101 mil vagas temporárias neste final do ano
Em tempos de desemprego em alta, o trabalho temporário pode ser uma alternativa para muitos profissionais. Cerca de 101 mil vagas devem ser disponibilizadas no país neste final do ano, número 3% inferior ao de 2015, conforme o levantamento encomendado pela Fenaserhtt e pelo Sindeprestem (Federação Nacional e Sindicado das Empresas de Terceirização e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo, respectivamente) ao Cenam – Centro Nacional de Modernização Empresarial.
Segundo a pesquisa, a indústria deve absorver 56,6 mil trabalhadores (56%), serviços 10,1 mil (10%) e o comércio deve ficar com 34,3 mil (34%), sendo 50% somente no Estado de São Paulo. Temporários contratados em situação de primeiro emprego podem chegar a 20,2 mil.
Para Vander Morales, presidente da Fenaserhtt e do Sindeprestem, este período de crise pode representar um bom momento para os temporários. “Novembro deverá concentrar a maior incidência de contratações, principalmente nos segmentos de eletrônicos, vestuário e acessórios. E, mesmo com a oscilação negativa de contratações, os salários podem apresentar uma variação positiva de 9,5% para o comércio e de 7,5% para a indústria”, comenta.
Em razão dos altos índices de desemprego, muita gente que não encontra emprego na sua área de formação pode buscar o trabalho temporário, o que deve aumentar a concorrência por uma vaga e pela posterior efetivação. De acordo com a pesquisa, após o término do contrato, 5 mil terão chances de permanecerem na posição.
Para que isso aconteça ou para que o profissional seja lembrado pelo gestor e pelos colegas na primeira oportunidade de contratação, a diretora executiva de Conhecimento e Aprendizagem da ABRH-SP, Edna Bedani, dá algumas recomendações:
- Trabalhe como se fosse um funcionário efetivo (supere as expectativas);
- Entenda o que esperam de você e faça o seu melhor sempre, por mais simples que seja a atividade;
- Envolva-se com as atividades propostas e execute-as com atenção, cuidado, qualidade e agilidade. Supere as expectativas do líder!
- Organize-se antes de iniciar o trabalho, seja pontual, cumpra horários e prazos;
- Mantenha um relacionamento saudável e colaborativo com seus colegas de trabalho;
- Demonstre interesse pelas atividades e pela empresa;
- Observe o perfil e as competências das pessoas da área que estão há mais tempo, e reflita se você tem algo a aprender e/ou a melhorar;
- Busque novos conhecimentos e prepare-se para o futuro; e
- Surpreenda positivamente os clientes, colegas e gestor.
- Sonhe alto e faça planos desafiadores para o futuro. Lembre-se: nossos olhos não ficam na nuca;
- Não delegue seu destino a terceiros;
- Discipline-se com pensamentos positivos;
- Aprenda com seus erros. Eles são ótimos “professores”;
- Estude sempre;
- Errar é inevitável; e
- Tenha bom humor.