Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Atividade de integração na sede

No último dia 2, os integrantes e facilitadores dos Grupos de Estudo da ABRH-SP participaram de um encontro de integração, realizado na sede, para aprofundar as relações entre eles. A dinâmica da reunião incluiu respostas a perguntas inspiradoras para começar a conversa e a presença de um palhaço para animar a atividade. 

Atualmente, a ABRH-SP mantém, na capital, os Grupos de Estudo Coaching Introdutório; Geração Y; Liderança e Sucessão; Equipes dão Certo; além dos novos temas: Estratégia de Remuneração e Recompensa; Líderes e Executivos de RH; Expatriados e Intercultura; Estratégia para Aquisição e Retenção de Talentos; Coaching Avançado; e Gestão de Cultura e Comunicação Empresarial. Há ainda grupos em Campinas, Jundiaí e na Baixada Santista.

Página do Estado 12 de Agosto de 2012

{module compartilhar}

Congresso começa amanhã

Por volta das 13 horas, tem início amanhã, no Transamerica Expo Center, na capital paulista, a 38ª edição do Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, que terá como tema central Acelerar para Competitividade: O desafio humano. Simultaneamente ao congresso, acontece a feira de negócios, que este ano vai contar com a participação de mais de 130 organizações e oferecer diversas oportunidades de desenvolvimento profissional, como palestras gratuitas promovidas pelos patrocinadores do evento e o Cine ABRH, com debates sobre gestão de pessoas a partir de trechos de filmes.

Os interessados em participar do congresso ainda podem se inscrever, só que amanhã, apenas na Secretaria de Novas Inscrições, no próprio Transamerica Expo Center. Já a feira é aberta ao público, maior de 18 anos, que apresente carteira estudantil ou cartão de visitas profissional.

 

Mais informações: www.conarh.com.br

Página do Estado 12 de Agosto de 2012

{module compartilhar}

Associados escolheram diretores e conselheiros para o triênio 2013-2015

Na última quinta, dia 9, os associados elegeram os candidatos à Diretoria Executiva e aos Conselhos Deliberativo e Fiscal da ABRH-SP (triênio 2013-2015). Única chapa inscrita para a Diretoria Executiva, a ColaboRHação, constituída por membros da gestão atual e profissionais de Recursos Humanos que pela primeira vez disputam um cargo eletivo na entidade,

recebeu quase 97% dos votos dos associados.

Com isso, a partir do ano que vem, a ABRH-SP passa a ter como presidente Almiro dos Reis Neto, presidente da Franquality; como vice Donizetti Tadeu Moretti, HR Senior Executive da Eksper Interim Management Group; e como diretores: Edna Rodrigues Bedani, diretora de RH e Responsabilidade Social da Edenred; Guilherme Cavalieri, diretor de Desenvolvimento Humano da Serasa; João Marcelo Furlan, diretor executivo da Enora Leaders; Lilian Guimarães, vice-presidente de RH do Santander; e Luciana Côrtes Carvas, diretora corporativa de Recursos Humanos da Hypermarcas.

Para os Conselhos Deliberativo e Fiscal foram eleitos:

 

Conselho Deliberativo: Walter Barelli (conselheiro de entidade); Wolnei Tadeu Ferreira (advogado trabalhista); Antonio Geraldo Wolff (conselheiro do CRA-SP); José Emídio Teixeira (consultor); Laerte Leite Cordeiro (presidente de consultoria); Clóvis da Silva Bojikian (consultor); Ademir de Souza (presidente de empresa); Arnaldo Mello Franco (consultor); Theunis Marinho (administrador de empresas); Cesar Gomes (consultor em RH); Iaci Rios (consultora em RH); João Marcos Varella (consultor em RH); Ana Maria Costa (sócia-diretora de empresa); Nelson Alvarez (consultor em RH); Eliana Sader Souza (consultora); Eliane Maria Aere (diretora de empresa); Reinaldo Frascino (gestor de RH); Francisco Paternostro Neto (diretor de consultoria); Augusto Antonio Furine (consultor em RH); Antonio Abreu Vieira (administrador); Francisco Antonio Soeltl (presidente de empresa); Claudio Pacheco do Amaral (diretor de RH); Fábio Gurman (consultor em RH); Lauro Eduardo De Russi (diretor de empresa); Ruy Leal (superintendente geral de entidade); Cirlene Barreto (diretora de empresa); Inês Restier (consultora em RH); Antonio Carlos Trujillo Rodrigues (gerente de RH); Orlando Mazzuli (consultor); Dete Furlan (consultora); Silvio Celestino (consultor em RH); Ana Maria de Freitas (sócia-diretora de empresa); Elizenda Orlickas (administradora em RH); Carlos Daniel Correa Castello (diretor de consultoria); Carlos Rubens Zacarias (administrador); José Eduardo Gibello Pastore (advogado trabalhista); Carlos Roberto Vieira da Silva (advogado trabalhista); Rita de Cássia Oliveira Maciel (gerente de empresa); Roberto Martins (gerente de RH); Fabio Costa (administrador); Vinícius Francisco dos Santos (gerente de RH); Claudemir Ozorio Alves da Silva (gestor de RH); José Carlos Fonseca Ferreira (consultor administrativo); e Aristides Faria dos Santos (consultor em RH)

Conselho Fiscal: Reinaldo Chaguri (assessor de diretoria); Ronaldo Schwartzkopf (administrador); e José Pascoal Muniz (diretor de consultoria).

Página do Estado 12 de Agosto de 2012

{module compartilhar}

Palestra abordará as formas de se manter competitivo no mercado

Especialista em desenvolvimento profissional, liderança e gestão de empresas, o presidente da Trabalhando.com Brasil, Renato Grinberg, apresenta a palestra Liderança, Motivação e Competitividade nesta quinta, das 14 às 17 horas, na sede da ABRH-SP.

Segundo Grinberg, a palestra é destinada àqueles que desejam entender os elementos-chave para se desenvolver profissionalmente, mantendo-se competitivos em um mercado cada vez mais exigente. Para tanto, pretende ajudar os participantes a conhecer suas fraquezas e fortalezas, entender como transformar seus sonhos em objetivos, como ser dedicado, resiliente e criativo ao resolver seus problemas e, ainda, de que forma aproveitar as oportunidades e melhorar seu networking.

Atenção: vagas esgotadas

Página do Estado 05 de Agosto de 2012

{module compartilhar}

Eleições na ABRH-SP acontecem nesta quinta

Os associados da ABRH-SP têm um compromisso nesta quinta: votar nos candidatos à Diretoria Executiva e aos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Associação para o triênio 2013-2015. Na data, será constituída a Assembleia Geral Extraordinária em sessão permanente, na sede da entidade. Os votos, porém, serão dados por meio eletrônico. Os associados receberão, em seu e-mail, login e senha próprios para que possam participar do processo eleitoral. Terminada a votação, terá início a apuração dos votos e a promulgação dos eleitos, a serem realizadas pelo Comitê Eleitoral.

 

Composta por integrantes da atual gestão e profissionais renomados na área de RH, a chapa ColaboRHação é a única concorrente para a Diretoria Executiva. Quase cinquenta são os candidatos às posições nos Conselhos  Deliberativo e Fiscal (veja lista completa de candidatos no site www.abrhsp.org.br). “É a continuidade de um processo de renovação com evolução, que vem sendo adotado pelas últimas gestões da ABRH-SP”, avalia o atual presidente Wagner Brunini.

Os candidatos eleitos deverão assinar o livro de posse na última reunião do atual Conselho Deliberativo, que acontecerá na sede da ABRH-SP ainda neste ano. Na ocasião, os novos membros dos Conselhos presentes elegerão seu(a) presidente, vice-presidente e secretário. Todos os eleitos assumem seus cargos na primeira quinzena de janeiro de 2013.

Página do Estado 05 de Agosto de 2012

{module compartilhar}

CONARH ABRH: Executivos de RH ganham destaque na programação

Programado para 13 a 16 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP), o CONARH deste ano terá como destaque a participação de vários profissionais de Recursos Humanos como conferencistas do congresso. É o caso de Marcelo Cardoso, vice-presidente de Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade da Natura, que irá falar sobre a organização como um ecossistema de relações e o papel do RH; e Carlos Alberto Griner, diretor executivo de RH da Suzano Papel e Celulose e diretor da ABRH-SP, que estará à frente da palestra simultânea Capacitar: Crescendo de forma sustentável junto com a comunidade.


“Sempre procuramos apresentar no CONARH cases da vida real. Nosso congresso não é feito somente de palestrantes profissionais. Ele é feito de pessoas do dia a dia de Recursos Humanos, que, como os congressistas, enfrentam os problemas da gestão de pessoas em todos os momentos”, explica a vice-presidente da ABRH-Nacional Elaine Saad, que também é a coordenadora geral do congresso.

Segundo Elaine, a contribuição desses profissionais dá ao evento um tom de realidade e pragmatismo, e ajuda os participantes a levarem para casa lições concretas de aprendizagem. “O conhecimento no mundo de hoje fica obsoleto rapidamente. Isso não é diferente com Recursos Humanos. O CONARH é, assim, uma forma que os gestores de RH têm para renovar seu conhecimento e aprender as melhores práticas de mercado.”

Também participam como conferencistas do congresso deste ano os RHs: Cristiana Mello Portugal Gomes, diretora de RH da PepsiCo Brasil; Denise Casagrande, diretora de Desenvolvimento de Pessoas da Gerdau;
José Renato Domingues, vice-presidente de RH da Novelis South America; Delmas Penteado, diretor de Desenvolvimento Organizacional e Gestão de Pessoas da Solví Participações; Paulo Faveret, superintendente de RH do BNDES; Renata Beretta, superintendente de Desenvolvimento Organizacional do Banco Santander; e Fernando Teixeira, diretor de RH da Souza Cruz.

Inscrições e informações: www.conarh.com.br

Por que eu vou ao CONARH 2012?

“Participo do CONARH nos últimos três anos e sempre busco por novidades em relação a palestrantes e fornecedores. As palestras contribuem para meu desenvolvimento como líder e para a maximização dos meus conhecimentos técnicos referentes à área de atuação. Por meio do CONARH, conheci muitos parceiros, revi amigos da área e ampliei minha rede de contatos profissionais. O que mais me atraiu no evento deste ano é o tema de treinamento e desenvolvimento. Uma das estratégias dessa área é a evolução no sentido da educação corporativa e, para isso, as empresas precisam estar preparadas, evoluindo de um foco no aprendizado individual para o aprendizado organizacional com maior ênfase no negócio e no atendimento ao público interno e externo. Ou seja, desenvolver também a comunidade local, resultando, assim, no aumento da competitividade e não apenas no aumento de habilidades específicas e individuais.”

Rochelli Kaminski, gerente de Educação Corporativa da Sodexo Puras

Página do Estado 05 de Agosto de 2012

{module compartilhar}

Wagner Brunini debateu a melhoria dos serviços públicos

O presidente da ABRH-SP, Wagner Brunini, participou na quarta passada do evento Diálogos sobre Gestão de Pessoas, organizado pela Unidade Central de Recursos Humanos (UCRH), órgão ligado à secretaria de Gestão Pública do Governo do Estado de São Paulo.

Brunini falou sobre a importância do RH na melhoria dos serviços públicos ao cidadão. Realizado no auditório da Escola de Formação de Professores Paulo Renato Costa Souza (Efap), o evento também foi transmitido on-line por meio da internet para acesso dos servidores que atuam por todo o interior paulista.

 Página do Estado 29 de Julho

{module compartilhar}

“Solidão do poder” tem cura

Nem sempre é possível a um CEO, presidente ou dono de empresa discutir livremente com o Conselho, a família ou amigos sobre as pressões que sofre, os impasses, conflitos pessoais e questões mais íntimas que, de uma maneira ou outra, interferem no trabalho e na companhia.

Na última quinta, André Kaufmann (foto) esteve na ABRH-SP para contar como a metodologia dos Grupos de Presidentes trabalha para contornar a chamada “solidão do poder”. Criados nos Estados Unidos há 18 anos pelo Renaissance Executive Forums, do qual Kaufmann é CEO no Brasil, os Grupos chegaram ao país em 2000. Hoje contam com 1.400 profissionais nos EUA e América Latina. Por aqui, são nove grupos que reúnem cerca de 100 participantes.

“Tudo começa com um convite criterioso – o executivo que vai participar do grupo precisa, antes de tudo, ter o perfil adequado”, diz Kaufmann. “Confiança e confidencialidade são os fundamentos para criar, então, o ambiente ideal para essas pessoas compartilharem experiências, ideias e refletirem sobre trabalho e vida pessoal.”

Em reuniões mensais conduzidas por um coordenador são promovidas palestras e mesas redondas para discutir cases trazidos por um dos integrantes. Encontros individuais com o coordenador acontecem a cada três meses e, em novembro, é realizado um workshop para reflexão e definição de objetivos para o próximo ano.

Página do Estado 29 de Julho

{module compartilhar}

Fênix Editora no CONARH 2012

Com o tema central Acelerar para competitividade: O desafio humano, o CONARH ABRH 2012 tem expectativa de reunir 18 mil pessoas para debater o papel e a contribuição do RH e dos gestores de pessoas no desempenho das organizações e no crescimento do país. Na programação de palestras, há presidentes de empresas, executivos de RH, especialistas, consultores e acadêmicos (leia mais nesta edição). Como não poderia deixar de ser, a Fênix Editora também estará presente no evento, em parceria com o estande do Estadão.

Uma das atrações que a empresa leva ao CONARH é a possibilidade de a comunidade de RH participar da segunda fase da votação do 15º Top of Mind Estadão de RH, prêmio que identifica e reconhece as empresas e os profissionais mais lembrados da área de Recursos Humanos, por meio de três postos instalados no estande do Estadão, sob a supervisão da equipe Fênix. Essa escolha agora está restrita aos cinco mais lembrados em cada categoria. Aliada a essa ação, haverá também a distribuição complementar do guia Os 165 Eleitos, um produto com informações de todas as empresas e profissionais indicados ao prêmio.

Página do Estado 29 de Julho

{module compartilhar}

CONARH ABRH 2012: Evento terá vários CEOs e presidentes como conferencistas

O CONARH ABRH – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas deste ano, que acontece de 13 a 16 de agosto, no Transamerica Expo Center, na capital paulista, vai contar com a participação de presidentes e CEOs de empresas e entidades como conferencistas. A presença deles está relacionada de forma direta com o tema central da 38ª edição do evento – Acelerar para Competitividade: O desafio humano.

Logo na abertura do congresso, por volta das 14 horas do dia 13 de agosto, o diretor-presidente da Natura, Alessandro Giuseppe Carlucci, vai participar da palestra magna que debaterá o tema central do CONARH. Logo em seguida, o norte-americano Hank Jackson, presidente e CEO da SHRM (Society for Human Resource Management), discutirá o olhar do RH para a competitividade.

No dia seguinte, às 18h20, Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho de Administração da Gerdau, conduzirá a magna Educar para competitividade. Gerdau, que também preside a Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade do governo federal, refletirá sobre o tema ao lado de Marcos Magalhães, presidente do Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação, e Rafael Lucchesi, diretor de Educação e Tecnologia da CNI – Confederação Nacional da Indústria.

Inovação é o nome do jogo: Estratégias para vencer é o título da palestra magna (dia 15, às 10 horas) que Julio Vasconcellos, sócio-fundador e CEO do Peixe Urbano, apresentará ao lado de Paulo Rocha e Oliveira, professor de Marketing da Iese Business School, em Barcelona (Espanha). No mesmo dia (às 12h15), Denise Soares dos Santos, presidente da Teleperformance, empresa do segmento de contact center que possui mais de 16 mil funcionários no país, estará à frente da palestra simultânea Mulher na liderança: Tendência ou reconhecimento?

Mais presidentes completam a programação do dia 15: às 15 horas, Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor geral do LinkedIn Brasil, falará na simultânea A força das mídias sociais na atração de profissionais. Já às 17 horas, será a vez de Sônia Hess, presidente da Dudalina, e Sergio Borges Chaia, presidente da Nextel Telecomunicações, apresentarem a magna Aprendendo com quem é líder pelo exemplo.

EXPO ABRH

Simultaneamente ao congresso, acontece a Expo ABRH. A feira deste ano vai contar com a participação de mais de 120 organizações dedicadas a oferecer as principais novidades e os últimos lançamentos em produtos e serviços para a gestão de pessoas. Como nas outras edições, milhares de pessoas devem circular pela área de exposição diariamente a fim de desfrutarem um ambiente pensado para estimular o networking e repleto de oportunidades de expansão de conhecimento.

Mais informações: www.conarh.com.br

Por que eu vou ao CONARH 2012?

“Sou um frequentador assíduo do CONARH. O evento representa uma oportunidade ímpar de interação com os colegas de RH, afinal, é o maior do gênero no país. A troca de melhores práticas é uma tradição do congresso. Pode-se aprender muito rapidamente e tem-se a possibilidade de, no regresso à empresa, implementar as ações com eficácia, já que se aprende com os erros e acertos de outros colegas. Neste ano, atraiu-me a ênfase que está se dando à competitividade. Em um mundo em que os produtos tendem a ficar cada vez mais parecidos, o que vai fazer a diferença para o cliente, efetivamente, são as pessoas que lhe prestam serviços, o grau de confiança que se deposita nelas. Assim se fará a fidelização do cliente e isso só acontece com comprometimento. Tenho a expectativa de que no CONARH deste ano possamos ver diversos exemplos de como obter este comprometimento diferenciado no dia a dia, que deve estar intimamente relacionado a altos níveis de motivação.”

Vladmir Stancati é diretor de Desenvolvimento Organizacional da Festo Brasil

Página do Estado 29 de Julho

{module compartilhar}

Conheça os Grupos de Presidentes

Criados pelo Renaissance Executive Forums, os Grupos de Presidentes, formados por CEOs, presidentes e donos de empresas, utilizam uma metodologia que permite a troca de experiências para ampliar o conhecimento, criando novos desafios para superar as expectativas pessoais e profissionais.

A convite da ABRH-SP, o CEO do Renaissance no Brasil, André Kaufmann, fala nesta quinta, das 9 às 12 horas, na sede da entidade, sobre a metodologia utilizada pelos grupos, que melhora o desempenho das empresas e a qualidade de vida das pessoas.

Inscrições: (11) 5505-0545 ou eventos@abrhsp.org.br

Página do Estado 22 de Julho

{module compartilhar}

INDICADORES

A quantidade de empresas que procurou crédito recuou 0,7% no primeiro semestre deste ano comparativamente ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito. Foi o segundo pior desempenho de toda a série histórica, ficando superior apenas ao primeiro semestre de 2009 quando, por conta da crise financeira internacional, houve queda de 6,7% na demanda por crédito.

Levando-se em consideração apenas o mês de junho/12, houve recuos de 8,7% ante o mês de maio/12 e de 7,0% em relação ao mesmo mês do ano passado (junho/11).

As micro e pequenas empresas puxaram para baixo a busca das empresas por crédito, recuando 1,4% neste primeiro semestre de 2012. Já as médias e grandes empresas apresentaram comportamento bastante distinto das micro e pequenas e expandiram as suas demandas por crédito em 10,9% e 15,5%, respectivamente, durante o primeiro semestre de 2012 ante o mesmo período do ano passado.

Durante os primeiros seis meses deste ano, as empresas de serviços exibiram o maior crescimento em termos de demanda por crédito: alta de 1,4% ante o período de janeiro a junho de 2011. Em segundo lugar, apareceram as indústrias com alta de 0,2% nesse mesmo critério de comparação. Apenas o comércio recuou suas demandas no período (variação de -2,5% ante o período de janeiro a junho de 2011).

Página do Estado 22 de Julho

{module compartilhar}

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?