores. Foram nove operações entre outubro e dezembro, ante 19 no trimestre anterior, 15 entre abril e junho e 13 no primeiro trimestre do ano passado.
  • Porém, o resultado do último trimestre de 2012 ainda esteve acima dos números de outubro a dezembro de 2011, com três transações a mais nessa comparação.

Página Semanal da ABRH-SP 17 de Fevereiro de 2013

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CONARH 2013: Descontos expressivos para os associados da ABRH-SP

Até 28 de fevereiro, os associados da ABRH-SP pagam R$ 1.965 pelas inscrições na 39ª edição do CONARH ABRH  – 39º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas. Como os descontos são regressivos, ou seja, quanto mais cedo o congressista se inscrever, menor será o investimento, esta é a data certa para quem quer aproveitar os melhores preços.

Programado para 19 a 22 de agosto, no Transamerica Expo Center, na capital paulista, o CONARH deste ano tem como tema central Reinventar a Gestão: Uma Construção Coletiva. “No cenário mundial, o Brasil emerge e se destaca. Mas os modelos de gestão que estão em vigor já não atendem mais às necessidades do negócio, tampouco às aspirações dos colaboradores. Agora é a hora de empresas e pessoas unirem-se para reinventar a gestão. Temos que aproveitar o momento para atingir metas e, ao mesmo tempo, realizar sonhos”, afirma Leyla Nascimento, presidente da ABRH-Nacional.

O CONARH é promovido pela ABRH-Nacional, com a copromoção da ABRH-SP.

Mais informações: www.conarh.com.br

Página Semanal da ABRH-SP 17 de Fevereiro de 2013

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INSTITUCIONAL: Área Comercial e Regionais expõem suas metas

Para informar a comunidade de RH e gestores de pessoas sobre as metas da nova gestão da ABRH-SP, que tomou posse no início de janeiro, o Jornal Gestão de Pessoas continua publicando os objetivos das vice-presidências de cada área e diretorias. Nesta edição, a vice-presidente Comercial, Edna Vasselo, e os diretores das Regionais expõem suas propostas: 

“A área Comercial da ABRH-SP vai trabalhar, principalmente, para a ampliação do quadro associativo por meio de iniciativas específicas, como uma campanha de novos associados e a melhoria das ações com os inadimplentes. Também pretendemos fidelizar o associado com ações de relacionamento e conteúdo, lembrando-os dos benefícios existentes na ABRH-SP. Outro objetivo é a valorização dos patrocinadores e apoiadores da entidade.” Edna Vasselo Goldoni, vice-presidente Comercial. 

A Diretoria da ABRH-SP – Regional Baixada Santista irá buscar em sua gestão maior visibilidade, representatividade e interação da Associação com o desenvolvimento e a qualificação dos profissionais e das organizações da região. Motivada, a Regional possui em seu planejamento inúmeras ações para seus associados, como eventos e atividades, de teor corporativo e motivacionais, Grupos de Estudo que promovem a troca de conhecimento, além de efetivar a participação da ABRH-SP nos principais acontecimentos que estão previstos para o cenário empresarial. A nova diretoria visa à total integração com todos os setores e, principalmente, com o capital intelectual das organizações. Essa gestão, para o triênio 2013/2015, pretende consolidar, de forma marcante, a presença da entidade no cenário corporativo do Litoral Paulista.” Roberto Martins, diretor geral da Regional Baixada Santista. 

“A Regional Bauru iniciou 2013 com o planejamento anual de ações envolvendo muito contato com faculdades para o fomento de palestras em que o foco principal é a gestão estratégica de pessoas. Também estamos com planejamento de uma palestra com Rogerio Leme, especialista em gestão por competências, programada para junho deste ano, e, logo em seguida, em setembro, a realização do ABRH na Praça em Bauru. Estamos muito motivados principalmente com os números. Em pouco tempo, conseguimos mais de quadruplicar o número de associados. Nossos Grupos de Estudo, com os temas Legislação Trabalhista e Previdenciária, Treinamento & Desenvolvimento e Liderança & Coaching, têm início agora em março também com força total.”  Tatiane Souza, diretora geral da Regional Bauru

 “A ABRH-SP vem consolidando sua atuação na Regional Campinas ao longo dos últimos anos. Dentre os principais objetivos para 2013, destaca-se alavancar a representatividade da entidade na região através do incremento do número de associados e do fortalecimento das parcerias com os grupos informais de RH. Outro objetivo importante é alcançar a sustentabilidade operacional, ou seja, ter receita própria para financiar suas atividades. Nesse item, tornar-se vital fazer crescer o número dos patrocinadores e fidelizá-los. Dentre os objetivos operacionais, nosso objetivo é trazer eventos “de peso” para a região a fim de servir a toda comunidade interessada em gestão de pessoas, além de aumentar a oferta de vagas e temas nos Grupos de Estudo. Para atingir tais objetivos, sabemos que a comunicação eficiente com parceiros, associados e a mídia torna-se fundamental. Ao longo de 2013, também estaremos dedicando energia em criar novas iniciativas no pilar de Comunicação.” Elizabeth Souza, diretora geral da Regional Campinas

“Em 2013 devemos empreender esforços na captação de associados e no desenvolvimento de parcerias com outras entidades, como Amcham, Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), entre outras. Outro foco é a formação de Grupos de Estudo na região. Já temos cinco temas definidos, entre eles um grupo de Coaching. Além disso, devemos dar continuidade ao encontro anual de executivos e empresários [a Regional realizou o 1º Encontro de Empresários e Executivos do Nordeste Paulista no evento de inauguração no ano passado].” Denise Lustri, diretora geral da Regional Ribeirão Preto

Página Semanal da ABRH-SP 17 de Fevereiro de 2013

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Projeto de lei aumenta duração de estágio para advogados e engenheiros

A Câmara dos Deputados analisa projeto de lei que pretende aumentar para mais de dois anos o prazo de estágio nas áreas de Direito e Engenharia. Segundo a Agência Câmara Notícias, o autor, deputado Edmar Arruda (PSC-PR), argumenta que a especialização e o domínio de alguns ofícios requerem mais tempo e que a limitação legal de dois anos não tem se mostrado eficaz no caso dessas duas profissões.

No momento, a matéria tramita na Câmara junto com o projeto de lei 4579/09, que amplia o prazo máximo do estágio para três anos e torna obrigatória a concessão de auxílio-alimentação ao estagiário pela empresa concedente.

Página do Estado 10 de Fevereiro de 2013

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MERCADO DE TRABALHO: Emprega SP oferece mais de 16 mil vagas

O programa Emprega São Paulo/Mais Emprego, agência de empregos pública e gratuita gerenciada pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), está oferecendo 16.016 vagas de emprego em todo o Estado de São Paulo. Também estão disponíveis 163 oportunidades de trabalho para portadores de deficiência.

Desde a implantação do Emprega São Paulo, em agosto de 2008, o programa, que foi desenvolvido em parceria com a ABRH-SP, recolocou no mercado de trabalho mais de 700 mil trabalhadores. 

Para ter acesso às vagas, basta acessar o site www.empregasaopaulo.sp.gov.br

Página do Estado 10 de Fevereiro de 2013

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GRUPOS DE ESTUDO: Inscrições abertas também em Bauru

Assim como a sede, as Regionais Campinas e Baixada Santista, e a cidade de Jundiaí, a Seccional Bauru também abriu as inscrições para a temporada 2013 dos Grupos de Estudo da ABRH-SP. Liderança & Coaching, Legislação Trabalhista e Previdenciária e Treinamento & Desenvolvimento são os temas disponíveis para os associados da ABRH-SP da região que desejarem integrar os grupos.

Para participar, é preciso ser associado da entidade, tanto Pessoa Física como Jurídica, estar em dia com a anuidade e fazer uma inscrição prévia que será confirmada por e-mail. Os inscritos deverão ter pelo menos 60% de presença nas reuniões mensais para receber o certificado no final do ano.

Encontro

Para explicar mais sobre os temas e a metodologia adotados pelos grupos de estudo, a ABRH-SP promoveu, na última quarta, na sua sede, um evento de apresentação da atividade. Mais de 100 interessados participaram do encontro.

Inscrições para Bauru: (19) 3294-3307 ou regionalbauru@abrhsp.org.br

Mais informações: eventos@abrhsp.org.br ou (11) 5505-0545

Página Semanal da ABRH-SP 10 de Fevereiro de 2013

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INSTITUCIONAL: Vices da ABRH-SP detalham metas e objetivos para 2013

Na semana passada as vice-presidências Jurídica e de Relacionamento com os Associados expuseram seus objetivos para este ano. Nesta edição, mais vices apresentam o que pretendem fazer em cada uma de suas respectivas áreas:

“O objetivo inicial da área de Comunicação e Marketing é realizar uma pesquisa de branding positioning para conhecer melhor as expectativas dos associados e da comunidade de gestores de pessoas e, com isso, produzir ações para valorizar ainda mais o profissional da área. Também pretendemos alinhar as ações de divulgação do CONARH em parceria com a ABRH-Nacional. E ainda discutir propostas e novidades para tornar nossa página no Estadão mais atraente. Luciana Carvas, vice-presidente de Comunicação e Marketing 

“A diretoria de Conhecimento e Aprendizado tem como uma das principais metas incentivar e apoiar mais publicações dos conteúdos elaborados pelos Grupos de Estudo da ABRH-SP, tanto na sede como nas Regionais. Também temos como objetivo criar uma Diretoria Acadêmica, que estará a cargo da professora Marisa Eboli, cujo principal objetivo é atrair e engajar mais os jovens para a associação e dar suporte à ABRH-SP com pesquisas e temas atualizados para RH. Além disso, queremos manter os eventos mensais com temas atrativos e relevantes aos nossos associados.” Edna Bedani, vice-presidente de Conhecimento e Aprendizado 

“Como copromotores do CONARH – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, além de coordenar um dos eixos junto ao Comitê Temático, pretendemos influenciar de forma mais consistente na gestão do evento, inclusive definindo práticas, em conjunto com o Sistema ABRH, para aumentar o número de inscritos de São Paulo. Em relação à responsabilidade social, nosso objetivo inicial é mapear todas as ações existentes nessa área, tanto em São Paulo quanto nas Regionais, para divulgá-las amplamente e, com o tempo, criar um curso sobre o tema voltado especificamente para os profissionais de RH.” Lilian Guimarães, vice-presidente de Responsabilidade Social e CONARH

“Assim como no ano passado, quando foram inauguradas as Regionais de Bauru e Ribeirão Preto, pretendemos neste ano iniciar as atividades de mais duas representações no estado de São Paulo. As diretorias locais também traçaram planos ambiciosos para levar eventos consagrados de grande porte como o ABRH na Praça para o interior do estado. Como consequência, nossa proposta é, até o final de 2015, ter conquistado 400 associados oriundos das Regionais. Também temos como meta a implementação de um modelo de governança que dissemine e normatize as boas práticas de gestão para todas as Regionais, aumentando ainda mais a confiança de nosso associado na organização.” João Marcelo Furlan, vice-presidente de Desenvolvimento e Expansão Regional

Página Semanal da ABRH-SP 10 de Fevereiro de 2013

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INDICADORES

  • As informações da Pesquisa de Emprego e Desemprego – PED, divulgadas pelo Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, mostram que, em 2012, o contingente de desempregados no conjunto das sete regiões onde a pesquisa é realizada (Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Salvador e São Paulo, além do Distrito Federal) foi estimado em 2 milhões e 329 mil pessoas, 65 mil a mais do que em 2011.
  • Por sua vez, a taxa de desemprego total manteve-se em relativa estabilidade, ao passar de 10,4%, em 2011, para 10,5%, no ano em análise. Já a taxa de participação elevou-se de 59,9% para 60,5%, no período.
  • A taxa de desemprego total apresentou comportamento diferenciado segundo as regiões pesquisadas, tendo crescido 10,9% em São Paulo, onde o nível de ocupação teve um crescimento modesto: 1,2%.
  • Segundo posição ocupacional, o aumento do assalariamento total (2,2%) deveu-se à expansão do emprego no segmento privado (2,9%), uma vez que o emprego público apresentou retração (-0,8%). O crescimento do setor privado ocorreu exclusivamente pela contratação de assalariados com carteira de trabalho assinada (4,1%), já que  houve retração do emprego sem carteira (-3,3%).
  • Em 2012, no conjunto das regiões pesquisadas, elevaram-se os rendimentos médios reais de ocupados (2,6%) e de assalariados (1,4%). Seus valores monetários médios passaram a equivaler a R$ 1.543 e R$ 1.585, respectivamente. Entre as regiões pesquisadas, o rendimento médio real dos ocupados aumentou em 4,2% em São Paulo, chegando a R$ 1.695.

 

Página do Estado 03 de Fevereiro de 2013

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INSTITUCIONAL: Diretorias Jurídica e de Relacionamento com os Associados expõem suas metas

Na semana passada, o jornal Gestão de Pessoas divulgou os principais tópicos do planejamento estratégico do ano e do período 2013-2015 proposto pela nova diretoria da ABRH-SP. Nesta edição e nas próximas, os diretores detalham as metas e os objetivos de cada área.

“Juntamente com os demais diretores, a diretoria Jurídica dedica seus melhores esforços para o atingimento dos objetivos da ABRH-SP em consonância à Missão, Visão e aos Valores da Associação. Assim, a área tem também o propósito de contribuir para a disseminação do conhecimento do mundo do trabalho, desenvolver e engajar pessoas e organizações, influenciar o que necessário e possível para a melhoria da condição social, política e econômica do país, e, principalmente, servir à comunidade de RH.

Cabe à diretoria Jurídica realizar as análises dos vários contratos de parcerias, convênios, prestação e fornecimento de serviços, e, por fim, aconselhar, sempre que requisitada e necessário, sobre os aspectos jurídicos envolvidos nas diversas ações empreendidas pela ABRH-SP. 

Na reunião de planejamento, também ficou estabelecido acompanhar as ações do Corhale – Comitê RH de Apoio Legislativo, disseminar aspectos legais trabalhistas e projetos de lei em andamento por via de resenhas periódicas a serem disponibilizadas aos associados e concluir o projeto do Manual de Governança entre a Gestão Executiva e as Regionais.” Carlos Silva, diretor Jurídico

“Na reunião de planejamento estratégico, realizada entre os dias 17 e 19 de janeiro, ficou definido que a diretoria de Relacionamento com os Associados focará sua ação em entender o que desejam os profissionais de Recursos Humanos, associados ou não à entidade, a fim de entregar produtos e serviços que excedam suas expectativas. Essa diretoria também ajudará a atrair novos associados e manter os atuais, ampliando a representatividade da ABRH-SP em todo o estado de São Paulo.” Guilherme Cavalieri, diretor de Relacionamento com os Associados

 

Página do Estado 03 de Fevereiro de 2013

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DESENVOLVIMENTO: Temporada 2013 dos Grupos de Estudo terá novos temas

Já estão abertas as inscrições para a edição 2013 dos Grupos de Estudo da ABRH-SP, tanto na capital paulista, onde os encontros serão realizados na sede da entidade, como nas Regionais Baixada Santista e Campinas. Também em Jundiaí haverá a abertura de três grupos para os profissionais de Recursos Humanos da região.

Para participar, é preciso ser associado da ABRH-SP, tanto Pessoa Física como Jurídica, estar em dia com a anuidade e fazer uma inscrição prévia que será confirmada por e-mail. Os inscritos deverão ter pelo menos 60% de participação nas reuniões mensais para receber o certificado no final do ano.

Na sede, a novidade é a organização de cinco novos grupos: RH nas Empresas Familiares, Gerindo Equipes de Alto Desempenho, Tendências em Educação Corporativa, Novas Tendências de Contrato de Trabalho e Remuneração, e Desafios das Organizações no Desenvolvimento de Lideranças. Já promovidos nas edições anteriores, os temas Coaching 1 e Coaching 2, Gestão de Cultura e Comunicação Empresarial, e Estratégias para Aquisição e Retenção de Talentos voltam a ser oferecidos para os associados.

 “Apesar de 80% das empresas brasileiras terem uma origem familiar, é a primeira vez que teremos um grupo para discutir o assunto. Nosso objetivo é avaliar o papel fundamental da área de Recursos Humanos na profissionalização da gestão das empresas familiares”, comenta a coordenadora geral da atividade desde a sua implantação, Patricia Buzolin, que também atuará como facilitadora do grupo.

Ela destaca ainda os temas Tendências em Educação Corporativa, que irá tratar dos desafios da modernidade no desenvolvimento de pessoas, como, por exemplo, a inserção das redes sociais para troca de conhecimento, e Novas Tendências de Contrato de Trabalho e Remuneração, cujo enfoque será a flexibilização dos contratos e novas formas de trabalho, a exemplo do teletrabalho.

Para explicar mais sobre os temas e a metodologia adotados pelos grupos de estudo, a ABRH-SP vai promover, nesta quarta, das 19 às 21 horas, um evento de apresentação na sua sede. As inscrições para o evento podem ser feitas pelo tel. (11) 5505-0545.

Regionais

Na Baixada Santista, estarão disponíveis para os associados os grupos: Coaching, Novas Tecnologias de Convivência, RH Estratégico, Trabalhista e Previdenciário e Liderança e Gestão. Já em Jundiaí, os temas serão os seguintes: Estratégias para Aquisição e Retenção de Talentos, Coaching e Liderança, e Indicadores de RH. Este último tem como objetivo compartilhar os diversos tipos de Indicadores de RH, bem como discutir sobre conceitos, ferramentas de medição e de acompanhamento adotados pelas organizações para gestão desses indicadores.

Por fim, oito são os grupos abertos em Campinas: Coaching, RH no Varejo, cujo objetivo é refletir sobre os subsistemas de Recursos Humanos no varejo, Recrutamento e Seleção, Relações Trabalhistas, Treinamento e Desenvolvimento, Vendas Corporativas, que se propõe a promover reflexões sobre a diferença entre “vender produto” e “vender soluções”, Remuneração e Benefícios, e Responsabilidade Social.

Para fazer as inscrições:

Sede

E-mail: eventos@abrhsp.org.br

Tel. (11) 5505-0545

Campinas e Jundiaí

E-mail: regionalcampinas@abrhsp.org.br

Tel. (19) 3294-3307

 

Santos

E-mail: regionalbaixadasantista@abrhsp.org.br

Tel. (19) 3294-3307

Página do Estado 03 de Fevereiro de 2013

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Mulheres já representam quase metade dos novos empreendedores

Cada vez mais mulheres comandam os novos negócios brasileiros. Segundo pesquisa GEM 2012 (Global Entrepreneurship Monitor),  mais de 49% dos profissionais que iniciam a carreira empresarial são do sexo feminino.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

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