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GESTÃO DE PESSOAS: O RH e a escassez de líderes

A falta de líderes preparados para enfrentar os novos tempos brasileiros é fato comprovado no dia a dia das empresas e em pesquisas. Em uma delas, feita em 2011 pela ABRH-Nacional em parceria com a consultoria Empreenda, dos 379 profissionais de RH entrevistados, 63,6% disseram que suas empresas não possuem líderes suficientes para suprir as necessidades dos negócios, o que pode limitar o crescimento da organização durante a fase de expansão econômica do país. À época, César Souza, presidente da Empreenda, citou outro levantamento feito por sua empresa, no qual 71% dos líderes empresariais fizeram a mesma afirmação. 

Mais recentemente, uma enquete disponibilizada no site da ABRH-Nacional reforçou tais resultados ao perguntar aos internautas sobre o principal entrave na gestão de suas equipes. Entre as seis alternativas apresentadas, a mais escolhida foi “chefia despreparada para liderar”, que recebeu 37,1% dos votos. A “falta de perspectiva de crescimento” ficou com o segundo lugar, mas teve apenas 19,4%, seguida das alternativas “guerra de egos” (14,5%), “remuneração insatisfatória” (14,1%), “desequilíbrio entre vida pessoal x vida profissional (10,7%) e, a menos votada, “projeto desmotivador em andamento” (4,2%). 

“A falta de preparo das lideranças é uma preocupação dos CEOs frente aos desafios que as empresas enfrentam para se manterem competitivas em cenários adversos, como o que estamos enfrentando. No 12º Fórum dos Presidentes, realizado pela ABRH-Nacional no ano passado, esse tema também foi apontado como um dos mais preocupantes pelos mais de 90 dirigentes empresariais que participaram do encontro”, lembra Leyla Nascimento, presidente da associação. 

A liderança na área de Recursos Humanos não é exceção. Talvez por ter o papel de formar líderes em toda a organização, o profissional de RH acaba por deixar seu próprio desenvolvimento para segundo plano. “Nas Melhores Empresas para Trabalhar, o desenvolvimento de pessoas, em particular na formação de líderes, é prioridade absoluta. Ao mesmo tempo, uma parcela importante das empresas ainda tem um longo caminho a percorrer. RH, como parte desse universo, enfrenta as mesmas dificuldades, por outro lado, a área pode ser a grande alavanca de transformação”, avalia Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work no Brasil (GPTW). 

Para ele, a deficiência de lideranças começa nos cursos de graduação, nos quais a ênfase dada à gestão de pessoas ainda não se equipara à atenção que recebem outras áreas, como gestão financeira, marketing e tecnologias de produção e de informação. “No mínimo, deveria ser dada uma atenção equivalente à recebida por outros aspectos-chave dos modelos de gestão empresarial. Esse gap precisa ser suprido internamente pelas próprias empresas”, aponta. 

Luiz Edmundo Prestes Rosa, diretor de Educação da ABRH-Nacional, salienta que “RH tem o papel nobre de desenvolver as novas gerações de líderes, comprometidas com a inovação, com o ambiente de trabalho e com os resultados, e, por isso mesmo, precisa investir no seu próprio desenvolvimento como líder”. Ele lembra que, com esse objetivo, a entidade iniciará, em março, um programa inédito, idealizado em conjunto com o GPTW e a Ânima Educação.

Aprendendo com as melhores

De acordo com Shiozawa, o programa, intitulado Desenvolvimento de Líderes de RH – Gerando Valores e Resultados, se diferencia por preparar os gestores de RH para atuarem como agentes de transformação poderosos, facilitando a busca de resultados pela empresa através das pessoas. Outros diferenciais são a apresentação de práticas de sucesso das Melhores Empresas para Trabalhar, mostrando o que elas fazem no dia a dia e que gera uma percepção diferenciada nos colaboradores, e o corpo docente, que ele chama de dream team

Juntamente com a ABRH e a Ânima, o GPTW participa da coordenação do projeto, fornece conteúdo e viabiliza a análise de estudos de caso selecionados, por meio de depoimentos e de visitas de CEOs das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil e no mundo. 

“De forma pioneira, lançamos esse curso para o novo RH, trazendo a inovação nos temas cruciais em gestão de pessoas”, conclui Leyla.

O Programa Desenvolvimento de Líderes de RH começa no dia 18 de março, na capital paulista. Mais informações podem ser obtidas no site www.novoliderrh.com ou pelo telefone (11) 5105-4444.

NOVA ENQUETE NO AR

Por falar em transformação, sua empresa está aberta para debater novos modelos de gestão?  Esse é o mote do CONARH 2013, maior evento latino-americano e segundo do mundo na área de gestão de pessoas, que acontece de 19 a 22 de agosto, sob o tema central Reinventar a Gestão: Uma Construção Coletiva.

Entre no site da ABRH-Nacional e participe da enquete que está no ar: www.abrhnacional.org.br 

Fonte: O Estado de São Paulo

Autor: Thais Gebrim

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Taxa de desemprego manteve-se estável em 2012

A taxa de desemprego nas sete principais regiões metropolitanas do País manteve-se estável em 2012 na comparação com 2011, passando de 10,4% para 10,5%. Os dados são da PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego), divulgada nesta quarta-feira (30) pela Fundação Seade e pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Clique aquii para ler a matéria na íntegra.

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ESPAÇO DA FÊNIX: O que a Fênix promete para 2013?

Como 2012 foi um ano repleto de sucessos para a Fênix Editora, 2013 já está começando com tudo. Para abri-lo definitivamente, a votação para decidir quais serão os cinco indicados da 16ª edição do prêmio Top of Mind Estadão de RH, os Top5, já está aberta. 

O período de votação para a primeira fase começou no dia 16 de janeiro e vai até 28 de março. Para poder votar, você deve ser um profissional de RH ocupando um cargo diretivo, entrar no site www.topofmindrh.com.br e se cadastrar, colocando o número do seu CPF e o seu e-mail. É um cadastro bem simples e você poderá indicar quem deve compor o Top5 do prêmio. Vale ressaltar que o sucesso do Top of Mind pode ser comprovado pelas cotas de patrocínio, que estão quase todas vendidas. 

Para completar o pacote do Top of Mind, o Guia “Os Eleitos” terá sua segunda edição garantida em 2013. Este ano também o EncontRHo continuará sendo uma ferramenta de desenvolvimento para o profissional por meio de palestras gratuitas, com duração de, no máximo, 2 horas. A programação completa estará disponível no site www.encontrho.com.br a partir de março. 

E, além de tudo isso, a revista Profissional & Negócios contará com novidades. A promessa são matérias cada vez mais estimulantes, atualizadas, com debates e tendências, aprofundando o conhecimento para o profissional de Recursos Humanos e sendo ainda mais sua referência de leitura.

Página do Estado 27 de Janeiro de 2013

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INDICADORES

  • Cerca de 275 mil temporários foram contratados em 2012 pelo comércio, indústria, segmentos de lazer e entretenimento, em todo o país, para atender ao aumento na movimentação comercial ocasionada por datas comemorativas como Dia das Mães, Páscoa, Natal e também pelo mês de julho, época de férias escolares.
  • Ao levar em consideração apenas os picos de contratação sazonais mencionados anteriormente, o total anual teve aumento de 4,6% na comparação com 2011. Só no Natal do ano passado, foram contratados 157 mil temporários. No ano anterior, foram 147 mil.
  • As pesquisas foram encomendadas pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) e pelo Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem), durante todo o ano de 2012, ao Instituto Ipema.

Página do Estado 27 de Janeiro de 2013

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GRUPOS DE ESTUDO: Já estão abertas as inscrições para a edição 2013

Com a reedição de quatro temas já tradicionais e a introdução de cinco novos temas, os Grupos de Estudo da ABRH-SP já estão com as inscrições abertas para a temporada 2013, na sede da Associação.

Os associados podem participar dos grupos Coaching I, Coaching 2, Gestão de Cultura e Comunicação Empresarial, e Estratégicas para Aquisição e Retenção de Talentos (que voltam a ser abertos em razão do sucesso das temporadas anteriores), e dos novos temas: RH nas Empresas Familiares, Gerindo Equipes de Alto Desempenho, Tendência em Educação Corporativa, Novas Tendências  de Contrato de Trabalho e Remuneração, e Desafios das Organizações no Desenvolvimento de Lideranças. 

AABRH-SP vai promover, no dia 6 de fevereiro, das 19 às 21 horas, um evento de apresentação na sua sede. 

Mais informações: (11) 5505-0545 ou eventos@abrhsp.org.br

Página do Estado 27 de Janeiro de 2013

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INSTITUCIONAL: Os temas competitividade e inclusão serão as bandeiras da ABRH-SP nos próximos três anos

Entre os dias 17 e 19 de janeiro, a diretoria executiva da ABRH-SP se reuniu para traçar o planejamento estratégico do ano e da gestão 2013-2015. O encontro dos diretores, que tomaram posse recentemente para comandar a Associação nos próximos três anos, aconteceu no Hotel Kuriuwa, em Monte Verde (MG). 

“Foi uma reunião muito produtiva, em que rediscutimos nossa missão [veja quadro ao lado] e determinamos as principais ações a serem realizadas no triênio”, resume o presidente da ABRH-SP Almiro dos Reis Neto. “Também definimos a competitividade e inclusão como bandeiras da Associação no período.” 

As ações propostas foram divididas por áreas, que estão sob o comando de cada um dos diretores. Liderada por Luciana Carvas, a área de Comunicação e Marketing tem como meta principal realizar uma pesquisa de branding positioning para conhecer melhor as expectativas dos associados e da comunidade e, com isso,  produzir ações para valorizar ainda mais o profissional de RH.

Apoiar a publicação dos conteúdos elaborados pelos Grupos de Estudo da ABRH-SP e criar uma Diretoria Acadêmica para engajar os jovens e dar suporte com temas de relevância para Recursos Humanos são as propostas da diretoria de Conhecimento e Aprendizado, liderada por Edna Bedani. Já a área de Responsabilidade Social e CONARH, que tem como diretora Lilian Guimarães, pretende influenciar mais na gestão do evento e mapear as ações de responsabilidade social existentes nas Regionais para divulgá-las amplamente.

João Marcelo Furlan, diretor das Regionais, definiu como metas a implementação de um modelo de governança para todas as Regionais e o lançamento de mais duas representações no estado de São Paulo ainda neste ano. Por sua vez, a diretoria Jurídica, comandada por Carlos Silva, vai acompanhar mais de perto as ações do Corhale – Comitê RH de Apoio Legislativo e lançar uma newsletter específica sobre o tema. 

A área Comercial, a cargo de Edna Vasselo Goldoni, vai trabalhar, principalmente, para a ampliação do quadro associativo por meio de ações específicas, como uma campanha de novos associados, e para a valorização dos patrocinadores da entidade. Responsável pelo relacionamento com os associados, Guilherme Cavalieri estabeleceu como metas para a área a composição de um grupo de RH e uma ferramenta para auxiliar o contato entre profissionais da área desempregados e empresas que buscam esses profissionais. 

“Além de dar suporte às ações da diretoria, eu e o Donizetti Moretti, nosso vice-presidente, vamos apoiar também a ABRH Nacional”, destaca Reis Neto. “A persistência no desenvolvimento da gestão de pessoas em nosso país junto aos profissionais de RH e instituições empresariais foi um dos objetivos reforçados na reunião. No fortalecimento da ABRH-SP, vamos continuar a desenvolver as práticas de governança da Associação, ampliando o envolvimento da diretoria com as Regionais e criando indicadores de performance para a gestão que se inicia. E, reafirmamos, a Associação se fortalece com a atração de novos associados, profissionais atuantes pela evolução em gestão de pessoas”, conclui Moretti.

Nova Missão 

Durante a reunião, foi feita uma atualização da missão da ABRH-SP, que agora passa a ser: “Disseminar o conhecimento do mundo do trabalho, para desenvolver e engajar pessoas e organizações, influenciando na melhoria da condição social, política e econômica do país”.

Página do Estado 27 de Janeiro de 2013

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Quais são as mentiras mais comuns que os recrutadores contam

As entrevistas de emprego são situações estressantes. Antes mesmo de conversar com qualquer entrevistador você já passou pela ansiedade de chegar na empresa no horário combinado, mas não muito cedo, de escolher a roupa certa e não parecer desesperado, fazer pesquisas sobre a vaga e sobre a empresa. Enfim, são muitos os fatores que podem fazer com que uma entrevista de emprego seja estressante.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

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