Igualdade de gêneros
Desde que assinou um memorando de entendimento com a ONU Mulheres, em novembro do ano passado, a ABRH-SP intensificou suas ações em prol da equidade de gêneros e o empoderamento feminino. Uma das principais realizações da Associação nesse sentido foi a organização da primeira edição do CONALIFE – Congresso Nacional de Liderança Feminina, em junho deste ano.
Realizado em parceria com a ONU Mulheres, no Teatro Cetip – Instituto Tomie Ohtake, na capital paulista, o evento, que reuniu mais de 600 pessoas e vários patrocinadores e apoiadores, proporcionou aos participantes debates com painelistas e moderadores altamente qualificados e muita reflexão sobre o que é preciso fazer na prática para avançar nas questões relativas à igualdade de gêneros.
Tanto sucesso garantiu a segunda edição do CONALIFE no próximo ano. Os preparativos já começaram com a realização, na última terça, da primeira reunião do comitê organizador do evento, que, em breve, vai divulgar a data e o tema do congresso.
O comprometimento da ABRH-SP com a equidade de gênero não para por aí. A Associação dá visibilidade em todas as suas comunicações, incluindo esta página, ao HeForShe, movimento criado pela ONU que une metade da humanidade (os homens) em apoio a outra metade da humanidade (as mulheres). Para saber mais sobre o movimento e aderir à causa, basta acessar www.heforshe.org/pt.
Além disso, também tem disseminado os Princípios de Empoderamento das Mulheres, um conjunto de considerações que ajudam a comunidade empresarial a incorporar em seus negócios valores e práticas que visem à equidade de gênero e ao empoderamento feminino (veja abaixo).
O compromisso da ABRH-SP com essas questões começou na gestão anterior com o grupo de Liderança Feminina, criado para debater e desenvolver temas relacionados aos desafios das mulheres e à valorização do feminino.
PRINCÍPIOS DE EMPODERAMENTO DAS MULHERES
- Estabelecer liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero.
- Tratar todos os homens e as mulheres de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e a não-discriminação.
- Garantir a saúde, a segurança e o bem-estar de todos os trabalhadores e as trabalhadoras.
- Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional das mulheres.
- Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas de cadeias de suprimentos e de marketing que empoderem as mulheres.
- Promover a igualdade através de iniciativas e defesa comunitária.
- Mediar e publicar os progressos para alcançar a igualdade de gênero.